Navegação

Página Inicial

A PONTE ELÉTRICA


Maçonaria Elétrica: Construindo o Templo de Carbono

Parte 3

A Respiração Purificada e a Transformação do Carbono

Atualmente, o ciclo respiratório humano tem um efeito pouco benigno sobre o meio ambiente, levando oxigênio da atmosfera e retornando ácido carbônico venenoso. No calor da expiração, a consciência materialista e os desejos separatistas do ser humano se manifestam, felizmente, redimidos pela pureza psíquica do reino vegetal, através do poder da fotossíntese.

Além da poluição gerada por nossa respiração, as emissões de carbono produzidas pelo empreendimento humano, em geral, revelam toxicidade dentro da consciência coletiva. Significativamente, a humanidade está agora trabalhando para a restrição das emissões de carbono, o que simboliza um movimento para controlar a natureza do desejo. Para o esoterista, a própria respiração deve ser redimida, porque a sua composição reflete a condição da natureza psíquica.

Durante a respiração o Homem respira inconscientemente o componente psíquico da atmosfera circundante e exala sua condição psíquica interior. No ponto em que a maré da inspiração se torna expiração, uma reação alquímica ocorre entre os ambientes externo e interno e a combinação resultante impregna o alento exalado. Aqueles que entendem este ciclo trabalham com determinação e ritmicamente com o processo de respiração. Entretanto, o segredo não pode ser descoberto através de exercícios específicos, que podem superoxigenar e, portanto, superestimular os centros de força inferiores; em vez disto, o segredo é revelado por meio do processo, profundamente mais difícil, de autoesquecimento, inofensividade e palavra correta. Esses atributos tornam acessível uma compreensão intuitiva da Lei dos Ciclos que impõe automaticamente harmonia e ritmo na expressão de vida, incluindo o ciclo respiratório.

Curiosamente, em 1950, o médico ucraniano, Konstantin Buteyko, postulou que muitas condições médicas crônicas da nossa época, da asma ao lúpus e doença de Crohn, são o resultado de absorver muito oxigênio durante o processo de respiração. Como a ciência médica há muito conhece, isto leva a uma deficiência de dióxido de carbono no corpo, que desempenha um papel importante na libertação do oxigênio a partir das células sanguíneas e do tecido. A técnica de respiração Buteyko prolonga o intervalo mais baixo do ciclo respiratório para resolver este problema com resultados promissores. (1) e (2)

Os esoteristas que têm alcançado o nível necessário de desapego podem trabalhar no interlúdio inferior do ciclo de respiração - a pausa após a expiração - por um período incrível de tempo. Isto é porque a quantidade de oxigênio utilizada pelo organismo está em proporção com a força da natureza do desejo, e quanto mais espiritualizada a pessoa, mais tempo ela pode viver com seu próprio ar. O trabalhador mágico aspira a tornar-se tão desapaixonado e psiquicamente puro como o reino vegetal e, como a planta, começa a alterar alquimicamente o carbono no laboratório interno de seu próprio corpo, e é por isso que o carbono é uma parte integrante da pedra filosofal. À medida que a prática do desapego progride, uma força alquímica purificada, literalmente impregnada com amor, é exalada, levando o trabalho mágico adiante.

"Os estudantes de ocultismo que tem demonstrado sua devoção e seu equilíbrio mental, e que (para usar a fórmula antiga das escolas de meditação) têm mantido os cinco mandamentos e as cinco regras, e têm conseguido correto equilíbrio, podem começar a utilizar os interlúdios entre os dois aspectos da respiração física para desenvolver uma atividade intensa e utilizar o poder da vontade para produzir efeitos mágicos. O Homem consciente, tendo focalizado a consciência no cérebro e participado no trabalho de contemplação, pode agora prosseguir no trabalho de materializar o plano no plano físico mediante a energia focalizada da vontade praticada em silêncio. Como pode ser visto, estes interlúdios respiratórios são também em número de dois, depois da inalação e depois da exalação e quanto mais experiente o discípulo, mais prolongado será o interlúdio e maior a oportunidade, tanto para o trabalho mágico focalizado, como para a pronúncia das palavras de poder que fará com que o propósito divino seja feito." (3)

A respiração literal e simbolicamente aviva o fogo espiritual da magia branca no plano físico. Faz parte integrante de uma grande ciência dos iniciados que pode ser denominada dinamismo esotérico - a psicologia do movimento ardente. Por meio da inspiração, o iniciado absorve o ambiente psíquico exterior e eleva-o para o Ego Espiritual, enquanto na expiração, a energia deste nível do ser é vertida para o mundo como vontade de amar. O fogo kundalini está envolvido neste processo de transmutação. A força do chacra básico subindo e fundindo-se com a força do centro coronário, para produzir o que o Tibetano chama "’o fogo elétrico’ individual", juntas circulam através dos ventrículos do cérebro - o local do trabalho mágico. Aqui, o mago branco combina os fogos de espírito e matéria para construir formas de pensamento de amor para incendiar o mundo com o espírito de relacionamento e direcioná-las para fins específicos por meio da carga elétrica da natureza vontade.

Assim como o mercúrio subindo em um termômetro é um símbolo físico deste processo, o Tibetano sugere que: "Mercúrio e o centro na base da coluna vertebral no ser humano estão intimamente interligados, Mercúrio demonstra kundalini em atividade inteligente, enquanto que Marte demonstra kundalini latente. A verdade está oculta em seus dois símbolos astrológicos. Na transmutação e geometrização planetária, o segredo pode ser revelado".

Mercúrio
 
Marte
 

Este processo de transmutação e geometrização planetária ao qual se refere o Tibetano forma a ciência esotérica por trás de sua diretiva para: Que a vontade de amar incendeie o mundo inteiro com o espírito de relacionamento. E trabalhar desta forma é um passo, não importa quão pequeno seja, no sentido de revelar o segredo do trabalho mais oculto a que alude. Por enquanto, o foco do aspirante aos mistérios deve estar na compreensão do papel que o Amor desempenha na transmutação e geometrização planetária e em trabalhar de maneira prática na meditação com essa compreensão.

O Amor é o grande Arquiteto Espiral, o construtor de relações eletromagnéticas entre duas formas básicas de movimento dinâmico no universo, o impulso para diante do primeiro aspecto da Divindade - a Vontade - e o movimento rotatório do terceiro aspecto - a Inteligência Ativa. O amor atua em espiral. É o aspecto elevador da Divindade que une os dois num correto relacionamento fazendo-os girar e entrelaçando os átomos rotativos da substância em formas através das quais a essência do amor pode ser expressa. Na escala humana, quando a vontade de amar é evocada e se derrama no corpo humano, eleva todo o organismo a um estado de tensão dinâmica e impõe o ritmo de corretas relações em todas as partes do corpo. O ser humano está, em seguida, em uma posição para trabalhar como um arquiteto espiral criador, dirigindo o amor ao mundo para elevar e dirigir as relações subjetivas a novas formas de expressão.

Serviço deste tipo sabiamente se acelera, mas não apressa o momento quando, nas palavras de Djwhal Khul, "o fogo interior do plano mental e o fogo latente nos veículos inferiores fundem-se com o fogo sagrado da Triada [e] o trabalho é concluído, e o homem é adepto". Djwhal Khul, então, dá uma visão do futuro da raça humana, explicando que "a evolução macrocósmica prossegue de maneira análoga à microcósmica. Os fogos internos do globo terrestre, bem no fundo do coração de nossa esfera terrestre, fundir-se-ão com o fogo sagrado do sol ao final do ciclo maior, e o sistema solar terá, então, alcançado a sua apoteose. Pouco a pouco, à medida que os eons transcorrerem e os ciclos menores seguirem seu curso, o fogo permeará os éteres e será cada dia mais reconhecido e controlado até que, finalmente, o fogo cósmico e o terrestre serão unificados (os corpos de todas as formas materiais adaptando-se às condições cambiantes)." (4)

As mudanças necessárias já estão ocorrendo nos precursores da raça que estão praticando o desapego e, como consequência, iniciando a transfiguração do veículo humano por meio da alquimia do carbono. Pode ser um processo muito longo, mas é a direção da evolução humana na medida em que se refere aos corpos de manifestação em todos os planos. Como se afirma no Yoga Sutra de Patanjali na Parte 2, "A simetria da forma, a beleza da cor, a força e a forma compacta do diamante constituem a perfeição corporal." A espécie humana acabará por tornar-se hermafrodita e, transcendendo o processo de reprodução sexual, construirá corpos de expressão por meio de um ato da vontade - de acordo com Steiner - corpos de carbono transfigurado semelhante a um diamante macio; o sangue que circula no interior tão puro e desapaixonado como a seiva da planta simbolizada pela cruz rósea da Rosacruz.

No futuro, a humanidade vai se tornar o reino da alma diamantina - trabalhando como um todo para fundir o fogo espiritual e o mundano e elevar o kundalini planetário. Quando isto ocorrer, toda a vida planetária mudará para níveis etéricos e a um estado inimaginável para nós no presente. O puro e frio fogo do amor que brilha de Venus, cuja evolução está de alguma maneira à frente da nossa, indica o caminho, assim como a atmosfera sulfurosa e ardente que envolve o seu corpo físico indica que ocorreu a liberação do espírito da matéria.

Embora esta seja uma visão para um futuro distante, o trabalho daqueles que estão aprendendo a ciência esotérica de dirigir a energia está liderando o caminho para esta grande consumação. O passo imediato à frente é a prática da meditação raja para evocar a vontade de amar. Isto aciona automaticamente a joia central do fogo elétrico nos centros que estão por trás dos órgãos do corpo humano. De forma segura e com certeza eles provocarão as condições e clima espiritual em que o iniciado trabalha, onde "Todos os centros no corpo ... podem ser intensificados eletricamente à vontade e utilizados simultaneamente, ou um de cada vez, de acordo com a demanda e a necessidade que deve enfrentar o iniciado." (5)

Tanto a natureza interna do homem como a externa é elétrica, e a ponte entre as duas envolve as propriedades magnéticas do carbono recém-descobertas, como anteriormente referidas, que formam parte da pedra filosofal. Soma-se a isto o fato de que a ciência moderna não está apenas descobrindo as propriedades elétricas e magnéticas do carbono, mas também da água, que constitui mais de 80% dos corpos físicos dos vertebrados, e desempenha um papel crucial na evolução da vida no plano físico do nosso planeta Terra. As descobertas científicas que agora estão sendo feitas a respeito de como trabalhar eletrônica e magneticamente com o carbono e a água irão facilitar a circulação e utilização de energia elétrica no mundo, ajudando a humanidade a transcender o plano físico e a se identificar mais uns com os outros em termos de energia e força.

Neste ponto, o trabalho da maçonaria elétrica e a construção do templo de carbono prosseguirá com determinação. Transcendendo a identificação com qualquer veículo de consciência em qualquer plano, o ser humano divino conhecerá a si mesmo simplesmente como uma emanação divina - o próprio antahkarana - os vários corpos, como nós elétricos enroscados ao longo do antahkarana que podem ser ativados à vontade quando ele preferir se concentrar em um determinado nível de consciência na manifestação divina. Quando toda a humanidade puder fazer isto, o homem, então, verdadeiramente será um raio divino - um fio de energia amorosa dentro da corrente de amor divino - um ponto de fogo sacrificial, focado dentro da vontade ardente de Deus - um pequeno e ardente alento movendo-se em rítmica harmonia com o Grande Alento.

Então, "as emanações de calor - devido à intensificação da chama interna, juntamente com a radiação assimilada de outras unidades - aumentarão, e tomarão tais proporções que a interação entre os Eus individualizados resultará, em cada um, na perfeita fusão da chama e do calor; isto continuará até que haja ‘só uma chama com incontáveis fagulhas’". (6).

Nebulosa do Anjo

________________________________

1. Informe C.A.M.: Terapia Buteyko para asma: http://www.thecamreport.com/2007/12/buteyko-therapy-for-asthma/#more-849
2. Um estudo da Universidade de Nottingham revela que exercício de respiração poderia ajudar na asma
http://www.buteykocan.com/wp-content/uploads/2012/03/Asthma-Nottingham-trial-2003.pdf
3. Um Tratado Sobre Magia Branca pp 517-518 A.A Bailey
4. Cartas Sobre Meditação Ocultista pp 100-101 A.A. Bailey
5. Psicologia Esotérica vol. II p 307 A.A. Bailey
6 Um Tratado Sobre o Fogo Cósmico pp 228-229 A.A. Bailey

Início