Navegação

DOZE FESTIVAIS ESPIRITUAIS


GÊMEOS

Nota chave para Gêmeos
"Eu reconheço o meu outro eu, e no seu declínio, eu cresço e brilho."

Palestra sobre o Festival de Gêmeos

O texto que segue foi uma palestra proferida por um membro da equipe da Sede de Lucis Trust em reuniões públicas. O objetivo destas breves conversas é preparar e semear a mente grupal para o verdadeiro trabalho a ser feito - meditação grupal. Essa conversa pode ser usada por indivíduos e grupos que desejam cooperar com este serviço.

Vida Invocativa

Hoje, celebramos o terceiro dos três festivais espirituais conhecido como Festival do Cristo. Sempre cai no signo de Gêmeos e foi descrito como "a força que produz as mudanças necessárias para a evolução da consciência do Cristo em qualquer ponto específico no tempo e no espaço." Na Astrologia Esotérica aprendemos que Gêmeos é um dos mais importantes de todos os doze signos, e que sua influência está por trás de cada um deles. Porque o Raio de Amor-Sabedoria, o segundo raio, derrama através de Gêmeos, ele enfatiza como é verdadeiro o ensinamento oculto de que o amor é a base do universo inteiro. Deus é amor, temos certeza, e essa declaração é tanto uma verdade exotérica como esotérica.

Que melhor indício, então, para celebrarmos o Dia Mundial de Invocação - um dia em que pessoas em todo o mundo, conscientemente, com aspiração, ardente e sincera intenção focada durante todo o dia, evocam um derramamento do amor divino para "restaurar o Plano na Terra". O poder da invocação - gerando uma efusão de amor divino em momentos de dor e dificuldade - cria um canal de som através do alinhamento - um grito que é sempre respondido a partir do lugar para onde foi dirigido. Neste dia há uma imensa invocação na medida em que as meditações e as orações sinceras de muitos são direcionadas ao Cristo em favor da humanidade, e são ouvidas nos planos internos, onde a força vibratória é focada e usada como uma onda de transmissão respondendo com a suplicada energia de vontade e amor.

Invocar o Cristo não é algo que se faz apenas através da meditação e uso da Grande Invocação. Invocar consiste em utilizar o som para chamar o Cristo o dia todo todos os dias por meio de um determinado som ou ressonância que criamos pela maneira como vivemos nossas vidas. Há uma maneira de viver no momento imediato que é produzido um estado de tensão que é emitido um som sutil, harmônico, em vez da nota estridente que a personalidade normalmente emite. Este som é forte e puro e naturalmente chega aos ouvidos daqueles no lado interno da vida. Ao viver uma vida significativa, onde os nossos motivos são puros e espirituais, estamos naturalmente chamando o Cristo e isso é algo que podemos ter no fundo da nossa mente o tempo todo. Notaremos que esse som emana do coração e intensifica o nosso sentido de propósito no mundo. Propósito não é tanto o que temos a intenção de fazer física ou efetivamente - é um alinhamento com a alma e, através dela, com a força do Cristo ou princípio. O som puro e sublime da aproximação do Cristo mantém nossos espíritos sobre as águas tempestuosas da vida no plano físico, permitindo-nos erguer e salvar aqueles que estão se afogando no oceano da matéria.

Manter o nosso ouvido interno em sintonia com o som de proximidade do Cristo constitui a base do que poderia ser chamado de "vida invocativa". É a invocação sábia e proveitosa, a evocação da energia espiritual. Assim como um rito cerimonial magnetiza o meio ambiente por meio de movimentos repetitivos, canto e enunciação de texto sagrado, como ocorre no Festival de Wesak, assim, num sentido menor, viver uma vida simples, rítmica e focada no que é essencial; tendo tempo para sentar-se periodicamente em quietude aumenta o volume do som invocativo que estamos nutrindo interna e profundamente para ajudar a construir o caminho de luz para a vinda do Cristo. Neste mundo barulhento e agitado, temos que aprender a ter tempo para ficar a sós com a voz interna ainda calma, em vez de constantemente fugindo de nós mesmos e nos escondendo nas distrações e atividades não essenciais da vida. Na medida em que vivermos uma vida com propósito e pura, a energia não é desperdiçada e se tivermos a visão no lado subjetivo da vida, veremos que estamos formando padrões geométricos e ritmos de energia mais elevados que evocam as potências espirituais. Usando a analogia de um instrumento de cordas, vivendo a vida invocativa desta maneira mantemos as cordas da consciência educadas, afinadas e sensíveis ao toque do regente - a alma.

O uso habitual da Grande Invocação é uma maneira de manter essas cordas educadas e nossas mentes e coração em sintonia com o som Daquele Que Vem. Também nos mantém em alinhamento com "o centro onde a Vontade de Deus é conhecida - Shamballa" - tocando um acorde no fundo de nossa psique que ressoa o coro divino e nos concede o poder para continuar servindo com força e coragem. Enunciando a Grande Invocação "Como Se", ela é enunciada de dentro de nossa alma, nos vê tomar nossa posição no coro de almas que chamamos a Hierarquia espiritual, assegurando uma entrada de fluxo direto e contínuo da natureza Vontade para restaurar o Plano na Terra. Quanto mais pudermos atingir um grau de consciência grupal para entoar a Grande Invocação desta forma, ocorrerá uma maior sincronização da nota da humanidade com a nota da Hierarquia e temos a certeza de que haverá uma resposta dinâmica e imediata de Shamballa. A interação deste padrão de demanda-resposta tem a capacidade de se tornar uma das maiores forças libertadoras da humanidade.

Foi-nos confiado o maior privilégio do uso desta Invocação para produzir a Vontade de Amar. Outorga-se uma enorme responsabilidade a todos nós que reconhecemos a sua autenticidade como um mantra ordenado pelo Cristo e a Hierarquia. Através de seu uso correto, podemos enfrentar o desafio de apresentar à humanidade subjetivamente uma nova visão "de uma natureza impulsora e condicionadora". Se um grupo em todo o mundo puder unir-se com um espírito invocativo unificado, os resultados são inevitáveis, conforme a singeleza da lei da invocação - o que é evocado sempre responde e responde em proporção ao poder da invocação feita.

Tomemos um tempo agora para nos alinharmos com os centros planetários superiores e então entoarmos junto a Grande Invocação, mantra do próprio Cristo, com uma intenção unida e dinâmica:

Do ponto de Luz na Mente de Deus
Flua luz às mentes dos homens.
Que a Luz desça à Terra.

Do ponto de Amor no Coração de Deus
Flua amor aos corações dos homens.
Que o Cristo volte à Terra.

Do centro onde a vontade de Deus é conhecida
Guie o propósito as pequenas vontades dos homens -
O propósito que os Mestres conhecem e a que servem.

Do centro a que chamamos raça dos homens
Cumpra-se o Plano de Amor e Luz.
E que ele vede a porta onde mora o mal.

Que a Luz o Amor e o Poder restabeleçam o Plano na Terra.

OM

O fator principal que impede uma sequência completamente livre da impressão de Shamballa direito para o reino mineral, através de todos os outros reinos, é o fator do livre-arbítrio humano, resultando em responsabilidade cármica. Quando olhamos ao redor do mundo que provas vemos que a humanidade está limpando o seu carma e começando a trabalhar com a natureza, de acordo com a vontade do propósito divino? Talvez o símbolo marcante seja a Organização das Nações Unidas, cujo trabalho mundial continua, apesar dos problemas insuperáveis que tem enfrentado ao longo dos anos. Suas lutas não são mais surpreendentes já que a Assembleia Geral é como um enorme mecanismo regulador para obstruir as forças para o Plano. Praticamente todos os países do mundo se reúnem neste lugar para tentar resolver as diferenças, e todas as nações estão em diferentes estágios de desenvolvimento, assim como os seres humanos estão. Com isto em mente, é claro que um órgão impressionante da vontade para o bem da ONU está provando que existe.

É para a ONU que devemos olhar, principalmente quando se pensa no Festival do Cristo, também conhecido como Festival da Humanidade ou da Boa Vontade. Ele representa a coisa mais próxima que temos como uma corrida para alinhamento com a Vontade de Deus. Quando a ONU se reúne em conselhos, há um sentido de um poder superior no trabalho que muitas vezes consegue atingir uma medida de reconciliação, apesar das forças aparentemente insuperáveis reunidas contra ela. A ONU representa a reconstrução, consenso, e planejamento e através de suas responsabilidades sempre ampliadas e diversificadas, é fundamental para limpar o caminho para a exteriorização futura dos ashrams internos. O seu mandato é de ouvir o grito da humanidade e de responder. A ONU é como uma flor de lótus com a joia central energizada pelo Avatar de Síntese. Dizem-nos que esta grande Vida exerce tanto de sua influência, quanto permitido pelo carma humano, amparando a Assembleia Geral na tentativa de unir as nações do mundo através do poder de síntese que é a expressão natural de Sua força de vida. Podemos deduzir que a missão do Cristo não é difundir um tipo de doce e sentimental amor ao redor do mundo. Será muito mais impessoal e grandioso do que o tipo de emoção pessoal e reconfortante que frequentemente confundimos com amor. Além disso, o Cristo está vindo desta vez com o aspecto vontade do amor, o aspecto elétrico ou dinâmica do amor, e quando fazemos uma pausa para considerar isto, podemos ver como a ONU representa mais de perto esta força do que poderíamos pensar inicialmente.

A ONU tem desempenhado a função de causar a independência em mais de 80 países e atualmente existem mais de cem mil guardiões da paz em 16 operações de paz ao redor do mundo. Seu trabalho com direitos humanos, saúde, educação, necessidades das mulheres e das crianças em Países Menos Desenvolvidos, em particular, são a prova de um amor apoiado por vontade de curar, corrigir erros e criar um mundo mais harmonioso. Por meio de suas agências, as muitas ONGs e os grupos de serviço em todo o mundo, a ONU está erguendo a "taça de carma" da humanidade e, por vontade consciente, começando a beber o seu gole amargo na clara luz do dia. Um antigo catecismo explica que, na base individual, esta taça é vigorosamente levada aos lábios do consternado Peregrino pelos Senhores do Carma, até o momento em que ele deliberadamente a eleva das mãos daqueles que a mantém para sorver até a última gota. Os Quatro Senhores do Carma liberam a taça do Karma permitindo que os Senhores do Amor Cósmico misturem outra, de conteúdo mais doce e refrescante. O argumento é que até que a taça do carma seja drenada sejam aprendidas as lições do comportamento egoísta, ou ela não poderá ser erguida com segurança na efetividade do amor que posteriormente será alcançado.

Significativamente neste signo de Gêmeos, que rege os opostos, pensemos no trabalho da ONU em conciliar os opostos Oriente e Ocidente, Norte e Sul, ricos e pobres, e moldando o Caminho do Meio ensinado pelo irmão do Cristo, o Buda, para produzir num nível mais alto, uma mistura e fusão de todas as nacionalidades e culturas diferentes do mundo, assim fazendo do reino humano um centro integrado de força dentro do corpo do Logos planetário. A humanidade já está começando a viver a vida invocativa através da ação de pessoas de boa vontade que exigem que a ação e valores corretos sejam efetivos no governo local e nacional, nas relações internacionais e no campo econômico. E através dos sistemas de comunicação, redes sociais e acesso instantâneo à informação, que a geração "agora", como é chamada, expressa um maior sentido do "outro" - uma preocupação com os direitos e o bem estar das pessoas em outras terras, além das fronteiras nacionais. A distância psicológica entre as pessoas está diminuindo e é significativo que, para muitas pessoas, as barreiras físicas não mais constituem um obstáculo para a identidade de sua humanidade comum.

Este processo é parte da Ciência da Evolução Social - que, na realidade, é a ciência de invocação e evocação na medida em que as corretas relações são ocasionadas por mútua invocação produzindo um processo que reage positivamente, o que é uma evocação. Esta ciência pode ser aplicada legitimamente a grupos, nações e a humanidade em si, como pode ser aplicada ao aspirante individual no caminho de retorno, e nos é dito que "está por trás do despertar consciente dos centros e de suas inter-relações; está por trás da sintonia entre um homem e outro homem, entre um grupo e outro, e eventualmente, entre uma nação e outra. É esta invocação, e a consequente evocação, que eventualmente relacionam a alma e a personalidade e a alma e a mônada. É o importante objetivo do apelo da humanidade a Deus, à Hierarquia e aos Poderes Espirituais do cosmos, não importa que nome lhes seja dado. O apelo ressoa. A invocação da humanidade pode evocar, precisa evocar e forçosamente evocará a resposta da Hierarquia espiritual e dará a primeira demonstração, em larga escala, desta nova ciência esotérica - esotérica porque está baseada no som." (Os Raios e as Iniciações, p.470)

Ter um objetivo na vida é viver invocativamente. Uma forma-pensamento da meta desejada é construída e através dela a sua energia derrama em resposta à aspiração sustentada. Por isso, uma das coisas mais importantes que podemos fazer no serviço ao Plano é efetivar a energia em nossas vidas tendo um objetivo espiritual claro, extinguindo o que obscurece a nossa visão Dele. Para isso temos que praticar com sinceridade a arte da renúncia para que a qualidade espiritual substitua a forma como foco principal de nossa atenção e transformar em pessoa a aparência e o nosso ambiente, com o qual nos comunicamos. Como toda forma em manifestação se destina, em qualquer caso, a mudar-se e transmutar-se, é inútil se identificar com ela, e muito doloroso. Qualidade espiritual é a verdadeira constante na vida que nunca morre porque é a força do Cristo, e só se torna mais bela e profunda na medida em que o coração esteja constantemente aberto para ela. Quando prontamente aquiescemos e elevamos a nossa consciência ao Cristo, descobrimos que estamos constantemente munidos com poder criativo e podemos nos mover com liberdade, criativamente tecendo dentro e fora da onda da vida, a fim de manifestar os aspectos do Plano.

Podemos visualizar milhares de pessoas em todo o mundo que se reúnem subjetivamente para fazer isso todos juntos no Dia Mundial de Invocação, que é, como o próprio nome sugere, o momento supremo do ano para invocar as energias tanto do Cristo e da Humanidade. O signo de Gêmeos fornece o campo de força em que esta tensão magnética pode desenvolver e corretas relações serem estabelecidas na terra. É um signo que simboliza a fusão de energias superiores e inferiores e a aparência do caminho entre os pares de opostos. Gêmeos é às vezes chamado de "constelação da resolução da dualidade numa síntese fluídica." Governando como faz todos os pares de opostos no zodíaco, Gêmeos preserva a interação magnética entre eles, mantendo-os fluidos em suas relações, a fim de, eventualmente, facilitar a sua transmutação em unidade, pois os dois devem chegar a se tornar Um. Por isso, vamos terminar com uma reflexão sobre uma estrofe antiga sobre o Caminho lembrando que é através de uma vida invocativa que o caminho é construído e também é trilhado.

"O caminho que é trilhado pelo servidor é o caminho do fogo que passa através de seu coração e conduz para a cabeça. Não é no caminho do prazer, nem no caminho do sofrimento que a libertação pode ser alcançada ou que a sabedoria chega. É pela transcendência dos dois, pela fusão da dor com o prazer que a meta é alcançada, aquela meta que jaz adiante, como um ponto de luz visto na escuridão de uma noite de inverno. Aquele ponto de luz pode chamar à mente a minúscula vela em algum sombrio sótão, mas, como o caminho que conduz àquela luz é trilhado através da fusão do par de opostos, aquele fino ponto frio e tremeluzente cresce com firme irradiação até que a luz quente de alguma lâmpada brilhante venha à mente daquele que erra pelo caminho.

Prossiga, Ó Peregrino, com firme perseverança. Nenhuma luz de vela há lá nem lâmpada da terra alimentada com óleo. Sempre a irradiação cresce até que o caminho termine num brilho de glória, e o ser errante através da noite se torne a criança do sol, e entre nos portais daquela radiante orbe."

Vamos agora para a nossa meditação "deixando a luz entrar", usando a nota chave da palestra e do festival: Que a Vontade para Amar incendeie o mundo todo com o "espírito de relacionamento".

Festival de Cristo em Gêmeos
Londres, Junho de 2011
Christine Morgan

Início