Quem São os Mestres?

Um Mestre de Sabedoria é Aquele Que alcançou a quinta iniciação. Isso significa, na realidade, que sua consciência atingiu uma tal expansão que inclui, agora, o quinto reino, ou o reino espiritual. Ele plasmou Seu caminho através dos quatro reinos inferiores: o mineral, o vegetal, o animal e o humano - e, através da meditação e do serviço, expandiu Seu centro de consciência, até incluir, agora, o plano do espírito.

Um Mestre de Sabedoria é Aquele Que efetuou a transferência da polarização dos três átomos da vida pessoal - como incluídos no corpo causal - para os três átomos da Tríada Espiritual. Ele é, conscientemente, espírito-intuição-mente abstrata, ou atma-buddhi-manas, o que não é poder em potencial, mas plenamente efetivo, realizado através da experiência. Isso foi produzido através do processo de meditação.

Um Mestre de Sabedoria é Aquele Que encontrou, não somente o acorde do Ego, mas o acorde pleno da Mônada, e pode emitir todos os registros à vontade, em todas as notas, desde a mais baixa até a monádica. Isso significa, ocultamente, que Ele agora desenvolveu a faculdade criadora e pode soar a nota em cada plano e aí construir. Este poder - primeiro, de descobrir as notas do acorde monádico e segundo, de usar essas notas na edificação construtiva - é primeiramente percebido através da meditação, ocultamente seguida, equilibrada pelo serviço amorosamente prestado.

Um Mestre de Sabedoria é Aquele Que pode manejar a lei nos três mundos e dominar tudo que evolui nesses planos. Ao aprender as leis da mente através da prática da meditação, Ele expande as leis da mente até que abarquem as leis da Mente Universal evidenciadas na manifestação inferior. As Leis da Mente são dominadas através da meditação. Elas são usadas na vida de serviço, que é o resultado lógico do conhecimento verdadeiro.

Um Mestre de Sabedoria é Aquele Que passou da Câmara do Conhecimento para a Câmara da Sabedoria. Ele se graduou, ali, nos cinco graus, e transmutou a mente inferior em mente pura e sem mistura, transmutou o desejo em intuição e irradiou Sua consciência com a luz do Espírito puro. A disciplina da meditação é o único caminho pelo qual isso pode ser alcançado.

Um Mestre de Sabedoria é Aquele Que, através do conhecimento adquirido por meio dos cinco sentidos, aprendeu que a síntese existe e fundiu aqueles cinco sentidos nos dois sintéticos que marcam o ponto de chegada no sistema solar. Através da meditação, o senso de proporção geométrica é ajustado, o senso de valores é claramente reconhecido e, através desse ajustamento e reconhecimento, a ilusão é dispersada e a realidade é conhecida. A prática da meditação e a concentração interior assim desenvolvida despertam a consciência do valor e o verdadeiro valor da forma. Dessa maneira, a realidade é contatada e os três mundos não mais se podem enredar.

Um Mestre de Sabedoria é Aquele Que conhece o significado da consciência, da vida, do espírito. Ele pode passar - pela linha de menor resistência - direto ao “coração do Seu Pai no Céu”. A aproximação à linha de menor resistência, o caminho direto, é encontrada através da prática da meditação.

Um Mestre de Sabedoria é Aquele Que Se dissolveu dos cinco em três, e dos três em dois. Ele se tornou a estrela de cinco pontas e, quando esse momento é alcançado, Ele vê aquela estrela brilhar acima do Iniciador Uno e reconhece-a nos lugares iguais ao Dele. Ele santificou (no sentido ocultista) o Quaternário e usou-o como a pedra fundamental sobre a qual erigiu o Templo de Salomão. Ele cresceu além daquele Templo e chegou a reconhecê-lo como limitação. Ele Se retirou de suas paredes limitadoras e penetrou na Tríada. Fez tudo isso pelo método ocultista, quer dizer, conscientemente e com pleno conhecimento de cada passo dado. Ele aprendeu o significado de cada forma delimitante; então, Ele assumiu o controle e manejou a lei sobre o plano consistente com a forma. Ele ultrapassou, assim, a forma, e rejeitou-a por outras superiores. Dessa maneira, Ele progrediu sempre, por meio do sacrifício e da morte da forma. Ela é sempre reconhecida como aprisionadora, precisa sempre ser sacrificada e deve morrer, para que a vida interior possa apressar-se para diante e para o alto. O caminho da ressurreição pressupõe crucificação e morte, e conduz, então, ao Monte de onde a Ascensão pode ser efetuada. Na meditação, o valor da vida e o confinamento da forma podem ser apreciados e conhecidos, e, pelo conhecimento e serviço, pode a vida ser liberada de todos esses limites e obstáculos.

Um Mestre de Sabedoria é Aquele Que escolheu permanecer em nosso planeta para ajudar Seus companheiros... Todos os Que obtiverem a quinta Iniciação são Mestres de Sabedoria, mas nem todos permanecem e trabalham como servidores da raça. Eles passam para outro trabalho de maior ou igual importância. Para o público em geral, o significado do termo jaz na crença de que Eles escolhem permanecer e se limitar, para salvação dos homens que estão se apressando na onda da evolução. Através da meditação, o Grande Ser alcança Sua meta e (o que é algo não amiúde compreendido), através da meditação, ou da manipulação da matéria mental, e pelo trabalho nos corpos mentais da raça, é levado adiante o trabalho que ajuda o processo evolutivo.

Um Mestre de Sabedoria é Aquele Que recebeu a primeira iniciação que O une à maior Fraternidade de Sirius. Como lhes disse anteriormente, Ele é um Iniciado do Primeiro Grau, na Loja Maior. Ele alcançou uma expansão de consciência que O pôs em contato com muitos dos departamentos do sistema solar. Agora, Ele tem à sua frente um vasto alcance de expansões que, finalmente, O levarão além da consciência sistêmica, para algo muito maior e mais amplo. Ele tem que começar a aprender os rudimentos daquela meditação cósmica que O admitirá numa Consciência além do que é concebível para nós.

Um Mestre de Sabedoria é Aquele Que pode, conscientemente, atuar como parte do Homem Celestial a Cujo Corpo possa pertencer. Ele compreende as leis que governam grupos e almas grupais. Ele mesmo, conscientemente, governa um grupo de almas (um grupo no caminho de retorno e formado das vidas de muitos filhos dos homens) e conhece Seu lugar no corpo do sistema. Ele percebe o centro, no Corpo do Homem Celestial, por meio do qual Ele e seu grupo são sustentados, em vibração harmônica, e dirige Seu relacionamento com outros grupos, no mesmo Corpo, sob certas leis definidas. O valor da meditação, como uma preparação para essa atividade, será percebido por todos os estudantes cuidadosos, pois a meditação é o único meio pelo qual o sentido de separação é transcendido, e a união com os afins, ocultamente compreendida.

Um Mestre de Sabedoria é Aquele a Quem foram confiadas certas Palavras de Poder em virtude do trabalho realizado. Por intermédio dessas Palavras, Ele maneja a lei sobre outras evoluções que não a humana e, através delas, coopera com o aspecto atividade do Logos. Assim, ele funde sua consciência com a do terceiro Logos. Através dessas Palavras Ele colabora no trabalho criador e no esforço coesivo manipulador do segundo Logos, e compreende o trabalho interior da lei da gravidade (ou de atração e repulsão) que governa todas as funções do segundo aspecto logoico. Através dessas Palavras, Ele coopera com o trabalho do primeiro Logos e aprende, enquanto recebe a sexta e a sétima Iniciações (o que nem sempre se consegue), o significado da Vontade, tal como é aplicado ao sistema. Essas Palavras são transmitidas oralmente e através da faculdade de clarividência, mas precisam ser encontradas pelo Próprio Iniciado, pelo uso do atma e à medida que Ele alcança a consciência átmica... Quando a consciência átmica está em desenvolvimento por meio da intuição, o Iniciado pode contatar a provisão de conhecimentos inerentes à Mônada e, assim, aprender as Palavras de Poder. Esta habilidade somente chega depois da aplicação do Cetro da Iniciação, conforme o maneja o Senhor do Mundo. Dessa maneira, nos estágios superiores da meditação ocultista, um Mestre de Sabedoria aumenta ainda mais Seu conhecimento. Sua consciência não é estática, mas abrange mais a cada dia. Dia após dia, Ele Se dedica à maior expansão.

Um Mestre de Sabedoria é Aquele Que, através da similitude de vibração, alcançou o direito de trabalhar com os Dirigentes da Hierarquia deste planeta e, em conjunção com os Dirigentes análogos, em outros dois planetas associados à nossa cadeia. Quando Ele tiver recebido outras iniciações, poderá contatar e trabalhar em união com todos os sete Logos Planetários, e não somente com os três, no controle de cadeias aliadas. O sistema inteiro pode ser abarcado por Ele, e Sua consciência se terá expandido a ponto de incluir todo o sistema solar objetivo.

Eu poderia enumerar ainda outras definições e elucidar mais o assunto para vocês, mas é suficiente o que hoje foi divulgado. O ponto alcançado por um Mestre é alto, mas apenas relativamente, e não devem esquecer que, quando atingido, parecer-lhe-á baixo, na verdade, pois Ele o mede com a perspectiva da visão que se expande diante de Si. Cada expansão de consciência, cada passo na escada, apenas abre ante o Iniciado uma outra esfera a ser abarcada e um outro passo a ser dado à frente; cada iniciação alcançada apenas revela outras ainda mais altas a serem conquistadas, e nunca chega o ponto onde o aspirante (seja ele um homem comum, um iniciado, um Mestre, um Chohan ou um Buda) possa permanecer numa condição estática, incapaz de progresso futuro. Até o Próprio Logos aspira, e mesmo Aquele por Quem Ele aspira, eleva-se a Um Maior.

O que acontece no sistema espalha-se igualmente nos níveis cósmicos, e o que é dominado aqui, deve ser repetido numa escala mais vasta, no próprio cosmo. Neste pensamento jazem inspiração e desenvolvimento, e não desespero ou cansaço. A recompensa que vem com cada passo adiante, a satisfação existente na compreensão intensificada, premia o aspirante lutador de maneira adequada...

Início