Navegação

A HIERARQUIA, OS ANJOS SOLARES E A HUMANIDADE


Capítulo II

A ATUAÇÃO DO ANJO SOLAR NA NOVA ERA

O estudo do Anjo Solar representa o desvendar do grande Mistério do coração do homem. Um Mestre disse: "A questão dos Anjos Solares ou Dhyânis do Fogo é um mistério profundo e todo o tema está tão entremeado de lendas intrincadas e misteriosas que os estudantes esotéricos desanimam de atingir o esclarecimento mental desejado."

Entretanto, há certos indícios que, se seguidos atentamente, podem nos fornecer a chave desse grande mistério. Um deles é a função de intermediários entre a personalidade do homem nos três mundos e aquela centelha imortal com todos os poderes e atributos que chamamos Mônada ou Espírito.

O ser humano sujeito às leis do tempo teria tardado muitos milhões de anos antes de chegar ao seu estado de evolução atual. Em seu estado semianimal, como o vemos na segunda metade do período lemuriano, era completamente impossível que reconhecesse tanto seu valor como função planetária quanto a tudo que o cercava. Estava representando um drama definido dentro da aura planetária, mas não se dava conta disso. A intervenção dos Anjos Solares, vivificando seu princípio mental rudimentar e "cobrindo-o com Seu manto de amor e sacrifício durante uma quantidade infinita de tempo", produziu o grande milagre da Mente. Esta foi progressivamente se convertendo no centro de sua razão e o homem-animal converteu-se em um ser pensante e autoconsciente.

Não pretendemos dar uma relação concreta e definida do processo, mas sim uma ampla perspectiva que fará muitos leitores ficarem conscientes — se empregarem a intuição — dos fatos internos realmente transcendentes que, sob o nome de "experiências espirituais", constantemente acontecem no ser humano. Apenas deve ser considerado o fato de que a Hierarquia Planetária, como o Centro de distribuição e de participação das grandes Energias internas Solares, organiza-se quase que simultaneamente à vinda de Sanat Kumara e seus Colabora-dores imediatos. A vinda dos Anjos Solares obedece ao mesmo princípio de Coparticipação. Um dos grandes Mistérios Solares simbolizados pelo Cálice e pelo Verbo realiza-se com a chegada dos místicos Anjos Solares. O Cálice ou a Taça preparada pelo sofrimento e desespero de ciclos de tempo intermináveis "produz uma nota clara e distinta que, rasgando os éteres do espaço, chega aos ouvidos do Senhor". Continuamos citando frases do Livro dos Iniciados. É produzido como resposta um movimento ou comoção dentro do âmbito solar e "uma outra nota, desta vez proveniente do próprio Logos Solar, determina uma efusão de vida que preenche o Universo". Os Anjos Solares, os Dhiânis do Fogo, seres perfeitos em sua essência, que vivem na Paz do Senhor em determinados níveis de Sua Consciência, sentem o chamado e Se dispõem ao sacrifício. Como "pétalas de sacrifício arrancadas do Coração da Divindade", os Anjos Solares abandonam a Pátria celestial e cada um Deles vincula a Sua Vida à vida de um homem-animal. Aqui, Sua entrega é identificar a Sua consciência com aquele ponto iluminado dentro do cérebro rudimentar e determinar o princípio de mente e de consciência. Os Anjos Solares sabem da dor do sacrifício — como Sanat Kumara e Seus Discípulos — mas, também como Estes, sabem da alegria de cumprir a Vontade do Senhor.

O resto é um processo histórico determinado pelo grande Drama da Evolução. No entanto, deve-se reconhecer nesse Drama a atuação intermediária decisiva dos Anjos Solares ou, como são chamados em alguns tratados esotéricos, Anjos da Presença, em relação ao Reino Humano.

Tudo é um eterno presente; nos Registros Akáshicos ou memória cósmica da Natureza, está a única e verdadeira história da Humanidade. O restante é uma distorção dos acontecimentos que cada um condiciona a seu gosto e segundo suas próprias conveniências. Quando se invoca a potência infinita e verdadeira do Registro Akáshico, existe somente uma verdade que se revela com nitidez e com grande sentido de realismo histórico através dos fatos.

Com base nesse fato, no momento adequado de treinamento, o Mestre do Ashram nos fez testemunhas do encontro dos Anjos Solares com os homens-animais que, "com o Cálice erguido, esperavam a vinda do Senhor". O espetáculo contemplado que, por invocação mística do Mestre desenrolava-se na luz astral, era de uma beleza e de uma dramaticidade inenarráveis, sendo o OM Solar impossível de descrever. Retumbando por todos os lugares, o OM sagrado, a Voz do Logos Solar reproduzida pelo Logos Planetário, chegou às cortes angélicas criadoras de novas formas e situações dentro de um mar de fogo, com poderosíssimas descargas elétricas que rasgavam os éteres e dinamizavam todos os Planos Evolutivos do planeta... Eis a aparição dos Anjos Solares "com seus carros de fogo".

Por Sua missão de intermediários entre o homem-animal e o próprio Deus representado pela Mônada, permanecem indistintamente com Suas próprias peculiaridades, proporcionando com Seu glorioso passado kármico o Raio de Amor do Senhor do Universo. Por inumeráveis séculos, co operarão com a Vontade do Logos Planetário "que, em Seu elevado destino, tomou a mais sacrificada e abnegada das decisões"... "Não abandonar o planeta até que o último dos seres humanos capaz de responder à Lei tenha alcançado a liberação." Por isso chama-se O Grande Sacrifício e é o vigilante silencioso que, era após era, governa o destino da Terra e, muito concretamente, o Quarto Reino, o Reino Humano que, por sua vez, tem a missão de "elevar a sintonia dos Reinos inferiores ou subumanos", servindo, assim, como intermediários do Logos do mesmo modo que os Anjos Solares são os que unem o homem com o Quinto Reino da Natureza, que é a Hierarquia Planetária ou o Reino das Almas.

Em todo o processo de coparticipação ou de Fraternidade entre os Reinos, está implícito o Raio de Amor da Entidade Solar. Os Anjos Solares são uma emanação de Seu Amor infinito, impossível de ser compreendido por nossa pequena mente humana.

Sempre respondem à grande necessidade de vida espiritual ou de conhecimento do Pai Criador. Do mesmo modo que a Humanidade a chama a Grande Necessidade e, aos homens, "filhos da Necessidade" ou filhos do Karma, como são definidos nos livros da Hierarquia, os Anjos Solares são denominados "os Filhos do Grande Sacrifício" ou Filhos da Mente, pois Sua tarefa mais importante relativa ao Reino Humano é a de dotar de mente os filhos dos homens, depois do "Grande Sacrifício de deixar o confortável Lar Paterno". Isso pode parecer estranho. É preciso deixar a mente quieta, porém profundamente perceptiva e expectante para que o Anjo Solar da vida de cada um lhe transmita aquela verdade e aquela segurança espiritual que todos buscam.

Depois de determinar Sua função de Grandes Intermediários Cósmicos, a pergunta mais importante a respeito dos Anjos Solares é qual Sua missão especial quanto aos seres humanos já dotados de mente por Sua intervenção divina e qual é a finalidade do processo.

Responde-se à primeira pergunta indicando que a função de um Anjo Solar, quanto ao ser humano a quem vinculou karmicamente a Sua vida, é a de governar a sua vida espiritual, levando emanações cada vez mais definidas da vida da Mônada ou Espírito para os três corpos em evolução planetária. Durante períodos de tempo que quase transcendem a nossa razão, o Anjo Solar tem fornecido ao homem inferior as informações cósmicas que precisa em cada uma das fases de seu processo particular.

Tem presidido, por assim dizer, o Karma consciente do homem e, ao longo do enorme trajeto, foi criando as situações requeridas para que o ser humano adquirisse a consciência de si mesmo que, em última análise, é a própria consciência de Deus. Nos tempos primitivos, depois daquele grande acontecimento que chamamos Individualização, a vinculação do ser humano com seu Anjo Solar tem passado completamente despercebida. Só se manteve muito levemente atado o "fio da vida" que liga a mente incipiente do homem ao Coração amoroso do Anjo Solar. Desse modo, com o calor do amor desse grande Ser sacrificado, o germe da mente cresceu e desenvolveu-se através dos tempos. Seguiu-se um processo único, mas muito comum a todos, em que a alma inferior do homem, regulada pelo poder da mente, deu-se conta da outra Entidade, a Entidade Superior que, de níveis inacessíveis, dava-lhe razão e vida desde as eras mais remotas. Assim começou o processo de vinculação espiritual, meta de muitas escolas esotéricas, entre o homem inferior com um centro de consciência ou Alma cada vez mais concreto e definido e o Anjo Solar.

À medida que a Alma de um homem vai se desenvolvendo em direção ao seu Anjo Solar e vai se tornando cada vez mais consciente Dele, vão sucedendo em sua vida particular aquelas grandes expansões de consciência que recebem o nome de Iniciação. As partes mais conhecidas do processo foram fornecidas pelo esoterismo moderno através de Mme. Blavatsky. O conhecimento que se tem hoje da Hierarquia Planetária, dos Mestres de Compaixão e de Sabedoria e do trabalho de vinculação do ser humano ao Anjo Solar de sua vida, ou Eu Superior, tem o nome de Mistério Iniciático.

Consideramos muito conveniente o conhecimento dessa compilação histórica dos fatos que vão desde o homem semianimalizado, infinitamente anterior aos tipos pré-históricos que conhecemos, até sua plena identificação com o Ser Divino, tarefa que, nos próximos tempos, terá uma ênfase muito particular com o crescimento dos Ashrams da Hierarquia.

Não pode haver uma compreensão total se não for previamente analisado o primeiro contato ou vinculação do Anjo Solar, pétala do sacrifício arrancada do Coração de Deus, com o homem tosco e primitivo que, "completamente ausente de si mesmo e vagando pela escuridão da vida inconsciente, elevava, contudo, seu Cálice para que nele fosse vertido o Graal da Consciência".

Quem for capaz de penetrar o Mistério profundo do Cálice e do Verbo entrará em comunicação direta com o Anjo Solar que guiou a sua vida.

Para uma maior compreensão do processo, resta ainda elucidar a finalidade ou Meta do Anjo Solar quando o homem atinge um certo estado iniciático em que é "plenamente consciente de si mesmo".

Aqueles que fizeram estudos esotéricos sabem que o Corpo Causal é o veículo de relação do homem inferior com o Eu Superior, que ambos estão unidos por um sutilíssimo fio de luz chamado "sutratma" (1) que permite a comunicação. Esse fio sutilíssimo, "mais forte que o mais duro dos diamantes", segundo o Antigo Comentário ou Livro dos iniciados, em fases mais adiantadas do processo, irá converter-se no Antahkarana (2) ou projeção da mente inferior na Superior, com o que se inicia o grande processo iniciático de contato consciente entre o eu humano e a Alma Solar.

Essa permanência do Anjo Solar no ser humano enquanto este consome essa etapa do processo evolutivo é o maior dos sacrifícios, pois são intermináveis os ciclos de tempo em que, "abrigado apenas por sete véus finíssimos que encobrem Seu corpo celestial de Adepto", vive no Plano Causal com a vista dirigida para o homem inferior, meditando constantemente nos impulsos de Amor da Vida e na Pátria Celestial de que provém. Essa espécie de meditação, impossível de ser compreendida pelos homens, é a Recordação infinita de Sua Vida Solar que lhe permite suportar a dor de Seu sacrifício imortal.

À medida que o homem inferior, com uma consciência plenamente estruturada, vai se assenhoreando de seus veículos e os vai integrando em funções cada vez mais elevadas, o contato com a Alma superior ou Anjo Solar é cada vez mais estreito e definido. O Corpo Causal torna-se um belíssimo estojo que irradia o Fervor espiritual da Alma que contém.

É uma morada celestial criada pelos Devas com os materiais fornecidos pelo ser humano em plena expansão de consciência. É um corpo de rara beleza que guarda o símbolo supremo do Cálice e do Verbo. Nessa Taça tão pura e transparente, mora o Anjo da Eterna Presença, que através dela pode irradiar a essência de Si mesmo.

Isso invariavelmente ocorre quando o homem tem plena consciência do Anjo Solar e integrou seus três corpos expressivos em "um só corpo místico de expressão universal"; aqui culmina uma etapa muito importante do processo pelo qual o Anjo Solar encarnou: a Iniciação. Passada essa Iniciação, resta um passo crucial na vida do homem e na Vida da Alma Solar que os tratados místicos denominam a "Quarta Iniciação", em que o Arhat, aquele que foi sacrificado na cruz da provação e do sacrifício, tem contato direto, "corpo a corpo e Alma a Alma com Aquele que, desde o princípio, foi a luz e a paz em Seu caminho". Essa frase, extraída do Livro dos Iniciados, contém a mensagem de liberação para o Anjo Solar. Esse contato direto, essa fusão do fogo dos três mundos com o Fogo Solar, em suas últimas consequências, determina a destruição do Corpo Causal. Então produz-se a Nota distintiva que somente o Alijo Solar pode escutar em Seus aguçadíssimos ouvidos imortais. É a Voz do próprio Logos Solar transmitida através do Logos Planetário que diz: "Está terminada a tua missão. Volta, Filho, à casa paterna." E novamente rompendo os éteres, assim como o fez há milhões de anos, quando veio em auxílio do Reino Humano, novamente inundado pela Luz e pelo Fogo emanados do Coração místico do Sol, Ele volta ao Seu lugar de origem para repousar definitivamente no Leito de Amor de Seu Pai, o Logos Solar.

Quanto ao Iniciado, o Arhat, cujo Fogo unido ao Fogo Solar tornou possível a destruição do Corpo Causal, começa uma nova vida em que, pela primeira vez, é Ele o único e exclusivo diretor de Sua vida e de Seu Caminho. Sua missão agora é a de reunir os "cabos soltos" provenientes da Mônada e da personalidade pura e integrada, constituindo assim uma nova Entidade, a Entidade completamente liberta do Karma humano que chamamos esotericamente "Adepto" ou "Mestre de Sabedoria".

O caminho entre o Arhat e o Adepto é de limpeza do corpo mental dos últimos resíduos do "Corpo Causal", ou o corpo que o Anjo Solar havia habitado por tantos períodos de tempo. A liberação final, ou entrada do ser humano no Reino Divino, acontece precisamente quando "os últimos rescaldos do Corpo Solar fundem-se no crisol misterioso dos Filhos do Espaço, uma espécie particular de Devas que acompanha todo processo de Iniciação". O que se segue já é conhecido: o Mestre de Sabedoria ou Adepto passa a fazer parte da Hierarquia Planetária como um Agente consciente do Logos Planetário, devido à Sua unificação com a centelha divina que chamamos "Mônada" ou "Ser Essencial Espiritual". Tem direito de entrar na Câmara do Conselho de Shamballa e, recolhendo o alento vital elétrico do Senhor do Mundo, ou Sanat Kumara, pode determinar através de Sua própria linha de Raio um Caminho de Luz que muitos filhos dos homens que "anseiam pela Liberação" percorrerão.

Com o início da Era de Aquário. tãointuitiva no que se refere aos filhos dos homens, tem-se podido concretizar esse ensinamento esotérico relativo aos grandes Intermediários cósmicos conhecidos por Dhyânis do Fogo ou Anjos Solares. Busca-se acelerar com isso o processo de identificação de muitos seres humanos com seu próprio Anjo Solar, a fim de compreenderem cada vez mais claramente o sentido oculto da vida e de construírem novas vias de acesso às gloriosas Entidades, ou Mestres de Sabedoria que, com Cristo liderando e respaldados pelo ígneo poder elétrico do Senhor do Mundo, estão trabalhando incessantemente pela perfeição do Reino Humano e pela redenção dos demais Reinos subumanos. Quanto mais profundamente se alude ao Ashram, ao Mestre, aos irmãos de grupo, assim como às cortes angélicas que intervêm no Reino Humano na evolução total do planeta Terra, tem-se como propósito final tornar os leitores conscientes das infinitas profundidades do Ser Cósmico que, num dia muito longínquo no tempo, tomou a Seu cargo a evolução dos homens e os conduziu através de etapas de dor, angústia e sacrifício até o momento atual, em que, "conscientes de seu destino espiritual, dedicam-se decididamente à luta contra as tendências inferiores da personalidade".

Também é interessante assinalar que se pode seguir as diretrizes inteligentes de qualquer verdadeira escola esotérica quando tiver se estabelecido um contato mais ou menos definido com seu Anjo Solar, pois Ele é o primeiro e o último Mestre, já que Sua relação transcende as eras e os ciclos kármicos do tempo, pois procede da própria Vida de Deus, o Senhor do Universo.

Consideramos que, com isso, terão um panorama claro do destino do momento cósmico da Humanidade na presente Era de Aquário e que poderão viver já, desde agora, como discípulos do Mestre, com toda sua glória e suas dificuldades. O Anjo Solar está presidindo todo caminho de identificação e perfeição. Este é o momento de não frustrá-lo e de acelerar o ritmo da Vida Espiritual e contribuir consciente mente para a nossa própria liberação, compreendendo que, ao fazê-lo, liberamos o nosso Anjo Solar de Seu sacrifício e também contribuímos diretamente para a liberação universal do Logos Planetário.

Se um dos pontos culminantes do trabalho do Anjo Solar é a Iniciação, os Ashrams, como lugares no tempo onde esta se realiza e onde também se recebem os ensinamentos adequados para continuar o processo evolutivo, cobram uma atualidade e um interesse especiais.

Estudá-los em todos os aspectos possíveis é a tarefa que empreendemos, com a ajuda de todos vocês.

___________

(1) Também chamado "fio de vida".
(2) Chamado esotericamente "fio da consciência".

Início