A Luz da Sabedoria

Deixai que o sábio, despojando-se de suas simulações, se funda com o Uno onipresente; como água na água, éter no éter, chama na chama. A conquista por cima de outras conquistas, a alegria por cima de outras alegrias, a sabedoria por cima de outras sabedorias, permitem afirmar o Eterno. Quando se percebe isto, não há mais nada que ver... o olho da sabedoria contempla a Consciência eterna, a Bem-Aventurança, o Eu. (Sankaracharya, A Joia Superior da Sabedoria).

Durante séculos escreveu-se muito sobre a sabedoria, da qual a essência pode ser resumida como inteligência inundada com amor; porque quando a mente inteligente e o coração amoroso se resumem num só, o eu divino é capaz de fazer notar sua presença através deles. Isto se traduz numa perspectiva universal da vida que se manifesta por meio de corretas relações com o todo e suas partes – numa palavra, HARMONIA.

Talvez estejamos mais familiarizados com o conceito da sabedoria graças à vida do Buda que falou tão lucidamente sobre o sofrimento causado no mundo fenomênico pelo desejo e o apego. A solução, disse, é descobrir dentro de si mesmo a compaixão e o desapego. Animou seus discípulos e seguidores a cultivar essas qualidades para chegar a ser uma “luz a seus próprios pés”. Portanto Buda deixou claro que a sabedoria não é algo que “cai do céu” sobre os escolhidos, por assim dizê-lo, porque subjaz em todos nós em certo grau, ou melhor dizendo, é o resultado do amor da alma transmutando o conhecimento adquirido através de incontáveis vidas de experimentar tanto a dor como o prazer da existência.

Portanto, aqueles que estão despertando para a natureza transitória e vazia da vida sensória se sentem impulsionados a buscar um significado superior por trás das aparências, e isto naturalmente conduz à meditação e à contemplação. Conforme se adquire destreza nesta ciência divina, é revelado lentamente o esquema das ideias armazenadas na Mente universal e é vista a luz da sabedoria que irradia das grandes vidas espirituais que guiam a evolução planetária. Com a clarificadora luz da sabedoria que irradia deles, estes Mestres de Compaixão e Sabedoria permanecem prontos para habilitar aqueles que lutam por sair da obscuridade de suas vidas egoístas. Assim como a evaporação da água, sob os raios de um sol espiritual a essência do nosso ser sobe continuamente para fundir-se com esta Hierarquia espiritual que trabalha silenciosamente por trás da cena guiando a evolução humana. Portanto também nós, como pontos de luz dentro de uma luz maior, amplificamos e transmitimos a luz da sabedoria para irradiar e alargar o caminho a nos afastar do encantamento, da ilusão e da fascinação mundanas para que outros possam vê-lo mais claramente.

Como demonstraram as vidas dos sábios antigos, a luz da sabedoria nem sempre é uma presença cômoda, nem é bem recebida quando os seus raios trazem crises em seus fachos. Conforme estes perturbam os pensamentos convencionais, revelam-se a inércia e os preconceitos profundamente assentados. Mas isto nos desafia a ver as coisas de outras formas, a considerar novas ideias, possibilitando a mudança para melhor – pois cada crise humana representa a oportunidade para o florescimento de uma semente latente de sabedoria. Neste tempo de rápido crescimento intelectual em toda a civilização moderna na qual as forças secretas da natureza estão sendo captadas, é urgente a necessidade de que floresça a sabedoria.

A este respeito a rede de Triângulos tem um papel significativo nesse jogo, ao estabelecer uma relação consciente entre os mundos do conhecimento e a sabedoria – entre a ciência da matéria e a ciência do espírito. Cada um de nós tem uma oportunidade para compartilhar neste serviço criativo e deixar entrar a luz do conhecimento espiritual que um dia anunciará a ascensão triunfante da humanidade num mundo novo de amor, paz e harmonia. Então o olho da sabedoria contemplará a Consciência eterna, a Bem-Aventurança, o Eu.

Início