Três Festivais Espirituais 2014
Março de 2014

“Ishvara (a Alma) ... é encontrado na caverna do coração; Ele pode ser encontrado através de puro amor e serviço devotado”.

Em meio ao estresse da vida moderna há, certamente, momentos em que a maioria de nós, às vezes, desejamos ardentemente uma vida mais tranquila e despreocupada para podermos contemplar as dimensões internas da nossa natureza. Entretanto, sob a superfície da nossa vida de fadiga existe um lugar de paz profunda, que nada pode ser equivalente a ela ou imaginável no mundo exterior. Este lugar é a câmara secreta do coração, onde o silêncio é tão intenso que forma uma brecha entre o reino humano e o reino da Alma. Para descobri-lo é necessário que o coração seja induzido a tornar-se ativo para que uma corrente de amor possa fluir através de sua câmara com o propósito de abri-la, revelando, assim, a sua fonte. A grande verdade é que a busca da divindade interna só pode ser conseguida quando é realizada simultaneamente com a busca externa, ou seja, levar abundância de amor ao coração de cada vida com a qual nos deparamos no campo de forças da vida diária.

O coração é o órgão fundamental da Alma; possui consciência grupal e sua propensão natural é o serviço benevolente a todos e a cada um. Isto é vital para sua existência em seu próprio mundo, assim como a respiração é para o ser humano. Em tempos de crise e de incerteza, quando a humanidade busca desesperadamente orientação e mudança, “O Coração de Deus - impulsionado pela Lei de Compaixão - envia um Instrutor, um Salvador do Mundo, um Iluminador, um Avatar” para despertar os corações humanos e fortalecer o fluxo bidirecional de luz e amor entre o reino das Almas e o reino da humanidade.

Os três festivais espirituais oferecem oportunidades únicas para invocar este fluxo de amor e preparar o caminho para o vindouro Instrutor Mundial e para a nova era de Aquário de serviço amoroso. A energia do Amor e o expansivo poder da alegria associados a Aquário têm aumentado, embora possa parecer estranho se levarmos em conta o estresse e a tensão da vida moderna e as inúmeras crises que a humanidade enfrenta atualmente. É evidente que o amor e o júbilo provêm da alma e não da personalidade. Não há que se confundir júbilo com felicidade, pois o júbilo pode se manifestar sejam quais forem as circunstâncias externas. De fato, geralmente o observamos naqueles cujas vidas exteriores parecem estar cheias de adversidades e provas. O júbilo, como o amor, é também uma grande energia reveladora que ajuda a consciência a entrar em ressonância com nossas verdades e princípios espirituais. Como tal, é uma das chaves que abrem a porta ao mundo dos significados que está por trás do mundo das aparências externas.

O mundo dos significados só pode ser descrito por palavras porque só pode ser compreendido intuitivamente no coração, onde a consciência, suscitada pela alma, se alinha automaticamente com o propósito do amor de Deus. As ondas de energia divina, que chocam constantemente com a consciência coletiva da humanidade, são registradas juntamente com a compreensão da maneira em que elas estão continuamente despertando e preparando a humanidade para a glória que está por vir. As palavras do Mantra de Unificação descrevem isto à perfeição “Que a alma controle a forma externa, a vida e tudo o que ocorre e traga à luz o amor que subjaz em tudo que ocorre nesta época”.

A revelação do mundo dos significados é o tema da conferência deste ano e a nota chave dos trabalhos é: Que o Caminho de Reconhecimentos conduza à Revelação Grupal. É um enigma interessante o fato de que o caminho de revelação seja um caminho de reconhecimentos porque a palavra “reconhecimento” significa ato ou efeito de reconhecer, conhecer de novo. Um ser humano é um “filamento de energia de amor” que tem se concretizado no mundo material a partir da “corrente de Amor divino”, e ao longo do caminho deste processo ele perdeu o sentido de sua verdadeira identidade. A evolução humana é uma peregrinação em que se busca redescobrir este legado de amor e, assim, poder liberar sua essência que está refletida no coração de cada átomo da criação. Através deste processo um novo tipo de consciência está nascendo - produto dos fogos do amor inteligente e os fogos da matéria. É um processo que está continuamente fundindo em um só os reinos espirituais e os reinos externos da natureza.

À medida que avançamos para o intervalo superior do ano espiritual e as novas energias buscam penetrar na consciência humana, recordemos que em cada acontecimento e circunstância da nossa vida cotidiana existe em nosso entorno uma oportunidade de servir a esta grande causa por meio do reconhecimento e do estímulo adicional de amor. Na medida em que assim fazemos, veremos que um caminho de reconhecimentos se abre diante de nós, conduzindo diretamente à revelação na câmara oculta do coração.

Em união, no caminho do serviço.

Início