O Olho da Mente

Caro condiscípulo:

À medida que avançamos para Áries, o primeiro dos três festivais espirituais, surgem na mente grupal as ideias com as quais vamos trabalhar no intervalo superior. Áries é "o berço das ideias divinas", os dínamos da criação que transmitem à matéria a vontade divina, dando-lhe forma. Trabalhar com a vontade divina exige uma atitude de observação desapegada, porque sob o olhar constante do observador silencioso, sob a lei de controle magnético, as ideias são energizadas e dirigidas à encarnação física.

Os primeiros passos nessa ciência esotérica se dão através do uso de pensamentos-semente na meditação. Na medida em que se reflete regularmente sobre a estrutura, a qualidade e o significado de um pensamento semente, forma-se na consciência um padrão mental, embora seja apenas uma débil consciência dele. Quando o olho da mente focaliza sobre essas forças reunidas, elas tornam-se mais definidas e, finalmente, vêm à vida e banham a personalidade com suas qualidades e virtudes. Através da prática diária da meditação, pouco a pouco se desenvolve na cabeça uma zona de tensão magnética, moldando a matéria etérica em um órgão de visão interior: O Olho de Shiva. Quando esse "olho que tudo vê" se abre, o iniciado pode ver internamente e depois direcionar a energia para fora com precisão. Um agente da vontade divina nasce para, eventualmente, ver como o adepto faz isso. Nas palavras de Santa Columba:

"Há alguns, embora muito poucos, a quem a graça divina concedeu isto: que eles possam ver, e muito distintamente, em um único e mesmo momento, como se estivessem embaixo de um mesmo raio de sol, até mesmo toda a circunferência de todo o mundo com seus oceanos e céu, estando a parte mais interna de suas mentes maravilhosamente aumentada." (1)

Embora estejamos apenas lidando com as primeiras etapas desse processo arcano, é inspirador refletir sobre os poderes que a mente possui quando as "éguas gestoras de pensamentos" estão sob controle, como Hércules faz no grande trabalho de Áries. O céu azul claro é um maravilhoso símbolo da mente livre de pensamentos descontrolados e cheia de espírito, como será discutido na próxima carta de Lucis Trust para os Três Festivais Espirituais, "Coberta de riquezas invisíveis e vibrante de poder, uma ideia ou revelação pode aparecer dentro de sua extensão ilimitada como 'um raio repentino'".

Estas imagens podem ser interpretadas num nível mais profundo se forem refletidas sobre o fato de que “O ‘Olho de Shiva’, quando aperfeiçoado, é de cor azul, e como o Logos solar é o ‘Logos Azul’, também Seus filhos ocultamente se parecem com Ele. Esta cor, porém, deve ser interpretada esotericamente.” (2) Este olho azul é aquele que transmite a energia da vontade para o mundo através do serviço. Através deste olho podemos perceber a luz da inspiração e da iniciação, e através deste olho elétrico o iniciado conhece, expressa, revela, destrói e ressuscita. Estas são algumas das implicações mais profundas da palestra para a conferência deste ano:

Que a vida do grupo seja inspirada pelas Regras para a Iniciação: Conheçam. Expressem. Revelem. Destruam. Ressuscitem.

Em iluminado companheirismo grupal,
Grupo da Sede

_________
1 - A Luz da Alma
2 - Um Tratado sobre o Fogo Cósmico

Início