Bases de Uma Opinião Pública Esclarecida
Boa Vontade Mundial

A mobilização da boa vontade está intimamente ligada com o poder da opinião pública. O Mestre Tibetano sublinhou repetidamente este ponto quando estava lançando as bases para a atividade de serviço, agora conhecida como Boa Vontade Mundial. Pode haver muitas razões para vincular a boa vontade à opinião pública, mas uma sobressai especialmente para os tempos atuais que é não podermos contar com nossos líderes, especialmente com o governo, para resolver todos os problemas do mundo. As questões são tão penetrantes e de tamanha importância que a resolução dos problemas está em nada menos que a transformação da consciência humana. E isso não pode ser resolvido apenas pela aprovação de algumas leis, ou mesmo muitas, nem pode acontecer apenas através da elaboração de tratados e acordos ou até a ampliação das forças policiais e militares. Igualmente, tal é a natureza da política, os nossos funcionários públicos eleitos estão sujeitos às pressões exercidas sobre eles por seus eleitores e pelo próprio processo eleitoral. Isso significa que a opinião pública tem grande poder e responsabilidade na determinação da direção do governo.

Uma opinião pública informada exige liberdade de expressão, participação plena da cidadania e inclusão de pontos de vista diferentes. Mas, ao mesmo tempo, a opinião pública deve repousar sobre um alicerce baseado na verdade. Como o falecido senador americano Patrick Moynihan disse uma vez, qualquer um tem direito à sua própria opinião, mas não tem direito a seu próprio conjunto de fatos. A verdade é muitas vezes multidimensional e, nestes tempos de polarização, cabe a todos os participantes no discurso público lembrar que as nuances e a complexidade do pensamento prepara o caminho para o reconhecimento da simplicidade essencial que é a Verdade pura - simplicidade alcançada pela amplitude de um ponto de vista inclusivo, não pelo caminho estreito e confinado pela miopia do fanatismo.

"Diga o que você quer dizer, e faça o que você diz" é um truísmo familiar. Mas, deve ser somado e lembrado que o debate público depende de uma atmosfera de respeito por aqueles que têm opiniões diferentes e a recusa em ceder a uma mentalidade que vê todos os conflitos e as crises como "Armageddon" - com magnitude apocalíptica. Para os cidadãos que ainda entre nós se lembram da Segunda Guerra Mundial, a atual atmosfera pode muito bem parecer ter descido em hipérbole, tal é a natureza da opinião pública atual. A demonização daqueles que têm opiniões contrárias, a virulência e as não tão veladas ameaças caracterizam muito do discurso público de hoje.

Um aspecto positivo do movimento ambientalista é que agora há um amplo reconhecimento da ameaça que representa para o meio ambiente a intrusão de elementos tóxicos. Agora, a humanidade precisa reconhecer que a toxicidade pode também permear o ambiente mental e emocional, envenenando os reinos em que os pensamentos e sentimentos são formados, criando uma atmosfera tóxica generalizada em que a instabilidade emocional e a ignorância podem prosperar.

"Seja impecável com sua palavra"- assim diz um dos "Os Quatro Compromissos" (*). Fale com integridade, diga apenas o que você quer dizer, certifique-se de que está apto para a prova da verdade quanto você pode perceber, e fale com um reconhecimento inabalável da humanidade essencial que nos une a todos. "Unir o que foi separado" é a aspiração sincera de todos os homens de boa vontade hoje. É uma resposta à energia entrante de síntese e não será negada - nem por terrorismo ou o ódio, nem por violência ou medo. Todos nós podemos submeter os pontos de vista que temos a um exame minucioso realizado à luz da boa vontade e amor à verdade. Todos nós podemos nos treinar para expressar nossos pensamentos com uma linguagem que pode submeter-se aos testes da razão e do entendimento, ao invés de fortalecer as barreiras de críticas, suspeitas e orgulho - essa pequena voz interior que diz "eu tenho razão! Sei que tenho razão!" Esses são os sinais reveladores da miragem, e agem como uma força mortal para o crescimento da boa vontade tão necessária nestes tempos de transição.

_______________

(*) NT
"Os Quatro Compromissos" (Filosofia Tolteca) - Don Miguel Ruiz:
PRIMEIRO COMPROMISSO: seja impecável com sua palavra.
SEGUNDO COMPROMISSO: não leve nada para o lado pessoal.
TERCEIRO COMPROMISSO: não tire conclusões.
QUARTO COMPROMISSO: dê sempre o melhor de si.

Início