Navegação

DOZE FESTIVAIS ESPIRITUAIS


PEIXES

Nota Chave para Peixes
"Eu deixo a casa do Pai e ao voltar, encontro a redenção".

A nota chave para o discípulo em Peixes é um pensamento semente particularmente útil para a meditação. Ela carrega em si todo o processo de involução e evolução; a marcha da unidade de vida num estado material de consciência tão denso durante longas épocas fez com que a divindade inata da alma em encarnação perdesse a visão. Gradualmente, através do processo de experiência na matéria, o aspecto vida começa a voltar a reafirmar a sua presença, eventualmente exercendo tão grande atração na consciência da personalidade que é tomada a decisão de trilhar o "caminho de volta", para "regressar" à fonte e origem do Ser. É a história do filho pródigo em cada membro da família humana.

A nota chave também traz a nota de redenção. O ato de retorno consciente à "casa do pai" serve para purificar e redimir a substância material. A substância dos diversos corpos, apropriados durante o processo involutivo, torna-se tão impregnada de luz espiritual e energia que a consciência da alma começa a controlar, que a vida individual é "salva" do controle por outras unidades de vida no ambiente. A influência de Peixes pode, portanto, ter um efeito atraente dentro do tema planetário de Redenção, o propósito da manifestação.


PALESTRA SOBRE O FESTIVAL DE PEIXES

O texto que segue foi uma palestra proferida por um membro da equipe da Sede de Lucis Trust em reuniões públicas. O objetivo destas breves conversas é preparar e semear a mente grupal para o verdadeiro trabalho a ser feito - meditação grupal. Essa conversa pode ser usada por indivíduos e grupos que desejam cooperar com este serviço.

Revolução na Praça

Boa tarde amigos e bem-vindos ao Festival de Peixes, o décimo segundo e culminante signo do zodíaco. Depois de incontáveis ciclos de encarnação na roda do renascimento, o ser humano finalmente atinge a perfeição para se tornar um Salvador do Mundo neste signo. Por eons, as energias astrológicas têm derramado na cidade sobre o quadrado - a substância física, etérica, emocional e mental que compõe a personalidade. E isso tem mantido esses quatro aspectos da personalidade em um estado de fluidez - constantemente mudando suas relações recíprocas, com a consciência que os ocupa, e com o ambiente circundante.

Como sabemos, em alguma encarnação definida, quando o ser humano terminou de arar o campo da sua matéria e revelado suas experiências, ele muda o curso da roda zodiacal e se encaminha na direção oposta, em direção ao espírito e longe da prisão da matéria. Uma revolução acontece na praça da personalidade e a viagem de volta à casa do Pai começa com determinação. O discípulo tornou-se sensível às frequências astrológicas mais elevadas que fluem para ele do movimento reverso da roda, mas ainda tem de enfrentar as forças da sua direção anterior.

Ele agora está condicionado tanto pelas forças que fluem em sua personalidade de acordo com o seu horóscopo e o modo exotérico da revolução zodiacal, bem como pelas forças que o impactam na roda invertida na qual ele, como uma alma, encontra-se; por esta razão o aumento de conflitos em sua vida e circunstâncias. Estes, dizem-nos, constituem a razão para os testes da iniciação. A luta agora é para derrubar a personalidade ditatorial e substituir o seu longo domínio tirânico pelas leis grupais que regem a vida da alma em seu próprio plano.

Toda a questão da roda zodiacal giratória com sua dupla ação e efeito sobre a consciência é, para nós, difícil de entender até que se tenha desenvolvido uma "consciência quadridimensional", na medida em que a roda gira sobre si mesma, "em todos os lados e em ambos os sentidos ao mesmo tempo". Isso, em escala pequena, é verdade para os centros do corpo etérico já que eles também exibem a mesma atividade dupla logo que o Caminho do Discipulado é trilhado e o Caminho da Iniciação é tomado. A roda zodiacal é, em si, essencialmente, um centro cósmico; é um lótus de doze pétalas, mas um lótus de doze pétalas dentro do lótus de mil pétalas de uma Entidade cósmica desconhecida. Temos uma imagem, portanto, da revolução de rodas dentro de rodas. Dentro da "cidade" do homem muitos centros que compõem seu ser respondem às rodas maiores de vidas maiores. Ele está, assim, sujeito a um crescente movimento interior até que finalmente uma revolução, no sentido político da palavra, ocorre dentro dele, a velha ordem é destruída e um novo governo - o da alma - é estabelecido.

Vamos tomar alguns momentos de reflexão e, em seguida, entoar a Afirmação do Discípulo, confirmando nossa posição como um grupo que está girando entre "homens e Deus":

Sou um ponto de luz dentro de uma Luz maior.
Sou um fio de energia amorosa na corrente do Amor divino.
Sou um ponto de Fogo sacrifical focalizado na ardente Vontade de Deus.

E assim permaneço.

Sou um caminho pelo qual os homens podem alcançar a realização.
Sou uma fonte de força que lhes permite permanecer.
Sou um feixe de luz que ilumina seu caminho.

E assim permaneço.

E permanecendo assim, revolvo.
E trilho desse modo os caminhos dos homens.
E conheço os caminhos de Deus.

E assim permaneço.

O reino humano como um todo está, dizem-nos, começando a responder às energias da roda invertida do zodíaco e esta é uma das razões por que a vida no momento parece confusa, rude e exigente. O coração da sociedade parece ter endurecido. Os padrões de vida das pessoas nos países ricos estão ameaçados, mesmo que, em comparação com as regiões mais pobres do mundo, elas permanecem em terras de fartura. A dificuldade sentida por aqueles nos chamados países desenvolvidos é relativa, mas suficiente para despertá-los para as energias mais elevadas e qualidades da roda da vida, começando assim a transição para um estado correspondentemente superior da realidade. A cada um de nós, através das experiências da vida, são apresentadas inúmeras opções que lenta, mas seguramente elevam a consciência para o reino da alma. Em última análise, trata-se de uma tremenda revolução na vida de todos nós, usando a palavra "revolução" em seu verdadeiro sentido, como uma volta completa e vemos essa revolução acontecendo agora em escala global na vida dos indivíduos e dos países.

Em seu contexto político-social, "revolução" claramente significa coisas diferentes para pessoas diferentes; para alguns, pode significar derrubar um regime tirânico enquanto para outros pode significar anarquia e liberdade de fazer o que quiser. Na publicidade moderna, "revolucionário" passou a significar "radicalmente novo" e, portanto, por consequência, "melhor". Quando usado na fala cotidiana, é outra maneira de dizer "drasticamente diferente". Assim, dificilmente alguém suspeitaria que a palavra tem origem na astronomia e na astrologia sendo aplicada aos movimentos dos planetas. Copérnico intitulou o seu grande tratado, que tirou a Terra do centro do universo, de Sobre as Revoluções dos Corpos Celestes. Astrólogos do século XVI, servindo príncipes e generais, falavam de "revolução" para designar eventos abruptos e imprevistos determinados pela conjunção de planetas, isto é, por forças além do controle humano. Deste modo, o significado científico original da palavra, transmitindo regularidade e repetição, e poderíamos dizer ritual, passou a significar o oposto quando se refere aos assuntos humanos, ou seja, súbito e imprevisível.

A imprevisibilidade parece caracterizar todo o mundo hoje. Isto não é apenas uma referência às terríveis convulsões que estão sendo experimentadas devido a enchentes, terremotos e tsunamis, mas mesmo os principais protagonistas mundiais já não são uma constante estável. Dentro dos blocos de poder reconhecidos e até mesmo dentro de potências mundiais como os EUA, novas questões estão galvanizando uma nova dinâmica. Como Ian Bremmer, do Eurasia Group observou "Não é o G7, G8, nem o G20 que está realmente no controle das coisas; nem que a administração Obama não tem uma "doutrina" para o Oriente Médio - que, em outras palavras, a questão: "O que o Departamento de Estado faz agora?", pela primeira vez na memória de muitos não é a pergunta mais importante no mundo dos negócios... estamos começando a sentir na política global o que os consultores de negócios têm conhecido por meia década: é um mundo multipolar".

Este ano presenciamos a cadeia aparentemente rápida de eventos que levaram à revolução popular no Egito e outros países Norte Africanos e Árabes. Um desencadeador ou faísca foi detonado em um país, a Tunísia, e, com algum sucesso, incendiou-se em outros países induzindo à demanda por maior liberdade através de uma voz coletiva nos assuntos socioeconômicos e políticos de seu país. Isto parece aproximar-se do enunciado nos ensinamentos do Yoga Agni que "o heroico espírito livre dirige o seu destino em plena luz da consciência". Em termos espirituais, chega uma hora em que é legítimo "tomar o reino de Deus pela força", em outras palavras, exigir a entrada quando toda a devida preparação foi feita. Um reflexo inferior disto é visto nesses países onde as pessoas estão aproveitando a oportunidade para reivindicar mudanças de regimes corruptos. Estas rebeliões são, naturalmente, o resultado de uma mudança de consciência, abastecida por um conjunto de profunda frustração e ardente aspiração de um futuro melhor e mais justo.

No final da Era de Peixes os ideais da Revolução Francesa de liberdade, igualdade e fraternidade estão sendo replicados por povos submetidos a governantes corruptos e autocráticos no Oriente Médio. Os ensinamentos nos dizem que esses três ideais estavam longe de serem realizados no momento da Revolução Francesa. Por exemplo, as massas viram a liberdade simplesmente como liberdade de alguém fazer o que quiser em termos da personalidade e da licenciosidade. Mas lentamente durante o curso da história, uma atitude bem mais responsável surgiu com uma legítima ênfase na liberdade individual com responsabilidade e por isso vemos a consciência das massas evoluindo em corretas relações humanas. Embora, no Egito, a revolução tenha sido largamente instigada e influenciada pela jovem geração facebook que estava em contato com as pessoas e eventos em outros países democráticos, essas revoluções não são certamente apenas lideradas por ideais Ocidentais, mas mais uma evidência da autodeterminação do espírito humano para apropriar-se de uma maior liberdade e valores da alma. Isto é tão vital para eles que muitos estão dispostos a sacrificar suas vidas para alcançar os princípios superiores da liberdade e dos direitos humanos.

É significativo que as revoluções ocorreram em praças públicas (1) nesses países já que o quadrado é sempre o símbolo da humanidade - a cidade de quatro lados. Não foram apenas os eventos na praça do Cairo (e nas praças públicas em outros países), que desestabilizaram a ordem estabelecida em região de fortes estados militares e autocráticos. As manifestações e demandas das massas foram o momento decisivo, é claro, mas ele foi consequência do sofrimento de gerações anteriores que mantiveram viva a luz bruxuleante de liberdade, de modo que, quando fosse o momento certo, poderia ser inflamada. Os ideais dos direitos humanos, da democracia e o expurgo do mal da segregação foram certamente a força motriz para esta revolução.

Os sinais da consciência de Aquário são vistos em tais revoluções praticamente sem líderes, como aconteceu no Egito, que permitem o surgimento de uma nova forma de comunidade e de tolerância entre as pessoas religiosas e seculares, à medida que elas se unem para produzir mudança. O espírito de humanidade está em ascensão e uma das principais características da situação atual do mundo é o sentido de expectativa - uma palavra que deriva do latim "expectare" que significa "observar" e que mais tarde passou a significar metaforicamente "aguardar ansiosamente". "Expectativa", portanto, se baseia em "ver", e isso, é claro, requer luz. Uma parte importante do serviço esotérico e meditação é cultivar em nós mesmos e em outros a atitude de "mirar a luz". Quando somos capazes de seguir em frente, metaforicamente removendo o "r" de revolução, teremos evolução - o poder de responder sensivelmente à luz. (2)

Uma das maneiras que podemos ajudar a revolução do espírito humano em sua luta para a liberdade é através da visualização de uma nova luz redentora se estabelecendo sobre a humanidade, e o Tibetano nos deu uma fórmula simples para nos ajudar a fazer exatamente isso. Meditar sobre esta fórmula e utilizá-la em serviço ajuda-nos a entrar em contato com as verdades que estão fora do atual campo de consciência. Trabalhar criativamente com esta fórmula ajudará a produzir harmonia e beleza no caos atual de forças conflitantes que caracterizam a nossa sociedade global. A fórmula toma a forma de um símbolo dinâmico e multidimensional, lindamente chamado "O Sol na Praça" e é descrito da seguinte forma:

"Um quadrado ou retângulo, composto de um caótico conjunto de cores caleidoscópicas movendo-se e pulsando numa constante e indescritível confusão. Por cima desse quadrado há um sol radiante com uma penumbra composta das sete cores prismáticas que se irradiam a partir do sol em faixas regulares e harmônicas, produzindo um maravilhoso esplendor de cores. A aparência do piso deste quadrado exibe a confusão de suas cores de forma pesada, brilhante e de qualidade. O esboço de beleza emergente (mesmo parecendo como sobreposto) é translúcido, delicado e de matiz vívido e radiante. Por mais denso que seja o piso, ele pode ser claramente visto através da translucidez. (Discipulado na Nova Era vol. II)

A fórmula difere de acordo com a polarização de quem a visualiza e estuda. Se o investigador está focado na personalidade, e, portanto, condicionado pelo raio da personalidade, um tipo de energia afetará a sua consciência; se consciente da alma e nela focado, terá efeito outro tipo de energia. Duas imagens diferentes surgirão. Ambas serão corretas, mas o agente interpretador será diferente." Sua beleza está nos olhos do observador, de acordo com a consciência com que se percebe.

Esta fórmula é uma das várias que, usada pelos guias da raça, condiciona o processo evolutivo no decorrer de acontecimentos posteriores e eventos que eles iniciam. Indicam o que está por vir, como resultado do pensamento divino e são conhecidos como padrões reveladores, já que ocultam o que está em processo de ser revelado. Esta fórmula também está relacionada com o carma e tem o símbolo de um dos Quatro Senhores do Carma nos quatro cantos do quadrado. Portanto, torna-se claro que conforme o uso que fazemos dele, ele toma o significado de uma espécie de expiação vicária, na medida em que enfrentamos o carma em prol da humanidade. Parte do trabalho de meditação é ajudar a Hierarquia a resolver a massa desordenada de forças que formam a teia cármica em que a humanidade está presa. Nesse sentido, a utilização deste símbolo é uma espécie de expiação vicária que podemos realizar, tendo a responsabilidade de corrigir algum carma do passado e nos unir ao novo grupo de servidores do mundo como uma força salvadora. Podemos imaginar o sol espiritual impondo suas cores radiantes através do caos aparente no quadrado que é a humanidade, e que atualmente está focado no Norte da África e no Oriente Médio.

As revoltas atuais são todas parte da luta da humanidade para escapar da limitação e confinamento para maior espaço espiritual e luz. Para auxiliar nessa transição nós mesmos precisamos passar por uma revolução que nos permita viver no limite dos dois mundos, a fim de vê-los e relacioná-los. Desta forma, podemos ajudar a preparar a consciência para os ambientes inteiramente novos, que desenvolverão a partir das qualidades e verdades emergentes. O sol na praça é símbolo do Sol Espiritual Central que atua por intermédio de Shamballa, a fonte de nossa luz planetária, transmitindo os novos padrões de energias que estão prontos para emergir na consciência. Estas "coisas conhecíveis" são, no entanto, produzidas pela ação conjunta deste Sol atuando por intermédio de Shamballa e a própria humanidade, ao fazer de modo crescente um apelo direto a esta fonte por meio do novo grupo de servidores do mundo. Nossa tarefa é ir além da praça, fora do perímetro da mente concreta, e por meio da percepção grupal, perceber através dos acontecimentos exteriores a ordem e a síntese que estão prontas para emergir.

A revolução espiritual pela qual a humanidade está passando, como qualquer revolução política, econômica e social, traz em si a morte da velha forma e ordem, e o poder de Plutão é predominante em Peixes para que isso aconteça, resultando em transformação. Em Astrologia Esotérica, esta transformação é descrita como tão vital e básica, que: "... o Ancião não mais é visto. Ele mergulha para as profundezas do oceano da vida; desce ao inferno, mas os portões do inferno não conseguem prendê-lo. Ele, o novo e vivente Uno, deixa ali embaixo o que o prendera no transcurso das eras e das profundezas ascende às alturas, perto do trono de Deus."

Aqui há uma referência à oportunidade de renovação completa, e nos é dito que, mesmo que estas palavras, em suas implicações, estejam fortemente relacionadas com o Cristo, o atual Salvador do mundo, no entanto foram escritas nos arquivos dos Mestres há mais de sete mil anos. O peregrino viaja para Peixes, onde ele morre "para uma ressurreição eterna." Mas isso só pode ser conseguido quando a personalidade tiver sido anulada.

Nosso pensamento semente para meditar esta noite é: Eu deixo a casa do Pai e ao voltar, encontro a redenção. Ao meditarmos para ajudar a avançar a revolução espiritual da humanidade, todos os esforços para assumir um pouco do dharma do mundo, além do nosso próprio, através da meditação redentora, ajudará a revolução que está ocorrendo na "cidade do homem" e a revelar a luz do sol espiritual que brilha por trás do mundo das aparências, com a promessa de um mundo novo e melhor.

LUA CHEIA DE PEIXES
Março de 2011 - Londres
Christine Morgan

_____

(1) Square (inglês) - quadrado; coisa quadrada ou retangular. Square ou public square (inglês) - praça pública, área aberta no encontro de duas ou mais ruas. (NT)

(2) Resposta - [6] qualquer ato que se segue a um estímulo exterior e a ele está imediatamente ligado. (Aurélio) (NT)

Início