Navegação

Ensinamentos de I-EM-HOTEP


Iniciação Estelar

Meu ensinamento de hoje poderá lhes parecer estranho. Falando-lhes da iniciação estelar, procurarei usar uma linguagem mais simples possível, no intuito de facilitar a compreensão dos que nunca ouviram falar disso, especialmente aqueles que não possuem uma mentalidade científica, para que possam captar alguns vislumbres da grande verdade aí encerrada. Talvez este ensinamento lhes pareça difícil de aceitar, mas em cada época a Verdade deve ser dada, e os primeiros que a trazem tornam-se alvo das críticas de pessoas ignorantes.

Através destas palestras, procurarei instruí-los a respeito do porquê de estarem aqui, de onde vieram e para onde vão. Tentei elevar suas mentes além das esferas que rodeiam sua Terra. Talvez meu ensinamento torne-se mais acessível para vocês, se tomarem o exemplo de um átomo. Se o compararem - com seu núcleo, seus prótons e elétrons - a um sistema solar, compreenderão mais facilmente como é pequeno o ponto constituído pela Terra dentro do espaço que contém incontáveis sistemas solares. Começarão também a compreender que seu orbe, com suas quatro luas, três das quais são invisíveis, é como uma escola ou uma casa de correção onde há muitos degraus em que o homem deve adquirir experiência. Todos os outros planetas têm um nível mais elevado. São mais espiritualizados, mais etéreos e mais belos. Cada um de vocês, de um ou de outro modo, tem conexão com determinado planeta, e os raios deste planeta o atingem através do campo ou aura terrestre chamado signos zodiacais. Portanto, não devem limitar-se exclusivamente aos planos - físico e etéreo - que rodeiam a Terra; devem ir além, devem ultrapassar a aura terrena. O "Olho" - o Divino - em cada um de vocês, afastando-se outrora do Grande Criador, levou muito tempo em sua peregrinação até entrar neste sistema solar. A memória dessas experiências, em sua totalidade, lhes dá a expansão da consciência "Eu sou", e os faz compreender o que são na realidade e que provieram de um lugar além da matéria.

O ensinamento de todos os Grandes Instrutores aponta a importância do homem unir-se ao seu Pai no Céu. O Pai no Céu de cada ser individual encarnado é o Regente do seu planeta e, neste caso, chamo de seu planeta ao astro que rege seu signo ascendente.

Vocês - o espírito, uma emanação de Deus envolvida na matéria - recebendo o calor dos raios solares e a inspiração da raça humana, encamaram para aprender a lição de um dos signos zodiacais e absorver a influência de um Regente Planetário determinado. Encarnam para realizar a união e emergir-se na consciência divina do seu Pai no Céu. Quando o homem supera todos os lados inferiores do seu signo ascendente, quando vibra em plena harmonia com seu lado superior, isto é, torna-se perfeito num determinado signo zodiacal, dizemos que recebeu a Iniciação Estelar. Então, seu símbolo não mais é a estrela de cinco pontas, pois se tornou irmão da estrela de seis pontas, tendo-se unido ao seu Senhor ou Mestre - seja de Marte, de Urano, de Vênus ou de um outro planeta, de acordo com seu Ascendente.

Todos vocês são conscientes da dualidade de sua natureza, de seus bons e maus impulsos. Sabem que, por vezes, uma força oposta a seus esforços ou aspirações espirituais os leva como uma folha ao vento. Em muitas ocasiões, ficam cheios de inveja, de desejo de ferir alguém ou dominados por outras paixões de natureza inferior. Em conseqüência disso, a Luz Espiritual torna-Se obscurecida. Se trabalharem com sabedoria, serão mais capazes de superar essas manifestações inferiores. Sentindo o fluxo da cólera, terão mais facilidade de controlar a transmutar o vermelho da cólera no róseo do amor. A inveja ou o ciúme poderão ser também mais facilmente transmutados em sentimento de fraternidade ou desejo de ajuda. Cada vez que vocês se esforçam para superar suas fraquezas, respondem à vibração superior, aproximando-se da Iniciação Estelar e de seo Pai no Céu. Introduzem, assim, em sua aura, cores mais belas, mais sutis, que permitem a maior penetração dos raios estelares.

E quais serão os sinais exteriores deste progresso? Os sinais exteriores do progresso na Iniciação Estelar correspondem à paz, ao equilíbrio e à harmonia que vêm do íntimo. Seu ambiente torna-se permeado por essa aura e as pessoas procuram sua companhia para se aquecer na irradiação que de vocês emana. Na medida em que se aproximam do seu Pai no Céu, mais e mais essa força emanará de vocês.

Cada alma, esforçando-se para progredir durante sua encarnação, passa por vários graus. Os habitantes dos planos espirituais progridem também, assim como vocês, de acordo com suas aspirações. Pensar que uma alma, ao deixar a vida terrestre, permanece para sempre em estado passivo, não corresponde à realidade. A alma se desfaz apenas de sua forma mais material, mas continua aspirando e progredindo. Sei que muitos dentre vocês não gostam dessa idéia, mas isso é a Verdade, e a Verdade devem receber.

Seus amigos do mundo espiritual poderiam dizer-lhes que, com seus pensamentos, podem ajudá-los a progredir. Talvez isso lhes cause surpresa, mas é possível que nunca tenham refletido sobre a essência do laço que os une a seus queridos seres já desencarnados. Pensam, geralmente, que é a memória do amor que os unia na Terra. No entanto, há muito mais do que isso. Observem que numa família, ou numa comunidade, existe uma certa semelhança, uma certa afinidade nos respectivos horóscopos. Uma família inteira terá, por exemplo, a predominância do elemento fogo ou pode acontecer que, de oito pessoas, sete tenham o mesmo Ascendente e a oitava - o Ascendente em signo oposto. Nascidos em diferentes anos e meses, estes seres vieram para adquirir a experiência de mesmo signo, e entraram na mesma família para ajudarem-se mutuamente a aprender sua lição. O Sol, enviando sua luz, através de graus diferentes, permite que vivam diversas experiências pertencendo ao mesmo signo, pois, como sabem, cada grau de um signo traz uma experiência diferente.

Cada aspirante deveria acertar o signo e o grau de seu Ascendente, a fim de poder trabalhar com sabedoria, para aperfeiçoar em si os atributos de seu planeta. Agindo assim, ele será ajudado pelo Senhor desse planeta, o qual, nos vários planos, tornar-se-á seu Guia ou Anjo Guardião. Cada Senhor Planetário é um servidor e mensageiro do Grande Pai.

O caminho da união com o Pai no Céu pode ser comparado a uma escada de muitos degraus, que a alma deve subir de acordo com sua visão e entendimento.

Consideremos o exemplo de um signo, a fim de compreender a natureza dessa ascensão. Tomemos o signo de Escorpião, que por muitos astrólogos é considerado como "maléfico". Numa personalidade inferior terão alguém astuto, invejoso, mesquinho e pronto a apunhalar pelas costas. Imaginem uma alma encarnando sob o signo de Escorpião no Ascendente, num ambiente não propício à superação dessas influências inferiores. Imaginem, no entanto, o raio solar desta alma, puro de Carma. O espírito, encamado nessas condições limitadoras, estará se esforçando continuamente para se elevar. Seu Anjo Guardião, vendo esse esforço, conduzirá a alma para onde possa despertar suas possibilidades espirituais. Então, com o tempo, veremos manifestarem-se os aspectos superiores de Escorpião. A inveja será transformada em desejo de oferecer, a astúcia - em intelecto. Todos os aspectos inferiores do signo transformar-se-ão em coisas elevadas e a pessoa não mais terá por símbolo uma criatura que se arrasta na terra - o escorpião - mas uma águia que abre as asas e voa para o Sol. Liberta da cadeia da personalidade inferior, a alma, levada por asas poderosas, voará para seu Pai no Céu.

Cada signo tem seus aspectos inferiores e superiores. À medida em que vocês se esforçarem, dia após dia, em desenvolver tudo o que é bom em sua natureza e a transmutar em elevado tudo o que é mesquinho e medíocre - estarão tomando sua Iniciação Estelar. Então, com o tempo, poderão dizer o que disse o Mestre Jesus: "Eu e Meu Pai somos Um". Devem lembrar que o Mestre Jesus também superou tudo o que pertencia à natureza inferior.

Cada um de vocês tem a possibilidade de atingir seu Pai no Céu. Aprendendo sua nota musical, meditando sobre sua cor, segurando na mão sua jóia particular, criam condições propícias no plano físico e sentirão mais facilmente o influxo do amor e da força. Poderão, então, enviar, através do éter, uma vibração mais poderosa que irá atingir o determinado planeta e estabelecerá um contato com os seres, aos quais são ligados, mesmo que o próprio planeta não tenha sido ainda descoberto.

Os que consideram a Terra e o "Céu" de um modo mais ou menos convencional, e pensam que isso é o começo e a meta da vida espiritual, acharão difícil admitir que é apenas um pequeno grão num longo fio de pérolas.

Refletindo sobre as coisas que tento ensinar-lhes, queria que lembrassem que, há alguns séculos atrás, a humanidade não sabia nem mesmo que a Terra tinha forma esférica. Não sabia que outras civilizações e outros continentes existiram e desapareceram. Assim, também para poder descobrir, hoje em dia, a existência de outros mundos, precisam ter mentes abertas e receptivas.

Perguntas e Respostas

P. O senhor disse que cada signo é regido por um planeta e cada planeta por seu Senhor. Quer dizer isso que há doze Pais no Céu?

R. Sim, é exato.

P. Estou certo pensando em Jesus como nosso Deus e Pai no Céu?

R. Pensem em Jesus como Senhor de Netuno. Ele é o Cristo do Raio de Pisces, portanto o Senhor de Netuno.

P. Quando oramos com as palavras do Mestre Jesus: "Pai Nosso que estais no Céu", oramos a diferentes Pais no Céu?

R. Dizendo "Pai Nosso que estais no Céu", não usam as palavras de Jesus, tais como Ele as deu. Se oram, todavia, ao Pai no Céu, cientes de que querem alcançar o seu Senhor Planetário, então sua oração é bem mais potente do que quando repetem as palavras à maneira de um papagaio. Tocando-os, sinto como suas mentes são rígidas. Receberam uma religião feita por homens há alguns séculos e agem da mesma forma que a criança com o brinquedo que adora - toda sua atenção é limitada a ele. Não olham nem para a direita nem para a esquerda. Entretanto, se estudassem, a sua visão se tornaria mais ampla.

P. Para mim, é difícil aceitar que nossas orações não vão diretamente a Deus, ao Arquiteto do Universo.

R. Se oram ao Arquiteto do Universo, ninguém se interpõe entre vocês e Ele. Oram ao Grande Deus de tudo. Seu nome é pronunciado no Grande Silêncio e não é conhecido da humanidade. Por causa disso, os homens criaram uma palavra que na sua língua é "Deus". Orando ao Deus-Pai, dirigem-se ao Deus deste sistema solar. Orando ao seu Pai no Céu, oram ao seu Pai Planetário, ou Senhor do seu signo Ascendente.

P. Estamos sob a direção de um determinado Senhor Planetário apenas por uma encarnação?

R. Se não aprenderam a lição do signo sob o qual encarnaram, reencarnarão nele de novo, e talvez muitas vezes ainda, provavelmente em graus diferentes, até que tenham aprendido inteiramente a lição. Cada vez progridem um pouco mais.

P. Então, se nascemos nos primeiros graus zodiacais, quer dizer isso que tínhamos encarnado poucas vezes?

R. Não. Podem ter feito a roda das encarnações muitas vezes, mas se não aprenderam totalmente a lição de um signo, voltarão a ele, talvez em períodos diferentes.

P. Cada um dos trinta graus de signo apresenta uma lição diferente?

R. Os diversos graus de signo representam diferentes métodos de aproximação, diferentes condições e ambientes, nos quais a alma deverá aprender uma lição determinada. Os nativos de Câncer, por exemplo, têm que aprender a superar e purificar suas emoções, a vencer seu egoísmo. De acordo com a experiência que a alma deve adquirir, o grau do Ascendente mudará, e com ele o ambiente, a aparência pessoal e o nível social. A lição deverá ser aprendida em diversas condições.

P. Mas a lição geral do signo será a mesma para todos os graus?

R. Naturalmente. Certos graus de Câncer podem trazer um amor materno exagerado. A mãe poderá ser egoísta e possessiva demais em seu amor, sujeita às grandes tempestades emocionais se alguém se intrometer no seu domínio do filho. No caso de um homem, este mesmo sentido de posse poderá ser a respeito de sua mulher ou mesmo de tudo o que possui. Pode ser que tenha um grande amor e apego por sua propriedade ou pela casa que pertencia à sua família desde gerações. Em qualquer caso, a lição será a de aprender a se desapegar de seus pertences.

P. Quando, com o decorrer dos anos, nosso Ascendente, pela progressão, passa a um outro signo, pertencemos a um outro Pai no Céu ou Ele se torna co-regente?

R. Torna-se co-regente. Aprendem também a lição do outro signo.

P. Neste caso, seria mais indicado orar ao Deus do nosso sistema solar?

R. Se me perguntam a quem orar, sugeriria que orassem ao Arquiteto do Universo. Pela meditação e esforço, entram em contato com o seu Pai no Céu, mas se oram fazem-no ao Arquiteto do Universo. Oram para que Ele lhes permita sentir o amor que lhes envia através de Seus Ministros. Seu Mestre é atraído a vocês através do seu signo, e Ele, por seu lado, recebe instruções a seu respeito, daqueles que estão ainda mais altos nos planos superiores. Entram em contato com seus guias, mestres e guardiões, através de seus próprios signos. Penso que seria muito útil, para vocês, estudar um pouco de Astronomia. Isto lhes daria uma concepção mais vasta do Universo. No antigo Egito, todos os que eram atraídos pela teologia, precisavam estudar também as ciências relativas ao Cosmo. Daqui a cem anos, aquilo que tento fazer-lhes compreender será ensinado à juventude em suas escolas.

P. Os Senhores Planetários foram conhecidos do homem primitivo?

R. Os Grandes Senhores Planetários existiam e eram conhecidos desde que o tempo existe. Seus nomes mudaram segundo as diversas épocas e raças.

P. É possível conhecer Seus nomes originais?

R. Sim. Existem muitos vestígios deles no mundo.

P. A aura indica o signo ascendente?

R. Não. A cor básica da aura indica o signo da Lua no Horóscopo. Essa cor é modificada pelas emoções e pensamentos que se acrescentaram a ela, desde o seu nascimento. A aura se parece com uma opala e varia com as emoções, a saúde e as condições pessoais, que se sobreponham a essa cor fundamental.

P. O senhor nos deu, semanas atrás, um exercício de visualização da Lua refletida na água. Talvez agora possa dar-nos outro?

R. Podem continuar a fazer esse exercício um pouco modificado: meditem sobre uma imagem representando a Lua em baixa altitude no céu, acima de um campo de trigo amadurecendo. Primeiramente, imaginem a Lua como uma foice, que cada dia cresce em tamanho e em luz, até que a paisagem fique dourada, sobre um fundo de céu azul escuro. Tomem três respirações, visualizando um raio de luz vindo ao seu centro cardíaco, passando daí através dos pulmões e da garganta e saindo pelas narinas. Isso deverá vivificar o centro cardíaco e despertar a faculdade clarividente. Pratiquem-no como o precendente: em ritmo de três.

P. Penso que muitos entre nós são instruídos durante o sono.

R. Cada pessoa que procura a sabedoria e se esforça para atingir os planos superiores é levada durante o sono às Salas de Estudo do plano etéreo e lá ensinada.

P. Quando o senhor fala da nossa possibilidade de seguir o caminho interno e tomar a Iniciação, qual é essa Iniciação?

R. Há muitas formas e graus de Iniciação. Minhas palestras correspondem ao ensinamento dado a um círculo externo. Geralmente, depois de um período de treinamento, quando a lealdade e o equilíbrio do estudante estão provados, ele é, por exemplo, convidado a tomar parte num ritual que o leva a um círculo mais íntimo. Poderá ser dito, então, que ele foi recebido ou "iniciado" numa ordem, grupo ou organização. Hoje em dia há muitas escolas iniciáticas e cada qual tem seu próprio método de Iniciação. O estudante, ao ser recebido dentro de uma ordem, faz uma promessa que não deve ser quebrada, mas, se isso acontecer, deve se preparar para sofrer as conseqüências de seu rompimento. Sendo aceito, ao estudante é ensinada a sabedoria pertencente a essa escola particular. Cada escola iniciática trabalha ao longo de um Raio, e sob uma direção determinada. Nenhuma escola é melhor do que outra. Cada uma possui sua parte da Verdade, e o estudante progride de acordo com suas possibilidades em sua atual encarnação.

P. O senhor mencionou que conduzirá à Iniciação os fiéis desta classe.

R. Eu não quis dizer com isso que o farei de um modo geral. Muitos dentre vocês não me pertencem. Muitos acharão sua própria escola iniciática e receberão ali a Iniciação. Penso que, se eu quisesse treiná-los, não ficariam comigo por muito tempo, pois a escola egípcia é muito rigorosa e, também, não admite a deslealdade.

P. Mas como qualquer um de nós poderia ser desleal?

R. Não poderiam? Há muitas pessoas desleais nesta sala.

P. Mas isso é inconcebível, tratando-se de coisas a respeito de Deus!

R. Oh, de Deus! E se alguém pensa que não sou "de Deus"? Que será então? Em cada grupo sempre há condições mistas. Para equilibrar, olhamos para o outro lado, e achamos os que estão cheios de amor e lealdade. Nosso coração é assim aquecido, nosso espírito canta, e para esses poucos, que são leais e sinceros, fazemos o trabalho do Arquiteto do Universo. Cada grupo tem o seu Judas, o seu Pedro e o seu João. Era assim desde o começo dos tempos, e penso que será assim até o fim.

P. O senhor falou em transmutar a cólera. Não existe uma cólera justa?

R. Poderíamos dizer que existe uma cólera justificável. A diferença é muito sutil. É freqüente que alguém fique revoltado, mas, refletindo, compreenderá que a cólera nada ajuda. É um desperdício de energia. Seria bom que as pessoas sujeitas a acesso de cólera, afirmassem continuamente a si mesmas, que não se zangarão.

Início