Ajudar a Preparar o Mundo para a Era Vindoura

Provavelmente muitos de nós estamos de acordo em que vivemos num momento decisivo na história humana. Grandes decisões deverão ser tomadas, disse Alice Bailey, se quisermos que a humanidade ingresse numa nova era de colaboração e de corretas relações humanas, ou então, os grupos materialistas consolidem seu controle. A compreensão de que o resultado desta decisão tem de ser conseguida pela humanidade na sua totalidade, e não deixado a cargo dos poderes institucionais e dos governos, pode bem estar por trás do notável florescimento das iniciativas das classes populares que trabalham para mobilizar a opinião pública, dentro de uma ampla gama de temas na atualidade. Todos os esforços populares encontram a sua fonte de poder espiritual no reconhecimento do valor do indivíduo e o fato da humanidade una, como expressou Alice Bailey.

A crise financeira global que se precipitou faz um ano continua causando dificuldades às nações e governos em todo o mundo. O sofrimento que isto está ocasionando, assim como a injusta distribuição dos recursos financeiros, são bem documentados pelos meios de comunicação e é a origem de uma profunda preocupação para todas as pessoas de boa vontade. Entretanto, o panorama esotérico mundial oferece uma visão única dos acontecimentos no plano externo da vida, ao vinculá-los com as suas causas subjetivas. Assim, a antiga lei espiritual - a energia segue o pensamento ou se adapta a ele - pode iluminar tanto a causa como a cura dos problemas humanos.

A decisão a adotar pela humanidade, em relação à luta entre as corretas relações humanas e o materialismo egoísta, ainda não foi determinada. Entretanto, sabemos que, seja qual for a decisão, a nova era revelará a natureza das relações grupais de tal maneira que a antiga trivialidade “unidos permanecemos, divididos fracassamos” será inegável. É próprio da natureza humana desejar obter uma decisão rápida e um juízo claro e decisivo sobre o futuro. Mas, é da natureza da evolução da consciência que tais decisões requeiram tempo e sustentada vontade para o bem para serem precipitadas. Esta compreensão não deveria nos frustrar, mas sim ressaltar a necessidade que cada pessoa pensante de boa vontade contribua com um resultado que sirva ao bem comum.

O ensinamento da Sabedoria Eterna tem um conceito denominado “a nuvem de coisas conhecíveis”. Esta nuvem é, essencialmente, um grande reservatório no plano mental que contém os iminentes reconhecimentos que a consciência humana está preparada para receber. Esta nuvem, disse Alice Bailey, indica o surgimento daquilo que é novo e melhor e progressivamente correto. Mas, a sua “condensação” tem de ser atraída por uma considerável súplica invocadora de toda a família humana. Ela pode ser obstruída pelos ideais condicionantes e pelas formas mentais que, se não forem combatidos, se convertem numa “nuvem obscura e ameaçadora”, que oculta o reconhecimento de uma nova e melhor forma de vida.

Existem muitas maneiras através das quais as pessoas espiritualmente orientadas podem contribuir para a necessária transformação da consciência que revelará esta nova forma. Para começar, é necessário admitir um rigoroso exame dos nossos desejos e aspirações. Duas meditações estão disponíveis para todos que queiram se unir na reorientação do pensamento humano. Uma se enfoca na utilização e potencial espiritual do dinheiro {utilização e potencial espiritual do dinheiro} como um “meio de distribuição amorosa”, revelando o dinheiro como a energia espiritual que está destinada a ser. A outra se relaciona com o papel crucial que a capacidade de compartilhar tem nos planos do Cristo, o Instrutor Mundial, de retornar a uma presença ativa na Terra {retornar a uma presença ativa na Terra} para preparar a humanidade para o passo seguinte na sua evolução espiritual.

A regeneração do dinheiro no mundo e sua reorientação como recurso para o trabalho da Hierarquia espiritual é a tarefa mais difícil assumida em qualquer época, mas as condições criadas pela crise financeira podem, de fato, apresentar um momento oportuno para a mudança. Este é um momento em que as suposições e formas de vida materialistas estão sendo sacudidas de suas formas cristalizadas de egoísmo e separatismo. Existe um “novo materialismo” que será estabelecido pelos pioneiros nos entrantes valores aquarianos - um materialismo por meio do qual os abundantes recursos físicos, bens e serviços, com os quais o planeta foi dotado, são compartilhados e distribuídos com igualdade e justiça, e a faculdade inventiva da inteligência humana é dirigida a enriquecer a qualidade de vida para todos na Terra.

Para fazer esta mudança requer-se uma transformação da consciência, e isto é possível porque a mente humana tem acesso a uma reserva superior de luz, sabedoria e poder espiritual. O pensamento enfocado de grande quantidade de pessoas que possam sentir, mesmo que seja remotamente, essa reserva, essa nuvem que espera se precipitar nas mentes e cérebros, pode ajudar a sustentar os líderes e servidores dedicados que estão ativamente comprometidos na resolução dos problemas humanos. Por meio deste tipo de meditação pode-se lançar luz sobre os problemas que foram criados pela humanidade e que, portanto, tem a capacidade de resolvê-los.

Outras formas de ajudar esta transformação encontram-se no sítio Internet de Lucis Trust em inglês e outros idiomas (www.lucistrust.org) {www.lucistrust.org}, que serve como centro de recursos para o grupo esotérico mundial. (Lucis Trust)

Início