Navegação

Ensinamentos de I-EM-HOTEP


Os Portais

"Se quiserdes encontrar a Senda, deveis primeiro achar os sete portais. Quando os transpuserdes a todos, vos darei novas instruções".

PRIMEIRO PORTAL: A PACIÊNCIA

Antes de iniciar a caminhada, deveis purificar vosso coração e abandonar todas as imitações cegas, adquiridas de vossos antepassados. Se os amigos parecerem vos abandonar, não vos preocupeis. Sendo sinceros, achareis a união.

SEGUNDO PORTAL: O AMOR

Ao passar esse portal, preparai-vos para sofrer. A antiga personalidade deve ser consumida pelo Fogo do Amor, a fim de que todos os vossos corpos fiquem purificados. Portanto, pegai uma acha de Fogo do Amor e queimai todo o vosso "eu".

TERCEIRO PORTAL: O CONHECIMENTO

Através da paciência e amor, alcançareis o conhecimento e realizareis a união com a Sabedoria Eterna. Destruireis o cárcere do desejo e compreendereis o espírito da imortalidade. O sol se levanta, a noite findou.

QUARTO PORTAL: A UNIÃO

A união, no seu verdadeiro sentido, vos dá a compreensão de que Deus é a única força que rege tudo. Examinai-vos todos os dias e observai se vossa fé é maior e vosso coração mais ocupado com Deus. Não deixeis que o desejo pessoal encontre um lugar nele, pois é certo que, ao atingirdes a mais alta espiritualidade, um só desejo terrestre poderá causar vossa queda. O espírito, semelhante ao pássaro quando começa a voar, quer subir mais alto. Libertai vossa mente da malícia, afastai-a da inveja e não mancheis vossa língua com calúnias.

QUINTO PORTAL: O CONTENTAMENTO

Abençoado aquele que alcançou esse portal. Aquele que sabe que todas as riquezas do mundo, todo amor, toda felicidade e toda dor são enviados pelo Mais Alto, o Pai de Tudo, e que da Sua abundância provém o abastecimento diário e constante.

Portanto, que vosso lema seja : "Deus me dará aquilo de que necessito".

No portal do contentamento os corações e as almas comungam.

Aí está o contentamento supremo - Deus.

SEXTO PORTAL: AS RIQUEZAS

Ó Bem Amado, como descrever as riquezas dos que se uniram a Ele, o Mais Glorioso! Após muitas caminhadas e muitas perturbações, aqui se abre diante de vós a mais bela das vistas. Vereis a face de vosso Mestre amado, podereis ver a cada instante um novo mundo, seus mistérios, e admirareis a infinita sabedoria neles depositada.

Como, portanto, podeis vos considerar pequenos, se possuís um Universo dentro de vós?

SÉTIMO PORTAL: A LIBERDADE

Atravessando esse portal, o peregrino livra-se de seu pequeno "eu" e passa a viver com Deus e através de Deus.

Não dá mais valor às coisas do mundo nem à sua admiração, desejando apenas que todas as suas possibilidades sejam usadas a serviço de Deus.

Quando tiverdes transposto esse portal, ficareis livres de tudo que pertence ao mundo.

Escutai a voz do espírito com todo coração, com toda vossa alma, pois a Luz Divina nem sempre cairá sobre vós como orvalho.

Nem todo mar contém pérolas, nem todo galho traz flores.

Sempre dar e ser generoso são qualidades dos seres superiores.

Abençoado seja aquele que as cultiva.

Início