Entendendo esses Tempos de Prova
Outubro de 2016

Caro colega de trabalho.

É claro que a humanidade está passando por um período de testes na transição para uma nova era. Na medida em que avançamos para a era de Aquário, energias provenientes de uma multiplicidade de fontes estão impactando a consciência humana. Elas ainda são apenas vagamente percebidas e, inicialmente, causando sentimentos de desconforto e desorientação. Nos ensinamentos esotéricos isto é chamado de "crise de extensão espacial" - uma transformação na forma em que o tempo e o espaço são registrados no subconsciente como resultado do aumento das influências espirituais. Embora a perturbação seja difícil de suportar, esta crise está a estabelecer as bases de uma nova e mais vital realidade.

Em Os Raios e as Iniciações, de Alice Baily, lemos: "A ampla reação aos ideais (em que pesem todos os esforços das forças reacionárias e más), e o turbulento tumulto atingindo todos os níveis da consciência humana, mais a inspiração do desastre e sofrimento, estão arrombando áreas até então seladas nas mentes dos homens fazendo a iluminação penetrar, varrendo as suas velhas condições... Essas expansões na vontade compreensiva humana, nos próximos cento e cinquenta anos, alterarão completamente a maneira humana de pensar... tudo é planejado e ordenado; as energias e forças certas estarão disponíveis, porque a Hierarquia trabalha sempre sob a Lei dos Ciclos e da Compensação Cíclica. Os Mestres sabem exatamente aquilo que precisa ser feito pela escolha do tempo adequado e pelo que tem sido chamado de “a crise da extensão espacial”. Eles chamam a isso - qualidade intercambiável do tempo e do espaço... que já começa a ser tenuemente percebido." (Pp. 237-8)

Desde o momento desses escritos, cerca de setenta anos atrás, a crise da extensão espacial tem crescido constantemente. As muitas ideias e ideais que estão agora sendo expressas pelo grupo de servidores do mundo são de uma vibração tão alta que estão ajudando a dissipar os véus planetários que dividem os reinos internos e externos do ser. Isto resulta na sensação de aceleração do tempo. Por conseguinte, temos o ritmo acelerado da vida moderna - as agitadas vidas desordenadas experimentadas por tantos hoje. Vivemos em uma época de "paradigmas e narrativas" que rapidamente mudam em resposta às constantes flutuações da consciência humana. E no pensamento científico, temos a percepção ilusória de um universo em rápida expansão, com galáxias distantes se afastando mais rápido do que a velocidade da luz!

A crise de extensão espacial é evidenciada também de outras formas, indicando que a consciência do Cristo está emergindo na humanidade e na força-substância do planeta, o aspecto Mãe. Mesmo na dificuldade deste processo de nascimento e, apesar de toda a dor e sofrimento no mundo, esta espiritualidade emergente é a causa para o otimismo e a esperança. Como os véus planetários constantemente dissolvem-se, torna-se possível para a mente espiritualizada perceber mais claramente o Cristo se aproximando e a Hierarquia Espiritual atuando nos bastidores dos assuntos mundiais. Isso pode até contribuir para a prevalência atual das teorias da conspiração. Algo misterioso é vagamente percebido no outro lado dos véus que, por sua natureza não muito clara, é interpretado de forma negativa.

Com tudo isso em mente, a compreensão do que está acontecendo nos assuntos do mundo é um grande desafio nestes tempos turbulentos. As opiniões transmitidas por grande parte da mídia não são sempre úteis - é necessário um ponto de vista mais elevado, aquele que está livre do preconceito nacional, cultural e ideológico. Níveis cada vez mais refinados de imparcialidade, discriminação e desapego são necessários por todos que servem a humanidade e que anseiam por evidência de que o Plano de amor e luz está se exteriorizando. Podemos estar tão concentrados nos efeitos e eventos exteriores que a esperança e o desespero distorcem nossa percepção. O espírito se eleva com os crescentes sinais de síntese apenas para ser frustrado novamente pela separatividade que ainda se manifesta. O efeito estroboscópico de alternância das forças da luz e da obscuridade pode deixar o servidor da humanidade em um estado de confusão quanto ao local onde o mundo está em relação ao Plano Divino - o que a Hierarquia está pensando e planejando neste momento - se a humanidade está se movendo em direção ao triunfo espiritual ou à derrota.

Para compreender a grande transição que está ocorrendo, o intelecto não é suficiente, como as tradições espirituais há muito tempo têm ensinado, pois ele sucumbe à ilusão. É à intuição que devemos nos voltar, e por esta razão escolhemos o tema, Do Intelecto à Intuição para os seminários Boa Vontade Mundial em cada um dos três centros deste ano em 29 de outubro. Esperamos que muitos colegas de trabalho se juntem a nós nesse dia, para trabalharmos como uma unidade, uma mente grupal unificada, a intuir a luz e o amor que podem auxiliar a passagem da humanidade para o futuro brilhante que está à frente.

Na luz do serviço grupal,
Grupo da sede
Lucis Trust

Início