Princípio da Responsabilidade
Triângulos

Não há maior evidência da evolução da consciência dentro da raça humana do que uma crescente consciência de responsabilidade. Hoje, há um número crescente de seres humanos que reconhecem que as decisões que tomam diariamente têm consequências e que estão buscando fazer escolhas responsáveis. Há uma crescente preocupação com a forma como os produtos são fabricados, o efeito que a sua produção e utilização tem no ambiente e se os envolvidos na produção dos produtos são tratados de forma adequada, devidamente recompensados, em ambientes de trabalho seguros. Um maior interesse está sendo demonstrado na proteção dos ambientes, há uma consciência dos hábitats que estão sendo destruídos a fim de atender as demandas sem fim do mundo e um desejo de mudar isso. Um maior interesse na sustentabilidade, na renovação, no comércio justo e na reciclagem são indicações de que há uma mudança de ênfase do ganho de curto prazo para uma consciência de longo prazo, reconhecendo que as escolhas feitas hoje afetam o meio físico e social que terão um impacto nas gerações vindouras.

O reconhecimento da responsabilidade é o ímpeto subjacente a uma maior cooperação entre as nações à medida que procuram negociar e se comprometer ao invés de enfrentar as devastadoras consequências físicas, emocionais e mentais da guerra. O aumento da conscientização sobre as desigualdades de riqueza em todo o mundo e o sofrimento dos pobres, juntamente com o reconhecimento das falhas no sistema de livre mercado, com ênfase na maximização do lucro, está levando a uma nova reflexão sobre como os recursos são alocados.

O sentido da responsabilidade é dito ser "a primeira e a característica proeminente da alma". E, claramente, a alma está emergindo no seio da humanidade, pois o senso de responsabilidade está brilhando em chamas cintilantes. É através do trabalho dos Triângulos que essas chamas podem ser estimuladas em um fogo ardente. Triângulos de luz e boa vontade trabalham com o reservatório de energia no lado interno e etérico da vida. É através dessa rede etérica que cada ser humano está relacionado a todas as outras expressões da Vida divina. Os triângulos funcionam automaticamente e com pleno efeito circulatório trazendo todos em relação uns com os outros, estimulando esse sentido de responsabilidade que é necessário para permitir que o trabalho exotérico dos homens e mulheres de boa vontade progrida.

O trabalho dos Triângulos [ver este assunto], motivado pelo desejo de servir no mundo do pensamento, usa o poder da mente para transformar a consciência humana. A direção diária das energias da luz e do amor para todas as pessoas em todos os lugares aproveita as energias espirituais e as leva à atividade no mundo material. É trabalho ao longo da linha de contato com a alma que leva a uma liberação da energia e da atividade da alma para o mundo. Está relacionado inteiramente com o avanço do Plano de Deus.

É o reconhecimento da responsabilidade espiritual que atrai as pessoas para o trabalho dos Triângulos. Entre todas as nossas diversas responsabilidades, a responsabilidade espiritual é geralmente a última a ser reconhecida, mas é de longe a mais importante, pois a influência espiritual carrega consigo o poder libertador do amor.

Reflexões sobre a Responsabilidade

Você não pode escapar da responsabilidade de amanhã evadindo-se da de hoje.
Abraham Lincoln

A filosofia de alguém não é mais bem expressa em palavras; é expressa nas escolhas que faz ... e as escolhas que fazemos são, em última instância, nossa responsabilidade.
Eleanor Roosevelt

A mensagem a ser ensinada antes de qualquer paz futura consiste nas seguintes três verdades claras e práticas:

1. Que os erros e enganos dos séculos passados que culminaram na guerra mundial e nossos problemas atuais, são a soma de erros e enganos da humanidade toda. Este reconhecimento nos conduzirá ao estabelecimento do princípio de compartilhamento, tão necessário no mundo atual.

2. Que não há problemas nem condições que não podem ser resolvidos pela vontade para o bem. A boa vontade alimenta o espírito de compreensão e fomenta o aparecimento do princípio de cooperação. Este espírito de cooperação é o segredo de todas as corretas relações humanas e o inimigo da competitividade.

3. Que há uma relação por parentesco entre todas as pessoas que, quando reconhecida, dissolve todas as barreiras e põe fim ao espírito de separatividade e ódio. A paz e a felicidade de cada um é a preocupação, portanto, de todos. Isso desenvolve o princípio de responsabilidade e estabelece as bases da ação corporativa correta. Estas são as crenças básicas dos homens e mulheres de boa vontade e estabelece o incentivo para todo serviço e ação. Estas três verdades práticas e científicas incorporam os três fatos básicos e a aceitação inicial de todos os servidores do mundo. Eles não são contrários a nenhuma posição mundial, a nenhuma atitude subversiva ou religiosa de qualquer governo, sendo inatas na consciência de todos os seres humanos a evocar uma resposta imediata. A sua aceitação irá "sanar" as feridas internacionais. Exorto todos os homens e mulheres de boa vontade do mundo a estudarem os princípios da nova ordem mundial. Apelo a eles, enquanto lutam pela justiça e pelos direitos das pequenas nações e do futuro dos filhos de todas as nações, para começarem a educar aqueles a quem eles podem alcançar, nas atitudes corretas e naquela visão previdente que fará os erros do passado impossíveis no futuro.
Alice Bailey (adaptado)

O preço da grandeza é responsabilidade.
Winston Churchill

Em épocas como a presente, os homens não devem proferir nada para o qual não seriam voluntariamente responsáveis no tempo e pela eternidade.
Abraham Lincoln

Liberdade significa responsabilidade. É por isso que a maioria dos homens a temem.
George Bernard Shaw

O sentido de responsabilidade brilha em chamas em todas as almas que têm buscado e encontraram alinhamento. Aplique essas chamas em fogo constante em cada alma que você encontrar.
Alice Bailey

No ponto em que a globalização significa, como muitas vezes acontece, que os ricos e os poderosos têm agora novos meios para enriquecer e fortalecer-se a custo dos mais pobres e mais fracos, temos a responsabilidade de protestar em nome da liberdade universal.
Nelson Mandela.

A salvação deste mundo humano não reside em outro lugar senão no coração humano, no poder humano de refletir, na mansidão humana e na responsabilidade humana.
Vaclav Havel

Início