Navegação

Página Inicial

O Caminho da Iniciação


Iniciação na Era Aquariana

Falando resumidamente podemos dizer que:

A primeira iniciação está intimamente relacionada ao centro planetário que é a própria humanidade. Produzirá, uma vez passada, estimulação crescente do intelecto na medida em que se expresse como atividade ordenada no plano físico. Está também intimamente relacionada com o terceiro Raio da Inteligência Ativa. Este terceiro raio tem estado em manifestação objetiva desde 1425 A.D. e permanecerá em encarnação por toda a Era Aquariana. Seus ciclos são os mais longos de qualquer ciclo de raios. Entretanto, dentro desses ciclos maiores há períodos de atividade intensificada que são como a batida ou a pulsação do coração, e esses períodos duram aproximadamente três mil anos. São chamados, quando fora de encarnação, "ciclos de retirada mas não de abstração". Estão também três mil anos em encarnação. Um desses períodos de expressão de três mil anos está aqui agora e podemos esperar por grande desenvolvimento da faculdade intelectual e um marcado aumento do trabalho criativo durante este tempo. Este ciclo particular de expressão marca um ponto culminante no ciclo maior. Durante a era vindoura, a inteligência da raça e seu desenvolvimento ativo assumirão proporções reais e isto com muita rapidez.

A intensificação da vida do centro humano prosseguirá aceleradamente e esta é a razão porque tantas pessoas (como aludi antes) receberão a primeira iniciação. Os estudantes costumam esquecer que a primeira iniciação pode ser descrita, na verdade, como:

a) A fundamentação ou exteriorização do princípio Crístico na humanidade como um todo e no plano físico.

b) O florescimento da inteligência, podendo assim o iniciado trabalhar poderosamente no plano mental e a própria humanidade ser elevada e daí auxiliada na totalidade.

c) A vinda à atividade do centro da garganta e (porque o terceiro raio é intimamente ligado ao primeiro raio) a primeira débil orientação do homem espiritual em direção a Shambala poderá ter lugar, tornando-se mais e mais intensificada e pronunciada ao tempo da terceira iniciação. Gostaria de apontar aqui as correspondências numéricas:

1 - O terceiro grande centro mundial - humanidade.

2 - A atividade do terceiro raio - inteligência ativa.

3 - A terceira iniciação que marca a consumação da 1a., como a 4ª. iniciação marca a consumação da segunda, e a quinta a da terceira.

4 - O terceiro centro maior - o centro da garganta.

5 - A terceira raça - a ariana, ao expressar a primeira raça estritamente humana, a lemuriana.

6 - O terceiro plano - o físico, o reflexo do terceiro plano superior, o átmico.

7 - O terceiro veículo periódico: - a personalidade.

8 - O terceiro aspecto divino - inteligência.

9 - O terceiro grau do mensageiro divino - Hércules.

10- A Vida sustentadora, o terceiro Solou exterior - o sol físico.

Estas são algumas das correspondências que é útil termos em mente por revelarem qualidade divina, intenção espiritual e objetivos universais.

Durante a Era Aquariana e durante um terço de sua expressão, isto é, durante o primeiro decanato, esotericamente considerado, a vitalização do centro humano (considerado espiritualmente) e em relação ao Plano e ao firme crescimento da ampla atividade criativa, será vista de maneira crescente tanto no indivíduo quanto na raça. Isto será devido ao trabalho e influência de Saturno, que é governado pelo terceiro raio. Este planeta é o planeta da oportunidade, do discipulado e do teste, e a raça pode esperar por uma crescente expressão da atividade Saturnina à medida que essa grande Vida divina continue Sua tarefa benéfica.

A segunda iniciação está intimamente relacionada à Hierarquia como um centro planetário e à atividade do segundo raio. Esta iniciação produz no iniciado um sentido cada vez maior de relacionamentos, de unidade básica com tudo que respira, e um reconhecimento da Vida Una que levará finalmente àquele estado de fraternidade manifestada, que é a meta da Era Aquariana trazer à existência. Este centro maior, a Hierarquia, traz a focalizada vida do amor para apoiar a humanidade, e é este amor básico que o segundo decanato de Aquário - governado como é, por Mercúrio - trará à manifestação. Mercúrio, o mensageiro dos Deuses (isto é, da Hierarquia de almas), leva sempre a mensagem do amor e estabelece um inquebrantável inter-relacionamento entre os dois grandes centros planetários, a Hierarquia e a Humanidade.

Tendes novamente nesta conexão certas correspondências numéricas fundamentais que estão baseadas na vinda à atividade de um centro cardíaco desperto na raça. Este é o segundo grande centro no indivíduo e está situado acima do diafragma, e através dele a Hierarquia pode alcançar toda a humanidade e, ao mesmo tempo, os reinos sub-humanos.

1 - O segundo centro planetário - a Hierarquia.

2 - A atividade do segundo raio - amor-sabedoria.

3 - A segunda iniciação, que relaciona o plexo solar ao coração, a humanidade à Hierarquia, e os raios egóico e da personalidade ao segundo, que sempre está basicamente em manifestação.

4 - O centro do segundo raio - o centro cardíaco.

5 - A segunda raça (atlante) ao culminar na quarta, a raça seguinte.

6 - O segundo plano - o plano astral. Este é o reflexo do segundo plano superior.

7 - O segundo veículo periódico - a alma.

8 - O segundo aspecto divino - amor-sabedoria.

9 - O segundo tipo ou grau de Mensageiro - Cristo. Buda.

10 - A Vida sustentadora, o segundo ou Sol subjetivo - o coração do sol.

A todos estes o sexto raio está relacionado como aliado ou subsidiário do segundo.

Neste ciclo mundial pode-se dizer que a ênfase de todo poder espiritual está colocada na Hierarquia que é, presentemente, o intermediário divino, interpretando a vontade de Deus, que é o propósito de Shambala. Ela transmite ou reduz a energia divina para que a utilização segura à Humanidade se torne possível. Fica claro, portanto, porque no segundo decanato de Aquário pode a Hierarquia, como representante de Shambala e com a ajuda de Mercúrio, trazer à manifestação física o Avatar vindouro. Isto se torna possível quando o trabalho do primeiro decanato esteja concluído e quando Shambala tenha liberado e finalmente reorientado as energias do terceiro grande centro, o da Humanidade. Esta liberação e reajustamento levam à expressão criativa e renovada vida espiritual. Um alinhamento planetário pode ter lugar, e este é um objetivo planejado para o qual a Hierarquia se prepara e para o qual o Próprio Avatar está se preparando em Shambala.

A terceira iniciação está conectada com Shambala como centro planetário e com a atividade do primeiro raio. Deve ser lembrado ser esta a primeira iniciação na qual personalidade e alma são unidas e fundidas de maneira a que os dois aspectos formem uma unidade. Quando esta iniciação tiver ocorrido, acontecerá que pela primeira vez alguma de suas implicações grupais mais amplas se tornarão realidade e daí em diante constituirão o impulso motivador da vida do iniciado. A aspiração termina e tem lugar a mais intensa convicção. É interessante notar também que agora Vênus entra em controle no terceiro decanato da Era Aquariana. Vênus é reconhecida esotericamente como aquela força misteriosa que é a mistura de amor e sabedoria, de inteligência e síntese, e de compreensão e fraternidade. Dentro da própria Hierarquia os dois grandes Mensageiros que personificaram a energia dual venusiana foram Buda e Cristo. O Mensageiro Que virá mais tarde e expressará o impulso de Shambala para a síntese, a aspiração hierárquica pelo amor e o desejo da humanidade pela atividade inteligente, combinada com poder, reunirá todos em Si Mesmo. Todas essas qualidades se concentração n'Ele, além de outra qualidade ou princípio divino do qual a raça dos homens, todavia, nada sabe e para o qual ainda não há nome. Será um grande e potente Avatar e não está, absolutamente, segundo a linha da nossa humanidade.

As correspondências numéricas poderão ser percebidas como segue, lembrando-se que a terceira iniciação é, na realidade, a primeira iniciação da alma, após completa identificação com a personalidade dentro da vida e consciência da Mônada, o Uno e o Primeiro:

1 - O primeiro centro planetário - Shambala.

2 - A atividade do primeiro raio - vontade ou poder.

3 - A terceira iniciação, que é a primeira iniciação da alma, relacionando a base da coluna ao centro da cabeça e a alma à Mônada.

4 - O primeiro centro principal - a cabeça.

5 - A verdadeira primeira raça divina - a raça final.

6 - O terceiro plano, que é em realidade o primeiro plano da consciência da alma, o reflexo do plano superior, o Logóico.

7 - O primeiro veículo periódico - o monádico.

8 - O primeiro aspecto divino - vontade ou poder.

9 - O primeiro, ou o tipo mais elevado de Mediador - o Avatar vindouro.

10- A Vida sustentadora, o sol espiritual - o sol central espiritual.
Consideraremos agora a tendência dos tipos e das estações no que concerne aos raios:
I
RAIO I - Este raio ainda está fora de manifestação mas começando a trazer efeito decisivo no plano mental; aí ele influencia as mentes dos discípulos em todos os lugares e prepara a cena para o aparecimento de um certo grupo de discípulos de Shambala. Daqui a dois mil anos a influência deste raio será sentida poderosamente no plano físico. Conseqüentemente, em cem anos sua potência será percebida no plano astral.

RAIO II - Este raio está sempre em manifestação subjetiva e muito potente porque é o raio de nosso sistema solar e particularmente agora, no presente, pois a Hierarquia está se aproximando mais intimamente da humanidade em preparação para a "crise do amor" e uma iminente iniciação planetária maior. Atualmente, entretanto, o segundo raio está-se tornando objetivo em sua influência sobre o plano físico. E assim será de maneira crescente nos próximos dois mil e duzentos anos, quando retirar-se-á gradualmente para o segundo plano.

RAIO III - Este raio permanecerá em encarnação objetiva, do ponto de vista humano, por um longo período - tão longo que seria inútil antecipar sua influência desvanecedora. Este centro planetário, que é a própria Humanidade, necessita ainda da aplicação intensa dessas forças para, assim, estimular até os "mais inferiores filhos dos homens".

RAIO IV - Este raio, como sabeis, começará a entrar em encarnação no princípio do próximo século (XXI) e - em colaboração com a influência fomentadora de Saturno - levará muitos ao caminho do discipulado. Quando a peculiar energia, à qual damos o nome, de certo modo insatisfatório, de "harmonia através do conflito" e as forças daquele planeta, que estabelecem oportunidade para o aspirante, estiverem trabalhando em combinação e numa síntese ordenada, então poderemos esperar por um ajustamento bem rápido nos assuntos humanos, particularmente em conexão com o Caminho. Este quarto raio é, em última análise, o raio que ensina a arte de viver com a finalidade de produzir uma síntese de beleza. Não há beleza sem unidade, sem idealismo concretizado e sem o desabrochar simétrico resultante. Este não é o raio da arte, como tão freqüentemente alegado, mas a energia que traz à realização a beleza daquelas formas vivas que personalizam idéias e os ideais procurando expressão imediata. Muitas pessoas afirmam ser do sexto raio porque sonham com a expressiva vida artística. Como disse antes, a arte criativa expressa-se em todos os raios.

RAIO V - Este raio tem estado em manifestação por quase setenta anos. Passará (por arranjo único e especial) em mais cinqüenta anos, interrompendo assim seu próprio ciclo normal porque julgou-se que o impulso especial necessitado fora adequado e o ímpeto dado ao "espírito humano de pesquisa" tenha servido seu propósito. Qualquer intensificação maior dos processos mentais agora (exceto através do efeito geral penetrante do terceiro raio) mostrar-se-ia desastroso. Os ciclos de raio são geralmente fixos e determinados, mas, em colaboração mútua e por causa da iminente Crise espiritual da Aproximação, o Senhor do Quinto Raio e o Senhor do Mundo decidiram retirar temporariamente este tipo de força. Levará cerca de cinqüenta anos para o realizarem.

RAIO VI - Este raio está saindo de manifestação há já algum tempo, como sabeis, e continuará assim com crescente rapidez.

RAIO VII - Este raio está agora vindo à manifestação; pouco há aqui para acrescentar à massa de informações que já vos dei neste tratado e em outros livros meus.

Um ponto de interesse mas de nenhuma urgência especial para vós é que os Senhores dos Raios, através de Seus Representantes planetários, constituem um corpo de Forças dirigentes em colaboração com o Senhor do Mundo em Shambala. Sua competência é consultora e orientadora mas não autoritária. Isto pode ser considerado por alguns de vós como a mais interessante informação neste livro. Se é essa vossa atitude, então apenas mostra vosso despreparo para o ensinamento verdadeiramente esotérico. Os estudantes necessitam de um maior senso de reais valores dirigentes e senso de proporção espiritual. Fatos planetários e fatos solares (sob cujo título o item de informação acima bem poderia ser colocado) podem estimular vossa imaginação e alargar vosso horizonte; para aspirantes e discípulos isso é de maior valor. Toda informação e acontecimentos em conexão com Shambala são sempre excitantes ao neófito que está pronto a esquecer que deve tornar seu contato com a Hierarquia mais familiar antes que a percepção verdadeira e relacionada seja sua.

Gostaria que estudásseis a tabulação que vos dei em Iniciação, Humana e Solar, e que encontrareis no apêndice do primeiro volume de Um Tratado sobre os Sete Raios. Insiro-a aqui para aqueles que não tenham cópia do primeiro volume do Tratado, e cuja atenção será novamente voltada da magnitude do Macrocosmo para a responsabilidade do microcosmo.

DISCIPULADO E OS RAIOS

1º Raio, Força, Energia, Ação - O Ocultista.
2º Raio, Consciência, Expansão, Iniciação - O Verdadeiro Psíquico.
3º Raio, Adaptação, Desenvolvimento, Evolução - O Mago.
4º Raio, Vibração, Resposta, Expressão - O Artista.
5º Raio, Mentalização, Conhecimento, Ciência - O Cientista.
6º Raio, Devoção, Abstração, Idealismo - O Devoto.
7º Raio, Encantamento, Magia, Ritual - O Ritualista.

Na Era Aquariana, como resultado da combinação existente de influências de raio, a humanidade entrará em uma expansão de consciência que lhe revelará relações grupais em lugar de seus relacionamentos individuais e auto-centrados. Lembro-vos que Aquário é encontrado na metade superior do círculo zodiacal e está exatamente em oposição a Leo, que é encontrado na metade inferior. Leo é o signo do desabrochar individual, e do eu como auto-afirmativo. Este signo altamente individualizado consuma-se em Aquário, no qual o indivíduo encontra plena expressão por meio do grupo, passando do serviço para si mesmo e expressão de si mesmo como personalidade, ao serviço do grupo e de uma crescente expressão da Hierarquia da qual ele, firmemente, se aproxima cada vez mais. Para esse fim, as influências de raio serão, crescente e firmemente, dirigidas. A humanidade alcançou um estágio no qual o sentido de individualidade está emergindo rapidamente. Em todos os campos de expressão humana, homens e mulheres estão se tornando, decisivamente, auto-afirmativos. O Velho Comentário refere-se simbolicamente a isto nas seguintes palavras:

"O Leão começa a rugir. Ele se precipita para frente e, em seu anseio para viver, manipula a destruição. Então, novamente, ele ruge e - precipitando-se para a corrente da vida - bebe profundamente. Assim, tendo bebido, a magia das águas age. Ele permanece transformado. O Leão desaparece e aquele que carrega o aquário aparece e dá começo à sua missão".

Os que têm visão podem ver isto acontecendo hoje em toda parte. O carregador de água (um outro nome para o servidor mundial) está dando início à sua tarefa auto-proposta. Daí o ancorar na terra do Novo Grupo de Servidores Mundiais, cujos representantes são encontrados em todos os países e em toda grande cidade. Isto, lembro-vos, teve lugar sem exceção em todos os diferentes raios; expressam muitos pontos de vista; seu campo de serviço é amplamente diversificado e suas técnicas tão diversas que, em alguns casos, para a pessoa de mentalidade tacanha, não é fácil compreender. Mas, revertendo à linguagem do simbolismo, todos carregam ao ombro o cântaro contendo a água da vida, e todos emitirão a luz, de alguma maneira, através de seu ambiente.

A vós, que viveis e trabalhais neste período intermediário e neste ciclo de transição, com todo o caos e revolta exteriores resultantes, é dada a tarefa de expressar firmeza, serviço e sacrifício. Essas são as três palavras que vos dou. Não tenho nenhuma informação espetacular para vós, como tem sido o caso algumas vezes. Muito, nessa informação atraente e recente, pode levar à entranhada insensibilidade. Necessitais absorver e agir conforme a informação que já tendes, antes que desperte em vós aquela ânsia básica de mais luz, que exige resposta daqueles de nós que trabalhamos dentro dos limites da Hierarquia. Por essa ânsia, esperamos pacientemente


Início