O Som do Divino Princípio Feminino
Christine Morgan (*)

Com base no trabalho das conferências de Nova York e Genebra, gostaria de considerar a tônica em relação ao divino princípio feminino. Exploramos este terceiro aspecto da divindade em Nova York, tanto sob uma perspectiva esotérica quanto científica, sob o título “A Vestidura de Deus”. Nos ensinamentos da Sabedoria Eterna, a matéria é a vestidura de Deus e as formas construídas a partir dela expressam o divino princípio feminino, o aspecto Mãe. O espírito é o aspecto Pai que se funde com ele para dar nascimento ao Filho, a consciência Crística. O Espírito Pai e a Matéria Mãe são, portanto, um e a mesma substância divina vibrando em frequências muito diferentes, ambos ressoando com a vida.

O divino princípio feminino é composto de hierarquias de vidas de devas - algumas são a substância da forma em si, outras são construtoras de formas, enquanto outras dirigem os devas menores através do poder organizador do som. O "Exército da Voz" mencionado na nota-chave diz respeito a esses construtores menores - aqueles que obedecem ao "Som" - a voz dominante de um Diretor. Esse diretor pode ser um deva superior trabalhando nos Planos do Logos, ou um ser humano - inconscientemente construindo substância mental, emocional e física na forma através do poder do pensamento e do desejo. Enquanto o reino dévico é feminino e carrega carga negativa, o reino humano é masculino carregando uma carga positiva. Esses dois reinos, evoluindo em paralelo, estão destinados a cooperar na realização de um destino majestoso de natureza indeterminável.

Antes que tal trabalho seja possível, a humanidade tem que superar as forças do desejo descontrolado que desviam a substância dévica para a construção de formas egoístas e feias; então será possível cooperar com os devas de maneira inteligente, orientando-os de acordo com o Plano divino. Nossa nota básica da Conferência instrui o discípulo a aprender as regras que regem os processos criadores que guiam e organizam os devas construtores - o Exército da Voz - na medida em que põem em ação dentro dos véus de maya o cúmulo de energias e forças rodopiantes que compõem os planos físico e etérico. Somente quando os sons que caracterizam esses devas construtores forem entendidos pelo que são, será possível discernir como desprender-se deles. Assim, um Som maior pode ser ouvido, o Som criador do Logos, no qual o discípulo deve submergir. Como parte do discipulado, o discípulo utiliza este som criador para organizar os construtores menores em cooperação com o Plano Divino, em vez de sucumbir nas suas próprias forças inerentes e perder-se dentro de maya.

Maya é geralmente definida como força mal direcionada no plano físico, como um efeito de ilusão no plano mental e miragem no plano astral ou emocional. Resulta de pensamentos e sentimentos errados, distorcendo informações transmitidas ao cérebro a partir dos cinco sentidos. Uma ilustração tradicional de maya no Vedanta diz que no crepúsculo uma pessoa vê uma corda enrolada no chão e salta de lado, pensando que é uma cobra; a corda está lá, mas não a cobra. Aqui maya ocorre quando a mente está cegada e pervertida por preconceitos, resultando em má interpretação do mundo como ele é.

A tarefa diante da humanidade é tornar sagrada ou “ordenar” a substância do plano mental, emocional e físico pelo pensamento e desejo corretos. E isso começa com nossos próprios veículos de expressão, para que possamos trabalhar como intermediários conscientes entre os aspectos da Mãe e do Pai para trazer a consciência de Cristo ao nascimento. A estrofe a seguir dá uma descrição mística desses aspectos divinos trabalhando juntos através do poder do som:

“As estrelas matutinas cantaram em suas órbitas. O grande canto da criação ainda ecoa, e desperta a vibração. A canção cessa quando a perfeição é atingida. Quando tudo se funde num acorde perfeito, o trabalho está terminado. No espaço a dissonância ainda ecoa. A discórdia surge em muitos sistemas. Quando tudo se resolver em harmonia, quando tudo se harmonizar em sinfonia, o grande coral reverberará até a mais distante fronteira do universo conhecido. Então ocorrerá aquilo que está além da compreensão do mais elevado Chohan - o canto nupcial do Homem Celestial.”

“O canto nupcial do Homem Celestial” é um pensamento verdadeiramente evocativo, lembrando-nos que o caminho da evolução é uma das ressonâncias vibratórias - harmonias musicais que fundem firmemente o espírito e a matéria juntos como um todo. E assim, como um Logos Planetário gera padrões no éter através do som, em uma volta menor da espiral o mesmo acontece com o ser humano. Quando um grupo se engaja em trabalho espiritual, como essas meditações da conferência, ou no momento de cada lua cheia, cria ressonâncias musicais poderosas nos éteres carregando luz, amor e poder para a consciência humana. Isto está em contraste gritante com os muitos sons dissonantes que caracterizam os nossos tempos, e encoraja ainda mais a compaixão crescente que é vista em toda parte - o princípio feminino em expressão.

No início do século passado, Helena Roerich disse que "a tarefa agora é criar uma posição espiritualmente soberana para a mulher ... a comunicação direta da mulher com as Forças Mais Elevadas [é] necessária como um ímpeto psicológico [na humanidade]." Falava sobre a abordagem da Mãe do Mundo, prevendo que Ela se expressaria através da unidade das mulheres em todos os lugares e que o respeito necessário para elas viria através da nova religião mundial. Em Folhas do Jardim de Morya, ela escreveu: “Na história da humanidade, Sua Mão traça um fio inquebrável… Depois de Atlântida, quando um golpe foi infligido ao culto do espírito, a Mãe do Mundo começou a tecer um novo fio, que agora começará a irradiar. Depois de Atlântida, a Mãe do Mundo ocultou Sua Face e proibiu o pronunciamento de Seu Nome até que a hora das constelações fosse atingida. Ela se manifestou apenas parcialmente; nunca se manifestou em escala planetária.”

Quer consideremos esses escritos como factuais ou simbólicos, não há dúvida de que a força criativa do princípio feminino está crescendo na psique de homens e mulheres, contrariando o domínio do princípio masculino. Essa mudança de equilíbrio pode ser vista na crescente demanda por tratamento igual e imparcial das mulheres, e, considerado esotericamente, o feminino divino (o divino princípio feminino - NT) está expressando sua nota em homens e mulheres, através das qualidades de criação, educação, compaixão, compartilhamento e cooperação - qualidades essenciais à sobrevivência humana e planetária, bem como a manifestação do princípio Crístico.

A nota do feminino divino, agora soando, está alterando o som subjetivo que se ergue da humanidade e essa mudança é uma oportunidade para uma harmonia maior emergir da relativa dissonância ouvida agora. O objetivo do treinamento do discipulado é aumentar essa oportunidade, iluminando a consciência coletiva com formas elevadas de pensamento espiritual. Trazer novas verdades, princípios e qualidades juntamente com a energia da matéria é um processo turbulento e muitas vezes destrutivo. As forças reacionárias se agitam, mas a vibração da humanidade aumenta em resposta. Como a consciência Crística é constantemente trazida à luz através do princípio feminino, a terra ressoará em direção a uma vibração musical mais refinada. Os reinos internos irradiarão através da matéria e a vida de Cristo soará sua nota através do aspecto material dos três mundos inferiores.

(*) Alucução proferida na Conferência da Escola Arcana em Londres - 2018

Início