Navegação

Ensinamentos de I-EM-HOTEP


Treinamento do Corpo

O tema de hoje - treinamento do corpo - pode parecer de pouco interesse. Este assunto, no entanto, é dos mais importantes, pois o corpo, para ser capaz de receber o influxo superior e tornar-se servidor eficiente do Mais Alto, deve ser sadio. É bem conhecido que se a mente estiver doente, o corpo estará também. É necessário, portanto, conhecer o papel importante que desempenha a mente no aperfeiçoamento do corpo. A mente, veículo do espírito, pode controlar o fluxo sanguíneo, as batidas do coração e as secreções de diversas glândulas endócrinas. Sendo assim, é através da mente que devem aprender a governar seu corpo para evitar todas as doenças e irritações que dificultem seu progresso.

Cada aspirante deveria possuir seu horóscopo e levá-lo a seu instrutor. O instrutor, vendo nele as fraquezas e as possibilidades do aspirante, poderá guiá-lo mais facilmente no planejamento de sua vida e ajudá-lo a superar ou transmutar os aspectos adversos. Um instrutor competente, além da Astrologia, deveria conhecer também as propriedades das plantas e minerais, para poder dirigir, dia após dia, a saúde de seu discípulo. Uma parte do treinamento do aspirante é a respiração rítmica. No seu estágio atual, fariam bem se estudassem o livro "Quatorze Lições de Filosofia Yogui", de Ramacharaka. Isso seria para vocês um bom treinamento da mente, a fim de ajudar a harmonização das células do seu corpo.

A qualidade dos pensamentos desempenha um papel importante em seu bem-estar. A irritabilidade e a depressão causam mudanças no fluxo sanguíneo. Alem disso, a depressão conduz à acidez, e a irritação degenera num estado febri1. Essas tendências podem ser causadas pelo trânsito de um planeta, formando no seu horóscopo configurações adversas. Sabendo-o, aceitarão suas conseqüências com compreensão e tomarão talvez a resolução de procurar repouso durante esse período.

Sei que vivem hoje numa era muito difícil. Abandonaram as coisas simples da vida e entraram na corrente mental de uma época mecanizada. Em suas mentes existe constantemente o sentido de que devem fazer tudo às pressas. Estão correndo ao trabalhar, correndo ao comer, correndo até mesmo ao dormir ou ao procurar uma distração. Assim, queimam a energia que deveria ser guardada para o futuro. Está chegando o tempo em que haverá grandes mudanças em seu mundo, e um retorno obrigatório às condições mais simples da vida. Entretanto, podem adotar, desde já, algumas simples regras de vida que os manterão em boa saúde e ajudá-los-ão no caminho espiritual. Um corpo sadio é a conseqüência natural de uma mente calma, vibrando em harmonia e fraternidade. Assim, para não girar no círculo vicioso de doenças, devem de um plano superior trazer a harmonia para sua vida diária.

Se começarem este trabalho tarde na vida, talvez não vejam os resultados, porém devem ter sempre em mente que qualquer que seja o esforço sincero feito para evoluir, nunca será perdido. É certo, também, que qualquer coisa feita para o bem da humanidade, para o bem alheio, possuirá para sempre o selo do Amor.

Há certas leis que governam a humanidade. De acordo com uma delas, se o homem não tem direito de possuir riquezas, poderá esforçar-se a vida inteira, mas não as obterá. Mesmo que, de um modo ou de outro, as tenha recebido, esses bens ser-lhe-ão tirados. Chegando, porém, à compreensão de suas possibilidades divinas, o homem poderá, sentado tranqüilamente e agindo à distância, atrair a si as coisas a que realmente tem direito - riquezas, jóias, plantas, animais ou seres humanos. Tudo isso manifestar-se-á, como realidade, na sua vida, sem que faça grande esforço.

Nada disso é conto de fadas. É a realidade. Precisam apenas transformar seu modo de pensar. Logo que começarem a acreditar em reencarnação e se estudarem a si mesmos, começarão também a saber ao que tem direito e o que podem obter. É possível que tenham nascido sob uma configuração planetária que, sem grande esforço, os leve ao cume do sucesso; é possível, também, que tenham nascido sob uma outra configuração, que fará com que, ao subirem dois degraus, deslizem três.

Colocando-se no seu devido lugar no esquema do mundo e usando bem aquilo que lhes foi dado, harmonizarão a totalidade de seu ser. Isso é logo sentido pelos habitantes de todos os reinos da Natureza que, então, começam a obedecer-lhes e trazer as riquezas pertencentes ao seu reino e entre os quais poderão escolher.

É inútil, portanto, gastar sua energia, procurando obter aquilo que não lhes pertence.

Uma das razões pelas quais são instruídos na simbologia, nas leis dos astros, é para que possam conhecer a si próprios. Seu destino está escrito na cabeça, no rosto, nas plantas dos pés e nas palmas das mãos, no olhar e no som da voz. Conhecendo-se a si mesmos, conhecerão seu destino. Saberão de onde vieram e para onde irão. Sabendo-o, poderão facilmente tornar-se senhor do seu corpo. Sua mente, sendo sadia e equilibrada, pode controlar o fluxo sanguíneo e os vários órgãos, fazendo com que cada célula trabalhe em harmonia, união e amor.

A doença do corpo mostra a desarmonia da mente. Pode ser que não estejam conscientes dessa desarmonia. Pode ser conseqüência de algum fato acontecido anos atrás, talvez de uma cólera infantil ou de uma injustiça fortemente sentida. Hoje em dia, os doentes procuram freqüentemente um psiquiatra, numa tentativa de conhecer os segredos que a mente encerra e, caso consigam descobrir dessa maneira a origem do trauma e convencer o subconsciente de que o choque deve ser esquecido, passam a viver normalmente. A causa da doença fica arrancada pela raiz.

Muitas pessoas de meia idade sofrem atualmente por causa das supressões na juventude. Uma parte do mal é devida à educação errada das gerações anteriores. Os assuntos naturais e belos eram considerados como sendo impuros, vergonhosos ou prejudiciais para a alma. Hoje, vocês são mais corajosos e ensinam seus filhos a encarar como naturais as funções fisiológicas. Assim fazendo, estabelecem uma base mais sadia para as futuras gerações.

Seria bom que ensinassem suas crianças a respirar corretamente. Também o canto, desde a mais tenra idade, faz com que aprendam o ritmo e a harmonia. Trazem alegria e elevação de espírito, e a criança responde a isso como uma flor ao sol. Não devem reprimi-las se brincam inocentemente. Procurem sempre explicar-lhes porque não se faz certas coisas. Evitem gerar em suas mentes um sentido de terror, de trevas ou pecado. Procurem sempre dar uma resposta razoável a suas perguntas. Não cultivem nelas a falsa modéstia. A falsa modéstia traz a degeneração dos órgãos geradores.

Outra coisa que constitui uma das calamidades de sua época, ameaçando seu desenvolvimento psíquico e espiritual, é a falta de controle sobre as suas vias intestinais. Muitos de vocês, dia após dias, acumulam venenos, tornando-se assim um campo de criação para os germes que, não só envenenam o fluxo sanguíneo, como, também, corrompem a mente. Observem que as pessoas que têm problemas intestinais tomam-se desconfiadas e ciumentas, a ponto de fazerem sua vida angustiada e infeliz, influindo de maneira prejudicial em seu ambiente. Este assunto nos conduz ao uso da água.

A água é um grande purificador, mas em muitos casos é melhor usá-la externamente do que internamente. Especialmente os que são regidos por signos de terra, devem lembrar-se de que água demais, acrescentada à terra, produz lama. Tais pessoas, bebendo água, devem ser razoáveis. As pessoas regidas por signos de fogo precisam ser muito cautelosas ao beber águas minerais, especialmente as fontes contendo súlfur ou ferro podem lhes ser prejudiciais. Para as pessoas regidas por signos de ar é indicado misturar à água sucos de frutas. Quanto aos regidos por signos de água, podem beber à vontade, pois a água é seu elemento.

Às vezes, um doente é aconselhado a beber muita água. No entanto, a água em grande quantidade pode ser nociva para certas pessoas. Há também águas que não são puras, isto é, contêm minerais que podem ser contrários aos nativos de certos signos. Portanto cada médico, antes de aconselhar a ingestão de determinada água, deve ter certeza de que seja realmente indicada à pessoa em questão.

Acontece, amiúde, irem a uma estação de águas fazer uma cura e após se sentirem melhor. Mas esse estado não é durável e logo desaparece - a água não os curou. Sua mente é que, sugestionada pela convicção geral do valor curativo da fonte, lhes trouxe um bem-estar momentâneo. É possível mesmo que se prejudicaram, tendo tomado demais súlfur ou ferro, segundo o caso. Usem a água moderadamente e de acordo com o seu horóscopo.

Outra coisa freqüentemente sugerida é a lavagem intestinal. Isto também pode ser nocivo, especialmente aos nativos do signo de Virgem. Estas pessoas gostam muito de consultar diversos médiuns, experimentar diversos tipos de cura, geralmente pagam caro com sua saúde. Os nativos de Virgem possuem grande poder magnético e capacidade de curar, não somente a si mesmos, mas também aos outros. Para se manterem em boa saúde, precisam apenas vigiar para que sua corrente sanguínea seja pura. Podem conservá-la pura, não se deixando levar por sua tendência crítica, por seu gosto de tagarelar e criar animosidade entre seus semelhantes, mas, ao contrário, desenvolvendo os atributos superiores do seu signo: o amor materno e a pureza.

Os nativos do signo de Libra têm facilmente dificuldades e complicações com os fluidos do corpo, devendo, também, ter cuidado com o que bebem. Em especial, precisam evitar todas as bebidas de natureza alcoólica, porque estas agem maleficamente sobre seu fluxo sanguíneo, criando condições inflamatórias. Os taurinos deveriam evitar os alimentos feculosos. Os alimentos meio líquidos e fáceis de digerir são para eles mais indicados, e ótimos os lacticínios. Para os nativos de Gemini, o ideal é viver o mais possível de frutas, especialmente as que crescem em árvores altas. Os nativos de Câncer acharão muito proveito nas coisas que vivem ou crescem no mar.

É necessário, também, para cada um que procura progresso, ter, pelo menos, algumas noções da ciência do som e da cor, isto porque, tanto o som como a cor, desempenham um grande papel na harmonia do corpo. De acordo com a colocação da Lua no horóscopo radical e com sua progressão através dos signos, surge, muitas vezes, o desejo de uma cor determinada, querendo tê-la na roupa ou em casa. É o corpo que necessita da vibração transmitida por essa cor particular. Deveriam satisfazer esse desejo, muito embora ele possa contrariar as convenções sociais. Conheço o caso de uma senhora, cuja saúde precisava da cor vermelha, mas que não quis usá-la, dizendo que uma pessoa distinta, da época vitoriana, deveria usar só o preto. Isso não é razoável. Nós que vivíamos numa época que para vocês pode parecer não esclarecida, compreendíamos a necessidade de alguém precisar realmente de uma ou outra cor. Podem constatar que nos países, onde as cores são usadas livremente, o povo tem coração mais alegre. A depressão e as idéias sombrias fogem com a vibração de certas cores. Para os clariaudientes, a cor possui um som, e é certo também que o som possui uma cor. A nota musical Si, por exemplo, emitida prolongadamente, faz aparecer uma onda de cor perfeitamente turquesa. Se for tocada em "stacatto", aparecem ligeiras nuvens brancas flutuando sobre um fundo azul, como sobre o céu. Harmonizando-a num instrumento e continuando a tocá-la, obterão uma bela imagem de juventude, amor e primavera. Se isso pode ser conseguido, harmonizando as cordas em uma só nota, imaginem quanta harmonia trariam ao seu ser, se durante o dia inteiro, ou mesmo por algumas horas, satisfizessem a sede do corpo por uma cor determinada. Tal coisa poderia restabelecer o equilíbrio, acabar com a fadiga e restaurar a energia mental. Sentiriam uma grande renovação de forças, pois teriam respondido a uma necessidade espiritual de banhar seu corpo numa cor que a alma veste durante este período.

Vocês, que estão neste grupo, foram precipitados na presente vida uma geração mais cedo, a fim de adquirir o conhecimento e transmiti-lo mais tarde às gerações ainda não nascidas. Seria deplorável que, pelo fato de haverem nascido numa época e num país regido por convenções de invenção humana e influenciados por preconceitos, deixassem de fazer o trabalho para o qual encarnaram. Devem ser pioneiros. Vieram para ser portadores de Luz, para trazer a este mundo, triste e sombrio, um pouco de alegria, de riso, de cor e de boa e radiante saúde. Lembrem-se de que são filhos e filhas de Deus. Tomem com ambas as mãos o seu direito inato. Todos os poderes divinos estão dentro de vocês e ao seu alcance. Devem aprender a usá-los, não apenas para si mesmos, mas para ajudar a humanidade e aproximar o Reino de Deus na Terra.

Perguntas e Respostas

P. O que o senhor aconselha a beber, a quem tenha o Sol no signo de Leo?

R. Para os que têm o Sol em Leo, aconselho acrescentar à água o suco de todas as frutas de cor dourada.

P. O senhor disse que a depressão causava acidez no fluxo sanguíneo. As vibrações de cor erradamente usada podem ser causadoras dessa acidez?

R. A depressão é causada pela influência saturniana. Uma pessoa, tendo muito azul e verde escuros ao seu redor, atrairá essa influência e isso aumentará a acidez.

P. Dizendo "signos de fogo", o senhor quer dizer a maioria dos planetas em signos do fogo?

R. Para determinar a predominância de um dos elementos, o Ascendente é muito importante. Em seguida, vem a colocação da maioria dos astros.

P. O senhor disse que os nativos de Virgo não devem usar muita água. Isso se refere também ao uso externo de água?

R. Não. Às vezes, para os nativos de Virgo, é muito bom imergir-se na água, pois assim assimilam através dos poros a água que é necessária para a sua saúde. Além disso, quando uma pessoa de Virgo esta muito cansada, freqüentemente pode obter uma renovação de forças pondo os pés na água. Para os nativos dos signos de água, é bom usá-la internamente; para os do signo de terra, externamente.

P. Falando de Virgo, o senhor disse que seus nativos têm tendências para criticar. Penso que a crítica possui também seu lado bom e que há nela uma linha divisória, pois, se não tivéssemos nenhum espírito crítico, cometeríamos grandes erros. Parece-me que, observando e julgando o procedimento dos outros e comparando-o com o nosso, é que percebemos e compreendemos melhor nossos próprios erros.

R. Fez uma observação muito boa. Avaliar, com espírito crítico e imparcialmente, as ações alheias, não é uma crítica prejudicial, e analisar e criticar a si próprio, ser seu próprio juiz, é muito necessário. Todavia, os nativos de Virgo, quando não evoluídos, vêem falta em tudo e a tudo criticam, ficando intensamente irritados com as ações alheias. Por outro lado, quando esclarecidos, em todo o zodíaco não há signo melhor para julgar impessoalmente e com imparcialidade. Daninha é a crítica sem a devida reflexão e que pode influenciar a terceiros, especialmente quando cria uma falsa idéia da pessoa em questão. Cada ser humano tem seu modo de ver e age segundo sua própria compreensão. Se a nossa for diferente da do nosso vizinho, não se deve logo criticá-lo. Isso, porém, é humano.

P. Voltando à nutrição, a banana constitui um bom alimento?

R. A banana foi trazida ao seu mundo por anjos de Vênus; portanto, podem considerá-la como regida por esse planeta. É uma boa fruta, quando usada moderadamente. É bom usá-la com creme. Nunca se deve, numa só refeição, comer frutas e legumes. Podem, no entanto, misturar as frutas com cereais e lacticínios.

P. Certos médicos nos dizem que não devemos comer frutas, porque causam acidez.

R. Oh, seus médicos sempre procuram idéias novas, senão como ganhariam a vida?

P. Se alguém sente uma dor contínua, não podendo esquecê-la durante a meditação, apesar disso deve insistir, procurando meditar?

R. Não. Não poderão meditar bem se a dor se introduz. Na meditação, o corpo e o ambiente devem ser esquecidos.

Gostaria que todos fizessem perguntas. Estou aqui para repartir com vocês meu conhecimento. Se alguém não concordar comigo, é sempre melhor que expresse sua opinião. Assim, aprenderemos, trocando idéias. Se não concordamos, ficará cada um com seu ponto de vista, porém, com benefício mútuo, pois é sempre bom ver que o mesmo assunto pode apresentar duas faces.

P. Somos escravos dos nossos hábitos e convenções. Temos um número certo de refeições por dia e em horas determinadas. O que pensa o senhor disso e qual seria a melhor hora para comer?

R. Diria que a melhor hora para comer é quando estiverem com fome, e não mais cedo ou mais tarde. Além disso, geralmente comem demais. No meu tempo, quando recebíamos amigos, na mesa sempre havia frutas e dois tipos de bebidas: uma de mel fermentado e outra de suco de frutas. Éramos felizes por nos encontrarmos reunidos e conversarmos. Cada um, quando queria, comia frutas ou bebia. O nosso prazer estava no encontro e não no banquete. Vocês, ao contrário, preparam muita comida e bebida, que tornam a mente pesada. No meu tempo, era considerado muito vulgar ter uma mesa repleta de comida. Entre vocês, isto é apreciado. Não sei se isso é progresso ou retrocesso. É, sem dúvida, um retrocesso para seus corpos.

P. Seu hábito, com certeza, era melhor, mas seria difícil introduzi-lo hoje.

R. Se conseguirem preparar e apresentar os cereais e as frutas de forma nova e atraente, convidando seus amigos para o que chamariam de "Festa de Frutas" ou "Festa de Cereais", verão que seus convites seriam apreciados, pois os convidados não seriam obrigados a comer demais para serem corteses.

P. No seu tempo se ingeria carne?

R. Só os escravos o faziam. A comida dos demais consistia em legumes, frutas, lacticínios - especialmente leite de cabra - e cereais integrais. Certas pessoas, ainda hoje em dia, precisam de carne, mas à medida que o tempo passa, essa necessidade desaparecerá. Evoluindo, O homem deixará a carne. Naturalmente, não comendo carne, precisam achar em outros alimentos os constituintes que lhes são necessários, como o ferro e outros. Nas minhas palestras, mostro-lhes um aspecto geral do assunto, para que possam formar uma idéia geral do problema. Se viessem a mim, cada um separadamente, teria alterado certas coisas, introduzindo modificações individuais.

Se querem evoluir, se querem realizar a união com Deus, precisam purificar todos os veículos que agora usam. Portanto, seus pensamentos devem ser puros, suas aspirações elevadas, sua respiração correta e sua alimentação apropriada.

Início