O caminho da evolução superior é o caminho da renúncia...

Qual renúncia? Cabe a cada um descobrir. Mas, a princípio, é a renúncia a tudo aquilo que impede e dificulta o caminhar.

Muitos se sentem extremamente entusiasmados e gratificados em sua agradável zona de conforto e bem-estar material e não veem razão alguma para mudar, só o fazendo quando a pressão inexorável da vida os faz ver as ilusões das quais são feitos os tijolos onde assentaram os seus magníficos castelos finitos e materiais.

(Os que guiam sabem que mansão terrena alguma deverá impedir o voo daqueles que continuamente aspiram ao Infinito. Porque esta é a Lei. E a Hierarquia oferece eternamente uma Meta, mas jamais um local fixo de moradia terrena, por mais belo e agradável que possa ser.)

O caminho da renúncia envolve, pois, o desapego desapaixonado a tudo aquilo sujeito à ação degenerativa e transformadora do tempo.

Direciona a tua seta cada vez mais alto e longe no caminho do Infinito, ó Viajante da estrada da vida. A senda é longa e cansativa, sabeis, mas não te demores demasiado num lugar de descanso, nem anseies demasiado pelos prazeres efêmeros e sempre ilusórios.

Realizações maiores o aguardam adiante, ó Peregrino da longa estrada! Não te demores! Rejeita as vestes gastas pelo que já passou e constrói para ti mesmo uma morada vibrante e sutil, capaz de ressoar ao mais leve chamado das trombetas do mais Alto e do mais Distante. Pois disto é feito o material do Futuro pelo qual tanto anseias...

(Sathyanaggar, julho 2015)