2012 Uma Perspectiva Esotérica

O fluxo e refluxo dos ciclos de energia, que foi naturalmente compreendido pelos antigos Maias, é um poder diretor com o qual todos os discípulos devem aprender a trabalhar. Ele rege não só o dispêndio de força físico-etérica, mas também de energia mental, e opera de acordo com leis completamente diferentes daquelas que parecem dominar os tempos atuais de "hipercomunicação" e incrementos de tempo medidos em "nano segundos".

O Poder Criativo dos Ciclos

Cada novo ano contém entre seu período de tempo alegrias imprevistas, desafios e, talvez, tristezas, mas 2012 - e especificamente, 21 dezembro de 2012 - é uma data aguardada com um sentido particular de expectativa e, para alguns, com um pouco de medo. O estudo da escatologia - o ramo da teologia que lida com o fim do mundo, o julgamento final - ajuda-nos a entender por que o tempo específico de profecias frequentemente inspiram uma sensação de medo ou pelo menos ansiedade. No entanto, como o escritor Gerald Bento apontou em seu livro As Profecias Maias para 2012, as previsões em torno de 2012 não se enquadram na escatologia tradicional, pelo que emanam da compreensão Maia de tempo, que é cíclica e não linear.

Isto lança o assunto sob uma luz completamente nova, mais compatível com a interpretação da Sabedoria Eterna de tempo. Na verdade, pode parecer uma surpresa que o domínio do tempo é um dos poderes psíquicos que devem ser desenvolvidos por todos os discípulos que estão cooperando em reunião com a Hierarquia pela necessidade mundial, mas assim é. "Uma verdadeira compreensão do elemento tempo, com o seu fluxo e refluxo cíclicos e os períodos adequados de atuação, é um poder psíquico muito difícil para dominar, mas que pode ser dominado através da paciente espera e a eliminação da pressa", escreveu o Mestre Tibetano.

Um fluxo e refluxo cíclico rege toda a vida em manifestação, com ciclos de energia em exalação alternando com ciclos de fluxo de inalação. O impulso da atividade humana ao longo dos últimos 250 anos tem se manifestado em um ciclo orientado externamente regido por um foco excessivo no desenvolvimento material. Que grande parte deste enfoque tem contribuído para o bem geral pode ser visto nos desenvolvimentos científicos que tem levado à melhoria da saúde e higiene, ao alívio do trabalho físico severo e ao aumento da disponibilidade de tempo de lazer, bem como na exploração tanto da Terra como dos vizinhos da Terra.

O que tem sido negligenciado no impulso para alcançar maior bem-estar material é o conhecimento de que e o que o homem é, por que ele está aqui na Terra e qual é o seu papel na evolução do nosso planeta. Mas esta consciência não foi completamente esquecida, pois está incorporada na rede de servidores conhecidos nos escritos de Alice Bailey como O Novo Grupo de Servidores do Mundo. Eles servem como sinalizadores para o resto da humanidade, e sua contribuição para a nossa evolução planetária é celebrada através de uma "Semana de Festival", observada a cada sete anos, entre 21 e 28 de Dezembro. Esta semana especial será observada novamente este ano, e sua data de abertura coincide com a data prevista no calendário Maia para marcar o fim de um velho ciclo e o início de um novo - 21 de Dezembro. O significado disto é aberto à interpretação por todos os esoteristas, mas certamente dá motivos para comemorar a existência deste grande grupo de servidores.

O fluxo e refluxo dos ciclos de energia, que foi naturalmente compreendido pelos antigos Maias, é um poder diretor com o qual todos os discípulos devem aprender a trabalhar. Ele rege não só o dispêndio de força físico-etérica, mas também de energia mental, e opera de acordo com leis completamente diferentes daquelas que parecem dominar os tempos atuais de "hipercomunicação" e incrementos de tempo medidos em "nano segundos". Se houver qualquer presente que pode ser destacado nos tesouros da Sabedoria Eterna, talvez seja a vasta visão que ela oferece da evolução e do fluxo cíclico de energia espiritual que é o destino da humanidade aprender a exercer no serviço planetário.

Preparemo-nos, ao longo do ano, para a celebração desta especial Semana de Festival septenal.

Início