Navegação





O Novo Testamento

O Novo Testamento anotado

A Epístola Universal de S. Judas Apóstolo

Capítulo 1

1:1
Judas, servo de Jesu Cristo e irmão de Tiago, {Jacobo} aos já chamados, queridos santificados em Deus pai e conservados por Jesu Cristo:
1:2
a misericórdia, e a paz, e a caridade {caridade: Gr. agape: amor divino em acção} vos sejam multiplicadas.
1:3
Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada {entregrada} aos santos.
1:4
Porque encubertamente se tem entrado alguns que já dantes estavam escritos {ordenados} pera esta mesma condenação, ímpios, que convertem a graça de Deus em dissolução, {luxúria, ou, voracidade} e negam a o só Ensenhoreador {único dominador, ou doutrinador} Deus e nosso Senhor Jesu Christo.
1:5
Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, livrado-o da terra do Egito, destruiu, depois, os que não creram;
1:6
e aos anjos que não guardaram o seu principado, {sua origem} mas deixaram a sua |TUprópria|Tu habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;
1:7
assim como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que havendo-se entregue à fornicação {corrupção} como aqueles, e desenfreado {ido} após outra carne, foram postas por exemplo, levando {padecendo, ou havendo recebido} a pena do fogo eterno.
1:8
E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e menosprezam {rejeitam} o Senhorio, {a dominação} e vituperam as dignidades. {autoridades, ou, potestades superiores}
1:9
Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda. {redarguia}
1:10
Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como bestas irracionais, {animais brutos} se corrompem.
1:11
Ai deles: porque pelo caminho de Caim seguiram, e foram levados {se derramaram} pelo engano do galardão de Balaão, e pereceram na contradição de Corá.
1:12
Estes são manchas {perigos ocultos} em vossas festas {convites} de caridade, {amor} banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; {são pastores que a si mesmos apascentam-se sem temor} são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas;
1:13
ondas impetuosas {feras} do mar, que escumam as suas mesmas abominações, estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura {escuridão} das trevas.
1:14
E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos,
1:15
para fazer juízo contra todos e redarguir {castigar} dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade que impiamente cometeram e por todas as rudezas {rudes, ruías e duras palavras} que os ímpios pecadores disseram {falaram} contra ele.
1:16
Estes são murmuradores, queixosos {querelosos} de seu estado, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse. {de proveito}
1:17
Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesu Cristo,
1:18
os quais vos diziam que no último tempo haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias {malvadas} concupiscências.
1:19
Estes são os que causam divisões, {a si mesmo separam-se} sensuais, e que não têm o espírito.
1:20
Mas vós, amados, edificai-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no espírito santo,
1:21
conservai a vós mesmos no amor {na caridade} de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesu Cristo, para a vida eterna.
1:22
E apiedai-vos de alguns usando de discrição: {discernimento}
1:23
e a outros salvai por temor, {terror} arrebatando-os do fogo; (tende deles misericórdia,) aborrecendo até a roupa manchada da carne.
1:24
Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, (à vinda de nosso senhor Iesu Christo)
1:25
ao único {só} sábio Deus nosso Salvador, (por Iesus Cristo nosso Senhor) seja glória e majestade, domínio {força} e potência, (antes de todos os séculos,) agora e para todo o sempre. Amém.

Fonte: http://faithofgod.net/pt/ARCA/Jd.html

Início