Navegação

OS MISTÉRIOS DE SHAMBALLA


Capítulo V

OS TRÊS MISTÉRIOS PRINCIPAIS DE SHAMBALLA

Três importantes Mistérios aguardam o infatigável investigador esotérico que estuda o tema extremamente apaixonante de SHAMBALLA: a Identidade e procedência mística de SANAT KUMARA, o SENHOR DO MUNDO, a Instauração da Hierarquia Espiritual ou Grande Fraternidade Branca aqui na Terra e a Vinda dos ANJOS SOLARES, com a consequente criação do quarto Reino da Natureza, a Humanidade, a Raça dos Homens.

Ainda que esses três mistérios tenham sido superficialmente revelados nas páginas anteriores, a enorme importância que têm para a ordem estrutural e objetivo básico deste livro, que é o de desvendar algum dos mistérios de SHAMBALLA, exige um maior acúmulo de dados ou detalhes para facilitar a compreensão do leitor e para ajudá-lo a desenvolver a intuição, sem o que a maior parte das ideias formuladas ficariam sem qualquer explicação racional, pairando no vácuo das dúvidas e indecisões mentais. Vejamos.

1. A respeito da Identidade espiritual de SANAT KUMARA, atendo-nos aos textos contidos nos mais antigos livros esotéricos, poderíamos dizer que esse elevado e incompreensível SER que guia os destinos da Terra é um exaltado RISHI, cuja ascendência mística encontra-se na Cadeia venusiana de nosso esquema terrestre... O que significa o termo "cadeia"? Os estudantes esotéricos com certa experiência sabem que nosso esquema planetário consta de Sete Cadeias e que cada uma dessas Cadeias corresponde a um Centro ou "CHAKRA" no corpo de expressão do Logos Planetário. De acordo com a analogia, cada um dos esquemas planetários do nosso Sistema solar consta também de Sete Cadeias. As que correspondem, ao nosso particular esquema são as seguintes:

1a CADEIA, chamada de NETUNO (*);
2a CADEIA, chamada de VÊNUS;
3a CADEIA, chamada de SATURNO;
4a CADEIA, chamada de TERRA;
5a CADEIA, chamada de MERCÚRIO;
6a CADEIA, chamada de MARTE;
7a CADEIA, chamada de JÚPITER.

Como pode ser observado, a Terra ocupa o centro desse centenário de Cadeias; daí a sua importância sob o ponto de vista da evolução do Logos Planetário.

Quanto à Segunda Cadeia, chamada venusiana, poderíamos dizer que contém a chave da Identidade e procedência mística de SANAT KUMARA, já que a grande evolução de alguns dos esplendentes SERES que pertenciam a ela determinou a "eleição, por parte do Logos Solar, das Entidades Espirituais que deveriam constituir A GRANDE FRATERNIDADE BRANCA DO PLANETA TERRA". Algumas dessas Entidades, como por exemplo, o próprio SANAT KUMARA, haviam alcançado a Nona Iniciação Solar, que correspondia à Terceira Iniciação Cósmica, uma Iniciação que, na linguagem hierárquica, significa "APRENDIZ DE LOGOS", um termo que define o mais elevado grau de desenvolvimento místico dentro de qualquer esquema planetário, antes que o INICIADO converta-se em um LOGOS CONSTRUTOR DE MUNDOS.

Por razões kármicas que escapam totalmente à nossa análise, mas que têm a ver com o remotíssimo passado do Logos Planetário, SANAT KUMARA está intimamente vinculado a esse prodigioso SER que guia os destinos do esquema terrestre. Foram precisamente esse maravilhoso vínculo e a Decisão solar de ativar a evolução planetária, aproveitando determinadas condições cíclicas; e certas posições astrológicas ótimas, que determinaram a Vinda de SANAT KUMARA e Sua esplêndida legião de Entidades de ascendência venusiana para a Terra. O objetivo dessa vinculação tinha três amplas vertentes, vendo o processo do ponto de vista do esquema terrestre, do qual a Terra, em sua totalidade, constitui a expressão mais densa.

1a. Que o Logos Planetário adquirisse consciência física da mesma, mediante o processo místico da ENCARNAÇÃO. SANATK UMARA aceitou a sacrificada missão de converter-se em um "VÍNCULO FÍSICO" de aproximação cósmica. O Logos Planetário, a Mônada Espiritual que das excelsas ALTURAS solares alimentava a existência do esquema terrestre, NÃO PODIA descer e tomar um corpo físico denso, devido à sua própria evolução cósmica. Assim, de acordo com as Decisões do Logos Solar, foi designado um Adepto Cósmico, um elevado RISHI de comprovada experiência na Arte de Criar... Diz-se a respeito disso no Livro dos Iniciados: "...O grande Kumara que deveria reger os destinos da Terra foi escolhido entre um seleto grupo de IRMÃOS, todos Adeptos na Grande LOJA DE SIRIUS. Haviam se oferecido ao Logos Solar para submeterem-se ao Grande Sacrifício da ENCARNAÇÃO. No entanto, prevaleceu o santo critério do Logos do Esquema que, perfeito conhecedor da Lei de Atração e Repulsão e do Princípio de Economia que rege toda a expressão na vida do Cosmos, designou SANAT KUMARA como o mais idôneo para o cumprimento da missão sagrada, observando a estreita vinculação kármica que unia misteriosamente as vidas de SANAT KUMARA ao Logos Planetário do esquema terrestre". As medidas que foram tomadas imediatamente, em consequência da Decisão solar, são as seguintes:

a. SANAT KUMARA, o futuro SENHOR DE SHAMBALLA, elegeu três de Seus mais elevados Discípulos para secundar SEU trabalho. Também designou um importante número de entidades humanas e dévicas, que deveriam cobrir as necessidades iniciais do contato com a Terra e preparar, como é dito esotericamente, " ... Os sistemas de adaptação às novas situações planetárias...";

b. a segunda grande medida foi tomada com o objetivo de utilizar uma potente conjunção magnética estabelecida entre os planetas Júpiter e Vênus com a Terra. Quando essa conjunção tivesse criado nos espaços infinitos um "triângulo equilátero perfeito", indicaria o momento exato para que os SENHORES DA CHAMA (Sanat Kumara e Seus Discípulos) e Seus Acompanhantes descendessem à Terra;

c. a terceira medida, tomada considerando a anterior, foi a de determinar um ponto no planeta sobre o qual pudessem convergir plenamente as energias da conjunção magnética do triângulo cósmico estabelecido. Um "lugar" da esfera terrestre apresentava quase exatamente esse requisito básico. Tratava-se de uma frondosa Ilha rodeada de altíssimas montanhas brancas "que se elevavam sobre um mar tranquilo", como reza a tradição mística. A Ilha a que se referem os antigos comentários esotéricos é denominada ocultamente a ILHA BRANCA, perdida na inexplicável aridez do Deserto de GOBI que, em um passado longínquo, era um mar um pouco maior que o Mediterrâneo atual. A ILHA BRANCA reunia, como dizíamos, as características especiais exigidas para constituir um ponto extraordinariamente magnético na Terra que, junto com outros dois pontos menores devidamente situados, formavam um triângulo de energias planetárias que constituíam uma réplica do grande Triângulo formado nos Céus.

A tradição esotérica tem sempre se mostrado muito cautelosa e reticente ao falar da Vinda dos Senhores da Chama à Terra; inclusive a sua divulgação aos discípulos mundiais foi considerada perigosa devido à facilidade com que o ser humano, mesmo quando bastante evoluído, costuma idealizar ou deformar exageradamente os mais ínfimos acontecimentos de caráter místico ou oculto. Em certa época da história Planetária, todo o conhecimento esotérico relativo à SHAMBALLA teve caráter iniciático e só era revelado ao discípulo no momento de receber a Terceira Iniciação menor, isto é, a Primeira Iniciação Hierárquica. Atualmente, e devido à pressão dos tempos, tem sido permitido revelar uma pequena parte de seu conteúdo histórico e místico sob forma de "mistérios menores", os quais, contudo, se estudados com atenção e profundidade de critério, podem constituir a base de algum Mistério principal. Alguns desses mistérios menores, limiares de Mistérios Maiores, têm obtido consistência literária neste livro.

Não obstante, o aspirante espiritual que ler os seus diversos capítulos deve ser advertido a evitar o uso da fantasia e a irresistível tendência a idealizar exageradamente tudo quanto suscite fortemente o seu interesse, já que isso poderia ofuscar sua razão e nublar seu entendimento. Quanto a isso, devem ser lembradas as palavras de um grande Adepto da Grande Fraternidade, dirigidas a um grupo de membros do seu Ashram: "...A Verdade está muito além e infinitamente acima da mais exaltada e elevada das fantasias." Por isso, há que se saber empregar o mais apurado rigor científico e relacionar constantemente os profundos conhecimentos sobre SHAMBALLA com os modernos descobrimentos científicos atuais sobre a relatividade, a energia atômica, os grandes avanços no campo da eletrônica e a aplicação da eletricidade nos setores sociais e humanos cada vez mais evoluídos.

2. A Instauração da Hierarquia Espiritual. A Vinda dos Senhores da Chama com sua magnífica legião de Entidades venusianas, tanto humanas quanto angélicas, para instaurar a Grande Fraternidade Branca no planeta deu-se através de um indescritível processo científico de "Substantificação do éter", que constituía o elemento energético que formava os veículos de expressão mais densos dos Senhores venusianos, a fim de adaptá-los às vibrações mais densas do éter planetário. Esse processo científico foi precedido de outro de caráter misterioso e oculto, que esotericamente poderíamos definir como "abstração da consciência" dentro da luz do Cosmos por parte das grandes Entidades que deviam constituir o Corpo do Logos Planetário do esquema terrestre e estabelecer as bases místicas da Grande Fraternidade... Essa abstração de consciência deve ter constituído realmente um grande sacrifício por parte dos Senhores da Chama e de alguns de Seus mais qualificados Acompanhantes, dados os diversos graus de sutileza dos éteres existentes entre os veículos venusianos e as formas utilizadas na Terra naquelas épocas longínquas.

Prosseguindo esse processo de adaptação ou de assimilação de vibrações que deveria culminar na integração total da consciência dessas indescritíveis Entidades dentro da aura terrestre, houve um fenômeno elétrico de caráter transcendente e desconhecido por muitos investigadores esotéricos. Lemos no Livro dos Iniciados que "...Os Senhores da Chama e Seus Acompanhantes vieram à Terra envoltos em uma nuvem de fogo. Cada um Deles trazia consigo os atributos e os símbolos de Seu poder, assim como os elementos dinâmicos que deveriam utilizar para construir o Grande Centro Espiritual que seria a Morada do Senhor do Mundo (SHAMBALLA). Quando a HORA CELESTE soou, o gigantesco mecanismo pôs-se em movimento. As estrelas indicaram a partida dos Deuses e dos Senhores da Chama com Seus correspondentes equipamentos (técnicos) e, de acordo com a Lei, constituíram uma ESFERA DE FOGO de radiação incalculável e lançaram-se celeremente à grande aventura cósmica que se iniciava nas mais elevadas alturas do sistema e devia culminar naquele Pequeno lugar da Terra, que era a ILHA BRANCA flutuando mansamente sobre o mar de GOBI".

Por pouca noção que se tenha das dimensões do espaço, há que se inferir de todo o processo que, à medida que a esfera de fogo ia deslocando-se pelo espaço em direção à Terra em "velocidades incríveis", atravessando "rondas e cadeias de mundos" dentro do hemisfério solar, os esplendentes Senhores da Chama iam despojando-se de Seus atributos venusianos e assimilando ou adquirindo os que correspondiam, ao planeta Terra... Desse modo, por um processo espontâneo de "substantificação" ou de incorporação de substância terrestre, os grandes Senhores penetraram nos níveis etéricos do Corpo Físico da Terra e estabeleceram-se em um local geográfico designado oportunamente no Grande Concilio Solar. Então, vencidos os trâmites iniciais, assim como são mencionados em muitos dos livros esotéricos do passado, o esplêndido Senhor SANAT KUMARA, em um incrível ATO DE AMOR E SACRIFICIO, uniu Sua Vida com a Vida do Logos Planetário e, em virtude disso, converteu-se em Seu Veículo de Manifestação no Plano Físico da Terra. A introdução de SANAT KUMARA, Seus Discípulos e todos os Seus Acompanhantes, homens e devas venusianos, nas entranhas físicas do planeta constituiu o que, em termos esotéricos, definimos como ENCARNAÇÃO FÍSICA DO LOGOS PLANETARIO, um acontecimento misterioso, cheio de sublime grandeza que nem todos os estudantes de esoterismo tem sabido apreciar convenientemente.

Como pode ser observado, existe uma íntima e estreita vinculação entre a Encarnação Física do Logos Planetário e a Instauração da Grande Fraternidade Branca aqui na Terra. Na realidade, são "dois fatos consubstanciais" e um não pode mover-se sem motivar o movimento do outro. Sem dúvida, o processo de criação da Grande Fraternidade Planetária foi grande e difícil e exigiu um enorme esforço de Vontade e de Sacrifício por parte de SANAT KUMARA e de Seus Discípulos, assim como incríveis dotes de organização baseados na "longa e purificada experiência espiritual" daqueles elevados Seres.

Analisando profundamente as repercussões da ENCARNAÇÃO da MÔNADA do Logos Planetário através da ALMA, ou Consciência Mística de SANAT KUMARA, perceberemos imediatamente que o SENHOR DO MUNDO e Seus três Discípulos constituem, de fato, a imagem viva de um Centro de Consciência em seus três veículos de manifestação, físico, astral e mental. A diferença estriba-se apenas na extraordinária evolução dos Senhores da Chama em relação aos seres humanos. Estes, para manifestar sua consciência ou alma, fazem-no através de "corpos". Os Senhores da Chama utilizam Reinos e esses Reinos são os Seus verdadeiros Corpos de Expressão. SANAT KUMARA, através de Seus três Discípulos, incorpora-se na vida dos três primeiros reinos da Natureza, mineral, vegetal e animal. Constituem para Ele o que a consciência física, astral e mental representa para qualquer ser humano devidamente integrado. Assim, naturalmente guardando as distâncias incalculáveis entre a evolução que existe entre Deuses e seres humanos, o evento da ENCARNAÇÃO do Logos Planetário através de SANAT KUMARA é similar ao do homem, atendo-nos às sagradas regras da analogia, como é de rigor em nosso estudo.

Continuando com o mesmo, vemos que um fluxo de energia proveniente de um dos Senhores da Chama penetra no reino mineral, "incorpora-se" misticamente a ele através de seu Deva Regente e converte-se na Entidade Inteligente que, a partir daquele momento, organizará e dirigirá sua evolução durante o curso do ciclos de adaptação às correntes de vida solar recém incorporada. Nesse caso, representa o aspecto BRAHMA da Divindade planetária.

Outro Senhor da Chama introduz-se também, misticamente falando, no reino vegetal e, atuando sobre seu Anjo Regente, organiza e dirige as novas correntes de energia através desse reino.

O terceiro Senhor da Chama realiza atividade idêntica sobre a Entidade Dévica que rege o reino animal e orienta as novas atividades criadoramente.

A tripla atividade combinada, projetada por SANAT KUMARA do Centro Místico de SHAMBALLA na Ilha Branca, teve efeitos imediatos. Estes poderiam ser descritos do seguinte modo:

1°. O primeiro grande fluxo de energia vertido ou projetado sobre o reino mineral incidiu diretamente sobre o Fogo de BRAHMA, ou de KUNDALINI (uma esfera ígnea de procedência cósmica de imenso e desconhecido poder, situada no misterioso centro da Terra), incrementando suas radiações e de lá efetuando potentíssimas e ignoradas transmutações químicas sobre os diversos minerais do reino. Devido a essa extraordinária expansão de energias, uma indescritível pressão ígnea foi exercida sobre os inúmeros grupos minerais, a partir dos elementos químicos desenvolvidos até aquele momento, originando os seguintes efeitos:

a. que o átomo de hidrogênio, constituinte da base estrutural de todos os elementos químicos da Natureza, fosse altamente sutilizado liberando grande parte da carga elétrica que ainda possuía, procedente da evolução da primeira cadeia do esquema terrestre. Esse fato, aparentemente tão simples e insignificante, constitui, entretanto, a base da potentíssima atividade liberadora dos demais reinos, pois não se pode esquecer que todos os elementos químicos do universo físico procedem diretamente do átomo de hidrogênio e que este entra, portanto, na composição de todos os conjuntos moleculares de todos os veículos físicos de cada um dos reinos em expressão física:

b. que muitos dos metais chamados brutos, como o ferro, o chumbo ou o zinco, fossem transmutados em metais nobres, como o ouro, a prata e a platina, como resultado daquela enorme pressão ígnea, enquanto que outros tipos de minerais "toscos" converteram-se em pedras preciosas. Essa é a base mística sobre a qual se apoia a obra mágica ou MAGNUM OPUS, utilizada pelos verdadeiros alquimistas;

c. pela primeira vez na história do planeta e como efeito do estímulo do Fogo de BRAHMA "violentamente despertado" pela imposição solar, outros minerais um pouco mais desenvolvidos que os demais, quimicamente falando, tornaram-se radioativos. A radioatividade mineral a que a ciência moderna dedica tanta atenção data daquelas longínquas épocas planetárias.

2°. A segunda grande corrente de vida divina procedente de Outro dos grandes Senhores da Chama penetrou nas entranhas do reino vegetal, determinando na Vida Dévica que o dirigia fortíssimos impulsos que alteraram totalmente a vibração do reino, produzindo os seguintes resultados, entre outros:

a. foi acrescida a corrente de vida que estava misteriosamente ligada com o plano astral do sistema e desenvolveu-se aquilo que, em seu devido tempo, se converteria na glória evolutiva do reino vegetal: a SENSIBILIDADE à vibração;

b. alguns grupos de Devas de procedência venusiana penetraram no planeta e, com singular maestria, introduziram certos elementos dinâmicos nas espécies mais avançadas do reino vegetal, determinando os resultados que se seguem:

-- as plantas terrestres cobriram-se de uma fulgurante cor verde, tal como se pode ler em alguns antigos poemas orientais, e começou a ser refletida na Natureza a beleza mística que, desde aquele momento, caracterizaria a vida desse reino:

-- surgiram as flores de delicada beleza e desenvolveu-se a emanação etérica das mesmas em certas espécies definidas, a fragrância ou perfume. O perfume constitui o sentido superior do reino vegetal e, juntamente com a sensibilidade, formam a glória infinita do reino. Em uma passagem do Livro dos Iniciados que se refere a essa remota era planetária, pode-se ler. "... A Terra floresceu na passagem dos Deuses" (os grandes Devas venusianos);

-- certas espécies de frutos foram oferecidas à evolução planetária por esses elevados Devas. Umas procediam diretamente do planeta Vênus e foram trazidas com a onda de vida solar dos Senhores da Chama, entre elas um tipo particular de maçã, a bananeira e determinadas frutas tropicais que "adoçaram o paladar terrestre". Outras espécies correspondentes à própria evolução planetária, aquelas comumente chamadas "cítricas", como por exemplo, a laranja, receberam o dom do AÇÚCAR venusiano, uma glorificação do sentido do gosto naqueles tempos, completamente desconhecida no reino vegetal da Terra. A única fruta que, por suas propriedades curativas especiais, conservou sua acidez natural foi o limão. Em botânica oculta, o limão é chamado "o fruto sagrado", pois contém elementos dinâmicos procedentes da aura etérica da Terra que podem ajudar a humanidade a preservar sua saúde física, se utilizados judiciosamente;

-- o trigo e o arroz foram algumas das sementes de cereais que os Senhores da Chama trouxeram consigo. Constituem dois dos alimentos considerados essenciais pelos Responsáveis do Plano Planetário para a alimentação dos indivíduos da Raça. Do trigo, cuja semente é uma particular oferenda dos Devas venusianos do reino vegetal, posteriormente derivaram por assimilação terrestre o centeio e a cevada, cujos componentes químicos são elementos muito importantes para a alimentação dos seres humanos e de certas espécies superiores do reino animal da Terra.

Esses são apenas alguns exemplos da atividade desenvolvida pelo Senhor da Chama que decidiu incorporar Sua vida e Suas energias ao desenvolvimento evolutivo do reino vegetal do planeta Terra, tomando seus padrões ou arquétipos das sementes "vivas" altamente evoluídas do reino vegetal do planeta Vênus.

3°. A terceira grande corrente de vida, procedente do terceiro Kumara, penetrou nas entranhas do mundo animal através de seu poderoso Deva Regente e originou os seguintes efeitos:

a. aumentou a luz da mente nas entidades humanas individualizadas durante o processo evolutivo da Terceira Cadeia de nosso esquema planetário, chamada comummente de "a Cadeia Lunar". (Trata-se daquela seleta plêiade de seres humanos que constituem a glória da civilização, isto é, os grandes Discípulos e Iniciados.);

b. acelerou a evolução total do reino animal e, devido a isso, nela destacaram-se quatro tipos específicos de animais, alguns cujas espécies haviam adquirido o que, em linguagem esotérica, chamamos "qualidade invocativa" e que, portanto, podiam ascender para a glória inefável da autoconsciência. Estas foram as quatro espécies ou tipos de animais:

-- da parte dos caninos, o cão São Bernardo;
-- da parte dos felinos, o gato, em alguns de seus agrupamentos mais inteligentes;
-- da parte dos quadrúpedes, o cavalo, que havia desenvolvido um instinto social muito pronunciado;
-- da parte dos paquidermes, o elefante, cuja inteligência estava muito desenvolvida, apesar da rusticidade de sua aparência.

Em geral, a corrente de vida venusiana projetada sobre o reino animal pelo terceiro Kumara provocou uma grande intensificação do "germe do instinto", o qual vinha desenvolvendo-se no plexo solar dessas, quatro espécies animais, e o uniu com o "germe da mente" que, como uma pequena luz, começava a brilhar no cérebro das mesmas. O primeiro efeito registrado nas quatro espécies aqui aludidas foi o de "andar erguidas", constituindo esse fato, aparentemente sem importância, a chave mística de sua futura individualização.

A Individualização, o acontecimento planetário que trouxe a vida ao Quarto Reino da Natureza, foi precedida por uma potentíssima invocação que surgiu das entranhas místicas do reino animal como um todo e que, segundo nos é dito ocultamente, "chegou a ferir os delicados ouvidos do Senhor" (Livro dos Iniciados). Em resposta à mesma e amparados por Razões cósmicas, vieram à Terra os ANJOS SOLARES, os Senhores da Luz, os poeticamente chamados "PROMETEUS DO COSMOS".

3. A Vinda dos Anjos Solares. Constitui o terceiro dos grandes Mistérios de SHAMBALLA. O primeiro tinha a ver com a identidade e procedência mística de SANAT KUMARA, o SENHOR DO MUNDO, e representava um segredo espiritual relacionado com a atividade do Primeiro Raio Cósmico atuando sobre o Senhor do Universo, um Logos de Segundo Raio e afetando principalmente o primeiro sub-raio desse Raio, que potencializou desde o principio a atividade espiritual do SENHOR DO MUNDO, chamado com justiça "O Rei do Planeta", já que, uma vez estabelecido na Ilha Branca, iniciou "por Sua própria Vontade" o exercício de Suas funções de Governante Supremo da Terra.

Como vimos em páginas anteriores, a instauração da Grande Fraternidade Branca aqui na Terra pôs em marcha um processo que permitiu estabelecer um Controle eficiente sobre os três primeiros reinos da Natureza, o mineral, o vegetal e o animal, por parte dos três Kumaras, discípulos e colaboradores diretos de SANAT KUMARA. Contudo, a obra máxima para a qual o Logos Planetário vinha se preparando desde remotíssimas idades era a da criação do Quarto Reino, o reino humano, e SANAT KUMARA tinha a missão de prover a ancoragem das energias cósmicas procedentes da Mente de Deus, o Logos Solar, para dar oportunidade de manifestação humana às Mônadas Espirituais correspondentes à Quarta Hierarquia Criadora, promotora de todas as atividades autoconscientes do Sistema e, portanto, de todas as humanidades existentes no interior do "círculo-não-se-passa" do nosso Universo.

A Quarta Hierarquia de Mônadas Espirituais humanas achava-se nos umbrais do que, em linguagem esotérica, chamamos "encarnação mística", nos níveis superiores da Mente Divina, aguardando serenamente expectantes a hora da oportunidade de manifestação, uma oportunidade cíclica que vinha amadurecendo no transcorrer de muitos milhares de séculos, seguindo um processo de evolução regular e natural que rege todos os esquemas planetários dentro do sistema solar. Mas reuniram-se na evolução de nosso esquema terrestre vários acontecimentos de natureza cósmica que facilitaram enormemente a aceleração da mesma, os quais repetiremos para uma melhor compreensão do tema:

1°. a coincidência de o Logos Planetário estar atravessando o processo evolutivo de sua Quarta Cadeia e de o quarto globo que correspondia à essa Cadeia -- o globo físico, nosso planeta -- estar percorrendo na ocasião a sua Quarta Ronda cíclica dentro dessa Quarta Cadeia, situação muito similar à que estava atravessando o Logos de nosso sistema solar, cujo universo de Quarta Ordem, por ser um universo físico, estava também percorrendo sua Quarta Ronda dentro de sua Cadeia Cósmica. Essa coincidência cíclica favorecia a projeção das potentíssimas energias do Logos do sistema solar sobre a vida espiritual do Logos Planetário do esquema terrestre, implicando, por lei de analogia vibratória, um imenso e incalculável derramamento de força cósmica sobre todo o conteúdo do esquema terrestre;

2°. o "clamor invocativo" que, em virtude desse aumento de energia solar sobre a Terra, elevou-se das entranhas místicas do reino animal e que, segundo o que é dito nos livros sagrados da Hierarquia Espiritual do planeta, "chegou a ferir os ouvidos sensíveis da Divindade Solar";

3°. uma Posição muito particular que ocupava no sistema cósmico a Quinta Hierarquia Criadora, chamada ocultamente de "os Anjos Solares" ou "Filhos da Mente", da qual nos ocuparemos oportunamente. Bastará dizer que, aproveitando uma série de circunstâncias vitais derivadas desses três acontecimentos que acabamos de mencionar, produziu-se essa grande Iniciação Planetária descrita esotericamente como a "INDIVIDUALIZAÇÃO" na qual intervieram como agentes Principais:

a. SANAT KUMARA, o Senhor do Mundo, representante dos FILHOS DE DEUS;

b. as Entidades Monádicas que constituíam a Quinta Hierarquia Criadora, os Anjos Solares, chamados de "FILHOS DA MENTE" e também de "FILHOS DE BRAHMA";

c. as Unidades Espirituais ou Mônadas Humanas que constituíam a Quarta Hierarquia Criadora, chamadas "FILHOS DOS HOMENS".

Devido à força derramada pelo Logos Solar sobre o Logos Planetário do esquema terrestre e reverentemente acolhida por SANAT KUMARA, produziu-se a unificação das Quarta e Quinta Hierarquias Criadoras, fundindo as energias dos FILHOS DOS HOMENS e dos FILHOS DA MENTE. Como fruto dessa fusão de energias, surgiu a humanidade, a Raça dos Homens. Assim, quando nos tratados ocultos declara-se que "o nove é o número do homem", refere-se à essa unificação de princípios criadores.

A pergunta que o investigador esotérico inteligente formulará ao deparar-se com esse Mistério de SHAMBALLA correspondente ao encontro dos Homens com os Deuses é esta: "Quem são estes misteriosos FILHOS DA MENTE?" A tradição esotérica os descreve como "...A florescência infinita de uma evolução espiritual que alcançou todos os graus Iniciáticos em um sistema solar anterior ao nosso atual. " Desse ponto de vista, os Anjos Solares são perfeitos num grau inconcebível à visão dos homens da Terra, a quem os grandes RISHIS do sistema consideram como "pequenas larvas que se arrastam pelos áridos e ressequidos sulcos da terra."

Portanto, os FILHOS DA MENTE procedem do universo logoico precedente a este em que vivemos, movemo-nos e temos o ser. Foram, segundo nos é dito ocultamente, "os Sintetizadores da Obra evolutiva daquele universo." Outros escritos esotéricos muito antigos os descrevem também como "os Guardadores da Chave que abrirá o Portal Místico do Terceiro Universo.

Vamos tratar de esclarecer esse importante tema acerca dos Anjos Solares, vendo a obra conjunta das DOZE HIERARQUIAS CRIADORAS implícitas no desenvolvimento espiritual do Logos Solar. Digamos, antes de mais nada, que esse esplêndido e indescritível Ser expressa-se, como é de se esperar de acordo com a Lei e a Ordem Cósmica, de modo semelhante a como o faz o ser humano, que é Sua expressão microcósmica, através de um processo que consta de três fases principais: a Personalidade Histórica, a Alma Psicológica e a Mônada Espiritual, cuja qualidade é eterna. Cada uma dessas três fases realiza-se através de um Universo, ou Corpo Místico de expressão logoica. No primeiro Universo, poderíamos chamar o Universo histórico, o Logos Solar desenvolveu a Inteligência Cósmica: no segundo, o nosso Universo atual, está desenvolvendo o Amor Cósmico e no terceiro, o Universo do futuro, desenvolverá a Vontade Cósmica.

Ao considerar a obra realizada pelas Doze Hierarquias Criadoras em relação com os três Universos ou Corpos cíclicos de manifestação do Logos Solar, temos que considerar a atividade desenvolvida por essas Hierarquias ao longo dos tempos. No primeiro Universo, cinco dessas Hierarquias estiveram ativas e desenvolveram a Inteligência do Logos Solar a extremos totalmente inconcebíveis para o entendimento humano, culminando com aquela fase cósmica de evolução solar, cuja analogia microcósmica é a personalidade humana. As quatro primeiras Hierarquias Criadoras, chamadas ocultamente "o Quaternário Cósmico", uma vez finalizada a sua missão integradora, na Vida do Logos Solar, passaram a desfrutar daquele estado de bem-aventurança que ocultamente poderíamos definir como "NIRVANA", nos Níveis Astrais Cósmicos. Já as unidades da Quinta Hierarquia Criadora, apesar de terem adquirido todas as qualidades do Adepto devido ao elevado grau de perfeição alcançado, sintetizaram a obra do Quaternário Solar e, em vez de penetrar no NIRVANA a que a Sua elevada integração espiritual correspondia, renunciaram ao mesmo e "foram abrigar-se" como expõe a tradição oculta, nos níveis superiores do Plano Mental Cósmico, lá aguardando "serenamente expectantes" que soasse a HORA DA OPORTUNIDADE, a hora de serem novamente úteis ao Grande Senhor, o Logos Solar. A obra misteriosa dessa Quinta Hierarquia Criadora, a síntese da Inteligência desenvolvida no primeiro Universo logoico, foi converter-se na própria Luz da Mente Cósmica, sendo a essa conquista específica que se referem os antiquíssimos tratados ocultos da Loja Branca do planeta, relativos às unidades espirituais da Quinta Hierarquia Criadora quando as define com o nome de FILHOS DA MENTE...

Na realidade, os Filhos da Mente, a síntese da experiência logoica realizada no primeiro Universo, constituem de fato a essência mística deste Universo atual, cuja missão principal e a mais elevada função é a criação da Raça dos Homens como depositária absoluta dos valores espirituais do futuro. A Instauração da Grande Fraternidade Branca aqui na Terra pelos Senhores da Chama determinou a aproximação espiritual das Unidades da Quinta Hierarquia Criadora dos Filhos da Mente, ou Anjos Solares, e as unidades espirituais da Quarta Hierarquia dos Filhos dos Homens e, como resultado do estabelecimento desse contato, surgiu a humanidade tal como a conhecemos atualmente. De acordo com o que nos é dito ocultamente, as mônadas espirituais que constituem a Quarta Hierarquia teriam se individualizado, adquirindo autoconsciência e seguindo um curso regular, como o que é seguido em outros esquemas planetários de nosso sistema solar. Mas esse processo teria sido excessivamente longo e a individualização do homem-animal teria tido que esperar muitos milhares de anos. A técnica imposta ao esquema da Terra pelo Logos Solar (de aceleração do processo mediante a imposição do Cetro Iniciático) desviou-se dos rumos normais devido às coincidências existentes de ser o QUATRO o número do Logos Solar e do Logos Planetário do esquema da Terra. Dessa coincidência cíclica, deriva principalmente a aproximação mística dos FILHOS DOS HOMENS e dos FILHOS DA MENTE e o processo ainda mais importante, considerando as suas implicações cósmicas, de preparar o Cálice que conteria o germe do Universo do futuro. Um pequeno esquema de analogia esclarecerá perfeitamente o tema dos Anjos Solares e Sua relação, através do Logos Planetário, com as Mônadas Espirituais da Quarta Hierarquia que deveriam criar a Raça dos Homens:

LOGOS SOLAR

Personalidade Histórica

Desenvolvimento da Inteligência Cósmica

PRIMEIRO UNIVERSO

1ª HIERARQUIA CRIADORA
2ª HIERARQUIA CRIADORA
3ª HIERARQUIA CRIADORA
4ª HIERARQUIA CRIADORA
5ª HIERARQUIA CRIADORA DOS FILHOS DA MENTE
Sintetiza A Obra Das Quatro Anteriores

O QUATERNÁRIO SOLAR

Alma Psicológica

Desenvolvimento do Amor Cósmico

SEGUNDO UNIVERSO

6ª HIERARQUIA CRIADORA
(a 1ª no Universo Atual)
7ª HIERARQUIA CRIADORA
(a 2ª no Universo Atual)
8ª HIERARQUIA CRIADORA
(a 3ª no Universo Atual)
9ª HIERARQUIA CRIADORA DOS FILHOS DOS HOMENS
(a 4ª no Universo Atual) Sintetizará a Obra das Três Hierarquias Anteriores


A TRÍADE ESPIRITUAL SOLAR

Mônada Espiritual

Desenvolvimento da Vontade Cósmica

TERCEIRO UNIVERSO

10ª HIERARQUIA CRIADORA
(a 5ª no Universo Atual)
11ª HIERARQUIA CRIADORA
(a 6ª no Universo Atual)
12ª HIERARQUIA CRIADORA DOS FILHOS DE DEUS
(a 7ª no Universo Atual) Sintetizará a Obra das Doze Hierarquias Anteriores

ASPECTO MONÂDICO DO LOGOS

_________________

(*) Não há que confundir as cadeias com os planetas, dos quais tomam o nome, embora exista uma misteriosa relação de analogia entre as Cadeias e os planetas.

Início