O som da trombeta: uma fórmula para a transfiguração
Laurence Newey

"A música é a expressão da vontade da natureza, enquanto todas as outras artes são expressões da ideia da natureza". Rudolf Steiner

Entre as verdades e princípios abstratos nos ensinamentos da Sabedoria Eterna, existem dois atributos fundamentais da Vida que são familiares a todos - som e movimento. Tudo no universo se move e, assim, ele emite um som, não importa quão silencioso possa ser seu andar ou quão estacionário estejamos acostumados a vê-lo. Mais do que isso, cada som emitido, cada sussurro abafado, cada pensamento e desejo, ressoa por toda a criação para aqueles que estão ouvindo, que ouvem e respondem. Desde o simples zumbido das vidas atômicas que compõem nossos corpos - e a palavra de poder da alma que as mantém funcionando e nos obriga a elas pelo tempo afora - o som e o movimento se perpetuam eternamente na estrutura do espaço.

Então, quem é que está fazendo toda a escuta? A ciência esotérica não reconhece a chamada matéria inorgânica em qualquer lugar do universo, mas vê apenas substância viva, composta de uma multiplicidade de vidas sencientes que são conhecidas pela expressão o "sopro da vida divina". Estas são as hierarquias de devas que compõem todas as formas que nos rodeiam, e são eles que estão fazendo a escuta e construindo formas de acordo com o que ouvem.

Todo objeto que vemos à nossa volta está pulsando com a vida do reino dos devas. Todos os elementos atômicos - hidrogênio, oxigênio, carbono, sódio, potássio e assim por diante - são pequenas vidas, dirigidas e incorporadas em formas por devas superiores nos níveis subjetivos. E juntos, eles dão origem à maravilhosa e variada paisagem da terra, bem como a todos os objetos artificiais que estão mudando rapidamente a forma dessa paisagem através da Ciência, tecnologia e indústria. A cooperação futura entre o reino humano e os deva acelerará esse processo marcando um novo período transformador de evolução planetária.

O reino dos devas é de natureza elétrica - os devas construtores maiores é o aspecto elétrico positivo enquanto os devas construtores menores é o aspecto negativo - eles são "fogo flamejante, matéria elétrica radiante ... os construtores de formas e da sua própria forma". Se o devas são substâncias elétricas e tudo em manifestação é de natureza elétrica, então, claramente, a relação entre som e movimento também será eletricidade.

Quando uma onda de som entra no ouvido interno, os pelos delicados se movem em resposta às flutuações da pressão do ar e digitalizam-nas através de um processo de "amostragem hexagonal". Os impulsos elétricos então movem-se rapidamente através do cérebro, onde os padrões de disparo neural originam uma experiência consciente de som que parece originar-se do ambiente externo.

No que diz respeito à ciência, porém, isso é uma ilusão; fora do cérebro não há som - apenas o movimento de moléculas de ar. A sensação de som vem do leve choque de padrões de disparo neural que a psique transforma em estruturas elétricas no espaço perceptual. Desta perspectiva, a consciência pode ser definida como um fluxo arquitetônico de choques elétricos. E a chave para o processo é a sagrada geometria do hexágono. (Micrograma de células ciliadas coloridas que detectam o tom. O estereocílio está em azul na imagem 1 e em verde na imagem 2 acima.)

Os anestesistas avançados, como Stuart Hameroff, estão atualmente investigando a importância da "amostragem hexagonal" para o processamento da Informação dos cinco sentidos externos. E o trabalho do Dr. Peter Walling do Baylor University Medical Center em Dallas também é pioneiro. O Dr. Walling examina como as flutuações nos fluxos da corrente elétrica dentro das células do cérebro transpõem os dados para uma representação geométrica de suas dinâmicas de mudança. A partir do aparente caos de atividade das ondas cerebrais, ele encontrou uma geometria ordenada sutilmente operando por trás do funcionamento da consciência. Certos padrões continuam recorrentes e tendem para arquétipos geométricos específicos conhecidos na teoria matemática do Caos como "fractais atratores" (*).

A dinâmica da consciência parece ser de natureza fractal e baseada na geometria do hexágono. Há uma hierarquia de estruturas hexagonais dentro do cérebro, absolutamente perfeita nos níveis mais profundos dentro do córtex entorrinal, onde ocorre o ponto de cruzamento entre os reinos da consciência e da matéria. Isso foi explorado na Ponte Elétrica {ver este assunto} em alguma profundidade.

A importância de tudo isso é demonstrar que a ciência de ponta está descobrindo como a consciência funciona através da geometria sagrada em um meio elétrico. Nas palavras de Alice Bailey: "Que haja algo como a eletricidade, que ela provavelmente explique tudo que se pode ver, sentir e conhecer, e que todo o universo seja uma manifestação do poder da eletricidade, tudo isso pode-se afirmar e, hoje, vem sendo reconhecido. Mas, o mistério permanece e não será revelado, mesmo parcialmente, antes da metade do próximo século. Então será possível revelá-lo, dado que haverá mais iniciados no mundo e as pessoas de visão e audição internas serão mais generalizadamente reconhecidas do que atualmente. Quando o homem chegar a ter melhor compreensão do corpo etérico e dos sete centros de força (que se relacionam com os sete raios e em sua expressão mostram as sete características e técnicas classificadas no quadro sobre os sete raios), poder-se-á então lançar mais luz sobre a natureza dos sete tipos de fenômenos elétricos a que chamamos os sete raios."

Raio Energia Técnica Qualidade Origem
1 Poder ou Vontade Apossar-se Propósito dinâmico Formas dinamicamente eletrificadas
2 Amor-Sabedoria Atração Amor Formas magneticamente eletrificadas
3 Inteligêncial Seleção Intelecto Formas difusamente eletrificadas
4 Beleza ou Arte União Unificação Formas harmoniozadoras eletrificadas
5 Ciência Diferenciação Discriminação Formas cristalizadoras eletrificadas
6 Idealismo Resposta Sensibilidade Formas fluidas eletrificadas
7 Organização Coordenação Aparência Formas físicas eletrificadas

Assim, tendo considerado o que precede, podemos passar de como a consciência percebe a manifestação que entra, para como ela se baseia em níveis mais sutis de manifestação e experiência - o reino da alma e além. Vimos como a consciência funciona em um meio de eletricidade pura - o éter - e agora temos que lembrar que todo esse padrão elétrico é realizado pelos devas - faíscas de vida elétrica. Da mesma forma que olhamos através de um microscópio a vida celular vivamente movendo-se sobre o lugar, imagine olhar através de um microscópio etérico (uma das faculdades do centro ajna) e testemunhar a atividade ardente das pequenas vidas de devas que fazem o ato de ouvir possível. Visualize-os orquestrando padrões de fogo elétrico em simpatia com o movimento que ocorre no ambiente externo - fractais de fogo que relampejam dentro e fora da existência no espaço perceptual, evocando a sensação através do ritual coordenado de uma série de sutis choques elétricos.

Os seres humanos só podem conscientizar conscientemente o mundo exterior através do meio ardente do reino dos devas. O mesmo se aplica aos mundos internos - uma ponte de substância dos devas deve ser construída para esses reinos registrar seus fenômenos; e esta construção requer o uso do som e da visão. Geralmente, pensamos na imaginação Criativa puramente em termos de visualização e imagens subjetivas, mas também envolve o uso da audição interna e do som subjetivo. Em conjunto com a informação contida na tabulação acima, uma técnica poderosa é então colocada nas mãos do esoterista.

Isso nos leva a uma fórmula dada nos escritos de Alice Bailey relacionada com a iniciação da transfiguração. É também uma poderosa ferramenta de Serviço. A fórmula é descrita como sendo preservada como sons ou "palavras proclamadas". Incorpora e expressa o apelo: Conduz-nos da morte à imortalidade. Esta conexão com a morte e a entrada da nova vida relaciona a fórmula diretamente ao nosso trabalho com a nota-chave: a evocação da força de Shamballa destrói tudo o que impede o crescimento espiritual através da estimulação de uma vida nova e potente. É-nos dito que "quando a fórmula é usada com intenção, dá uma diretiva que nada pode anular; as condições resultantes são inevitáveis."

Aqui estão os seis pensamentos condicionantes que o Tibetano deu para nos ajudar a entender a intenção da fórmula tão claramente quanto possível. Elas são mantidas na consciência do iniciado como ele ouve e imita as antigas palavras e acordes sobre os quais são proclamadas:

1. Deus É. O Senhor permanece eternamente firme. Somente existe o Ser. Nada mais.

2. O Tempo É. O ser desce para se manifestar. A criação é. O tempo e a forma concordam. O Ser e tempo não concordam.

3. A unidade É. O Uno intermédio surge e conhece o tempo e Deus. Mas o tempo destrói esse Uno intermédio e somente o Ser É.

4. O Espaço É. O tempo e o espaço reverberam e velam o Uno que está por trás. O Puro Ser É - desconhecido e destemido, intocado e eternamente imutável.

5. Deus É. O tempo, o espaço, o Uno intermédio (com a forma e o processo) desaparecem, e ainda assim permanecem eternamente. Então, a razão pura é suficiente.

6. O Ser clama e diz: ... (intraduzível). A morte desmorona tudo. A existência desaparece, mas permanece para sempre - intacta, imutavelmente igual. Deus É.

Esta fórmula "apresenta certos grandes padrões criadores relacionados com a integração de formas menores em um todo maior." Se ligamos isso à nossa discussão sobre o som e a construção de estruturas elétricas no espaço perceptual, vamos começar a ter uma percepção sobre como esta fórmula funciona. A contemplação na fórmula direciona o fogo dos devas na construção da ponte da consciência para os mundos superiores, bem como os corpos sutis que são obrigados a atuar nesse lugar.

Para aceitar o símbolo da trombeta, podemos imaginar o instrumento em posição vertical. Considerando que o som de uma trombeta é gerado através da pressão e tensão trazida ao bocal pelo músico, neste caso, é uma passagem em um círculo-não-se-passa {ver este assunto} de energia iluminada, formada pela intenção concentrada do aspirante.

À medida que essa luz na cabeça é levada a um alto estado de tensão espiritual, um vórtice de azul índigo escuro pode ser percebido no centro - uma abertura através da qual a alma aprisionada no corpo pode emergir em estados superiores de consciência. Foi chamado de "o funil ou o canal para o som - a trombeta através do qual o A. U. M. escapando pode passar." A palavra AUM aqui corresponde à Tríade Espiritual de Atma, Buddhi e Manas. Nas palavras de Steiner: "A é atma, U é buddhi, M é a sabedoria que dirige o eu superior a AUM". A sabedoria referida aqui é a energia da mente iluminada. Através de um ato da Vontade, ela dirige a substância do deva em todo o plano da mente em direção à Tríade e depois a usa como uma ponte de acesso ao mundo superior.

A função da fórmula é a transferência da energia da alma para uma parte específica do antahkarana, tanto pessoal como planetário. Seu ponto culminante é a iniciação após a transfiguração quando o veículo da alma no plano mental é destruído e a alma é reabsorvida na Tríade Espiritual. Isso é sugerido nos pensamentos associados à fórmula, onde é feita referência à destruição "Daquele do meio" pelo Tempo, de modo que somente o Ser É. Aquele do meio vai, e ainda permanece para sempre.

Claramente, este é um estado de consciência muito avançado, mas a fórmula pode ser trabalhada como uma das ferramentas para construir o antahkarana {ver este assunto} por qualquer pessoa que se sinta impelida a fazê-lo. O foco dos graus sênior na Escola Arcana é a construção do antahkarana individual, grupal e planetário, e esta é uma forma vital de Serviço que o grupo da escola como um todo oferece ao mundo.

O Tibetano comentou que "Nos muitos fios de luz tecidos pelos estudantes, discípulos e iniciados do mundo, podemos ver o antahkarana grupal aparecer gradualmente - aquela ponte por meio da qual a humanidade como um todo poderá abstrair-se da matéria e da forma. A construção deste antahkarana é o maior e máximo serviço que todos os verdadeiros aspirantes podem prestar." Relacionado com isto é a iniciativa Electric Bridge {ver este assunto} - uma atividade de serviços para aqueles com interesse em Ciência e filosofia. O objetivo é construir pensamentos-forma a meio caminho entre a ciência esotérica e exotérica para formar uma ponte de consciência entre as duas e preparar a atmosfera mental para uma descoberta científica adicional. Para qualquer pessoa interessada, a introdução explica como trabalhar com o site como uma atividade de Serviço.

À medida que os cientistas descobrem mais sobre as leis da eletricidade e as aplicarem cientificamente, isso provocará "uma revolução no planeta, secundária apenas da que ocorreu no momento da individualização", quando o homem se tornou uma entidade autoconsciente distinta dos animais. O Plano Divino diz respeito à transfiguração, não apenas ao homem, mas ao planeta inteiro através da aplicação criativa da força elétrica, objetiva e subjetivamente.

O laboratório de Levin:

Um dos muitos exemplos interessantes da Ciência que começa a funcionar dessa maneira é no campo do desenvolvimento da biologia. Este é o estudo do processo pelo qual os animais e as plantas crescem e se desenvolvem, além de se regenerar e se metamorfosear. Isso diz respeito a um dos maiores enigmas da Ciência - morfogênese - a criação da forma em organismos. O que é que decide a forma de todos os milhões de organismos diferentes na Terra? Como biólogo do desenvolvimento, Michael Levin diz: "Se você fosse mostrar a alguém o genoma completo de uma criatura, e não permitisse que ele comparasse com o genoma de algo que estivesse familiarizado, ele não teria absolutamente nenhuma ideia do que é isso. O DNA parece menos como um modelo e mais como uma lista de materiais, apenas sem um conjunto de instruções para como usá-los."

Na investigação profunda do controle elétrico do crescimento de células e tecidos, Levin Lab está encontrando confirmação de que o DNA não determina a forma de um organismo: ela é moldada de acordo com um código bioelétrico. A pesquisa sugere a possibilidade de um dia ser capaz de regenerar membros ou órgãos. Ao aumentar a comunicação bioelétrica entre células, tornou-se claro para Levin que a bioeletricidade controla o padrão da informação no crescimento dos organismos. E a raça está agora agindo para quebrar o código bioelétrico para entender a transformação evolucionária e revolucionar a engenharia dos tecidos biológicos e a medicina regenerativa. Levin diz: "Uma vez que sabemos como a anatomia está codificada, saberemos precisamente como devemos reescrever os modelos de padrões elétricos, de modo a criar a anatomia que desejamos ... poderemos criar formas sob demanda".

Esta é a Transfiguração definida de forma muito literal. Na medida em que os biólogos descobrem como usar a energia elétrica para cooperar nesse processo, eles entrarão no reino em que o ocultista trabalha. Este é um eco interessante de uma das regras para a iniciação que produz efeito: "O Exército da Voz, os devas em suas fileiras cerradas, trabalham incessantemente. Que o discípulo aplique-se à consideração de seus métodos; que ele aprenda as regras pelas quais o Exército trabalha dentro dos véus de Maya." Sobre isso, o Tibetano comenta: "Esta regra se refere ao trabalho de investigação oculta, que deve ser perseguido, num certo momento, por todos os que buscam a iniciação. Embora não seja seguro para o não iniciado interferir na evolução paralela dos devas, contudo é necessário e seguro investigar o procedimento seguido pelos construtores, os métodos por eles seguidos, reproduzindo do arquétipo, através do etérico, aquilo a que chamamos de manifestação física ... Isso inclui o estudo organizado, por todos os candidatos, das "leis da vibração e da eletricidade, bem como de outros estudos subsidiários que se relacionam com a manifestação da divindade e da consciência por intermédio da substância dévica e da atividade dos devas controladores. As leis do macrocosmo serão investigadas e a correspondência entre as atividades do microcosmo e a manifestação ativa do macrocosmo será reconhecida."

Moldagem Elétrica: Tecnologia a Serviço do Plano

Em conclusão, estamos entrando em uma era que verá a fusão contínua da ciência esotérica e exotérica através de um processo que pode ser chamado de eletromoldagem (eletroformação) por falta de um termo melhor. A ciência exotérica desenvolverá progressivamente procedimentos tecnológicos para trabalhar com os devas de escuta e construção. E à medida que mais iniciados entram em encarnação, mais ensinamentos são divulgados sobre como a Ciência esotérica usa a energia elétrica inerente ao ser humano para moldar a substância dos devas de acordo com o Plano. Embora este seja o trabalho avançado do mago branco, é algo que todos os que estão passando por treino em meditação estão realizando. É também um processo que ocorre automaticamente em menor grau quando alguém medita desinteressadamente a Serviço do Plano. E quando muitas mentes e corações se juntam como um todo para executar esse Serviço, os resultados são profundos.

À medida que a humanidade começa a trabalhar mais conscientemente com o reino dos devas através da Ciência da eletricidade, isso trará a transfiguração, não só do homem, mas de todos os reinos da natureza. E é a natureza elétrica da imaginação criativa que moldará essa glória futura.

----------

(*) Na física matemática contemporânea, um atractor pode ser definido como o conjunto de comportamentos característicos para o qual evoluiu um sistema dinâmico independentemente do ponto de partida. Um exemplo clássico que pode ser utilizado para a descrição de um atrator, é uma bola rolando sobre um plano. Devido ao efeito do atrito o movimento da bola tenderá a convergir sempre para uma situação cuja velocidade é nula. Este é o atrator, o movimento zero. Outro exemplo de atrator é um pêndulo em movimento. O seu balanço, sempre tenderá a convergir para uma oscilação cujo período é constante, isto é, o atrator é o período constante.

Fractais (do latim fractus, fração, quebrado) são figuras da geometria não-Euclidiana. A geometria fractal é o ramo da matemática que estuda as propriedades e comportamento dos fractais. Descreve muitas situações que não podem ser explicadas facilmente pela geometria clássica, e foram aplicadas em ciência, tecnologia e arte gerada por computador. As raízes conceituais dos fractais remontam as tentativas de medir o tamanho de objetos para os quais as definições tradicionais baseadas na geometria euclidiana falham. Um fractal é um objeto geométrico que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhantes ao objeto original. Diz-se que os fractais têm infinitos detalhes, são geralmente autossimilares e de escala. Em muitos casos um fractal pode ser gerado por um padrão repetido, tipicamente um processo recorrente ou iterativo. (Fonte: Wikipédia - NT)

Início