O Anjo Solar
por John Nash

"Você, uma alma em encarnação, está consciente do fato - subjetiva e vagamente sentido - do seu verdadeiro Eu, o Anjo solar, que é o Anjo da Presença." (1) Com este comentário enigmático o Tibetano resume uma grande verdade cujo significado nós estamos apenas começando a compreender. Quem ou o que é o Anjo Solar ou Anjo da Presença? Qual é a nossa relação com ele? De onde vem o Anjo Solar, e qual é o seu destino? Estas são apenas algumas das perguntas que nos desafiam, à medida que exploramos a complexidade e grandiosidade da constituição humana. No entanto, muita informação está disponível, e já não precisamos de nos livrar do problema com afirmações vagas que o Anjo Solar é simplesmente outro nome para a alma ou o eu superior.

A questão é nebulosa, talvez ocultada pela terminologia, como parte de uma cortina. “Além de "Anjo Solar" e "Anjo da Presença", o Tibetano frequentemente refere-se ao Ego, a Alma Influente, ou a Alma em Seu Próprio Nível". Ocasionalmente, ele usa outros termos, tais como: Pensador, Senhor Solar, Manasadeva (do sânscrito "Deva da Mente"); (2) o Vigilante, a Esfera de Fogo, o Lótus; (3) o Princípio Crístico, Agnishvatta (um tipo de deva do fogo); (4) Filho de Deus; (5) Filho da Mente, Manasaputra (literalmente "Filhos Nascidos da Mente"); (6) e Senhor da Chama. (7) Helena Blavatsky menciona "Anjos Solares" duas vezes em A Doutrina Secreta, mas mais frequentemente usa o termo Manasaputras. Ela também se refere a Filhos da Sabedoria; (8) Senhores da Perseverante e Incessante Devoção; (9) Brahmaputras ("Filhos de Brahma"), e B'ne-Aleim (do Hebraico "filhos de Deus"). (10)

Alguns destes termos são mais abrangentes do que outros. Por exemplo, "Senhores da Chama" inclui os Kumaras muito mais evoluídos que compõem o círculo interno do Conselho Planetário. Mas, nos contextos citados, todos significam "Anjo Solar", e todos os termos podem ser traduzidos aproximadamente por "alma". No entanto, "alma" é um termo ambíguo, ao passo que "Anjo Solar" tem um significado definido. Como veremos, é mais fácil definir a alma em relação ao Anjo Solar, do que o inverso.

Alma e Anjo Solar

"Alma" ou "eu superior" significam coisas diferentes para diferentes pessoas - ou pelo menos diferentes filósofos. De uma perspectiva, habitualmente identificada com Platão, a alma é o eterno "eu real", o arquétipo perfeito, do qual a vida física ou personalidade, não é mais que uma sombra imperfeita. De outra perspectiva, muitas vezes atribuída a Aristóteles, a alma emerge da vida física; a alma é o aspecto efêmero de um ser humano ou outro organismo vivo, mas está firmemente enraizada na existência física. O modelo aristotélico influenciou fortemente a teologia tradicional cristã e, ainda mais fortemente, no comentário religioso materialista moderno da alma. (11) As duas perspectivas, à primeira vista conflitantes, revelam-se complementares, e na sua síntese, podemos obter um maior conhecimento sobre o que geralmente chamamos "a alma."

O Tibetano distingue a "alma humana" do Anjo Solar. A primeira, próxima do modelo aristotélico, reflete a sabedoria acumulada de muitas vidas e, em particular, a crescente consciência de uma realidade superior. A partir do começo quase imperceptível no homem primitivo, a alma humana emerge da vida dos veículos inferiores. À medida que a consciência se expande, a alma começa a formar-se à volta da unidade mental, que está localizada no quarto subplano mental. Quando os três veículos inferiores se integram em uma personalidade funcional, sob controle mental, a alma humana adquire coerência definitiva e permanência.

Em algum momento, como indicado na citação de abertura, a alma humana começa a reconhecer a existência do Anjo Solar que zela por ela. Em contraste com a alma humana emergente, o Anjo Solar já tem a permanência e estabilidade do arquétipo platônico. Durante milhões de anos, ele tem influenciado nossa natureza inferior:

O grande Anjo Solar, Que encarna o homem real e é a sua expressão no plano da mente superior, é, literalmente, seu divino antepassado, o "Vigilante" Que, através de longos ciclos de encarnação, precipitou-Se em sacrifício, para que o homem pudesse SER. [Ênfase no original]. (12)

Durante incontáveis encarnações, o Anjo Solar tem servido como "o meio de expressão para a Mônada ou espírito puro, da mesma forma que a personalidade o é para o Ego no nível mais baixo." Mas sua relação com o homem teve um começo e também terá um fim:

Do ponto de vista do homem nos três mundos, este Ego, ou Senhor Solar, é eterno; ele persiste por todo o ciclo de encarnações, da mesma maneira que a personalidade persiste durante o diminuto ciclo de vida física. Apesar disso, este período de existência é apenas relativamente permanente, e chega o dia em que a vida que se expressa por meio do Ego, do Pensador, do Senhor Solar ou Manasadeva, procura se desprender até desta limitação e retornar à fonte da qual emanara originalmente. (13)

A partida definitiva do Anjo Solar, um evento de profundo significado para cada entidade humana, será discutida mais tarde. Enquanto isso será útil um passo atrás e analisar algumas outras fontes de informação sobre a alma e Angel Solar.

Os ensinamentos de Blavatsky sobre o Anjo Solar, ou Manasaputra, receberam relativamente pouca atenção, mesmo na Sociedade Teosófica, mas os traços podem ser encontrados nos escritos da Sociedade e suas ramificações. Geoffrey Hodson descreve "o Eu Espiritual tríplice, chamado pelos gregos o Augoeides e frequentemente referido como o Ego." (14) Rudolf Steiner discute o papel do ser angélico que "leva o indivíduo de uma encarnação para a próxima." (15)

O trabalho de Blavatsky, é claro, foi construído sobre os alicerces da filosofia oriental, mas o Anjo Solar tem a sua contrapartida no mistério da tradição ocidental. É conhecido como o Santo Anjo da Guarda, o Gênio Superior, o Vigilante Silencioso, ou a Grande Pessoa. As referências ao Santo Anjo Guardião remontam ao século XIV, mas o Anjo é discutido mais completamente em obras dos membros da Sociedade Hermética da Golden Dawn, uma contemporânea do início da Sociedade Teosófica. Examinar a tradição ocidental é importante na medida em que fornece semelhanças, bem como contrastes com os nossos próprios ensinamentos.

O Anjo Solar também tem sua contrapartida na antiga religião havaiana de Huna. Na filosofia Huna todo mundo tem duas almas, a unihi-pili e o aumakua. A alma superior, o aumakua (literalmente "espírito dos antepassados") sobrevive à morte física para orientar o falecido em sua jornada através do mundo depois da morte. A palavra "Antepassados" muitas vezes refere-se a encarnações anteriores, ao invés de linhagem familiar. O Huna unihi-pili e aumakua podem ser comparados com o Anthropos gnóstico ("o homem") e o Anthropos Filho de Anthropos ("o homem que é o filho do homem").

Hoje, a consciência da existência do Anjo Solar está crescendo, não só entre os estudantes esotéricos, mas também entre outros no movimento da Nova Era. Por exemplo, no popular livro canalizado, Emanuel’s Book Three, encontramos: "Você é humano apenas em parte. A outra parte de você é um anjo." (16) "Quando eu digo que vocês são anjos, isso é exatamente o que eu quero dizer. Eu não estou usando uma metáfora. Não estou usando uma palavra agradável. Estou dizendo o que sei que é verdade. Vocês são Seres de Luz" (17) Lemos também: "Esses anjos estão reunidos para prometer à alma que ela não vai ficar sozinha, e, ao mesmo tempo, desejar a ela uma viagem bem-sucedida" (18) Este livro apareceu no ponto culminante do culto angélico da década de 1990, mas apresenta verdades de valor duradouro para um grande público.

Um obstáculo para a compreensão da natureza e do papel do Anjo Solar - especialmente sob seu nome alternativo, o Santo Anjo da Guarda - é a confusão com o anjo da guarda da imaginação popular. Como aponta o Tibetano, este último é apenas um "pálido reflexo do Anjo da Presença, ou Anjo Solar.” (19)

Nossa compreensão do Anjo Solar foi muito facilitada pelo livro de Torkum Saraydarian, The Solar Angel, (20) uma compilação de seu trabalho anterior sobre o assunto. Saraydarian, um estudante de longa data dos ensinamentos do Tibetano, corajosamente esclareceu alguns conceitos problemáticos, e seu trabalho inspirou grande parte do presente estudo.

A Vinda dos Anjos Solares

Os Anjos solares, como o nome sugere, devem ser considerados cidadãos do sistema solar em vez de qualquer planeta. Somos informados de que suas origens estão no regime mais desenvolvido de Vênus, e que vieram para a Terra há 18 milhões anos, em resposta a um apelo do nosso Logos Planetário. Durante a terceira raça raiz, na antiga Lemúria, o Logos tornou-se preocupado com o nosso progresso evolutivo lento; o homem havia se individualizado, mas mantinha-se "sem mente." Nas palavras de Blavatsky:

Não tinha princípio médio que servisse de elo entre o superior e o inferior - o Homem Espiritual e o cérebro físico - porque não era dotado de Manas. As Mônadas que se encarnaram naquelas CONCHAS vazias permaneceram tão inconscientes como quando se achavam separadas de suas formas e veículos incompletos anteriores. [Ênfase no original] (21)

Os Anjos Solares "estavam em pralaya ... quando chegou a hora de seu reaparecimento em manifestação." (22) A transferência de Vênus ao esquema da Terra foi possível por causa de alinhamentos numéricos favoráveis:

(Sua chegada) ocorreu na terceira raça raiz na quarta ronda. Temos aqui uma analogia entre o quaternário e a Tríade ... A cadeia era a quarta e o globo, o quarto. A quarta cadeia no esquema de Vênus e quarto globo dessa cadeia estiveram intimamente envolvidos na transação. (23)

Os Anjos solares haviam aperfeiçoado manas, ou mente, em um manvantara anterior, mas, por razões cármicas, foram obrigados a tomar forma humana mais uma vez. (24) Chegaram em três ondas. A primeira onda "viu as formas vis" (25) do homem animal e retirou-se, concluindo que o momento não era oportuno para a intervenção. A segunda implantou manas no homem primitivo e, em seguida, retirou-se; mas isto se mostrou insuficiente para acelerar o progresso humano na velocidade desejada. Como explica o Tibetano:

(Os Senhores da Chama) implantaram um germe da mente no ... grupo de homens-animais que estavam prontos para a individualização. Este grupo, por um longo tempo, não foi capaz de expressar-se, e foi mais cuidadosamente nutrido pelos Senhores da Chama, quase chegando ao fracasso. Contudo, na época em que a última sub-raça da raça raiz Lemuriana estava no auge, puseram-se repentinamente na vanguarda da civilização, justificando assim o esforço hierárquico. (26)

A terceira onda de Anjos Solares entrou em relacionamento pessoal com entidades humanas. Por esse tempo, nos é dito, que o homem havia atingido o nível físico, mental, emocional embrionário do "animal domesticado comum" de hoje. Cada Anjo Solar ocupou o plano mental do ser humano a seu cargo, o que se tornou o corpo causal. Daí, ele poderia transpor o abismo entre os veículos mais inferiores e a ainda dormente Tríade Espiritual:

Eles efetuaram a transferência da polarização do átomo inferior da Tríade para o átomo inferior da Personalidade. Mesmo assim, a Chama interior poderia chegar mais baixo do que o terceiro subplano do plano mental... A vida do primeiro Logos precisa estar mesclada com a do segundo Logos e baseada na atividade do terceiro Logos. (27)

O principal objetivo dos Anjos Solares era acelerar o nosso desenvolvimento mental. Os termos "Senhores da Chama" e "Esfera de Fogo" são oportunos, pois o fogo é o símbolo do plano mental. Devemos também observar que, embora os Anjos Solares tivessem vindo durante a 3ª raça raiz e a 4ª ronda, seu trabalho era para se preparar para o florescimento de manas na presente 5ª raça raiz e, ainda mais, na futura 5ª ronda.

A chegada dos Anjos Solares traria benefícios profundos de longo prazo, mas o seu efeito de curto prazo era um severo choque para a corrente de vida humana nascente:

O advento dos Senhores da Chama, a tempestade elétrica, que inaugurou o período do homem, distingue-se pelos desastres, caos e a destruição de muitos no terceiro reino da natureza. A centelha da mente foi implantada e a força de sua vibração e o efeito imediato de sua presença causaram a morte da forma animal, produzindo, assim, a possibilidade imediata dos corpos causais recém-revitalizados vibrarem com tal propósito que veículos físicos novos fossem tomados. (28)

Contato com o Anjo Solar

O Anjo Solar direciona a vida da Mônada para o eu inferior, respondendo às necessidades cármicas e orquestrando uma sequência de encarnações através das quais o indivíduo pode adquirir experiência evolutiva. O ponto de ligação do Anjo Solar para o ser humano é o corpo causal. Ele liga o átomo mental permanente no primeiro subplano com a unidade mental no quarto. Entre esses subplanos está o grande abismo que nos tem dividido, desde o nosso início como seres humanos, e que eventualmente procuramos estabelecer pontes construindo o antahkarana.

O corpo causal é uma envoltura que contém os átomos permanentes astral e físico e a unidade mental. É o menor veículo a sobreviver de uma encarnação à próxima, e através dos três átomos permanentes (por conveniência tratamos a unidade mental como tal) serve para preservar a essência das experiências de sucessivas encarnações. Antes do nascimento físico, a vida flui do corpo causal aos planos inferiores - mental, astral e físico - energizando os átomos permanentes e impulsionando os devas desses planos à ação para construir a nova forma a encarnar. (29) No final dessa encarnação, a vida é retirada dos veículos inferiores, e os átomos permanentes são enriquecidos com o que foi aprendido.

Durante milhões de anos, o eu inferior não é consciente da existência do Anjo Solar. Por seu lado, o Anjo olha para o ser que está a seu cargo, como uma ninhada de galinha sobre o seu ovo, esperando o primeiro movimento de consciência que possa dar origem a contato mais definido. Nas palavras do Tibetano, o Anjo Solar "está em meditação profunda durante a maior parte do ciclo de vida de qualquer indivíduo, e apenas quando certa medida de integração da personalidade está estabelecida é que a atenção da alma é retirada de suas próprias considerações interiores e assuntos egoicos para os de sua sombra." (30)

As técnicas para desenvolver contato com o Anjo Solar podem ser encontradas em muitos sistemas esotéricos, mesmo que o conceito do Anjo Solar não seja bem compreendido. Por exemplo, o livro Doorway to the Soul de Ron Scolastico oferece uma interessante sequência de meditações que poderiam ser usadas até mesmo por pessoas com treinamento esotérico mínimo. (31) À medida que o indivíduo invoca o seu Solar Angel, o Anjo responde, no início esporadicamente e depois de forma mais contínua. O iniciado da Golden Dawn, Israel Regardie fornece uma eloquente descrição do processo:

A morada eterna do Eu Superior é o Paraíso do Éden, o santuário celestial, que está sempre protegido do caos pela espada flamejante dos Querubins... A partir desse reduto espiritual distante olha fixamente abaixo seu veículo, o homem inferior, desenvolto com o objetivo de dotá-lo com experiência - sem envolver em suas lutas ou tribulações, mas, de outro ponto de vista, sofrendo agudamente com isso... Raramente o Gênio deixa seu palácio das estrelas, exceto quando, voluntariamente, o eu inferior se abre ao superior por um ato de sincera aspiração ou abnegação, o que por si só torna possível a descida da Luz dentro de nossos corações e mentes. (32)

O Tibetano faz uma observação semelhante e passa a enfatizar a necessidade de uma resposta recíproca na construção do antahkarana. Ele nos diz que, “enquanto vive sua própria vida no seu próprio nível de consciência,” o Anjo Solar “não está sempre consciente de sua sombra, a personalidade, nos três mundos. Quando o antahkarana está sendo construído, esta consciência tem de estar presente lado a lado com a intenção da personalidade.” (33)

Alguns tipos de serviço só podem ser realizados com a participação do Anjo Solar. Por exemplo, o Tibetano explica que a prática da magia branca requer recursos do Anjo:

Somente o Anjo solar pode realizar o trabalho do mago branco, que ele efetua por meio do controle dos anjos lunares e sua subjugação completa. Eles estão alinhados contra Ele até que, por meio da meditação, aspiração, e controle, Ele os dobra à Sua vontade e eles se tornam seus servidores ... O trabalhador na magia branca utiliza sempre a energia do Anjo Solar para realizar seus fins. O irmão da obscuridade trabalha por meio da força inata dos senhores lunares, que são aliados na natureza a tudo o que é objetivo. (34)

Da mesma forma, ocorre esta aplicação importante da magia, a cura:

O curador que trabalha em um nível superior, e necessariamente, portanto, com um tipo superior de paciente, usa a energia de sua própria alma influente em combinação com a energia de sua alma individualizada, e, assim, a irradia na alma do paciente, por intermédio de ambas as auras. (35)

Se a magia branca requer assistência do Anjo Solar, o ritual mágico também tem sido explorado como um meio de invocar o Anjo. O ritual mais famoso para este propósito foi registrado pelo cabalista medieval Abraham o judeu (1362-1460), mas atribui-o a um sábio, Abra-Melin, que alegou ter encontrado no Egito. (36) O que é particularmente significativo sobre o trabalho de Abraham é que, no preâmbulo para o ritual, ele descartou o uso do então costume de elaborados apetrechos mágicos para dar ênfase a uma vida de oração e concentração, semelhante às práticas espirituais dos místicos - ou mesmo para nossas próprias disciplinas esotéricas. No início do Século XX, o ocultista Aleister Crowley adaptou o ritual de Abra-Melin para invocar o que ele chamou de "o conhecimento e conversação do Anjo". Não está claro se Crowley teve sucesso, mas ele afirmou que o papel central do ritual é "a invocação do Santo Anjo da Guarda; ou, na linguagem do misticismo, União com Deus". (37)

Outro ritual para invocar o Anjo Solar, usado pelos membros da Golden Dawn, centra-se na transformação pessoal dos participantes. Curiosamente, ele se refere ao "verdadeiro Eu", uma frase frequentemente usada pelo Tibetano:

Acerca-Te de mim, Tu que és meu verdadeiro Eu: minha Luz, minha Alma... Tu que és coroado de Glória... Invoco-Te. Acerca-Te de mim, meu Senhor: a mim, que sou Teu reflexo vão no imenso mar da Matéria... Sem Ti eu não sou nada; em Ti eu Sou o Todo existente em Tua Individualidade para a eternidade. (38)

No entanto, outro ritual inclui esta afirmação de sacrifício pessoal e de sacrifício e coragem:

Que a influência dos teus seres divinos desça sobre minha cabeça, e me ensine o valor do autossacrifício para que eu não me acovarde na hora da prova, mas que, assim, o meu nome seja escrito no céu e meu espírito permaneça na presença do Santíssimo. Nessa hora em que o Filho do Homem é invocado diante do Senhor dos Espíritos e seu Nome diante do Ancião dos Dias. (39)

Conclusão dos trabalhos do Anjo Solar

Os Anjos Solares foram chamados "para servirem como intermediários entre os aspectos superiores e inferiores" da entidade humana e, especificamente para promover o desenvolvimento de manas. Durante o longo período desse desenvolvimento cada Anjo Solar supervisiona a evolução mental a seu cargo, atuando como um agente da Mônada. Ele continua a executar esta tarefa até que a alma humana possa assumir as responsabilidades do Anjo.

A atribuição do Anjo Solar é realizada quando a alma humana tenha se tornado em um eficaz "princípio mediador" e tenha demonstrado sua competência e vontade de assumir a responsabilidade pela entidade da qual faz parte. Demonstramos essa competência e vontade por meio da transcendência dos valores do nível da personalidade, compromisso com o crescimento espiritual, capacidade de resposta ao propósito divino, e serviço. No processo, construímos o antahkarana que serve como seu próprio meio de comunicação consciente entre o superior e o inferior.

A nossa fase de desenvolvimento se reflete na forma do corpo causal. O corpo causal se assemelha a um cálice ou flor de Lótus e, por essa razão, é muitas vezes referido como o Lótus Egoico. O Tibetano nos diz que é "algo de rara beleza, pulsando com a vida e radiante com todas as cores do arco-íris." (40) Tem doze pétalas, dispostas em quatro camadas concêntricas de três. A camada externa é referida como as "pétalas do conhecimento", o próximo nível, as "pétalas do amor", e o terceiro nível, o "sacrifício", ou "pétalas da vontade". O "conjunto central de três pétalas estreitamente fechadas" contém o "Joia no Lótus", a porta de entrada, por assim dizer, para a consciência do Anjo Solar.

Inicialmente, as pétalas de lótus estão todas fechadas, como em um botão. Mas, à medida que a entidade se desenvolve, as pétalas se abrem, aos poucos revelando a vida, a beleza e o brilho da Joia. O Tibetano explica que a abertura da segunda fileira é particularmente significativa em termos da manifestação do Anjo Solar:

Com o tempo outra corrente de energia emana da segunda camada de pétalas, quando em atividade; esta segunda camada é peculiarmente instintiva com a vida e a qualidade do Manasaputra em manifestação. A segunda camada de pétalas em qualquer lótus egoico é a que nos dá a chave para a natureza do Anjo Solar, assim como a camada exterior representa - para a visão interna do Adepto - a pista para o ponto de evolução da personalidade. (41)

A transferência da responsabilidade do Anjo Solar para a alma humana ocorre quando o indivíduo está no caminho iniciático e se completa na quarta iniciação. O corpo causal serviu a seu propósito e é destruído. E o Anjo parte para continuar a sua própria evolução superior:

Quando a quarta iniciação for alcançada, o trabalho de destruição estará terminado, o anjo solar retornará ao seu lugar, tendo cumprido a sua função, e as vidas solares procurarão seu ponto de emanação. A vida dentro da forma sobe, então, em triunfo para o coração de seu "Pai no Céu", assim como a vida dentro do corpo físico, no momento da morte, busca sua fonte, o Ego. (42)

A destruição do corpo causal é comparada à "Destruição do Templo de Salomão, através da retirada da Shekinah." Recordando as palavras bíblicas: "Nosso Deus é um fogo consumidor", explica o Tibetano:

Aquela estrutura construída pelo conhecimento (o corpo causal ou Templo de Salomão) é também destruída pelo fogo consumidor. Esse fogo consome a esplendorosa prisão que o homem erigiu por muitas encarnações, e liberta a divina luz interior. (43)

Com a retirada do Anjo Solar, a alma humana, agora com poderes é "levada à Presença desse aspecto de Si mesmo que é chamado de "Seu Pai no Céu." É colocada face a face com sua própria Mônada, essa essência espiritual pura no plano mais elevado, uno que é a seu Ego ou eu superior o que o ego é a personalidade ou eu inferior". O Tibetano elabora assim:

O anjo solar, até então constatado retirou-se, e a forma pela qual ele funcionou (o corpo egoico ou causal) se foi, nada deixando, a não ser o amor-sabedoria e aquela vontade dinâmica que é a principal característica do Espírito. O ser inferior serviu aos propósitos do Ego, que dele se descartou; da mesma forma o Ego serviu aos propósitos da Mônada e não é mais necessário, e o iniciado fica livre de ambos, totalmente liberado e capaz de entrar em contato com a Mônada, como anteriormente ele aprendera a entrar em contato com o Ego. (44)

O Eu "Real"

A parte mais intrigante da citação no início deste ensaio - e a que mais desafia a nossa compreensão é a afirmação de que o Anjo Solar é "seu Eu real." [Grifo nosso] O que isso significa? O Anjo Solar sou "eu", ou é uma entidade distinta que me influencia, como o Cristo influenciou o Mestre Jesus? Parte da resposta foi fornecida por Blavatsky:

Os Manasa-putras... criaram, ou melhor, produziram, o homem que pensa, 'o manu' encarnando na humanidade da terceira Raça de nossa Ronda. É Manas, portanto, que é a encarnação real e Ego Espiritual permanente, a INDIVIDUALIDADE, e nossas diversas e inúmeras personalidades apenas suas máscaras externas. [Ênfase no original] (45)

Ou seja, nós não poderíamos ser chamados de "homens" até que os Anjos Solares se implantassem e, através do envolvimento direto, ativassem manas em nossos ancestrais "irracionais". Por outro lado, os ensinamentos afirmam muitas vezes que esta intervenção ocorreu depois que nossa longa jornada evolutiva começou e que os Anjos Solares partirão antes dela chegar ao fim. A questão da identidade, portanto, permanece sem resposta.

Entretanto, antes de responder a esta pergunta temos de ser claros sobre quem ou o que é que faz a pergunta. Para a maioria de nós, o foco da consciência ainda está na personalidade, que deixa de existir após a morte física. Na verdade, é a consciência dessa impermanência e desejo de uma medida de imortalidade que nos motiva a buscar a realidade superior. A melhor perspectiva de longo prazo certamente seria oferecida pela identificação com a Mônada, mas a Mônada está fora do alcance até a terceira iniciação, e devemos nos agarrar a qualquer coisa intermediária. Podemos dizer que esta coisa é a alma, mas isto nos leva de volta à questão do que queremos dizer com "a alma."

A alma humana cresce a partir da experiência acumulada da encarnação, mas por longas eras tem lhe faltado a coesão, o poder e a capacidade de "fazer a vontade do Pai-Mônada." A alma humana só adquire sua forma definida e sua permanência na primeira iniciação. Como Saraydarian explica: "É no momento da operação do Cetro de Iniciação por Cristo que acontece o nascimento da alma humana. É por isso que a primeira iniciação é chamada de "o nascimento." [Ênfase no original] (46) Enquanto isso, o Anjo Solar serve em seu lugar. Uma função protetora, análoga à de uma mãe para o feto, ou de um regente de um monarca infante. A alma humana, como a criança, eventualmente adquire a capacidade de existência autônoma, e a tarefa do Anjo Solar se move em direção à sua jubilosa conclusão.

A partir da primeira iniciação, a alma humana é atraída cada vez mais - "mais perto do que o ar que você respira" - para o Anjo Solar. Destina-se a consumar o "Casamento Místico" e absorver a vida, a energia e a consciência do Anjo. No que diz respeito ao simbolismo do casamento, Saraydarian faz a sugestão interessante que o Anjo Solar assume a polaridade oposta à da personalidade; assim uma personalidade masculina percebe um Anjo Solar do sexo feminino, e vice-versa. (47) A atração resultante fornece motivação adicional para buscar a união com o Anjo.

A consciência do Anjo Solar e a alma humana se fundem em um grau que supera suas diferentes origens, grau este dificilmente entendido por nós em encarnação. Por um tempo eles são realmente um. É claro, nós frequentemente afirmamos que toda a criação é Una, e reconhecemos que o sentido de unidade aumenta à medida que nos elevamos de nosso nível de consciência para reinos onde a separação dos "três mundos" é desconhecida. Mas a união do Anjo Solar e alma humana é íntima, mesmo para os padrões dos planos superiores.

No entanto, como vimos, o casamento místico não é eterno, e no devido tempo a união se rompe, e a alma humana está sozinha para levar a cabo a missão Monádica. O Anjo Solar prossegue a sua própria evolução superior, mas esperamos que a ligação consciente vá em algum sentido ser preservada e que sempre recordaremos e seremos recordados por nosso irmão mais velho, amigo e benfeitor.

Conclusão

O Anjo Solar se apresenta em uma série de tradições esotéricas, embora os problemas de terminologia prejudique a investigação comparativa, bem como a investigação em nossos próprios ensinamentos. Pode ter havido uma tentativa deliberada, por parte da Hierarquia, para abrandar o estudo do Anjo Solar pelas massas para evitar erros de interpretação do conceito e qualquer consequente sentimento de separatismo interior. Embora a existência do Anjo Solar foi reconhecida no ocidente há mais de 500 anos, esta informação foi muito bem guardada. A disseminação da informação, e os ensinamentos de Blavatsky e do Tibetano, são relativamente recentes, e ampla discussão deste tema é ainda mais recente. No entanto, a partir de exame detalhado de várias fontes, uma imagem coerente e clara emerge do Anjo Solar e sua relação com a personalidade e a alma humana. O presente artigo tem a intenção de estimular mais a discussão e estudo.

Os Anjos solares vieram à Terra durante a terceira raça raiz, depois que nossa jornada evolutiva começou. O Logos Planetário estava preocupado que a humanidade falhasse em satisfazer o conjunto de cronogramas para o desenvolvimento manásico durante as raças raízes restantes. Uma iniciativa anterior, em que as sementes de manas, ou mente, foram implantadas no homem primitivo, tinha sido apenas parcialmente bem sucedida. Em um grande ato de sacrifício, os Anjos Solares concordaram em entrar em relação individual, pessoalmente, com as Mônadas humanas. Cada Anjo Solar comprometeu-se a cuidar de um ser humano a seu cargo e ajudar a acelerar o nosso desenvolvimento. Como resultado, adquirimos o potencial para alcançar as expectativas do Logos.

A tarefa atribuída a cada Anjo Solar era ajudar a Mônada humana a se expressar através de manas. O Anjo proveu o "princípio médio" que liga a Mônada e o eu inferior. E foi confiado a nutrir a alma humana desde o seu estado embrionário à plena autonomia funcional. A alma humana se expande em consciência como resultado da experiência da encarnação, a integração da personalidade, do diálogo invocativo com o Anjo Solar, e construção do antahkarana. À medida que a alma humana adquire poder e demonstra o compromisso com a missão da sua própria Mônada, a atribuição do Anjo Solar se aproxima do fim.

O Anjo Solar conserva a sua própria identidade ao longo de sua longa associação conosco. Mas durante essa associação, o Anjo compartilha sua energia, vida e consciência conosco, influenciando o eu inferior, com um grau de intimidade além da nossa compreensão. Essa intimidade aumenta ainda mais na medida em que a alma humana começa a tomar forma definitiva, levando até o simbólico "casamento místico". Mas apenas quando a união parece completa, o Anjo Solar começa a se retirar. Finalmente, na quarta iniciação, o Anjo retira-se, depois de ter cumprido a sua promessa com o Logos planetário e conosco.

A quarta iniciação é um dos marcos mais importantes da nossa jornada evolutiva. No entanto, como numerosos casos deixam claro, não é uma ocasião de alegria pura. Além da dor associada com o sacrifício da natureza inferior, só podemos imaginar a perda dolorosa causada pela saída do Anjo Solar. Quando chegar a nossa vez, certamente vamos gritar, como fez o Grande Iniciado: "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste."

_______________________

1. Alice A. Bailey. Discipleship in the New Age, I. Lucis, 1944, p. 390
2. Alice A. Bailey. Initiation, Human and Solar. Lucis, 1922, p. 136..
3. Ibid., pp. 115-6.
4. Alice A. Bailey. Education in the New Age. Lucis, 1954, p. 5.
5. Alice A. Bailey. Esoteric Psychology, II. Lucis, 1942, p. 93.
6. Alice A. Bailey. Treatise on Cosmic Fire. Lucis, 1925, p. 198.
7. Ibid., p. 711.
8. Helena P. Blavatsky. The Secret Doctrine, II. Theosophical Publishing House, 1888, p. 18.
9. Ibid, p. 88.
10 .Ibid, pp. 374-5.
11. John Nash. “The Religious, Scientific and Metaphysical Quest for the Soul.” The Beacon, September-October 1990, pp. 330-335.
12. Initiation, Human and Solar, op. cit., p. 115.
13. Initiation, Human and Solar, op. cit., p. 136.
14. Geoffrey Hodson. The Kingdom of the Gods. Theosophical Publishing House, 1952, p. 41.
15. Rudolf Steiner. The Spiritual Hierarchies and the Physical World. Anthroposophic Press, 1909, p. 91.
16. Pat Rodegast and Judith Stanton. Emanuel’s Book III. Bantam, 1994.
17. Ibid, p. 20.
18 .Ibid, p. 44.
19. Esoteric Psychology II, op. cit., p. 357.
20. Torkum Saraydarian. The Solar Angel. Saraydarian Institute, 1990.
21. Secret Doctrine, II, op. cit., p. 80.
22. Treatise on Cosmic Fire, op. cit., p. 701.
23. Ibid., pp. 299-300.
24. Helena P. Blavatsky. The Key to Theosophy. Theosophical Publishing House, 1889, p. 138.
25. Secret Doctrine, II, op.cit., pp. 18-19.
26 .Treatise on Cosmic Fire, op. cit., p. 1147.
27. Alice A. Bailey. Letters on Occult Meditation. Lucis, 1922, p. 30.
28. Treatise on Cosmic Fire, op. cit., p. 425.
29. Geoffrey Hodson, op. cit., pp. 40-46.
30. Discipleship in the New Age, I, op. cit., p. 714.
31. Ron Scolastico. Doorway to the Soul. Scribner, 1995.
32. Israel Regardie. The Golden Dawn. Llewellyn 1937, p. 45.
33. Alice A. Bailey. The Rays and the Initiations. Lucis, 1960, p 488.
34. Treatise on Cosmic Fire, op. cit., p. 996.
35. Alice A. Bailey. Esoteric Healing. Lucis, 1953, p. 644.
36. S. L. MacGregor Mathers (transl.) The Book of the Sacred Magic of Abra-Melin. Kessinger, 1458.
37. Aleister Crowley. Magick. Weiser, 1973, p. 151.
38. Francis King and Stephen Skinner. Techniques of High Magic. Destiny Books, 1976, p. 151.
39. Israel Regardie, op. cit., pp. 239, 264.
40. Initiation, Human and Solar, op, cit., p. 116.
41. Treatise on Cosmic Fire, op. cit., p. 1111.
42. Initiation, Human and Solar, op, cit., p. 137.
43. Letters on Occult Meditation, op. cit., p. 210.
44. Initiation, Human and Solar, op, cit., p. 117.
45 .Key to Theosophy, op. cit., p. 135-6.
46 .Saraydarian, op. cit., p. 144.
47. Saraydarian, op. cit., p. 138.

______
The Beacon, March/April 2001

Início