Navegação

A HIERARQUIA, OS ANJOS SOLARES E A HUMANIDADE


Àquele com quem venho unido desde o início dos tempos. Vicente Beltrán Anglada

PREFÁCIO À SEGUNDA EDIÇÃO

Ao reler A Hierarquia, Os Anjos Solares e a Humanidade com vistas à sua segunda edição, dei-me conta do muito que ainda pode ser dito sobre cada um dos temas expostos, particularmente no que se refere à evolução interna de seus membros constituintes. Essa evolução, expressando capacidades de percepção mental e aptidões para o serviço criador, assim como uma iniciação progressiva nos Mistérios Sagrados da Divindade, fundamento essencial da vida de qualquer Ashram da Hierarquia, motiva primeiramente a polarização e posteriormente o ingresso em outro Ashram de evolução superior dentro da linha do próprio Raio. Outros membros, "seguindo os impulsos de seus espíritos", progressivamente ingressam em Ashrams do Primeiro Raio e aprendem a canalizar certas energias monádicas para fins de serviço dentro da Hierarquia, com o que não fazem senão pulsar diferentes Notas da Grande Sinfonia Planetária. Na realidade, todos os Ashrams da Hierarquia, através de seus respectivos Mestres, estão progressivamente se aproximando da "Câmara Secreta de Shamballa", o que implica a aproximação daquele destino inevitável de perfeição que só o Grande Regente do Mundo, Sanat Kumara, conhece em suas profundezas mais íntimas e misteriosas.

Essas ideias, outrora Segredos Iniciáticos e, portanto, praticamente inacessíveis à grande maioria da Humanidade, talvez choquem a mente objetiva de muitos dos sinceros aspirantes espirituais do mundo moderno que consideram que "o mais prudente seria guardar silêncio a respeito do Mistério de Shamballa". Eu, pelo contrário, opino que o momento presente é propício para revelar essas coisas do Espírito e que é chegado o momento em que, tal como Cristo anunciou, "as coisas do Reino de Deus devem ser divulgadas à viva voz pelas ruas e praças públicas".

A polarização e tendência de certos membros de um Ashram a outro de evolução superior constituem um acontecimento comum e natural, ainda que, às vezes, possam transcorrer grandes períodos de tempo e suceder muitas vidas dentro de um mesmo Ashram, contribuindo para a expansão no mundo dos ensinamentos do Mestre. Mas temos que assinalar também o fato de que o Mestre também evolui dentro da linha do próprio Raio, sendo cada vez mais consciente das energias do Logos Planetário que mescla Sua Vida com aquele Raio, de maneira que qualquer Ashram da Hierarquia é "um centro de radiação magnética" em que incide, "em qualquer momento do tempo", uma grande variedade de energias de caráter universal. No que se refere ao nosso Ashram, citarei as mais importantes: aquelas que provêm diretamente do Logos Planetário da nossa Terra por meio de Sua expressão física, Sanat Kumara, as do Logos Planetário do Raio específico a que pertence o Mestre (no caso específico do nosso Ashram de Segundo Raio, essas energias procedem do Logos Planetário de Júpiter), as de Cristo, o Avatar do Amor em nosso planeta, Princípio visível da Hierarquia Planetária e transmissor direto das energias de Segundo Raio do próprio Logos Solar, e as energias espirituais que provêm do grande Ashram do Mestre Kut Humi (K.H., na abreviatura esotérica), assim como as energias que se exteriorizam e se fundem como efeito dos contatos específicos entre os diferentes Ashrams da Hierarquia dentro da variedade sétupla dos Raios expressivos, constituindo-se assim polarizações e conjunções magnéticas cada vez mais íntimas e profundas de energia solar, elétrica e espiritual. Há que se mencionar também o aporte, por humilde que pareça ante a visão cósmica, ainda que muito preciosa sob o ponto de vista das consequências humanas, de todos e cada um dos membros do Ashram, expressando iniciativas variadas e particulares campos de serviço, sendo cada qual um veículo do Mestre em certas obras definidas de caráter benéfico, instrutivo e social. Assim, a vida interior de um Ashram, através de sete círculos concêntricos definidos de energia, representando estados de consciência evolutivos dentro do Ashram, estende-se desde o Centro mais profundo, o Coração do Mestre, até a periferia do sétimo dos círculos concêntricos de expansão ashrâmica, chegando assim às mentes e corações de um incalculável número de seres humanos.

Naturalmente, não pretendo reescrever A Hierarquia, os Anjos Solares e a Humanidade dando-lhe maior profundidade analítica. Estou certo de que os leitores estarão conscientes de que a evolução, expressando-se como renovação de características humanas, vai nos tornando a todos cada vez mais profundamente observadores, analíticos e intuitivos. Portanto, podemos dizer que "...o que está escrito, escrito está, porém a mente continua projetando-se para diante". Consideremos também que o maior dos Mistérios, o que verdadeiramente revela a elevação ou exaltação espiritual de toda Alma humana, é o sentimento de humildade e o reconhecimento sincero de que nossa obra sempre pode ser aperfeiçoada, por melhor que pareça às nossas vistas ou às dos demais. Todos temos perante nós mesmos uma meta familiar e social de caráter imediato e outra, de perspectiva remota, que mergulha nas profundezas do Mistério... Alguns se perdem na sede imperiosa do imediato, do pessoal, enquanto outros vivem mais profundamente advertidos dessa Meta longínqua de perspectiva insondável que, se os priva do gozo efêmero do imediato, dota-os, entretanto, da visão do eterno e da audição do grito mais longínquo clamando por compreensão humana e por misericórdia social...

Creio sinceramente que A Hierarquia, os Anjos Solares e a Humanidade oferecem simultaneamente essas duas vertentes definidas, a imediata e a longínqua, e que talvez seja devido a esse fato que o livro tenha obtido uma difusão tão notável. Em todo caso e também salientando a qualidade esotérica dos textos, posso afirmar que as ideias neles contidas penetram profundamente nos corações dos leitores sem qualquer menosprezo à sua integridade mental. Esta é a regra esotérica, tão bem expressa no conhecido axioma: "A verdade convence sem prender e atrai mesmo sem convencer." O convencimento vem progressivamente, à medida que o aspirante cheio de sinceridade e de devoção vá trilhando o Caminho e perfazendo em seu interior aquele destino de luz para o qual foi programado pela Divindade. O relato de determinadas experiências espirituais ao longo da minha vida pessoal e seus esclarecimentos correspondentes também garantem a compreensão e consequente assimilação por parte dos leitores, independentemente de sua formação espiritual ou intelectual.

Por fim, reitero meu agradecimento a todos os que contribuíram para a preparação, edição e expansão deste livro que, por seu caráter específico e, como afirmei no prefácio de sua primeira edição, não é obra de um determinado indivíduo, mas muitos foram os que cooperaram com o autor com particular devoção, com o melhor de seus esforços e com o permanente estímulo de sua oração constante...

Vicente Beltrán Anglada
Barcelona, janeiro de 1976


Prólogo

Considero este volume fundamental para a vida de um discípulo e de todos os integrantes do Novo Grupo de Servidores Mundiais.

O enfoque claro, simples, sintético e, sobretudo, ajustado ao Real dos grandes problemas do homem e seu destino cósmico, assim como dos esforços que a Hierarquia Planetária ou Grande Loja Branca de Shamballa realiza para ajudar o homem no processo evolutivo, é de uma adequação perfeita à nova Humanidade.

Alguns temas têm o privilégio de receber um enfoque tão completo e preciso que servirão para esclarecer dúvidas, completar conhecimentos e, acima de tudo, derivar em uma atitude de conduta vital.

Meu conhecimento desta obra veio através de alguns trabalhos publicados de Vicente Beltrán Anglada que atraíram a minha atenção.

De início, suas afirmações categóricas sobre a forma como realizava seu trabalho colocou-me em guarda. E um campo tão propício ao autoengano... Porém, penetrando profundamente nelas, fui tendo uma consciência cada vez maior de sua autenticidade.

O jogo do meu destino pessoal deixou-me longe da pátria. Essa circunstância fez com que se fixasse, no itinerário da rota, um ponto chave irremovível: Barcelona, para realizar ali, de forma direta, a propulsão daquela autenticidade.

Gozei do privilégio da amizade fraternal do autor por vários meses e de vê-lo viver nos dois preceitos da vida: o material e o espiritual. Seu modo de atuar neles é uma linha reta de pureza, amor e sacrifício contínuos que não se permite alterar, não importa que dificuldades o viver e o sobreviver possam lhe apresentar.

Quem, como ele, que tenha logrado a consciência da eternidade que existe em cada um de nós e que tenha se identificado com seu Anjo Solar, como expressa na intenção preliminar de sua obra, não sabe e nem pode viver de outra maneira; estabelecido o contato, não há alternativas.

Surya Chandra
Outubro de 1972


Prefácio

O propósito de escrever este livro surgiu espontaneamente ao considerar a resposta ardorosa e entusiasta de um grande número de leitores aos artigos que, sob o título comum de "As Luzes do meu Ashram", eram publicados regularmente na revista "Conocimiento", de Buenos Aires.

Este livro contém em essência e como base de sua estruturação todos aqueles artigos e mais outros inéditos que, à nossa consideração, deviam servir como ponte ou linha de união dentro da singularidade dos diversos temas tratados. Em geral, são um verdadeiro esforço ou intenção aquariana de apresentar a vida espiritual com seu conjunto de Mistérios como algo realmente presente e acessível, portanto, a todos os homens e mulheres de boa vontade e sincero propósito interior que anseiam resolver definitivamente dentro do seu coração a eterna pergunta que todos os seres humanos inteligentes têm formulado através dos tempos: "Quem sou?, De onde venho?, Para onde vou?..."

Estamos convencidos de que, em algumas das páginas deste livro, alguns leitores encontrarão a resposta precisa e adequada a uma interminável sequência de perguntas. Nesse caso, o mérito não será nosso por ter escrito estas coisas, mas do propósito claramente definido dos próprios leitores que, através de suas perguntas profundas, evocaram em nós a resposta correspondente e adequada.

Este livro não é nem pode ser considerado uma obra individual, mas uma obra que pertence ao sentimento coletivo e inato da raça humana de unir-se conscientemente a Deus e de resolver o mistério infinito de sua vida espiritual.

Neste livro, ao reiteradamente fazermos referência aos termos Mestre, Discípulo e Ashram, aparentemente ligados a etapas místicas anteriores da Humanidade, nada fazemos senão nos atermos a um propósito espiritual vigente e da mais objetiva atualidade. Hoje, dentro da profusão às vezes transbordante de avanços técnicos e descobrimentos científicos, esses termos continuam sendo atuais, assim como os sistemas de treinamento espiritual que continuam invariavelmente conectados ao supremo espírito de doação que, através dos tempos, vem trazendo muitos seres humanos "da escuridão à luz, do irreal ao "real e da morte à imortalidade".

O lema do discípulo, e é discípulo todo aquele que deseja sinceramente resolver o mistério da vida, de adquirir conhecimentos e compreensão e compartilhar "os tesouros adquiridos" com os demais, é e será sempre "Cumpra-se em mim, Senhor, a Tua Santa Vontade". Essa devota submissão à Vontade Superior, que engloba o mais potente dos dinamismos, encontra-se implicitamente e em multiplicidade de aspectos nas páginas deste livro, particularmente quando nos referimos ao contato da Alma humana com o Anjo Solar, aquele Glorioso Ser ao qual estamos vinculados desde o princípio dos tempos...

Devo fazer constar também aqui o meu profundo agradecimento a Surya Chandra, que cuidou de sintetizar todos os artigos escritos na revista "Conocimiento" e que, com visão esclarecida, grande devoção e profunda paciência, foi selecionando os artigos e sugeriu-me que fizesse outros que serviriam como elementos de união com aqueles que, por sua complexidade, pareciam desconectados do resto do livro.

Que o conteúdo deste livro lhes seja útil e que possa lhes servir de inspiração no propósito supremo de suas respectivas buscas espirituais, é a nossa mais humilde e sincera prece.

Vicente Beltrán Anglada
Barcelona, setembro de 1972.

Início