Navegação

Ensinamentos de I-EM-HOTEP


Astrologia Esotérica

No início dos tempos, a humanidade infantil, submetida à direção grupal, recebia instruções de seus Guias Angélicos no sentido de que procurasse a sabedoria nos céus. Estes ensinavam, também, que cada período era dirigido por um Anjo ou Deus de um dos Raios Divinos. Com o passar do tempo, alguns seres humanos, que evoluíram mais rapidamente, foram sucessivamente separados e instruídos em grupos, de acordo com o grau de consciência atingido. Do ponto de vista humano, a evolução é muito lenta. O que lhes conto, portanto, em poucas palavras, abarca imensos períodos de seus anos.

Alguns de vocês sabem que, devido à precessão dos equinócios, aproximadamente em cada dois mil anos, a humanidade entra numa nova Era, ou novo signo do Zodíaco celestial, e que cada grau de um signo dura de setenta a setenta e dois anos.

Queria que imaginassem um grupo de almas evoluindo através de um destes períodos de dois mil anos. Toda a humanidade pertencente a uma Era determinada é governada pelos Grandes Anjos do signo zodiacal dessa época. Assim, tomando por exemplo o período ou Era de Carneiro, governado por Marte, teremos um grande influxo de energia e de força vital, sentida ainda mais fortemente pelos que nasceram sob a influência desse signo. Podemos imaginar os Anjos de Marte ajudando o homem infantil daquele tempo a sair de seu estado gelatinoso, ajudando-o a adquirir a matéria vermelha vital, a energia e a força, e procurando transmitir-lhe o ímpeto desta Era pioneira, para poder subir a espiral evolutiva.

Com o passar desta Era e a chegada da seguinte - dos Peixes - vem um novo grupo de almas, acrescido pelos retardatários da Era anterior, que voltam para completar, agora já sob a direção dos Grandes Senhores Netunianos, sua experiência insuficientemente aproveitada durante a Era precedente. E assim continua, ciclo após ciclo, através dos doze signos zodiacais para, chegando ao fim, recomeçar tudo de novo, numa espiral superior.

Agora tentem compreender como o homem, de acordo com o tipo de influência de cada Era, criava para si uma imagem do Grande Pai - Deus - tal como Ele se manifestava através dos Anjos ou Senhores daquela época determinada. Assim, cada Era, sob a influência de seu Raio, criou seu próprio simbolismo e seu próprio tipo de pensamento, provando que, desde os mais remotos tempos, os astros eram a fonte de inspiração humana.

Todos os seus mitos e lendas têm uma base astrológica. Sua Bíblia está repleta de simbolismo astrológico. Algumas pessoas sabem que a noção de astrologia é necessária, mesmo para a compreensão das religiões; muitas, porém, perguntam ainda para que serve.

Tudo na Natureza está em relação com um signo e com um número. Tudo, desde o átomo, é um tipo de sistema solar, vibrando com os Grandes Senhores ou Anjos Construtores que vigiam a evolução da Terra. Sendo assim, se querem tornar-se um perfeito sistema solar, feito à semelhança de Deus, é muito importante não deixar nenhuma porta fechada. Não devem ficar limitados unicamente ao seu raio ou Era em que encarnaram. Se se considerarem Filhos do Sol e lembrarem que sua evolução depende de cada dia de sua vida, de cada emoção e pensamento, do estado de cada célula de seu corpo, então estarão correspondendo aos Raios Cósmicos e aos Senhores Planetários. Não pensem, todavia, que isso os limita, pois, antes de começarem a manifestar as qualidades do seu Grande Pai, ainda são submetidos a uma direção grupal. Nesta, assim chamada era do progresso, existem comparativamente poucos que se individualizaram e se libertaram da direção grupal; que espiritualmente e mentalmente aprenderam a ser independentes e que sabem de onde vêm e para onde vão. Os que se fecham dentro de uma expressão limitada de Divindade, estão erguendo uma fronteira entre si e Aqueles que desejam ajudá-los no caminho da evolução.

Disse e torno a repetir que vocês se encontram no princípio de uma nova Era que começou, aproximadamente, no ano 1884. Tendo entrado recentemente nesta Era Aquariana, guardam ainda, todas as tendências e preconceitos da Era passada, a qual ainda os rodeia, influindo em suas emoções, em seus pensamentos e em suas religiões, tornando muito difícil a vida destes poucos que sabem onde está a Verdade. Já captaram, porém, alguns lampejos de Luz, de algo que se oculta em vocês e que procuram descobrir, algo que os faz sentir, por vezes, como se tivessem asas que poderiam leva-los às esferas superiores. É o espírito que está despertando em vocês e, com o tempo, vocês se tornarão pioneiros de nova Era. Nessa Era deverá desaparecer toda a desonestidade, tudo o que não for autêntico, para que possam ser estabelecidas as novas bases da Verdade. Assim, quando a Voz de Deus for ouvida na Terra, aparecerá uma nova civilização, civilização fundada no Amor, na Verdade e na União. Antes, porém, que isso seja possível, vocês devem lutar com as forças das trevas, enfrentar corajosamente a verdade e serem abertos e amigáveis uns para com os outros. Hoje em dia, as forças das trevas parecem dominar o mundo, mas isso é apenas uma aparência. Lembrem-se que essas forças não podem ganhar entrada lá onde é feito o verdadeiro trabalho para emancipar o ser humano da escravidão do seu "eu" inferior, o trabalho onde se constrói o caráter, fortalece o espírito e purifica a alma. É necessário, portanto, que aprendam alguma coisa do simbolismo Aquariano. Para isso, quero lhes dar uma chave.

Seu Mestre Jesus, durante Sua missão na Terra, procurou deixar atrás de Si uma mensagem: "Ide à cidade e preparai uma câmara alta e, quando encontrardes um homem levando uma jarra d'água, nesse dia Eu virei". Nessa mensagem, acessível a todos, há algo de maravilhoso. Isso talvez vá chocar os que amam a imagem do Mestre Jesus, tal como foi criada pela classe sacerdotal, mas lhes permitirá perceber agora que a apresentação Dele, como de um Instrutor simples e sem conhecimento, não corresponde à verdade. Se interpretam, pois, essa mensagem à luz espiritual da astrologia, tudo se torna claro. O homem despejando a água, simboliza a Era de Aquário, simboliza a força Crística enchendo o coração humano, despertando nele a compreensão de sua descendência divina. A água - dom de Espírito - é dada na Era Aquariana a toda a humanidade. Sua pureza traz ao homem a regeneração e o desejo de ajudar seu Pai no trabalho. Cada um de vocês precisa, portanto, preparar "os aposentos superiores" de sua casa, isto é, de si mesmo, para que estejam prontos para receber os dons do Espírito.

Nesta nova Era ficará desperta a camada profunda do aspecto psíquico do homem. Sua percepção será maior. Ele começará a ver, a ouvir, e SABERÁ que a vida é eterna. Saberá que a morte é uma ilusão. O destino do homem é tão grande e tão glorioso que, se ele o percebesse, ainda que de leve, seria impelido por tal força que não haveria obstáculo algum capaz de retê-lo.

Agora chegou a época em que tudo deve ser preparado para o influxo do conhecimento espiritual. Estudando e sabendo que podem servir de cálice a essa força espiritual, tornar-se-ão capazes de ensinar aqueles que são, por assim dizer, seus irmãos e irmãs mais novos, os retardatários, os preguiçosos da Era de Peixes; os que não aprenderam ainda a lição do serviço, da humildade e do amor por tudo o que existe. À medida que absorverem esses pensamentos e começarem a transmiti-los, uma tremenda força agirá através de vocês e saberão que se encontram no fim de uma espiral em cujo cume se acham os Regentes Angélicos da Era Aquariana.

Sabem que Deus mandou aos Elohim criarem o homem à Sua semelhança, portanto, também à semelhança Deles próprios. Estes grandes Seres de Aquário são Aqueles com os quais já se encontraram e com os quais trabalharam anteriormente.

Se aprenderam que algum Instrutor está ainda usando símbolos da Era dos Peixes, lembrem-se que a compreensão deste simbolismo poderá constituir o passo seguinte para os que não fizeram progresso durante a última Era. Eles, então, deverão ser levados gradativamente para a atmosfera mais rarefeita de Aquário. Para isso, precisam também de Instrutores. Vocês poderão guiá-los, substituindo, pouco a pouco, aquilo a que se ligaram e que os limitam. Poderão esclarecer o significado simbólico da cruz. Poderão explicar-lhes o simbolismo da cruz comprida e da cruz simples, levando-os vagarosamente para a estrela e preparando-os para as ideias novas. Evitem sempre destruir bruscamente aquilo a que uma alma se apegou. Falem-lhes dos símbolos novos, como fariam ao ensinar uma criança a andar, pouco a pouco, passo a passo.

A astrologia esotérica revela o sentido oculto dos símbolos e atributos. Para descobri-lo, tomem um símbolo ou atributo profano e esforcem-se para transferi-lo a um plano superior. Lembrem-se que Marte, Vênus e Júpiter representam os Senhores Planetários que procuram servi-los. Eles são os Regentes, os Instrutores acima dos Mestres da Grande Loja Branca. Os Mestres estão em contato estreito com estes Senhores ou Anjos Planetários, recebendo Deles o conhecimento que, por sua vez, procuram transmitir aos homens através de vários canais.

Em cada horóscopo, o signo onde se acha o Sul mostra o Raio Egoico a que pertence o espírito durante um longo período, e o grau em que o Sol está colocado indica o progresso do Ego, feito sobre este Raio. Assim, segundo o progresso que fizeram sobre este Raio ou dentro deste grupo determinado, poderão encarnar com o Sol estando nos primeiros ou nos últimos graus de um signo. Procurem, então, achar, através de seus Instrutores, o Regente do decanato em que se acha este grau. Estudando os atributos do Regente, aprenderão a respeito da natureza do trabalho que deverá ser feito nesta determinada encarnação. O primeiro decanato de Aquário, por exemplo, é regido por Saturno. Saturno julga e prova. Ele usa o que é bom e com isso constrói, afastando tudo o que é negativo, para ser remodelado. Assim, se seu Sol estiver nos dez primeiros graus de Aquário, encarnaram para ser testados. Cada circunstância de sua vida, seja ela de prazer, de sofrimento ou de tristeza, é um teste pelo qual devem passar, fazendo o possível para aproveitar essa oportunidade de progresso, pois encontram-se num período de provação; daí a razão pela qual o espírito pertence a esse grupo.

A Lua indica a experiência que está sendo adquirida pela alma nos planos astrais. De acordo com a progressão da Lua, o tipo de experiência muda e, à medida que ela progride, um estado de compreensão ou de expansão está sendo adquirido, pois, durante o sono, são instruídos nas escolas astrais pelo Senhor do seu Raio Egoico.

Seu Raio de personalidade é indicado pelo signo Ascendente. Isso representa a vestimenta que usam durante essa encarnação.

Como poderão expressar o mais alto aspecto de seu Raio Egoico? Como aplicar na vida diária a experiência adquirida no mundo astral? Se olharem sua vida sob esse ponto de vista, compreenderão como podem ser importantes os esclarecimentos prestados por um astrólogo espiritualizado.

A antiquíssima ciência da astrologia ficou muito deturpada e decaída durante a nova Era, porém, vai ser purificada, vai crescer e se expandir e ocupará de novo o lugar que merece, pois revela ao homem o caminho que deve seguir. É necessário, portanto, que estudem cuidadosamente seu simbolismo e que o apliquem na vida diária.

Muitos homens pensam que os egípcios reverenciavam ídolos. Gostariam, com certeza, de saber que as várias imagens esquisitas que foram tomadas por ídolos egípcios, eram representações dos símbolos astrológicos de uma cidade, de uma província ou mesmo de uma família. Os vestígios disso permaneceram até hoje, constituindo uma base para seus brasões familiares. Mesmo as bandeiras de muitas nações têm uma base astrológica.

Perguntas e Respostas

P. Se o Sol, no horóscopo, acha-se nos últimos graus de um signo, significa isso que a influência desse signo está acabando?

R. Sim. A pessoa termina a experiência proporcionada por determinado Senhor Planetário. Se, por exemplo, este fosse Mercúrio, haveria um período de atividade intelectual e a pessoa deveria examinar a si própria, e ver se adquiriu o máximo, do ponto de vista intelectual.

P. Renascendo, essa criatura terá o Sol no grau seguinte do mesmo signo?

R. Geralmente o Sol passa por vários graus durante uma encarnação. Cada grau apresenta uma lição determinada, e com cada um deles aparecerão diferentes oportunidades de evolução. Assim, voltando a encarnar, o espírito poderá achar dispensável nascer, tendo o Sol no mesmo decanato, presumindo, todavia, que tivesse aprendido sua lição.

P. O senhor poderia nos dar algumas características da Era dos Peixes, fora do simbolismo da cruz?

R. A Era dos Peixes é regida por Senhores Netunianos e Estes provam o homem no plano da ilusão. O Raio superior de Netuno é o amor impessoal. Seu Raio inferior - o egoísmo. A lição da Era dos Peixes era, portanto, - como Jesus procurou ensinar - o amor e o serviço. O homem devia aprender a seguir o caminho do meio, evitando tanto a hipocrisia como o fanatismo; evitando, também, parecer bom demais ou sábio demais. O homem não deve preocupar-se com o pensamento ou a crítica dos outros. Deve sempre agir de acordo com a Luz que lhe é dada. A Luz, dentro de cada homem, é a determinante com a qual ele deve viver essa vida particular. O homem individualizado, que vive em harmonia com a Luz que possui; é um ser que deu um grande passo no caminho da evolução. A Era dos Peixes, especialmente no final, apresentou um período de escuridão e de hipocrisia, de medo e desacordo, sem verdadeira Luz na orientação religiosa. Durante esse tempo, o homem criou, com seus pensamentos, todo o caos que os rodeia hoje. A religião o conduzia ao "igrejismo", em lugar de ao Cristianismo.

Durante a Era dos Peixes, a água desempenhou um grande papel na vida da humanidade. A navegação, a pesca, o comércio através dos mares determinaram um grande progresso. Assim como tudo ligado à água progrediu durante a última Era, do mesmo modo acontecerá com o que se acha ligado ao ar, na Era do Aquário. Como navegaram nos mares, navegarão no ar, e como o comércio se fazia através dos mares, se fará pelo ar. A conquista das camadas superiores da atmosfera trará mais liberdade ao espírito humano e ele se tornará mais individualizado. O homem entrará em contato com raios que irão revolucionar o mundo inteiro. Em breve, em consequência da expansão da mente humana, grandes forças magnéticas e elétricas serão libertadas. À medida que a mente humana se expande, Deus dá generosamente Suas Glórias.

P. A estrela de cinco pontas está associada à nova Era?

R. Não; a estrela de sete pontas. A estrela de cinco pontas simboliza o homem em geral, a estrela de seis pontas, o homem evoluído e a de sete pontas, o Iniciado.

P. Nas salas astrais de estudo, a faculdade de compreensão está incentivada pela cor?

R. Alguns precisam da cor, outros do som, outros ainda da forma. Na Grande Luz, porém, não há som, nem cor, nem forma. Simplesmente SE É.

P. Qual a finalidade de maus aspectos no horóscopo?

R. Não posso chamá-los de "maus". Os aspectos desarmônicos do horóscopo indicam que a alma é forte e pode ser provada ao máximo. Só uma alma forte pode enfrentar continuamente o que chamam de "maus" aspectos. Eles dão uma oportunidade de progresso.

P. O senhor diz que só a alma evoluída é provada. Penso, entretanto, que muitos sofrem hoje.

R. Meu filho, eu não disse "evoluída". Evoluída e forte são duas palavras diferentes. Uma alma pode ser forte e suportar muitas provas numa só vida. Uma alma evoluída não precisa do mesmo tipo de provas. Ela geralmente é mais provada no plano emocional, não no físico. Um grande sofrimento físico é resgate cármico; o sofrimento no plano emocional é um modo de iniciação. Essa é a diferença.

P. E o sofrimento mental?

R. O que chama de sofrimento mental?

P. Quando temos um problema espiritual que não podemos resolver.

R. Cada problema espiritual deve e pode ser resolvido entre vocês e seu Pai no Céu. Se acaso se sentirem impossibilitados de resolver um problema ou entender um ensinamento, se alguma coisa existe em vocês, dizendo que isso ou aquilo não é correto, não fiquem perturbados; meditem bastante e peçam ajuda ao Mais Alto. Devem compreender que cada ensinamento, em menor ou maior grau, fica limitado em sua expressão. Eu, por exemplo, esforçando-me por trazer-lhes o conhecimento através de uma conexão que fiz com o seu mundo, sinto, às vezes, que a expressão de meus pensamentos fica limitada pela matéria. Nem sempre estou certo de lhes ter transmitido uma imagem clara. Sendo assim, fico muito feliz quando perguntam algo e quando posso esclarecer todas as suas dúvidas.

P. Se alguém, estudando uma determina linha de pensamento, ficasse desequilibrado, indicaria isso que essa linha não lhe era adequada?

R. Se a luz da alma ficar escurecida por um curto lapso de tempo, isso será visto antecipadamente no horóscopo e, durante esse período, o estudante deverá deixar aquele estudo; deverá esperar que esse período passe, para voltar a seu estudo de novo. Nenhuma linha de pensamento pode causar desequilíbrio. Deve, nesse caso, haver um outro fator. Essa é uma das razões pelas quais o dirigente de qualquer escola deveria possuir o conhecimento de astrologia. Saberia, então, situar quem deveria fazer parte de tal ou tal grupo, de tal ou tal classe de estudos.

P. Sabemos que Urano rege a Rússia e lá podemos observar sua força destrutiva. Sendo ele o Senhor da Era Aquariana, queria saber se a força destrutiva dele agirá através de todo o planeta ou se essa força será modificada em certos lugares?

R. Isso dependerá do Carma adquirido em cada parte do mundo. No que diz respeito à Rússia, diria que a força em ação é a de Saturno, regente do primeiro decanato de Aquário, trabalhando para remodelar, e não de Urano destruindo. Saturno e Urano possuem muitas qualidades em comum, mas Saturno é mais benevolente. Urano destrói, não tem paciência. Saturno é paciente. Ele testa, prova, abaixa e eleva de novo tudo aquilo que lhe está submetido. Sua influência, pela dor e esforço, conduz à redenção. Urano faz como no passado: altera os pólos da Terra e um continente fica submerso. Na Era Aquariana, uma grande Luz emanará da Rússia, das suas atuais dores do parto. A revolução foi uma calamidade aparente, um desmoronamento e uma remodelação do velho, para dar lugar ao novo. Eventualmente a Rússia emergirá desse caos como nação purificada, onde haverá possuidores de grande sabedoria. Os russos, além de tudo, são psíquicos. Durante a Era dos Peixes, suas forças psíquicas eram incontroladas e destrutivas.

P. A influência de Plutão é destruidora?

R. Plutão é o Senhor dos mundos subterrâneos. Ele pode provocar o caos, porém o faz só quando o homem se mostra egoísta ou usa seu poder para uma finalidade errada. Nenhum Regente Planetário causaria destruição, uma vez que o homem estivesse vivendo no mais alto de suas possibilidades. Só no caso contrário o lado negativo de um planeta pode tornar-se destruidor.

Início