A inofensividade e o poder magnético

Prezado condiscípulo:

No mês passado, nos referimos ao tópico da “inofensividade”, reconhecendo que, de alguma forma, é um termo um tanto passivo, mas o que ele se refere, em essência, é uma atividade dinâmica. Embora a inofensividade pareça simplesmente denotar a ausência de algo, a saber, a capacidade ou intenção de ferir, somos informados de que a Hierarquia a emprega como "energia elétrica dirigida intuitivamente!". Para entender isso, bem como para compreender a maneira pela qual o discípulo deve praticá-la, pode ser útil considerar a inofensividade no contexto do movimento, o que dá a ideia de fluxo e equilíbrio dinâmico.

Desta perspectiva, a inofensividade é uma atividade rítmica dentro da vida divina que circula através de tudo o que existe, e cuja harmonia de movimento depende da resposta humana à impressão espiritual. No entanto, isso ainda não foi expresso como esperado pela Hierarquia: "A impressão espiritual foi interrompida, e também a corrente circulatória divina foi interferida. Esta 'interrupção da impressão' ... é responsável pelo pecado, doenças e todos esses vários fatores que transformaram a humanidade no que ela é agora. Quando o livre fluxo de energia divina e interação e propósito espiritual forem restabelecidos, então o mal irá desaparecer, e a vontade para o bem se converterá na verdadeira boa vontade no plano físico externo. A tarefa dos discípulos do mundo é restabelecer essa corrente e eliminar essa interferência. Esse é o principal problema enfrentado pelas pessoas espirituais neste momento." (1)

Neste trabalho de restaurar a corrente circulatória divina, podemos apreciar a inofensividade em termos de movimento. É um ritmo harmônico sob a lei do Controle Magnético. A cooperação com esta lei produz "o equilíbrio de todos através da compreensão das leis do magnetismo que produz a coordenação dos muitos diversos no uno homogêneo; o magnetismo governa a síntese dos muitos aspectos em uma forma de unidade". (2)

Para alcançar essa unidade, a Lei do Controle Magnético opera em estreita relação com o Quarto Raio da Harmonia e Beleza, e juntos eles coordenam a beleza magnética do todo. E se levarmos em conta tudo o que entendemos pelas palavras "harmonia e beleza", podemos perceber por que elas estão relacionadas ao magnetismo. A beleza evoca algo profundo nas profundezas do nosso ser, que surge e nos eleva em direção à própria fonte. Nós nos ligamos voluntariamente em um relacionamento com o objeto da beleza, de uma maneira que induz sentimentos de harmonia. Essa relação não é estática, porque no silêncio que a acompanha você pode sentir a força vital da divindade movendo-se através de todas as coisas em sua missão unificadora.

Vale ressaltar que a Lei do Controle Magnético tem influência no plano búdico, no quarto plano médio do sistema solar e no quarto subplano de todos os planos abaixo dele. No nível etérico mais baixo do plano físico é onde o controle magnético búdico será demonstrado cada vez mais através do campo magnético que lenta e seguramente está se desenvolvendo nos centros da região da cabeça de todos aqueles que estão se submetendo ao treinamento esotérico.

A resposta à Lei do Controle Magnético também é um dos desenvolvimentos mais importantes que a raça humana deve alcançar, porque "a meta do esforço humano é dupla: ser controlado por esta lei e também em manejá-la na prestação de serviço. É a lei por meio da qual a expressão do sexo, como nós a conhecemos, é transmutada e elevada ... A junção de dois, transmuta-se na junção dos muitos para atos de serviço que darão nascimento a novos ideais e a uma nova raça - a espiritual". (3)

A inofensividade é então o poder magnético e organizador do amor praticado pelo discípulo que literalmente se tornou "um fio de energia amorosa dentro do fluxo do amor divino".

Em iluminado companheirismo grupal.

Grupo da Sede,
Escola Arcana.

__________

1. Problemas da Humanidade, p. 7 & Telepatía e o Veículo Etérico, p.47 (adaptado)
2. Um Tratado sobre o Fogo Cósmico, p. 585
3. Ídem, p. 584

Início