Navegação

MAGIA ORGANIZADA PLANETÁRIA


Capítulo XI

CONSIDERAÇÕES MÁGICAS DE ORDEM SOCIAL

Visto que a Magia é uma atividade universal da qual participam integralmente todos os seres humanos, algumas consequências vitais deveriam ser extraídas dessa realidade. A primeira delas é, sem dúvida, a de tratar de obter um conhecimento científico o mais completo possível do Espaço, o qual, em todos os estudos esotéricos ministrados em fases superiores do ensinamento oculto, se qualifica não somente como uma Entidade, mas também se considera como o Oceano infinito da Magia Organizada...

A consideração do Espaço como uma Entidade multidimensional, multimolecular e multigeométrica - como vimos nas páginas anteriores - pode esclarecer muitas coisas para o investigador esotérico, particularmente quando alia a ideia de Espaço com a do majestoso Marco onde têm lugar as operações mágicas que culminam na criação das Constelações dos sistemas solares e dos esquemas planetários. Se unirmos ambas as ideias ou concepções, teremos que supor, também, que os Logos utilizarão, para suas criações, dimensões, compostos moleculares e formas geométricas específicas, muito particularmente definidas, extraídas deste indescritível Depósito de elementos substanciais constitutivos que chamamos Espaço.

A partir daí, e entrando já na consideração particular do nosso Universo, vemos que os sete planos, níveis ou esferas que o constituem não são senão os generosos aportes, em medidas realmente inexplicáveis para nós, que a entidade Espaço ofereceu e continua oferecendo ao nosso Logos solar para o exato cumprimento de seu destino de manifestação kármica.

Entrando também na consideração científica desse fato tão profundamente abstrato, observamos que cada um dos planos do sistema solar é formado por uma infinita variedade de compostos atômicos, cuja qualidade variará de acordo com a maior ou menor sutileza dos planos em cuja construção intervém; uma ideia - como poderão observar - que nos introduz nos aspectos dimensionais do Espaço.

O Espaço evidentemente é, ao menos do ponto de vista oculto, a Matriz de todas as criações possíveis. Essas, logicamente, virão condicionadas pela evolução ou desenvolvimento espiritual das Entidades criadoras ou Centros de consciência logoicos que intervêm diretamente no processo criador e que utilizam o Espaço como depósito, expressão e arquivo de todas as suas atividades criadoras. Desse ponto de vista, há de se supor que o Espaço sempre tem determinado uma resposta direta e adequada para cada tipo de vibração ou de invocação proveniente dos Logos. O axioma hermético "A Energia segue o Pensamento" pode aplicar-se integralmente aqui, porquanto expressa sinteticamente o princípio da Magia Organizada.

Mas esse princípio de natureza cósmica também faz parte do equipamento psicológico dos seres humanos, e são esses que, de acordo com as sagradas leis da evolução, criam constante e invariavelmente as condições mágicas com as quais serão estruturados os ambientes sociais e a civilização e cultura dos povos da Terra.

Devido à sua escassa evolução espiritual, os centros de consciência humanos não podem criar magia de maneira consciente e inteligente como o fazem os grandes Logos ou as excelsas Hierarquias da nossa Grande Fraternidade Branca... O quanto realizam, costumam fazê-lo mal ou deficientemente - falando sempre de acordo com o princípio de ordenação mágica -, e tal condição evidentemente se reflete no estado caótico de todas as relações sociais. Vejamos somente o que ocorre no mundo, os problemas existentes, a falta de amor e a ausência de paz. Devido a suas torpes inclinações e ao escasso desenvolvimento mental, a magia que a grande massa da humanidade realiza vem impregnada dos resíduos kármicos do passado, reproduzindo em seus hábitos e costumes tendências ancestrais que a aproxima mais dos homens animais que viviam nas cavernas que dos seres civilizados com certa cultura social dos nossos dias.

De acordo com o sentido dessas exposições, não será difícil compreender a afirmação do nosso grande Adepto DJWAL KUL, quando, em um de seus ensinamentos esotéricos, nos diz textualmente: "...em um princípio da evolução do quarto reino, todos os homens praticam, mesmo que inconscientemente, a magia negra, pois vivem de forma ignorante e quase totalmente egoísta". Considerando os milhões de anos transcorridos e vendo o estado evolutivo da humanidade atual, podemos afirmar o mesmo que o Mestre D.K., que uma imensa maioria da humanidade, mais cheia de más intenções que de desculpável ignorância, está praticando ainda a magia negra em seus ambientes sociais e comunitários. Contudo, é gratificante afirmar também que, apesar desses numerosos testemunhos do mal, surgem constantemente das filas da humanidade - mais ou menos organizadamente - pessoas cada vez mais inteligentes e compreensivas que subtraem do mal planetário grande quantidade de energia negativa. Acham-se naquela delicada, ainda que transcendente, fase evolutiva na qual o amor espiritual em seus corações é algo mais que uma engenhosa teoria religiosa.

No suceder dos ciclos planetários, o desenvolvimento do amor e o enaltecimento mental encheu a alma humana de sensibilidade ao Bem e a impelem rapidamente para o Caminho iniciático, o "Caminho dos Heróis", como costuma defini-lo o Mestre KUT HUMI. O mesmo não sucede com as almas pérfidas ou egoístas, que foram esquecendo através do tempo, à medida que enxovalhavam suas asas douradas de Deuses com o pó da terra, que eram essências de amor, pureza e humildade e que deveriam buscar, perfurando as obscuras brumas que pairam sobre os éteres do planeta, a promessa infinita de suas vidas espirituais. Por haver perdido de vista essa inefável realidade, uma certa parte dos seres humanos, afortunadamente não muito numerosa, se somará à lista de "almas perdidas" que deverão cumprir sua verdadeira função humana em outro ciclo inferior de vida planetária ou universal. Para essa classe de pessoas, a Justiça, e não o Castigo, será muito rigorosa, pois não será o Anjo solar quem romperá seu compromisso kármico de amor, boa vontade e serviço, deixando a alma completamente indefesa nos três mundos, mas será a própria Mônada espiritual a que liberará o Anjo solar de seu voto solene ou do compromisso kármico com os filhos dos homens, para que retorne ao Nirvana de onde procede, abandonando definitivamente a alma com que havia voluntariamente se unido, seguindo as grandes Leis espirituais do "Sacrifício Cósmico".

Como temos dito em diferentes ocasiões, nosso planeta é a expressão física do quarto esquema planetário do sistema solar, ocupando, por isso, o centro místico das sete cadeias que formam o dito esquema e encontrando-se atualmente a percorrer sua quarta ronda dentro dessa quarta cadeia. O 4 é, por analogia, o número sagrado que define a característica particular do nosso planeta.

Para o investigador esotérico, ou para o estudante sincero da Magia oculta da Natureza, são justamente as energias solares ativas nesse quarto esquema, nessa quarta cadeia, nesse quarto planeta e nessa quarta ronda, precipitadas sobre a quarta sub-raça da quarta raiz Atlante, as que, ao se diversificarem, criaram os caminhos ou sendas de expressão da Magia Organizada Planetária. Duas terças partes da Raça decidiram seguir o Caminho de Luz e, utilizando o conhecimento adquirido em ciclos passados, decidiram seguir o caminho do Bem e praticar a Magia branca. Uma terceira parte, ocultamente descrita como “a estirpe dos homens caídos", decidiu, ao contrário, seguir o caminho involutivo que conduzia às sombras da Matéria e, utilizando os frutos do conhecimento mágico, se converteram em "Magos negros", em fervorosos opositores do plano evolutivo planetário.

No entanto, somente nas primeiras sub-raças da quinta raça raiz, a Ária, puderam observar-se os efeitos benéficos da Magia branca, que surgiam como brilhantes promessas de paz individual e social dentre as espessas nuvens criadas pelos despojos etéricos dos cadáveres psíquicos ou kamalókicos e pelas espantosas egrégoras flutuantes na aura vital planetária, criadas e mantidas pelos Magos negros procedentes de Atlântida antes que esse grande continente fosse absorvido pelas águas do oceano...

Seguindo a sequencia da tradição mística, poderíamos afirmar que, no período atlante, tiveram lugar os grandes acontecimentos que marcaram o destino da humanidade por muitos milênios. Esses acontecimentos estavam relacionados às causas produtoras da tremenda cisão produzida entre os filhos dos homens durante o período atlante, uma cisão que, segundo o sábio critério dos augustos Responsáveis do Plano de evolução planetária, se fazia necessária, já que afirmava a atividade do principio de polaridade que rege todas as fases de manifestação planetária e humana. Quanto a isso, vejamos alguns dos principais acontecimentos que marcaram o destino da humanidade a partir do período atlante:

a. produziu-se uma enorme divisão entre os filhos dos homens. Foi criada a polaridade DEUS-SATÃ que, a partir daquele momento, dividiria os seres humanos em grupos, em castas e em hierarquias, mas que, ao mesmo tempo, daria lugar à Magia Organizada Planetária, tal como a conhecemos atualmente, no seio da humanidade. Os homens bons e sábios criaram a Magia teúrgica ou Magia branca; os homens maus, ignorantes ou perversos criaram a Magia goética ou Magia negra;

b. fechou-se a Porta da Individualização, por onde penetravam, no reino humano, as mônadas espirituais das espécies animais superiormente organizadas e evoluídas;

c. como um aspecto mágico compensador das energias de SHAMBALLA, abriu-se a Porta da Iniciação, através da qual os seres humanos devidamente capacitados deveriam obter o direito de chamarem-se "Filhos de Deus", alcançar a imortalidade e passar a fazer parte do quinto Reino da Natureza: o Reino espiritual;

d. originaram-se as condições especiais que poderíamos denominar ocultamente de "polaridade psicológica", e surgiram, então, as sete virtudes cardinais que deveriam contrabalançar, ao longo dos tempos, a atividade nefasta dos sete vícios ou pecados capitais desenvolvida em longínquas etapas precedentes. Assim, surgiram para a percepção dos videntes espirituais procedentes da terceira cadeia, nossos adeptos atuais, duas poderosas Egrégoras ou Entidades psíquicas que, em nossos estudos esotéricos, denominamos o GUARDIÃO DO UMBRAL, o Diabo tentador, e o ANJO DA PRESENÇA, o Guardião espiritual celeste de toda a humanidade.

Essas ideias podem parecer "muito sutilmente rebuscadas". Bastaria, no entanto, olhar qualquer livro de qualquer grande religião mundial, para que se observassem os pontos de coincidência em torno dessas afirmações sobre o conflito dual em que se debate a personalidade humana. O princípio de analogia inteligentemente utilizado poderia, por si só, esclarecer a causa imanente nos grandes acontecimentos que tiveram lugar naquelas distantes épocas planetárias nas quais, em virtude do poder que o NÚMERO tem sobre a FORMA, os fatores mágicos implícitos no número QUATRO, dentro de um universo setenário como o nosso, incidiram potentemente sobre o reino humano, que é o QUARTO na ordem evolutiva dos Reinos e das espécies.

Os Biólogos do futuro deverão considerar cuidadosamente os efeitos mágicos dessas confluências cíclicas sobre os corpos físicos humanos, observando as crises de reajuste que acontecem quando o embrião humano cumpriu QUATRO meses dentro das entranhas maternas, a crise de rápido crescimento que acontece atualmente quando a criatura humana completa QUATRO anos, e fazendo um exame profundo do que ocorre no QUARTO centro etérico ou CHAKRA CARDÍACO e na quarta glândula endócrina, a do coração físico, quando o ser humano atravessa etapas cíclicas de idade baseadas no número QUATRO e às quais os investigadores esotéricos talvez não tenham ainda prestado a devida atenção. Para o discípulo em treinamento espiritual em algum Ashram da Hierarquia, contudo, após tomar conhecimento das razões ocultas ditadas intuitivamente pelo princípio de analogia hermética, o estudo do número QUATRO - base do nosso esquema terrestre e, muito provavelmente, do nosso próprio sistema solar - constitui a mais completa promessa de sabedoria espiritual.

A respeito da Magia Organizada em nosso mundo, uma das ideias mais importantes a considerar, a partir da grande cisão atlante, é, sem dúvida, a que se refere ao GUARDIÃO DO UMBRAL, tão frequentemente mencionado nos estudos esotéricos, particularmente quando se observam as dificuldades que surgem na vida do discípulo que elegeu como norma explícita de sua existência o Caminho espiritual.

Sendo assim, o que é exatamente, e como é definido em termos esotéricos, o Guardião do Umbral, ou Morador do Umbral - como é mencionado em certos tratados ocultos? Poderíamos defini-lo muito concretamente como "o fruto amargo dos tempos", contendo, em substância psíquica de baixa vibração, todos os maus pensamentos, desejos vis e atitudes incorretas dos seres humanos, desde o momento de sua individualização até o momento presente. No princípio dos tempos, nos inícios de sua autoconsciência, todos os homens são virtualmente Magos negros que criam inconscientemente aquilo que, referente à humanidade, temos definido como "os frutos amargos do tempo".

Mas, naquelas eras longínquas, o Guardião do Umbral era somente uma espécie de nebulosa etérico-física flutuando na aura planetária e envolvendo muito particularmente os seres humanos. No entanto, ao chegar a humanidade em seu conjunto na segunda metade da raça Atlante, o extremo vigor do corpo emocional em crescente desenvolvimento afetou potentemente a chispa ígnea de luz mental implantada nos cérebros instintivos dos homens animais que haviam tido acesso à Individualização, e lhes comunicou parte do formidável fogo astral ou passional que ardia no plano astral do planeta. Como efeito do enorme impacto psíquico, criou-se a íntima vinculação entre o desejo passional e a mente incipiente que persiste ainda hoje em grandes setores humanos e que, ocultamente, descrevemos sob o nome de Kama-Manas.

Em virtude dessa potente e estreita vinculação, novas invasões de energia psicofísica penetraram no interior da nebulosa etérica criada no alvorecer da humanidade, adotando o Guardião do Umbral, então, um contorno muito preciso e vinculativo que representava o estado evolutivo da humanidade, com a exagerada potência dos desejos humanos e o escasso controle da mente em processo de desenvolvimento sobre a natureza psíquica.

A forma etérico-psíquica assim criada foi tomando, em determinadas etapas atlantes, tal extensão e tal potência que os augustos Responsáveis do Plano de evolução planetária a consideraram um perigo para o desenvolvimento espiritual do conjunto da Raça e, em um memorável Concílio celebrado em SHAMBALLA, no final da sexta sub-raça atlante, decidiram impedir o perigo de invasão total do planeta pela força opressiva do Guardião do Umbral mediante a destruição dos lugares magnéticos criados pelas perversas entidades atlantes, e que não eram senão os "feudos" através dos quais o Guardião do Umbral exercia seu poder condicionante... Foi assim, seguindo as linhas retas da evolução espiritual da Raça, que se produziu aquele fato planetário sem precedentes que ocultamente conhecemos como "Destruição de Atlântida".

Os poemas orientais provenientes da mais remota antiguidade seguramente se referem a esse grande acontecimento planetário quando expressam: "O Trovão da Resolução retumbou nos infinitos espaços e as excelsas Entidades que viviam além dos tempos e dos elementos decidiram castigar a maldade dos homens e, contra eles, enviaram os Senhores das Águas... Nada restou deles; foram submergidas nas águas suas casas, suas famílias e todos os seus pertences, e a grave ofensa contraída contra as sagradas Potestades do Amor e da Justiça ficou lavada para sempre pelas águas dos mares... Lá, nos mais profundos e obscuros ermos marinhos, permaneceu sepultado o segredo do Mal que os homens do futuro deveriam evitar".

A leitura desse poema, que concorda com toda a exatidão com quanto vimos estudando nos livros esotéricos, nos fala evidentemente de um Poder planetário central que não permite que a iniquidade nem a soberba se apoderem totalmente do mundo, e que só permite que se manifeste de certa maneira e até certo ponto de acordo com as próprias leis da polaridade que presidem o fenômeno de manifestação da Vida. Assim, apesar da destruição de Atlântida e de haver desaparecido com ela uma considerável parte da forma psíquica do Guardião do Umbral, ainda se pode ver, na aura do mundo e em muitos níveis sociais definidos, sua espantosa Forma psíquica, pois os filhos dos homens que não são ainda "os Filhos de Deus" continuam enriquecendo, também com suas criações astrais e mentais, o nefasto poder psíquico do Guardião do Umbral. Portanto, em uma fase avançada de treinamento espiritual e mágico, ensina-se aos discípulos nos Ashrams da Hierarquia a arte criativa da destruição mística, ainda que fortemente dinâmica, dessa terrível Egrégora. Mediante esse treinamento peculiar que inclui certos poderosos mantras a serem utilizados pelos discípulos, desenvolve-se a suprema técnica de destruição do mal e revelam-se as sementes ocultas no coração que os grandes Mestres da Grande Fraternidade definem como "glórias de amor revelado".

Face ao fato mágico e inquestionável da parte que a humanidade tem na criação dos fatos, circunstâncias e ambientes planetários, os aspirantes espirituais do mundo, para os quais foi especialmente escrito esse livro, deveriam adotar uma atitude muito mais séria e reflexiva e não esperar, como frequentemente fazem, que a solução dos grandes problemas sociais do mundo venha propiciada sempre pelas atividades fraternais e generosas que surgem do centro mágico da Grande Loja Branca, mas esforçar-se constantemente para colaborar com ela, praticando o Bem e adquirindo atitudes físicas, psíquicas e mentais corretas. É o quanto se espera deles nesta difícil era de transição que estamos vivendo. Mais que simples espectadores do Drama psíquico do mundo, fartos às vezes de conhecimentos esotéricos, se lhes aconselha prudência e se lhes determina a tarefa mágica de destruir dentro de si mesmos a forma psíquica do Guardião do Umbral planetário, contribuindo, assim, o enaltecimento da consciência da Raça e preparando a Vinda do Instrutor espiritual do Mundo.

Trata-se de uma obra de considerável envergadura em que participam ativamente os Membros conscientes da Grande Fraternidade, Discípulos e iniciados, e espera-se agora - devido às pressões siderais e às limitações de tempo - que todos os aspirantes intelectuais, homens e mulheres inteligentes e de boa vontade no mundo, secundem essa formidável tarefa mágica e, a partir de seus respectivos grupos e centros de atividade, prestem seu decidido esforço e colaboração ao Centro místico da Grande Fraternidade, preparando-se, em virtude disso, para converterem-se em discípulos juramentados da Boa Lei que rege a ordem mágica e universal da Criação.

Examinemos, agora, o mais concreta e cientificamente possível, como vai se construindo a forma psíquica do Guardião do Umbral. Uma compreensão correta do processo de construção poderá ajudar-nos, sem dúvida, na tarefa de subtrair força psíquica e projeção etérica à sua manifestação nos níveis etérico-físicos do mundo. Vejamos primeiro como se gera a forma psíquica do Guardião do Umbral:

a. nos subplanos inferiores ou mais concretos do plano mental, pelo modo incorreto de pensar dos seres humanos;

b. nos níveis inferiores do plano astral, pelos densos e ignóbeis desejos;

c. nos extratos mais densos dos níveis etéricos, pela atração instintiva para a matéria física.

É necessário advertir, contudo, que o Guardião do Umbral, por ser uma criação humana, possui, assim como os seres humanos, uma consciência que rege todas as suas expressões nos níveis inferiores dos planos mental, astral e físico, constituindo três entidades específicas centralizadas nesse tipo de consciência ou de identidade que lhe conferiram os filhos dos homens, os quais, sendo feitos à imagem e semelhança de seu Criador, tal como afirmam os textos esotéricos e místicos, estão plenamente capacitados para criar magicamente. Disso se infere que, sendo o ser humano potencialmente um criador, ou um "fazedor de Magia", todas as suas obras são criações, boas ou más, e que, portanto, o Guardião do Umbral não pode ser excluído de suas atividades mágicas. A assombrosa ideia do Demônio não tem consistência alguma se separada da concepção do homem como um criador do mal, utilizando incorretamente os poderes mágicos que Deus lhe conferiu. Examinado com a lógica e o bom senso do homem civilizado, o Demônio, devido à santa ignorância dos povos, sempre foi confinado às regiões sombrias da superstição e, sem amparo das mesmas e no medo irrefletido da morte, nasceram e têm proliferado muitas das grandes religiões, as quais, explorando esse medo irracional, têm praguejado os valores sociais do mundo e os ambientes humanos com a ideia de pecado e do estigma da perdição eterna.

Mas, apartados do homem, o Demônio, o pecado e a perdição eterna não têm razão de ser, e o Guardião do Umbral, que alimenta esse medo irracional como uma defesa de sua própria estrutura, quando observado nos níveis psíquicos através da clarividência, aparece como uma potente, sólida e perversa criatura concebida, gerada e alimentada pela própria humanidade e, sob esse ângulo, se manifesta como uma inteligência perfeitamente potencializada para o mal, já que somente no mal apoia toda a sua sólida e potente estrutura expressiva.

Assim, a ideia do Diabo tentador a que todas as escrituras religiosas do mundo se referem, inflexíveis sobre seu extraordinário poder contra a humanidade, ainda que nunca explicando razoavelmente a gênese de sua existência, continua fazendo estragos no coração de muitos seres humanos, neles produzindo crises psicológicas de temor e não lhes oferecendo outra opção ou alternativa além da total aderência a uma ou outra das religiões mundiais cujo lema é "a luta contra o Diabo”. Algumas dessas religiões têm facilitado extraordinariamente a difusão da ideia de pecado e de perdição eterna e, segundo o santo critério dos Mestres da Grande Fraternidade, têm se convertido em sólidas estruturas onde o Mal ou o Guardião do Umbral encontra seu maior apoio e seu mais perfeito refúgio. O Mestre K.H. nos disse, já faz alguns anos, que "...o Guardião do Umbral da humanidade se alimenta do temor das pessoas", e repetia frequentemente a Seus discípulos que "...se há algo a temer, é o próprio temor".

Portanto, se refletirmos profundamente sobre essas ideias, depois de termos investigado a tripla estrutura do Guardião do Umbral, poderemos ficar amplamente conscientes de que essa Entidade é uma projeção exagerada de nós mesmos, já que somos nós, os humanos, aqueles que o têm construído ao longo dos tempos. Sendo assim, nosso trabalho como entidades inteligentes e dotadas de critério justo é destruir o mal que temos criado e evitar, com nosso esforço, a progressão psíquica do Guardião do Umbral, reduzindo, por nosso profundo amor ao Bem, o volume de mal acumulado em suas insaciáveis entranhas.

Vamos chegando, desse modo, à conclusão de que cada um dos seres humanos está atado ao Guardião do Umbral por um cordão etérico-psíquico mediante o qual o alimenta e através do qual Ele está constantemente lhe tentando para que secunde todas as suas pérfidas inclinações. Esse cordão etérico-psíquico é muito parecido com o cordão umbilical que une o feto à mãe ou ao sutratma que liga o corpo à alma, conferindo-lhe vida e expressão. E isto é precisamente o que a todo momento oferecemos ao Guardião do Umbral: expressão e vida.

Utilizando a psicometria mental, vamos agora observar as fases de construção da estrutura psíquico-física do Guardião do Umbral, a criação mágica da humanidade:

1. nas etapas iniciais da construção, é perceptível somente uma forma vaga e sem contornos definidos, com tinturas leitosas parecidas com as que se observam na construção de uma nebulosa. Essa forma vaga e incoerente do Guardião do Umbral é um resultado dos primeiros sintomas de vida lunar que desprende o veículo etérico, ainda escassamente formado, das primeiras sub-raças da raça lemuriana. Coincide com o surgimento, dentro do ser andrógino primitivo proveniente da segunda raça raiz, a Hiperbórea, dos princípios da dualidade humana, quando aparecem o homem e a mulher, com a inevitável consequência da relação de sexos. Dos abusos cometidos através da mesma, seja por ignorância ou por excessivo apego ao prazer dos sentidos, surge aquilo que mística e muito erroneamente convencionou-se chamar "o Pecado Original". Essa fase deixa seu profundo vestígio na forma vaga do Guardião do Umbral, que se faz cada vez mais sólida e compacta. Vendo como essa forma se condensa cada vez mais solidamente, poderíamos afirmar que os alicerces nos quais se apoia a estrutura do Guardião do Umbral foram construídos sobre o pecado original ou da "perversão dos sexos", e seu poder inicial foi tamanho que perdura quase tão fortemente nos tempos atuais quanto o foi nas antigas épocas lemurianas;

2. quando a humanidade chega à quinta sub-raça lemuriana, produz-se o fato planetário descrito esotericamente como de “Individualização do homem animal", mediante o qual iniciou-se no ser humano daquelas remotas eras planetárias o processo psicológico de autoconsciência ou de autoconhecimento, um processo ainda repleto de formas vagas e nebulosas que passam a engrossar a estrutura do Guardião do Umbral. O homem animal avança tentativamente e entra na segunda fase de seu processo evolutivo, situado entre uma concepção puramente física da vida e uma tendência profunda e transbordante para a sensibilidade astral;

3. a sensibilidade astral marca a nova fase do processo de construção do Guardião do Umbral, que não se faz muito significativamente até que a humanidade chegue nas primeiras sub-raças da raça Atlante. Os seres humanos daquele período entram no estado de luta psíquica que precede o desenvolvimento da consciência da sensibilidade e, devido às exaltadas paixões que vão nascendo dentro de si pelo efeito do choque, ou fricção, das energias etéricas e das energias astrais que estão afluindo, cria-se uma nova etapa na estruturação do Guardião do Umbral causada pela acumulação de elementos etérico-psíquicos que se desprendem da aura magnética dos seres humanos. Nessa fase, uma certa quantidade de egos pertencentes à onda de vida que veio à Terra procedente da terceira cadeia Lunar, onde "se individualizaram", começa a ser consciente do Mal, mas ainda não é suficientemente responsável por seus atos para poder lutar contra o mesmo. Mas começa a afirmar, ainda que muito debilmente, o princípio do Bem espiritual que, como uma ardente promessa de vida, começa a agitar-se em seu interior;

4. agora vem a fase da evolução humana definida ocultamente como Kamamanásica, a do impulso astral atuando na mente dos seres humanos. A mente reconhece o Mal e tem uma vaga ideia do Bem. Essa fase se caracteriza pelo apego emocional às coisas, induzido às vezes pelas própria impressões mentais. Podemos afirmar, considerando as condições reinantes nos ambientes sociais da humanidade daquela época kamamanásica, que o Guardião do Umbral começa a tomar uma forma muito definida e coerente. Trata-se, agora, da forma psíquica da PAIXÃO humana, refletida nos éteres planetários, influindo poderosamente nas mentes e nos veículos astrais e etéricos dos seres humanos. Essa PAIXÃO astral, que constitui uma das principais características do Guardião do Umbral, ainda atua muito intensamente no ambiente social dos nossos dias, criando áreas muito conflitantes nas mentes e corações dos seres humanos.

No entanto, essa fase se caracteriza também pelo reconhecimento do Bem e por uma tendência - às vezes completamente irrefletida - contra o Mal, e a humanidade começa a enfrentar, assim como se vê claramente nos dias atuais, a tremenda luta do sentimento do Bem contra a férrea estrutura do Mal. Aqui finda, ou ao menos decresce, o trabalho inconsciente de construção do Guardião do Umbral, e se estabelece uma nova dualidade entre os filhos dos homens. O Bem e o Mal estão em permanente conflito nas áreas sociais do mundo. Essa dualidade é o resultado da afirmação da autoconsciência sobre a consciência meramente instintiva que governa, ainda, os impulsos emocionais... Isso acontece nas primeiras sub-raças da raça Ária, e os Responsáveis do Plano de redenção planetária assistem, serenamente expectantes, ao acréscimo, nas áreas de manifestação humana, das duas amplas e caudalosas correntes de energia criadas nos dias atlantes que, do ponto de vista da Magia Organizada que estamos considerando, definimos sob os nomes de TEURGIA, ou Magia Branca, e GOETIA, ou Magia Negra;

5. do âmago dessa formidável divisão, surge a glória da raça Ária. Chegamos aos nossos dias, à quinta sub-raça da quinta Raça raiz. O ser humano cresceu em inteligência e, principalmente, em linhas gerais, a maior parte das pessoas reconhece o Bem e rechaça o Mal, inteligente ou instintivamente. Desenvolve-se o discernimento mental através do qual o ser humano, convertido em um discípulo sujeito ao treinamento espiritual, aprende as técnicas precisas de destruição do Guardião do Umbral planetário. Porém, essas técnicas, ao contrário do que sucede em certas etapas preliminares, não preconizam a luta contra o Mal, mas afirmam os princípios do Bem latentes no centro místico do coração, cujo desenvolvimento cessou por completo, no que se refere à condição humana, a etapa de construção do Guardião do Umbral e se iniciou o processo de destruição de sua abominável e temível Presença;

6. a fase que agora se inicia no coração de muitos dos seres humanos é descrita esotericamente como de "entrada na corrente iniciática" e tem uma importância fundamental na ordem da evolução planetária, pois nela o homem se libera completamente de "toda culpa e de todo agravo" cometidos contra as sagradas leis da Natureza e contra a vida dos demais homens, seus irmãos, alcançando então a redenção perfeita do "pecado original" com que iniciou a etapa de sua vida humana. Assim, converte-se em um verdadeiro Mago branco, capaz de criar, com as luminosas partículas de luz que se desprendem de sua aura magnética, astral e mental, uma brilhante, resplandecente Entidade que ocultamente chamamos Anjo da Presença, cuja função é representar a polaridade positiva perante a polaridade negativa do Guardião do Umbral, de acordo com as leis da polaridade que regem a vida planetária manifestada. Esse Anjo da Presença tem vivido no coração da humanidade desde sempre. O discernimento e a posterior iniciação o vão identificando na área vital das relações humanas até elevar, sobre os fundamentos hierárquicos da Grande Fraternidade Branca, a poderosa e benéfica estrutura do Anjo Guardião da humanidade, sob cujas asas a paz, o amor e a compreensão um dia se apoderarão dos corações humanos criando as perspectivas ótimas das raças do futuro, que utilizarão, como base de seus descobrimentos espirituais e realizações técnicas, a experiência alcançada por nossa nobre raça Ária em sua época mais dourada para sustentar o extraordinário e indescritível edifício da perfeição final de todos e cada um dos filhos dos homens que elegeram a virtude como nota chave de suas vidas.

A obra da destruição do Guardião do Umbral foi confiada à humanidade e ela a irá realizando à medida que vá se tornando consciente de seus erros e trate de emendá-los. Essa atividade é parte inseparável do devir espiritual que misticamente chamamos CAMINHO e é lógico, portanto, que as técnicas mágicas de destruição estejam reservadas unicamente para aqueles seres humanos que, em virtude de sua compreensão espiritual e o abnegado sacrifício de si mesmos, se aliaram com as Forças da Luz e decidiram seguir firmemente as honrosas diretrizes determinadas pela Grande Fraternidade Branca, Diretora da evolução do planeta Terra como um todo. Sendo assim, todo ser humano inteligente e de boa vontade, realmente interessado em descobrir o eterno segredo do Bem latente dentro de si, logicamente seguirá o caminho de aproximação espiritual tecnicamente descrito como o CAMINHO. Esse Caminho que todo ser humano, seja qual for sua posição como alma na infinita Escada de Jacó da evolução humana, deverá percorrer um dia no devir de suas múltiplas existências, tem caráter universal, e toda verdadeira religião espiritual, filosofia ou profunda crença nos eternos valores da vida a tem conceituado com suas denominações próprias e particulares. Assim surgiram através dos tempos, segregadas da própria essência espiritual da humanidade, o Caminho luminoso do TAO, o Caminho Iluminado da Integração das Escolas Esotéricas, a Busca do SANTO GRAAL dos Cavaleiros Templários, o dórico Caminho dos Argonautas que suspiravam pelo VELOCINO DE OURO, o Reino dos Céus dos cristãos, a óctupla Senda dos budistas que conduzia ao NIRVANA etc.. Mas o propósito subjacente a todas essas pesquisas e o objetivo final do Caminho percorrido por todas elas foram e sempre serão o descobrimento do Bem supremo e, com seu precioso achado, o triunfo do Bem e a destruição do Mal... Essa é a lei da existência humana e essa é a missão que Deus confiou ao homem para que colabore inteligentemente nos planos e projetos de redenção planetária que ELE escreveu com caracteres de fogo no coração místico e silente de qualquer criatura na vida da Natureza.

Início