Navegação

As Sete Leis da Alma ou a Vida Grupal


6- A Lei da Resposta Expansiva

Podemos agora referir-nos, embora abreviadamente, à sexta e sétima leis que trataremos em conjunto. As outras cinco desenvolveram uma atividade bem definida no plano físico. Os efeitos ou consequências dos impulsos que estão por trás delas conduzem à execução do propósito do Altíssimo e podem todos ser reconhecidos no plano fenomênico; mas, na atualidade, o conhecimento consciente da humanidade é tal que só em cinco casos pode ser observado o efeito destas leis e apenas pelos aspirantes mais avançados do mundo. Os discípulos e iniciados podem vagamente começar a reconhecer os efeitos da sexta e sétima leis e ninguém mais agora.

Estas duas leis não podem ser interpretadas como as anteriores, porque só aqueles que são iniciados ou a caminho da iniciação, podem começar a compreendê-las. A iluminação, resultante da iniciação, é necessária antes de se poder abordar a ideia que se encontra por detrás do desígnio destas expressões. Por conseguinte, não perderemos tempo em lidar com a Lei da Resposta Expansiva nem com a Lei dos Quatro Inferiores, apenas nos limitaremos a transcrever duas antigas estâncias que terão muito significado para o iniciado, mas que para o leitor e estudante comum parecerão palavras ressonantes, frases simbólicas sem sentido.

"O Sol, em toda a sua glória, despontou e lançou os seus raios para o céu oriental. A união dos pares de opostos produz nos ciclos de espaço e tempo, nuvens e névoa. Estas ocultam uma poderosa conflagração...

O dilúvio extravasa-se. A arca flutua livremente... As chamas devoram. Os três estão livres e, então, novamente a névoa envolve.

Por cima das nuvens da terra brilha um sinal... Só o olho da visão vê este sinal. Só o coração em paz pode ouvir a troante Voz que surge das profundezas obscuras da nuvem. Somente a compreensão da lei que eleva e exalta, pode ensinar o "homem de fogo e o filho da água" a penetrar na névoa. Dalí ascende ao cimo da montanha e novamente se encontra livre.

A tripla liberdade assim obtida nada tem que ver com a terra, a água ou o fogo. E uma libertação de natureza tripla que acolhe o homem que passa livremente da esfera da terra para o oceano da esfera aquosa e dali para a terra ardente do sacrifício. O sol aumenta o fogo, dissipa a névoa e seca a terra. E, desta forma, o trabalho realiza-se".

Início