A Transmutadora Substância Divina

Estimado condiscípulo:

Nos últimos meses, a carta da escola tem explorado a "verdade viva", em relação à força de Shamballa e sua expressão no mundo. Começamos por considerar como a verdade é uma medida da vida que se expressa através de uma forma de qualquer tipo e, à medida que a consciência imanente aumenta, sua forma também pode ser capaz de expressá-la cada vez mais. Periodicamente, uma forma é descartada por outra que pode demonstrar de uma maneira melhor a verdade contatada. Esta é a base da reencarnação. Para o iniciado isso culmina em uma transição para fora do reino humano através do fogo. Como A Doutrina Secreta diz: "O fogo e a chama destroem o corpo de um Arhat; sua essência o torna imortal".

O fogo é a "substância divina" e transmuta constantemente todas as vidas em todos os níveis da vida planetária. A transmutação é definida ocultamente como "passagem de um estado de ser para outro, através da ação do fogo". Este processo planetário é dirigido de Shamballa pelas grandes Vidas que dispensam o fogo da natureza da Vontade em alinhamento com o Plano divino. Nesse sentido podemos lembrar as palavras do Tibetano, muitas vezes citadas, quando diz: "Em última análise, o fogo que deve ser usado pelos discípulos no mundo é o da vontade de amar... é a intenção amorosa de incendiar o mundo com a nova ideia do "espírito de relacionamento", começando em nós mesmos, na família e no grupo imediato".

À medida que a humanidade desperta para uma apreciação consciente do Plano, entenderá o fogo como o grande agente transmutador na evolução, e seus aspectos objetivos e subjetivos serão exercidos e aplicados no serviço aos reinos inferiores. Dizem-nos que os bombeiros do futuro controlarão os devas do fogo através do conhecimento do som e do encantamento, em vez de usar a água, e isso também se aplica ao trabalho de transmutação da humanidade com os "aspectos ígneos da economia terrestre". A ciência incipiente da Ecologia do Fogo já está expandindo a compreensão humana do papel do fogo como guia para o crescimento dos ambientes naturais em que atua. Como a ciência está começando a mostrar os efeitos positivos do fogo sobre a evolução das espécies e dos ecossistemas, a crença geral de que os incêndios florestais prejudicam a natureza está mudando lentamente.

O mundo do significado revela que os estragos do fogo nem sempre são tão calamitosos quanto parecem externamente. Na Psicologia Esotérica Vol. 1, (escrito em meados da década de 1930), lemos: “Um importante evento simbólico foi consumado no final desta Era Pisciana, que é o período da influência do sexto raio. Foi a devastação mundial das florestas do mundo. Em todos os lugares elas foram sacrificadas às necessidades do homem. Assim, foram trazidas sob a influência do fogo, aquelas formas de vida vegetais que estavam prontas para a iniciação. O principal agente no desenvolvimento deste reino tem sido a água, e este novo desenvolvimento, que reúne fogo e água neste reino, constituiu o fato subjetivo que levou à era da energia do vapor. Os vastos incêndios florestais, que constituem essa ameaça neste momento em diferentes partes do mundo, também estão relacionados a esta "iniciação pelo fogo" de um reino até agora controlado e dirigido em seu crescimento pelo elemento da água.”

Embora isso não seja considerado como a menor defesa da contínua devastação das florestas do mundo para satisfazer a ganância humana, mostra, no entanto, que o esoterista precisa de uma visão maior e mais profunda do que a fornecida apenas pelo raciocínio lógico. As estações de fogo agora duram cerca de 20% mais do que 35 anos atrás, e as áreas onde a vegetação combustível cresce, suscetíveis a incêndios, duplicaram ao longo desse período de tempo. ... Para entender o simbolismo do que está acontecendo, o discípulo em formação está aprendendo o desapaixonamento, o desapego e o discernimento necessários para avivar a visão espiritual e adquirir uma compreensão dos processos esotéricos que ocorrem por trás dos eventos mundiais. Esta é a verdade viva que só podemos alcançar, tornando-nos a verdade viva.

Neste momento, o poder transmutador do fogo pode ser a melhor descrição disponível da verdade viva, e isso é algo que cada um de nós experimentará em primeira mão em algum momento futuro. Pois, como observou o Tibetano, colocar-se diante do Hierofante durante a cerimônia de iniciação é "um momento estupendo para o iniciado e lhe traz a percepção da verdade absoluta literal da frase ‘Deus é um fogo consumidor’. Ele sabe, acima de qualquer controvérsia, que a energia ardente e a força elétrica constituem a soma total de tudo o que existe".

Através de mantras, especialmente a Grande Invocação e a Palavra Sagrada, já recebemos as ferramentas dos iniciantes para acessar o fogo e aplicá-lo. É-nos dito que o AUM é o som do plano mental e é chamado simbolicamente "o crepitar do fogo abrasador". Embora o seu uso indevido possa levar uma civilização ao fogo, aplicado corretamente pelos discípulos do mundo, cria condições adequadas para a renovação e propagação de novas sementes de consciência e para o crescimento novo. A ação do fogo prepara a substância para a expressão de novas verdades espirituais.

E assim, por uma compreensão crescente do fogo como a divindade em ação, a própria humanidade expressará a verdade como o fogo vivo e transmutador na longa jornada do Irreal ao Real.

...

No espírito ardente das relações grupais...

Início