Navegação

DOZE FESTIVAIS ESPIRITUAIS


LEÃO

Nota Chave para Leão
"Eu sou Aquele e Aquele eu sou"

Leão está numa relação única com o Sol no centro do nosso sistema solar. O alinhamento planetário e sistêmico estabelecido neste Festival é um alinhamento coração/alma. O coração da humanidade, o coração do planeta - a Hierarquia espiritual - e o coração do sol criam o canal que se estende a Sirius, a grande "estrela da iniciação" no universo. Sirius tem uma relação única com o nosso planeta Terra e direto de Sirius a energia pura do amor flui através do centro solar e para o coração planetário.

Este alinhamento é evocativo do princípio cósmico de Amor e Liberdade, ambos fluindo através de Sirius e Leão no nosso âmbito de consciência. Estes dois princípios estão fazendo um impacto crescente sobre a consciência humana, afetando todas as áreas da vida. Na medida em que procuramos trabalhar com estas energias e cooperar com a Hierarquia espiritual do planeta, o resultado deve ser a manifestação crescente do princípio do amor na humanidade e da libertação da vida humana da escravidão do materialismo e de tudo que tende a aprisionar o espírito humano.

Liderando com o Coração

O texto que segue foi uma palestra proferida por um membro da equipe da Sede de Lucis Trust em reuniões públicas. O objetivo destas breves conversas é preparar e semear a mente grupal para o verdadeiro trabalho a ser feito - meditação grupal. Essa conversa pode ser usada por indivíduos e grupos que desejam cooperar com este serviço.

Boa noite amigos e bem-vindos ao festival de Leão, e uma recepção calorosa, especialmente a todos aqueles que estão se juntando a nós através da rádio BlogTalk. Pode-se realmente sentir a expansão da presença grupal que este link de internet/telefone torna possível, e após a última reunião em Câncer foi maravilhoso ouvir de alguns que estavam sintonizados, incluindo os de terras distantes que estavam trabalhando conosco naquela hora da manhã. Qualquer participante de serviço grupal como este é uma parte integrante da aura coletiva do grupo através de um sincronismo de pensamento e vibração. Cada um de nós está servindo com a nossa capacidade máxima, à medida que ressoamos com a chave dessas meditações grupais, bem como em sintonia com a grande meditação planetária que está continuamente verter vivificante energia para a humanidade.

Os regentes exotéricos, esotéricos e hierárquicos de Leão são todos o mesmo Ser - o Sol, a força geradora do nosso sistema solar que combina a energia da Vontade desta constelação com o magnetismo do Amor-Sabedoria. Portanto, não é difícil ver que suas energias podem estimular um tipo novo e necessário de liderança no mundo - a liderança através do coração, liderança através da consciência grupal, liderança através de relações criativas de amor e boa vontade. A maioria de nós sabe por experiência própria que o trabalho em grupo é simples na sua essência, mas difícil na prática, especialmente para um grupo que trabalha em conjunto fisicamente no plano externo. Por exemplo, uma personalidade dominante pode perturbar o ritmo sutil do coração e da mente do grupo, destruindo as criações delicadas que são despertadas pela luz da alma grupal. No entanto, a batalha de cada indivíduo com o ser inferior, no final, acrescenta profundidade espiritual para a vida do grupo. A tensão espiritual gerada no grupo através da luta de cada indivíduo para viver em seu ponto mais alto é, em última análise, positiva, mas quando tendências egoístas dominam elas podem ofuscar a luz do grupo e prejudicar a sua utilidade. Com o tempo cada alma do grupo enfrenta e supera este Morador, a soma de tudo o que está no caminho da livre e pura expressão do maior desejo do coração.

Quando o morador for superado, o ponto de luz da alma do grupo se expande em um centro do coração radiante. A preparação do grupo e sua pureza permite-lhe responder às energias zodiacais e permite aos membros do grupo nos planos internos comunicar ideias relacionadas com o Plano para o grupo externo. O coração do grupo está sempre sensivelmente preocupado com alguns aspectos do plano e, quando for o caso, o Tibetano diz que com "uma iluminação mais frequente da mente, pela luz da alma, o plano é revelado. Isto não consistirá em derramar essa luz sobre os planos do servidor, quer se trate da sua própria vida, quer do campo de serviço escolhido. Deve-se compreender isto claramente. O que acabamos de expor apenas pode indicar a agilidade mental do servidor para encontrar meios para justificar sua própria ambição. Aquela iluminação será o reconhecimento, por meio da mente, do Plano de Deus para o mundo na época particular em que o servidor vive e do papel que ele pode desempenhar, ajudando os objetivos daqueles que têm a responsabilidade de levar a cabo a execução do Plano".

Esta declaração importante sobre a natureza do serviço que emana do coração espiritual nos lembra de que duas notas-chave de Leão - a vontade de iluminar e vontade de governar - devem ser entendidas em termos de grupo. Esse serviço só vai florescer verdadeiramente em alinhamento com a intenção do centro cardíaco planetário, uma vez que toda a ambição e concentração em pequenos planos pessoais se desvanecem. Falando em termos da influência do Sol, a influência exotérica do sol físico, uma vez conhecida e expressa em termos de ambição, cai então sob a influência esotérica - a luz que emana do coração do sol, expandindo a consciência para o estado que chamamos de consciência grupal. E é esta luz interior que a humanidade avançada está agora começando a responder.

Talvez possamos fazer aqui uma pausa por alguns momentos para refletir esse fluxo de amor na medida em que ele flui "Do Coração de Deus", por intermédio da Hierarquia e do Cristo, para dentro da consciência humana. Vamos então afirmar este fato entoando juntos o Gayatri:

Oh Tu, sustentador do universo
De Quem todas as coisas procedem
A Quem todas as coisas retornam
Revela-nos a face do verdadeiro sol espiritual
Oculto por um disco de luz dourada
Para que conheçamos a verdade e cumpramos todo nosso dever
Enquanto nos dirigimos para Teus sagrados pés.
OM

Sabemos que o Sol físico dá vida a todas as formas na terra, mas, recentemente, alguns cientistas têm postulado que os distúrbios no comportamento psicológico podem ocorrer devido a estímulos eletromagnéticos caóticos de Ejeção de Massa Coronal e erupções do sol. Quando em excesso, essas descargas podem afetar o comportamento humano, até nossa sanidade mental, e a pergunta está sendo feita por alguns cientistas se o cérebro coletivo da raça pode tornar-se superestimulado durante estas emissões e se, de fato, o caos elétrico pode até precipitar guerras na medida em que o equilíbrio iônico do cérebro é perturbado pela mudança periódica das condições meteorológicas. Fred Soyka, autor de "O Efeito Ion", investigou como íons carregados eletricamente na atmosfera podem influenciar estados mentais e como em certas áreas do mundo em determinados momentos do ano podem ocorrer dramática mudança comportamental e psicológica. Um exemplo é o vento do Oriente Médio conhecido como o Sharav, que pode literalmente compelir as pessoas à loucura por meio de sua geração excessiva de íons positivos que interferem com os padrões elétricos normais do cérebro. Até magistrados levam em conta sintomas de agressividade e depressão que podem causar fator atenuante em casos judiciais.

Enquanto alguns efeitos psicológicos do sol físico estão começando a serem entendidos, o esoterismo se concentra na forma que o sol interior e suas dimensões sutis afetam a consciência humana. O Tibetano observa que existem "fracas emanações do ‘coração do sol’, não reconhecidas pelas massas, mas instantaneamente provocando resposta dos místicos da raça que estão assegurando de maneira crescente uma integridade grupal de interesse e oportunidade muito real. Estas emanações são muito altas para serem percebidas pela humanidade de um modo geral, mas os místicos reagem e são reunidos pela emanação da nova vibração". Por sua vez, essas influências são transmitidas abaixo para serem registradas com mais carinho e consciente sensibilidade de indivíduos que querem fazer a diferença no mundo. Um exemplo disso foi o grande interesse e expectativa para o sucesso da conferência da ONU Rio+20 em junho (2012) que, aparentemente e do ponto de vista de lideranças políticas, foi decepcionante, infelizmente. No entanto, como Mary Robinson, presidente da Fundação para a Justiça Climática apontou, foi muito gratificante ver a negatividade política sendo contrariada pela "incrível vitalidade, determinação e compromisso da sociedade civil... O legado da Rio+20", disse ela , "não será apenas o texto da Declaração, mas esperançosamente a mobilização das pessoas para construir o futuro que desejam."

Para os místicos práticos e discípulos do mundo, a influência do sol espiritual está estimulando a nascente telepatia grupal através de elevado e consagrado sentimento, devoção, aspiração e amor. Na medida em que grupos de pessoas desenvolvem essa tendência e trabalham com amor puro, a comunicação será de coração a coração, e de um coração grupal a outro grupo. Tal comunicação de coração a coração requer abrir-se para outros poucos que são corajosos o suficiente para perseguir a grande necessidade do nosso tempo que está por fazer a fusão do amor e a mente. Felizmente, há sinais de que a capacidade de "pensar com o coração" não é apenas uma ideia romântica, mas um fenômeno que tem cada vez mais credibilidade. Recentes investigações científicas têm realmente descoberto neurônios específicos no coração, que estabelecem o "pensar com o coração" como um fato no plano físico. Um documentário de TV recente relatou a história da antiga divisão entre cabeça e coração. Antes do surgimento da ciência moderna, o coração estava muito caracterizado como o local das emoções, bem como o centro da existência humana. Mas, desde então, a medicina passou a ver o coração apenas como uma bomba - com muitas pessoas, ao contrário, acreditando serem governadas por suas cabeças. O documentário provocou uma guinada porque o repórter era alguém que se orgulhava de ser um homem racional, até que sua esposa sofreu depressão grave e ele percebeu que a pessoa que ele conhecia havia desaparecido. Sua vida foi atingida por uma onda de emoção e começou a perceber que a dor que ele estava sofrendo era literalmente através de um pensamento no coração que a sua mente não podia controlar, e que tinha que aprender a aceitar e se adaptar a ela.

O cineasta, David Malone, descreve que a compreensão do coração, como a sede das emoções foi alterada no século XVII, quando William Harvey, um médico, descobriu que o coração, o centro de nossas emoções, também bombeia o sangue ao redor do corpo. Isso coincidiu com o início da era da mecânica, quando a mente e o coração passaram a ser vistos como peças de engrenagens e uma bomba em um corpo que se assemelhava a uma máquina elaborada, e isto por sua vez, mudou a percepção de muitas pessoas sobre o que é ser humano. A mente e o coração foram divididos em departamentos separados, e a sede da consciência foi alocada somente no cérebro. Que o trabalho de Harvey favoreceu esta ideia é irônico, porque este não era o seu ponto de vista, mas ele viu como o coração foi incapaz de se defender contra o triunfo da mente racional.

Curiosamente no Castelo de Windsor, desenhos de Leonardo da Vinci, negligenciados por 400 anos após sua morte, demonstram que uma compreensão mais verdadeira do coração já existia muitos séculos antes. Da Vinci já tinha deduzido que o sangue fluía através do coração, e que devia produzir uma ação de remoinho, um vórtice. A finalidade destes vórtices é abrir as válvulas do coração e assim o sangue funciona com o coração e não contra ele. O fluxo turbilhonante do sangue contribui para fechar as válvulas do coração depois de passar por ele, à medida que flui através dele. O relato faz pensar que se tivéssemos entendido uma bomba em termos de um vórtice, este enfoque mecânico teria sido mudado. O coração e o fluxo do sangue trabalham em harmonia natural, e hoje através de imagens de ressonância magnética, é possível ver a forma como o sangue flui através do coração desta maneira.

No documentário, David Malone entrevistou o professor David Patterson, da Universidade de Oxford, que está desafiando as visões tradicionais de como o coração e o cérebro trabalham em conjunto. Prof. Patterson explicou que no próprio coração existem cerca de 10 mil neurônios especializados, não apenas células nervosas, mas uma rede neural, e a questão que tem que ser feita é, por que eles estão lá? A descoberta destes neurônios levou a que fosse chamado "o pequeno cérebro do coração". Percebeu-se que pensar com o coração é uma de suas funções e que o cérebro deve trabalhar em parceria com o coração. Não é subjugado ao cérebro, ao contrário, é mais como um casamento; e não são apenas os pensamentos do cérebro que governam nossas vidas, mas também os pensamentos emocionais e amorosos do coração. Quando a doença levou a esposa de David Malone para longe dele, ele descobriu que não havia nenhum sentido de reconciliação enquanto tentava racionalizar o fato em sua mente - ele teve que ouvir a outra parte de si mesmo, o seu coração. Foi levado a refletir sobre o que isto poderia significar para seguir o seu coração? Para citar Blaise Pascal: "O coração tem razões que a própria razão desconhece".

O raciocínio do coração é baseado na compaixão e essa qualidade é um presente do coração para a mente racional. Ouvir o coração compassivo e governar todas as ações em conformidade com a sua liderança é o caminho para um mundo melhor. A razão do coração supera o menor raciocínio da mente racional todo o tempo e age de acordo com o Deus interior. No livro, A Luz da Alma, lemos uma frase em que: "O campo do conhecimento, os instrumentos de conhecimento e o próprio conhecimento são transcendidos e o iogue chega ao grande reconhecimento de que não há nada senão Deus; que Sua vida é una e é encontrada pulsando no átomo microscópico e também no átomo macrocósmico. Ele se identifica com essa vida. Ele a encontra no coração de seu próprio ser e lá pode unir-se com a vida de Deus, tal como encontrada no átomo primordial básico, ou expandir a sua compreensão, até conhecer a si mesmo como a vida do sistema solar." Isto resume a tônica espiritual de Leão: "Eu sou Aquele e Aquele eu sou".

Por ajuste em nossas vidas interiores, através da meditação, entramos numa corrente de amor que verte constantemente da alma e que naturalmente nos guiará nos começos da consciência grupal, da interação telepática e na capacidade de discriminar entre as diferentes qualidades e fontes de energias que estão agindo através de nós em qualquer momento. A Vontade e o Amor de Deus estão sempre fluindo através de nós, mas ainda não somos sensíveis o suficiente para registrar essas energias e conscientemente trabalhar com elas de forma significativa - esta é a tarefa à nossa frente e para a qual os esoteristas do mundo estão treinando. O registro das energias divinas é um ajuste no "ritmo da respiração .... [de Sanat Kumara] .... e os resultados da ação sistólica e diastólica de Seu coração. Dessas energias não podemos escapar, mas - numa misteriosa e peculiar forma - o Logos planetário as direciona ou as retém para atender as reconhecidas necessidades planetárias de algum período. Na atualidade o "Seu olho diretriz" está voltado para um mundo necessitado e expectante, e particularmente para o grande número das pessoas que esperam e que trazem consigo as potencialidades do discipulado. Elas são a esperança do mundo. Esse derramamento de energia dirigida significa um grande estímulo para todos os aspirantes sensíveis e receptivos, embora o resultado não seja fácil para eles. Tudo neles é levado para a superfície da consciência, e enquanto se deparam com uma oportunidade vital e beneficente, também são confrontados com o problema de absorver mais "punição" .... do que normalmente levariam. Será que vão se desmoronar sob o impacto da descoberta de si mesmos e a oportunidade de eliminar a personalidade? Ou levantarão triunfantes das cinzas da personalidade para o poder da vida e da beleza?

Apesar de Sanat Kumara ser naturalmente inconsciente do discípulo individual ou aspirante, Ele tem conhecimento do seu efeito em massa, qualidade ou estado. Contato e relacionamento são baseados em reação vibratória, e a potência da vibração unida dos discípulos e aspirantes do mundo é hoje, pela primeira vez na história humana, forte o suficiente para alcançar Shamballa. Este é um fato novo e muito interessante. Que as pessoas estão cada vez mais conscientes de um propósito maior que emerge nos assuntos do mundo, resulta da crescente tendência para pensar em termos de totalidades, sem distinção. A partilha equitativa de todos os recursos do planeta está começando a ser reconhecida não apenas como um ideal moral, mas como um pré-requisito para a humanidade evoluir mais além como uma espécie para algum objetivo vagamente percebido. A gravidade dos acontecimentos globais está intensificando a lição e ensinando a humanidade a pensar "com o coração". E esse é um passo significativo para a frente, porque o despertar do coração da humanidade está sentindo o Plano Divino e, instintivamente, reconhecendo que cada indivíduo é uma parte integrante do mesmo.

Ao meditarmos na influência de fogo de Leão, o regente da alma de Londres, podemos refletir sobre a recente manifestação de sua abrangente energia do coração na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos e, particularmente, a iluminação da tocha Olímpica. Não era mais apenas um único indivíduo envolvido, mas um grupo de atletas Olímpicos anteriores passando a chama para atletas dignos da geração mais jovem. E foi esse grupo promissor que, ao mesmo tempo, acendeu os segmentos individuais ou pétalas da Pira Olímpica. Todas as pétalas elevaram-se e convergiram para formar o caldeirão da Pira, proporcionando-nos um belo símbolo da humanidade una e sua aspiração em direção ao Divino.

A pira Olímpica também pode ser vista como representando um ardente, um radiante centro do coração através do qual flui o incondicional amor a todas as criaturas de Deus, suplantando qualquer dominação possível pela mente racional, ou seja: mente e coração trabalhando juntos - razão repleta de amor e iluminada pela vontade espiritual. Então, vamos agora entrar em meditação e usar o suprimento coletivo do grupo de sabedoria espiritual para trabalhar habilmente com propósito divino à medida que ele flui de Shamballa, onde a Vontade de Deus é conhecida.

FESTIVAL DE LEÃO
LONDRES – AGOSTO DE 2012
Christine Morgan

Início