Perigos a Se Evitar ao Desenvolver os Ideais Percebidos

Os membros do Novo Grupo de Servidores do Mundo aprendem sobretudo pelo ouvido e graças a uma cuidadosa atenção que provém da atitude interna de um constante ouvir atentamente. Estão desenvolvendo esta percepção espiritual que está latente mas não utilizada pelo homem comum. Devem captar as novas Palavras de Poder à medida que emergem do centro de luz e força espiritual no mundo e, ao mesmo tempo, devem estar atentos ao grito da humanidade, que proclama as suas mais altas esperanças, aspirações e desejos. Esta atitude de escutar atentamente e o subseqüente e rápido reajustamento aos comandos recebidos do interior são características do Novo Grupo de Servidores do Mundo. A massa de pessoas que se reunirão à sua volta, deve ser ensinada pela vista, pela palavra escrita e mais tarde pelo sentido da visão interna. Deve-se recordar estes dois pontos, ao planejar o trabalho e procurar identificar os trabalhadores.

Deve-se dizer aqui uma palavra sobre os perigos que o Novo Grupo de Servidores do Mundo deve procurar evitar. Não se deverá esquecer, primeiro de tudo, que muitas pessoas de várias raças e diferentes pontos de vista religioso fazem parte, consciente ou inconscientemente, deste grupo. Algumas estão tão perto do Plano que a clareza de sua visão e a compreensão são muito reais. Elas sabem. Têm necessidade, contudo, de estar muito seguras quanto à ação correta em relação ao tempo. O seu principal problema é a habilidade de ação e não a acuidade de percepção. Outros não estão tão perto do Plano e só o conhecem de maneira vaga e geral. São almas consagradas e dedicadas, mas a ambição pessoal e nacional, e os preconceitos religiosos, governam ainda as sua mente, reação e hábitos de linguagem. Às vezes ressentem-se pelo fato de outros de diferentes raças, tradições e sentimentos religiosos poderem estar mais perto do Plano e dos Guardiões do Plano, do que elas. Questionam a autoridade de certos indivíduos do Novo Grupo de Servidores do Mundo e às vezes trabalham de maneira prejudicial para com os discípulos que se encontram nos mesmos campos que elas. Isto não deve ser assim. Não há hoje tempo para coisas inúteis como o prestígio pessoal ou a supremacia de uma organização à custa de outra, ou para a suposta prioridade deste ou daquele ensinamento.

Que todos nós, por conseqüência, que pertencemos ao Novo Grupo de Servidores do Mundo ou que respondemos à mensagem da boa vontade, sacrifiquemos as nossas diferenças pessoais, mesquinhas interpretações e ambições egoístas no altar do serviço mundial e da amizade. Então podemos oferecer aos Guardiões do Plano um instrumento que Eles poderão utilizar livremente.

Outro perigo pode surgir se é dada ênfase indevida ao aspecto organização, do Novo Grupo de Servidores do Mundo. Não se deve esquecer que não se trata de uma organização vulgar, como as que se encontram geralmente no mundo. O grupo é um organismo, não uma organização. Não é um grupo propagandista, como se entende do termo. Não está interessado em política, religião ou lugar. O seu trabalho é educação do ser humano e a expansão da consciência humana, de modo que possam captar as novas e verdadeiras idéias. A sua função é difundir a mensagem da boa vontade internacional e da unidade religiosa. Os membros do Novo Grupo de Servidores do Mundo são, primordialmente, intérpretes. Que eles possam ter situações e posições elevadas; que possam ser pessoas influentes e poderosas; que possam trabalhar pela palavra falada e escrita, empregar qualquer meio que o cérebro e o dinheiro permitam utilizar no seu esforço; que eles consigam demonstrar a mais alta capacidade em ação, tudo isto será verdade, se as coisas progredirem como devem, mas deve-se considerar tudo isto simplesmente como meios para alcançar um fim – promover em todo o mundo a boa vontade, compreensão inteligente e amorosa, unidade, paz e abundância.

Os vários planos que estamos considerando para o avanço e crescimento do Novo Grupo de Servidores do Mundo devem ir, e irão, sempre para frente. As idéias abreviadamente acima hão de desenvolver-se detalhadamente. As pessoas devem ser treinadas para trabalhar pela difusão destas idéias. O grande público terá de ser educado segundo os propósitos e objetivos do novo grupo. Devem formar-se grupos de Meditação devotados ao trabalho de contatar a visão e absorver a necessária sabedoria e poder. A Grande Invocação deve ser usada crescentemente; diariamente e a cada hora deve a Invocação ser irradiada. A essência do que aqui está apresentado, deveria ser reorganizada e readaptada para uso do público em geral porque é só por meio da repetição constante que os homens aprendem e estas coisas devem ser ditas e repetidas muitas vezes antes que o verdadeiro trabalho do Novo Grupo de Servidores do Mundo possa fazer-se sentir. (Psicologia Esotérica Vol. II, pág. 665-668)

Início