Um Farol de Luz e de Amor no Mundo
Abril 2015

Em contraste com alguns movimentos populares da "Nova Era", que prometem um rápido avanço para a iniciação e o contato com os Mestres, a disciplina do verdadeiro treinamento esotérico pode parecer exigente e austera. Mas o fato irrefutável é que a formação para o discipulado requer disciplina, pois as duas palavras compartilham a mesma etimologia. A ideia básica por trás das palavras "discípulo" e "disciplina" é seguir um caminho de aprendizagem e uma "necessária ordem para a instrução".

A ordem necessária para a formação esotérica pode ser concebida a partir do ponto de vista da cerimônia e ritual do Sétimo Raio. Esta energia, ritmicamente agindo através da vida da personalidade, é o que produz "a expressão concreta das realidades subjetivas ou poderes." Em vez de impor um regime severo sobre a personalidade, utilizam-se disciplinas espirituais, como a meditação, o estudo e elaboração de trabalhos sobre assuntos esotéricos, que efetivamente utilizam a energia do sétimo raio e ancoram firmemente a disposição de sacrifício da alma na consciência do cérebro físico.

Sentar-se e anotar o pensamento esotérico pode parecer uma tarefa difícil, algo separado do serviço ativo na linha de frente das necessidades humanas; mas na verdade não é. O processo de aprender a construir formas mentais de poder mágico começa com a formulação de pensamentos abstratos, que é a substância do Plano e, em seguida, dar-lhes formas em expressões concretas, com mínima perda de energia. Isto é exercitar-se na magia branca; e uma vez que o estudante entende isso e se dá ao trabalho do espírito do ritual cerimonial, então ele está no caminho certo para o sucesso.

Também é verdade que as formas mentais construídas fazem parte da reserva de pensamentos do grupo, que é o produto da meditação, os escritos e pensamentos de todos os estudantes, um trabalho constante realizado em conjunto. Isto é o que mantém a Escola Arcana como um farol de luz e de amor no mundo. Por isso, esta obediência oculta é um pré-requisito para o trabalho grupal – a vontade de dedicar a imaginação criativa para trabalhar com a energia que flui através da mente e da alma grupal. Quando essa vontade de amar e de se sacrificar é forte o suficiente para atender o ritmo do trabalho grupal, leva, paradoxalmente, à verdadeira liberdade. Nas palavras do Tibetano: "A obediência está à frente, com a liberdade em suas mãos".

Esses pensamentos abrangem os três festivais espirituais e a grande Festa da Páscoa, esta com sua energia de ressurreição com a liberdade de uma vida nova. Aproveitemos a oportunidade, e através de um novo foco sobre a disciplina espiritual e a obediência oculta, elevemo-nos da terra ardente à luz clara e fria de buddhi.

No companheirismo da viagem grupal...

Início