Navegação

Página Inicial
Livros de Alice Bailey

Astrologia Esotérica


Capítulo III - A Ciência dos Triângulos
1 - Triângulos de Energia - Constelações
2 - Triângulos de Força - Planetas
3 - Os Triângulos e os Centros
4 - Conclusões

Introdução

Estivemos fazendo até agora prolongado estudo da terceira parte do segundo capítulo, dedicada ao Zodíaco e aos Raios. O que até agora foi exposto trata da natureza da astrologia esotérica e, nas palavras de introdução, consideramos brevemente o significado do esoterismo como um todo, quando aplicado à astrologia moderna; examinamos as três Cruzes e nos referimos também, muito ligeiramente, à relação que têm os signos com os centros; contudo, dedicamos a maior parte de Nosso tempo a uma análise do significado e da inter-relação dos doze signos do zodíaco entre si, com os planetas e com a Terra. Pouco espaço foi dado ao efeito que produzem sobre o indivíduo, exceto num sentido geral. Agora consideraremos a parte mais importante deste estudo astrológico, intitulado A Ciência dos Triângulos, dividido, como ficou indicado acima, em três partes:

1. Triângulos de Energia - Constelações
2. Triângulos de Força - triplicidades planetárias
3. Os Triângulos e os Centros - planetário e humano

Analisei aqui o ponto alcançado em nossos estudos, pois desejo que saibam na medida do possível aonde chegamos em nossa tentativa de lançar a luz da compreensão esotérica sobre o atual e totalmente exotérico estudo da astrologia.

Mas antes de prosseguir com este tema, um tanto difícil, quero dizer algumas palavras e recordar-lhes certas coisas a respeito de nossa atitude em geral.

Nesta série de estudos astrológicos não me dei ao trabalho de dar nenhum dos cálculos matemáticos relacionados com minhas afirmações. Certas mudanças básicas estão atualmente ocorrendo na inclinação do eixo da Terra e isto trará grande confusão nos cálculos dos astrólogos. Essas mudanças estão se processando lenta e progressivamente e de acordo com a lei cósmica. Enquanto isto ocorre, é impossível obter cálculos e deduções exatas. Quando a orientação e o "ponto direcionado" do polo da Terra voltem a se estabilizar, as nossas cifras matemáticas condicionantes poderão novamente ser obtidas, com exatidão. Na verdade, desde o tempo dos egípcios, não foi possível conseguir numa exatidão verdadeira.

Qualquer coisa que se possa realizar segundo estas linhas somente pode ser considerada como aproximada e, portanto, não é possível a certeza na análise, na predição e na interpretação. Todo o assunto é muito confuso e completamente incompreensível para o astrólogo comum e, logicamente, para o estudante comum. Lembrarei a vocês, contudo, que as "estrelas polares" mudaram de posição várias vezes durante o grande ciclo de vida da Terra e que nossa atual estrela polar nem sempre esteve na mesma posição que ora ocupa. Isso é reconhecido também pela própria ciência.

Em cada um dos grandes deslocamentos do eixo da Terra, houve conclusões, confusões e cataclismos antes da reconstrução, estabilização e relativa calma. Destes acontecimentos macrocósmicos vocês têm correspondências microcósmicas similares, tanto na vida da humanidade como do homem individual. Daí que a atual crise mundial - ainda que precipitada pelo erro e pelo pecado humano, pelo carma passado e pelo idealismo emergente (respondendo ao desenvolvimento do intelecto e ao aparecimento da intuição) - seja basicamente o resultado de combinações de correntes de força muito maiores e mais vastas, nas relações macrocósmicas.

Em resumo, poder-se-ia dizer que as seguintes causas cósmicas e do sistema são responsáveis pelas atuais e difíceis crises e situações mundiais.

1 - Uma erupção de força magnética em Sirius que, através da Hierarquia, produz efeitos em nosso sistema solar e, particularmente, na Terra.

2 - Um deslocamento da polaridade da Terra, devido à atração de um grande centro cósmico que afeta poderosamente a orientação da Terra e foi responsável pelos atuais terremotos, pelas erupções vulcânicas e por inúmeros tremores de terra, durante os últimos cento e cinquenta anos.

3 - O grande trânsito do sol ao redor do zodíaco maior (um período de 250.000 anos, ou um ciclo completo) finalizou quando o sol entrou em Peixes, há mais de 2000 anos. Este processo de saída ou entrada em um particular signo e influência cíclica abarca um período de cinco mil anos, no que se refere a esta ronda maior, ou ciclo. Este período de cinco mil anos cobre o ciclo completo de transição, até que se consiga a completa liberdade de atuar sob a inspiração do novo signo. Portanto, não estamos ainda livres de uma eventual perturbação.

4 - A passagem de nosso Sol, do signo de Peixes para o de Aquário, é outra das condições geradoras da confusão atual. Esta confusão de forças no sistema solar está afetando notavelmente nosso planeta. Durante o processo de passar de um signo a outro, por exemplo, no trânsito de Peixes para Aquário, como acontece agora, o período coberto é de aproximadamente 500 anos.

Estes são pontos que os astrólogos deveriam levar em consideração.

Volto a lembrar aos estudantes que quando falo de signos, refiro-me às influências das constelações, tal como elas são representadas pelos signos, chamando-lhes a atenção sobre o fato de que no grande processo evolutivo e devido a certos deslocamentos e discrepância astronômico-astrológicos, o Sol não se acha na constelação à qual se refere um signo particular em qualquer momento, já chamei a atenção do leitor a respeito, em uma parte anterior deste Tratado.

5 - Outro fator pouco conhecido é que atualmente a Lua se está desintegrando com crescente rapidez, e isto afeta necessariamente a Terra, e produz resultados terrestres.

Os estudantes acharão interessante as seguintes aplicações desses grandes acontecimentos cíclicos a seus próprios processos de "aparição" e funcionamento em tempo e espaço:

1. A sucessão das rondas maiores do zodíaco, ou um período de ciclos de aproximadamente 250.000 anos, tem uma correspondência com o ciclo de vida da Mônada.

2. A progressão do Sol quando passa pelos signos do zodíaco, durante um desses ciclos de 25.000 anos, encontra sua analogia no ciclo de vida do ego ou alma.

3. O zodíaco menor, abarcado - sob o ângulo de extrema ilusão - no curso de um ano, corresponde à vida da personalidade.

Ao se considerar esses pontos deve-se recordar sempre que os grandes deslocamentos ou grandes expansões da consciência, são seguidos, inevitavelmente, por transtornos nas formas externas. Isto é verdade na vida de uma deidade solar, de um Logos planetário, da humanidade como um todo, e de um homem. Eis aí, novamente, o atual problema mundial. Um acontecimento marcante, por exemplo, numa mudança no eixo da Terra, está relacionado a uma iniciação do Logos planetário. Portanto, os estudantes podem observar aqui a relação com a vida individual na firme mudança de sua consciência nos processos de desenvolvimento vital no Caminho do Discipulado e da Iniciação. Anteriormente, neste tratado, tive oportunidade de Me referir a um fato que se deve ter sempre presente, o de que as grandes energias, que atuam sobre nosso planeta, exercem um efeito obstaculizador ou estimulante. Eles produzem efeitos retardadores, concreção, cristalização e retraimento ou aferramento ao antigo e caduco, ou estimulam e ocasionam fluidez, engrandecimento e expansão. Quem estude cuidadosamente os assuntos humanos observará isto ao analisar os acontecimentos que se sucedem hoje diante de seus olhos.

Falando de forma ampla e geral, pode-se dizer que os três principais grupos de forças que afetam nosso planeta são de natureza zodiacal, sistêmica e planetária e - novamente generalizando - pode- se também dizer que:

1. As energias zodiacais passam através de Shamballa e estão relacionadas com o primeiro Raio de Vontade ou Poder, e afetam a Mônada.

2. As energias sistêmicas passam através da Hierarquia e estão relacionadas com o segundo Raio de Amor-Sabedoria ou, (como frequentemente se usa na astrologia esotérica), o Raio de Inteligência Ativa, afetando a alma.

3. As forças planetárias produzem um impacto sobre a humanidade e passam através dela e estão relacionadas com o 3° Raio de Inteligência Ativa, afetando a personalidade.

Referi-me a isto antes, mas volto a enunciá-lo, pois quero que tenham sempre presente, à medida que avançamos em nossos estudos. Temos aqui uma triplicidade maior de energias que emergem de um vasto e incompreensível conjunto de forças e energias, que são para elas o que Vida Una é para este triângulo de menor importância.

Deve-se recordar também que este triplo grupo de energias produz efeitos diferentes de acordo com o tipo de mecanismo (dependendo, ele próprio, do grau de evolução e do estágio de desenvolvimento) sobre o qual produz impacto. Por exemplo, o efeito de uma força zodiacal e sistêmica sobre um planeta sagrado ou outro não sagrado, é muito característico, assim como o efeito destas energias, quando fazem seu impacto no homem, dependerá de se a resposta é evocada a partir da Mônada, do ego ou personalidade, se produzem impacto sobre a consciência da massa, da unidade autoconsciente ou da consciência iluminada da humanidade, ou se de fato - no que se refere ao homem - atuam sobre o indivíduo não evoluído, sobre o evoluído ou os discípulos e iniciados. O tipo de mecanismo e a qualidade da consciência determinam a recepção e a resposta. Este é um enunciado de fundamental importância, e enquanto os astrólogos não chegarem a um grau de desenvolvimento em que o mundo dos verdadeiros significados se abra para eles e o alcance de sua consciência seja amplamente includente, não lhes será possível ser realmente exatos em suas interpretações dos horóscopos grupais ou individuais. Insisto sobre isto porque a Ciência dos Triângulos se refere totalmente às energias subjetivas ao condicionar a consciência e não ao condicionamento criado pelas mesmas energias sobre as formas externas no plano físico.

Vocês poderão corretamente argumentar que a frase "tal como um homem pensa, assim ele é" e que a expressão desta energia sejam em última análise a mesma coisa. Mas isto não é exatamente verdadeiro. A resposta da humanidade e do indivíduo á vida mental interna e à consciência subjetiva não será imediata. Leva muito tempo (especialmente nas primeiras etapas) para que uma ideia abra caminho até a mente e dali passe ao cérebro, condicionando a natureza emocional em seus progressos e processos. Portanto, será necessário dedicar várias vidas ao registro dos efeitos produzidos por estas energias sobre a vida mental e à resposta da vida no plano físico, uma vez que tenham sido compreendidos. Por isso afirmei que a Ciência dos Triângulos subjaz a todo o sistema astrológico e esta ainda agora em processo de revelação. Tenham presente que o efeito dessas energias que iremos considerar, e sua relação tríplice, se produzirá no reino das ideias e no mundo da consciência e sua expansão e, portanto, abarcará a vida mental consciente de um Logos solar, de um Logos planetário, da humanidade e do homem.

Portanto, não se ocupará com a produção dos acontecimentos, exceto na medida em que todas as ideias cheguem à expressão no plano de manifestação - a qual, repito, depende da qualidade e natureza do mecanismo de resposta, quer seja ele um sistema solar, um planeta, o quarto reino da natureza, ou um ser humano.

Acrescentaria aqui uma sexta razão para a atual pressão e tensão na resposta da família humana nesta crise mundial, porque está relacionada com todo o assunto da resposta consciente às forças subjetivas, expressando-se como ideias e vastas correntes de pensamento. Esta é a razão pela qual a humanidade como um todo está hoje se revelando na grande roda zodiacal, tal como o faz o discípulo individual; o ponto de reversão e o signo ou signos nos quais ela tem lugar, marcam um ponto de crise muito importante na vida desse reino da natureza, produzindo tumultos, dificuldades e toda a gama de reajustes necessários para a reorientação. Se acrescentarem esta razão às outras cinco, não lhes parecerá tão estranho que a situação atual seja quase fantástica em sua dificuldade e em sua extensão de envolvimento.

Em cada triplicidade há três qualidades principais que se manifestam, ou três energias básicas que tratam de se expressar ou influir. Ao se manifestar em tempo e espaço, o homem descobre que isto é verdade e que constitui uma lei da natureza, e poder-se-ia dizer que a tarefa do discípulo é chegar a ser plenamente consciente - como observador desapegado destas energias e suas qualidades expressas, ao atuarem nele. Isto ele o realiza no Caminho Probatório, no Caminho do Discipulado e no Caminho da Iniciação. Ele tem de se tornar consciente:

1. Da energia tripla que é a personalidade e da qual o corpo vital é a expressão sintética.

2. Da alma tripla da qual o lótus egoico é a expressão.

3. Da Mônada tripla, que se expressa como uma grande difusão, em tempo e espaço, de três correntes de energia criativa.

Esta última definição é até certo ponto sem significado para o não iniciado, mas deve ser suficiente. Há um efeito que se manifesta em todas essas triplicidades, resultante da interação das três forças e que está condicionado por elas. Esta é sua plena expressão e o resultado de sua atividade bem sucedida:

1. Na personalidade, é o corpo físico.

2. Na alma, é o botão central ainda não aberto no logos egoico.

3. Na Mônada, é o "som que geometricamente abre caminho até a visão do observador" - modo profundamente esotérico de simbolizar aquilo que não pode ser expresso nem reduzido a uma forma tangível.

Se os estudantes aplicarem esta ideia ao estudo e à compreensão dos triângulos astrológicos e não perderem de vista as triplas energias relacionadas, simplificarão grandemente seus estudos. O microcosmo, quando conhecido, contém sempre a chave para o Macrocosmo. Este se reflete eternamente no homem, o microcosmo, e por isso o homem tem dentro de si uma possibilidade e a potencialidade da compreensão total.

Portanto, em todas essas múltiplas triplicidades que iremos estudar, encontraremos analogias com a mônada, a alma e a personalidade no homem; acharemos uma linha do triângulo representando, determinando e dominando a força, e duas linhas - durante um ciclo particular que estão condicionadas por ela. Temos por exemplo, uma ilustração interessante disso na natureza do fogo, esotericamente entendido, em sua tripla expressão no tempo e espaço durante um ciclo de manifestação pois - como bem sabe - a Sabedoria Eterna ensina que existe:

1. Fogo elétrico vontade mônada Fogo iniciático
2. Fogo solar amor-sabedoria alma fogo qualificador
3. Fogo por fricção atividade personalidade fogo purificador intelectual

Dou esta triplicidade porque é muito conhecida e, ao mesmo tempo, constitui uma boa ilustração de uma lei básica.

Voltar ao início


1. Triângulos de Energia-Constelações

Por trás dos inúmeros triângulos entrelaçados em nosso sistema solar, condicionando-os em ampla medida (se bem que hoje de maneira mais potencial que expressiva), há três energias que provêm de três constelações principais. Elas são as emanações da Ursa Maior, das Plêiades e de Sirius. Poderia dizer-se que:

1. As energias vindas da Ursa Maior estão relacionadas com a vontade ou propósito do Logos Solar, e são para esse grande Ser o que a Mônada é para o homem. Este é um profundo mistério que nem o iniciado mais avançado pode por enquanto alcançar. Suas energias sétuplas unificadas passam por Shamballa.

2. As energias provenientes do Sol Sirius, estão relacionadas com o aspecto amor-sabedoria ou com o poder de atração do Logos solar, à alma desse grande Ser. Esta energia cósmica da alma está relacionada com a Hierarquia. Foi dito que a grande Loja Branca de Sirius tem seu reflexo e um modo de serviço espiritual e exteriorização na grande Loja Branca de nosso planeta, a Hierarquia.

3. As energias provenientes das Plêiades, num conjunto de sete energias, estão relacionadas com o aspecto inteligente ativo de expressão logóica e influenciam o aspecto forma de toda a manifestação. Focalizam-se principalmente por intermédio da Humanidade.

Relacionada com esse triângulo principal e afetando poderosamente todo o nosso sistema solar, há uma tríplice inter-relação muito interessante que tem uma conexão especial e peculiar com a humanidade. Este triângulo de forças se relaciona com uma destas constelações principais, com um dos signos zodiacais e com um dos planetas sagrados de nosso sistema solar.

Primeiro Triângulo
As Plêiades - Câncer (Caranguejo) - Vênus
A Humanidade

Segundo Triângulo
A Ursa Maior - Carneiro - Plutão
Shamballa

Terceiro Triângulo
Sirius - Leão - Vênus-Júpiter
A Hierarquia

Pergunto-Me se podem captar, pelo menos parcial e simbolicamente, o fato de que não se deve pensar que estes triângulos estejam colocados estática e eternamente no mesmo lugar, nem que sejam tridimensionais. Devem ser considerados como se movendo com rapidez, girando eternamente no espaço e avançando incessantemente, e tendo uma amplitude de quádrupla e quíntupla dimensão. Não há maneira de descrevê-los nem de fazer com que possam visualizá-los pois só o olho interno da visão pode imaginar sua progressão, posição ou aparência. Estes três triângulos principais se expressam todavia parcialmente, no que diz respeito ao nosso sistema solar, e só um ângulo do grande triângulo - como por exemplo o da Ursa Maior - constitui com o Carneiro uma linha de força correlacionada; unicamente um ponto do Carneiro, dentro de si mesmo ou de seu próprio alcance da interação com Leão e Capricórnio (veja-se a tabulação VII), está relacionado com Plutão.

Por conseguinte, toda a trama cósmica e do sistema solar é uma intrincada série entretecida de triângulos em constante movimento, em que de cada vértice de um triângulo emanam três linhas ou correntes de energia (nove, ao todo); cada um, analogamente responde e é receptivo às energias igualmente de natureza tripla - que se acham em sua periferia ou esfera de influência e atividade vibratória.

É inútil para os estudantes tentar desfiar este conjunto de correntes de energias entrelaçadas. Tudo o que é possível para o homem, com seu equipamento atual, é aceitar hipoteticamente estes enunciados acerca de certos triângulos principais que afetam a humanidade, e tratar de comprovar seus efeitos e esforçar-se por obter alguma compreensão desta intrincada rede entretecida que ele mesmo possui e denomina de "corpo etérico". Desta maneira pode chegar a comprovar a exatidão de um enunciado, pela qualidade demonstrada do aspecto vida, seu condicionamento e seus resultados na vida e acontecimentos microcósmicos. É isto que a astrologia tem procurado fazer, em conexão com os acontecimentos tangíveis no plano externo da existência; todavia, trataremos de fazer nosso esforço na linha da história da vida psicológica e dos acontecimentos e não na linha dos acontecimentos físicos. Esta diferença é fundamental e deve ser sempre levada em conta. Os astrólogos começavam a captar uma tênue ideia dos triângulos de energia entrelaçados, no que diz respeito à nossa Terra, dividindo um tanto arbitrariamente as doze constelações em quatro triplicidades, descritas por termos qualificativos como triplicidade terrestre ou triplicidade ardente, composta, cada uma, de um signo cardinal, um fixo e outro mutável. Dessa maneira, dividem o zodíaco inteiro em um quádruplo grupo de triplicidades entrelaçadas e inter-relacionadas, cada um condicionado por um dos elementos fundamentais básicos que têm uma relação definida com nossa vida planetária. Devido ao constante movimento que existe em toda parte, inerente ao sistema solar e ao zodíaco - para diante, interno e rotativo - podemos ter uma ideia da complexidade de todo o desenho. Uma ajuda adicional à captação dessa beleza essencial do movimento coordenado e organizado e seu poder de qualificar e condicionar todo o desenho universal, pode ser obtida pelos que estudaram algo dos diferentes triângulos que se encontram no corpo etérico do homem, por intermédio da inter-relação dos sete centros aos quais me referi em meus livros. Quando estes centros se acham despertados e vivificados, são impelidos finalmente para o raio de ação dos demais; do ponto de vista da energia vivente, a circunferência dessas rodas ou vórtices de força fica tão aumentada que finalmente elas se superpõem e se tocam, apresentando, em pequena escala, uma condição análoga à série de triângulos entrelaçados que fazem contato com os anteriormente mencionados.

Por trás desses conceitos da relação existente no tempo e espaço entre as constelações da Ursa Maior, das Plêiades e do Sol, Sirius, e nosso sistema solar, deve recordar-se que existe uma imensa série de triângulos entrelaçados, entre as estrelas que compõem estas constelações internamente e nosso sistema solar. Por isso, temos uma relação entre:

1. As sete estrelas, compondo a Ursa Maior;

2. As sete estrelas que compõem as Plêiades, denominadas às vezes, as sete "irmãs" ou "esposas" dos Rishis ou Vidas que dão forma à Ursa Maior.

3. O Sol, Sirius.

Estes formam triângulos principais de força e se mantém dentro do raio da vida desse Grande Ser Cuja intenção, expressa e manifesta, é trazida à existência através desses três grupos relacionados e nosso sistema solar. Como indiquei no Tratado sobre o Fogo Cósmico, esses quatro grupos de estudos constituem o aspecto manifestado ou a personalidade de uma Vida Grande e desconhecida.

A esse respeito, trato de apresentar unicamente uma imagem geral porque não tenho a intenção de me ocupar com os triângulos cósmicos. Consideraremos somente essas constelações, dentro do zodíaco maior, que os astrólogos sabem que produzem um efeito definido sobre a humanidade e nossa vida planetária.

Portanto, ao estudar esses triângulos, estabeleceremos (para nos orientarmos) certas regras que, de acordo com a Lei da Analogia, podem facilitar a compreensão do significado das verdades subjacentes.

1. Os triângulos que estudaremos serão considerados como expressando:

a - Uma energia condicionante principal, que produz a manifestação. Esta corresponde ao aspecto Mônada.

b - Uma energia qualificadora secundária que produz a consciência. Esta corresponde ao aspecto Ego ou Alma.

c - Uma expressão de força menor, que produz tangibilidade. Esta corresponde ao aspecto Personalidade.

2. Assim, estas três energias estarão relacionadas com os três aspectos da vida manifestados, denominadas neste tratado como Vida, Qualidade e Aparência.

3. Essas energias mudam entre si, e às vezes uma delas emitirá a nota dominante, outras vezes uma outra; outras vezes uma energia secundária se converterá em uma força condicionante principal, e em outras oportunidades a expressão menor chegará ao cume e se converterá, durante o ciclo, na característica predominante do triângulo. Tais acontecimentos cósmicos estão regidos pela grande Lei de Conveniência, evocada pelo processo evolutivo e incidental também ao movimento zodiacal e seu próprio condicionamento matemático interno - um tema de tão vastas dimensões e mistério que nenhuma Vida, em nosso sistema solar, pode dela pressentir o significado. A expressão cíclica da vida depende da constante mutação e dos processos infinitamente cambiantes.

4. Minhas afirmações feitas nesta tentativa - pois não passam muito disso - para indicar as linhas principais de aproximação à nova ciência da astrologia esotérica, não podem ainda ser comprovadas. Sê-lo-ão, mais adiante. Tudo o que peço agora é que se interessem por sua apresentação, que procurem ver o quadro que procuro revelar, e captar algo da síntese relativa que subjaz em todo o manifestado. Partindo do que pode ser aceito na atualidade, que estejam dispostos a prosseguir a partir daí para um novo campo de possibilidades e de probabilidades pressentidas. O tempo justificará a aceitação da informação dada como uma hipótese.

A seguir me ocuparei em analisar três grupos de triângulos que são de primordial importância para a humanidade atualmente e que seguem a informação dada com antecipação. Destes grupos de triângulos emanam energias que chegam pelo espaço ao homem individual, e que não podem por isso ser ignoradas, e são:

A Ursa Maior As Plêiades Sirius
Transmitem energia através de
Leão Capricórnio Peixes
Estes transmitem energia através de
Saturno Mercúrio Urano
Chegando aos seguintes centros
Centro coronário planetário Centro ajna planetário Coração planetário
Dali ao
Centro coronário do discípulo Centro ajna do discípulo Centro cardíaco do discípulo
e oportunamente controlam
a base da coluna vertebral O Centro laríngeo O plexo solar

Considerarei também alguns pontos e indicações, insinuados na Tabela IX, relacionados aos doze signos do zodíaco encontrados na p. 423 (inglês). Vocês observarão que certas correntes principais de energia estão relacionadas reciprocamente e com nossa

Terra, e se dividem em dois grupos:

1. As energias de raio que, segundo dizem, emanam da Ursa Maior em sete grandes correntes de força irradiante.

2. As energias inerentes às doze constelações, que se mesclam com as energias de raio, produzindo o dualismo essencial da vida manifestada, sendo incidentalmente responsáveis pelas particulares dificuldades que a humanidade enfrenta em nosso planeta, no arco da experiência evolutiva.

Repetirei: o que vou dizer se relaciona com as atuais condições mundiais, com a humanidade e também - para o ensinamento e aplicações práticas - com a vida de cada discípulo. Necessariamente, essas energias tem um significado cósmico, planetário e sistêmico, porém nenhum discípulo pode por enquanto captá-las; para chegar a compreender ainda que só as primeiras etapas desses mistérios, se deve transcender à personalidade, coisa que ainda não conseguiram mas que inevitavelmente algum dia conseguirão.

Quando o homem é impessoal e se liberta das reações do eu inferior e quando sua consciência está iluminada pela clara luz da intuição então a "janela de sua visão" se esclarece e sua visão da realidade fica sem obstáculos. Os obstáculos (sempre engendrados pela própria humanidade) desaparecem, ele vê toda a vida e as formas em sua verdadeira relação e chega a compreender e até "ver" ocultamente a passagem das energias.

. A relação existente entre certos raios e triângulos cósmicos será mais clara se estudarem com cuidado a tabulação seguinte:

NOTA: As sete estrelas da Ursa Maior são as fontes originadoras dos sete raios de nosso sistema solar. Os sete Rishis (como são designados) da Ursa Maior Se expressam por intermédio dos sete Logos planetários Que são Seus Representantes e para Quem representam o Protótipo Cósmico. Os sete Deuses planetários se manifestam por intermédio dos sete planetas sagrados. Cada um desses sete raios é transmitido a nosso sistema solar através de três constelações e seus planetas regentes.

TABELA IX

UMA SÉRIE CÓSMICA DE TRIÂNGULOS INTER-RELACIONADOS
(os Raios, as Constelações e os Planetas)

Raio Constelações Planetas Ortodoxos Planetas Esotéricos
I. Vontade ou Poder Áries
Leão
Capricórnio
Marte
o Sol
Saturno
Mercúrio
o Sol
Saturno
II. Amor-Sabedoria Gêmeos
Virgem
Peixes
Mercúrio
Mercúrio
Júpiter
Vênus
a Lua
Plutão
III. Inteligência ativa Câncer
Libra
Capricórnio
a Lua
Vênus
Saturno
Netuno
Urano
Saturno
IV. Harmonia através do conflito Touro
Escorpião
Sagitário
Vênus
Marte
Júpiter
Vulcano
Marte
a Terra
V. Ciência Concreta Leão
Sagitário
Aquário
o Sol
Júpiter
Urano
o Sol
a Terra
Júpiter
VI. Idealismo. Devoção Virgem
Sagitário
Peixes
Mercúrio
Júpiter
Júpiter
a Lua
a Terra
Plutão
VII. Ordem Cerimonial Áries
Câncer
Capricórnio
Marte
a Lua
Saturno
Mercúrio
Netuno
Saturno

Agora me proponho a trazer certas principais correntes de energia condicionante, à medida que surgem de suas fontes emanantes - através de certas constelações e planetas -e chegam à Terra e, do interior do raio da Terra, alcançam o discípulo individual, também através de certos centros planetários principais. Assim essa grande Síntese (que é a Vida qualificada na aparência ou manifestação) pode ser vista em atividade definida, produzindo efeitos solares, planetários e individuais e assim demonstrando essa relação intrincada que une o átomo humano às grandes vidas Que são a totalidade do que é manifestado.

A analogia entre o microcosmo e o macrocosmo será, assim, de grande ajuda e a relação de uma célula ou um átomo, em um dos órgãos abdominais (por exemplo), com a alma em seu próprio plano, ilustrará com exatidão uma relação e interação ainda maiores.

Nessa interação de vidas e Suas correntes de forças e energias emanantes e nas principais atividades da vida determinante D'Aquele em quem todas as formas - inclusive a humana - vivem, se movem e têm sua existência, se achará a inevitabilidade da final conquista espiritual a imutabilidade da lei ou finalmente, a expressão do propósito divino imutável. Nos efeitos evolutivos desta relação entre a Vida e a Forma, se achará também o caminho sem desvios, de uma consciência sempre em expansão e reveladora - seja macro ou microcósmica - em expansão e sempre em desenvolvimento. Daí que a Vontade de Deus move os mundos e o Amor de Deus determina os resultados.

Nesta consideração da fundamental Ciência dos Triângulos (quase diria, na contemplação da fundamental Ciência dos Triângulos, pois logicamente é o que deveria ser, se quisermos obter a compreensão como recompensa real de nossos esforços) deve ter-se em conta a relação existente entre as três energias fundamentais que afetam nosso sistema solar e o efeito predominante de uma delas, em qualquer expressão cíclica no tempo e no espaço. Um exemplo disso surgirá em nossas mentes se recordarmos que neste ciclo mundial, em nossa manifestação sistêmica, é o 2° aspecto ou aspecto consciência (o do 2° Logos), que é o fator dominante e condicionador, que estabelece a nota para o desenvolvimento evolutivo e que absorve a atenção das unidades humanas em evolução, o qual se leva a cabo ainda que estejam presentes e ativos outros fatores. Por isso, todas as aproximações à verdade e ao conhecimento, durante este ciclo, devem fazer-se na consciência.

Em outro ciclo, tal aproximação poderá ser focalizada na vontade ou em algum atributo divino presente porém ignorado, para o qual ainda não temos nome. Tudo que o homem pode em consequência trazer à compreensão da experiência da vida ou de uma ciência oculta, como a Ciência dos Triângulos, é uma Consciência desenvolvida até certo ponto definido e uma percepção ou consciência pessoal. Este ponto de percepção depende do desenvolvimento individual e também do estado de consciência da humanidade como um todo e significa que existem duas condições de percepção diferentes, conquanto inter-relacionadas.

Tecnicamente falando, a percepção e a resposta ou a atividade da consciência que percebe e observa - levada a cabo por intermédio do mecanismo de resposta - depende da condição ou "vivacidade" dos centros ou de sua passividade. Isto se aplica ao homem impelido à atividade por meio de seus sete centros, a um Logos planetário que funciona por meio de sete centos planetários ou a um Logos solar que atua através dos centros ainda maiores de reação vibratória, ou a Vidas ainda maiores que funcionam através de um conjunto de sistemas solares. A ciência de astrologia interior depende desta atividade e de sua compreensão, e nesta afirmação lhes dou a chave do que algum dia poderá revolucionar a atual aproximação à astrologia.

Os doze signos do zodíaco se dividem em dois grupos de signos e a relação de sua síntese tem muito a ver com a Ciência dos Triângulos, e são:

1. Sete signos relacionados com o desenvolvimento da consciência planetária na Terra e só incidentemente envolvendo a 4a Hierarquia Criadora, Hierarquia Humana.

2. Cinco signos relacionados com o desenvolvimento, no tempo e no espaço, da Hierarquia Humana, os quais são de grande importância condicionadora e podem ser enumerados de maneira seguinte:

a - Câncer
b – Leão
c - Escorpião
d - Capricórnio
e - Peixes

Estes signos estão relacionados, em sentido planetário, com as cinco grandes raças dos quais nossa raça atual, a Ariana, é a quinta. Estas cinco raças, sob a influência dos cinco signos, produzem as exteriorizações que são denominadas de cinco continentes - Europa, África, Ásia, Austrália e América. Estes cinco continentes são para a Vida planetária o que as cinco glândulas endócrinas principais são para o humano, estando relacionados com os cinco centros.

Todas estas aparências, expressões de qualidades e evidências materiais de vida, são símbolos ou signos externos visíveis de realidades internas e espirituais ou de Vida, seja qual for o Significado que estes termos possam ter para vocês. Para nosso propósito poderíamos definir a Vida como a energia que emana de algumas dessas grandes Vidas que se acham por trás de nosso sistema solar como sua Vida e fonte, analogamente como a Mônada fica por trás da aparição do homem no plano físico ou da alma, em seu próprio nível. Pode-se dizer que o homem é a expressão de sete princípios e a expressão de Vida ou atividade de cinco planos. Nestes sete mais cinco há de encontrar a chave para o mistério das sete e das cinco constelações zodiacais.

Nessa totalidade de energias ativas e qualificadas, temos (atuando hoje) influências e impulsos provenientes de três constelações principais. Estas afluem por intermédio de certas outras constelações e planetas a elas relacionadas, e três centros planetários principais: Shamballa, a Hierarquia e a Humanidade. Estarei sempre me reportando a estes três Centros e constantemente estarei me referindo a eles ou às suas inter-relações. Gostaria que tivessem presente que estas energias são transmitidas de um ponto a outro, ou passam com efeito transmutado de um centro a outro, assim levando sua própria qualidade vibratória, mas levando também a do centro de transmissão. Durante o transito da energia, de um centro principal até um ser humano, e quando a energia está finalmente ancorada no centro do discípulo, vocês observarão que ele é então uma fusão de seis energias. Estes três grupos de energias (cada um deles uma fusão de seis) fazem as energias dominantes que controlam o ser humano, totalizar dezoito; isso contém a chave do mistério da "marca da besta" que é o 666. Este é o número do homem Inteligente ativo que distingue sua natureza forma de sua natureza espiritual, que é o 999. Estas três linhas ou correntes de energia no homem podem ser numeradas como:

Linha I
Vontade. Propósito
Espírito
Linha II
Amor-Sabedoria
Consciência
Linha III
Inteligência ativa
Forma
1. A Ursa Maior
Cósmica
Sirius
Cósmica
As Plêiades
Cósmica
2. Leão
Zodiacal
Peixes
Zodiacal
Capricórnio
Zodiacal
3. Saturno
Do Sistema
Urano
Do Sistema
Mercúrio
Do Sistema
4. SHAMBALLA
Terra
Centro planetário da cabeça
HIERARQUIA
Terra
Centro cardíaco planetário
HUMANIDADE
Terra
Centro ajna planetário
5. Centro Coronário
Iniciado
Propósito egóico
Centro Cardíaco
Discípulo
Amor egóico
Centro ajna
Aspirante
Mente espiritual (abstrata)
6. Base da coluna vertebral
Iniciado
Vontade pessoal
Plexo Solar
Discípulo
Desejo pessoal
Centro laríngeo
Aspirante
Criatividade pessoal

Ao estudar essa classificação se achará uma estrutura de muitos triângulos de força, sendo alguns cósmicos, outros zodiacais, e outros sistêmicos, e ainda outros planetários, e seus reflexos no corpo etérico dos discípulos do mundo, de todos os graus. Por intermédio do grande triângulo de Shamballa, da Hierarquia e da Humanidade, é enfocada a força cósmica, zodiacal e sistêmica, e as três se convertem, por sua vez, em um triângulo macrocósmico de energias, em relação com o ser humano individual no planeta.

Temos assim as seguintes linhas de transmissão de força:

Shamballa Hierarquia Humanidade
Centro coronário Centro cardíaco Centro ajna
Base da coluna vertebral Plexo Solar Laríngeo

Omitimos um centro importante porque está principalmente relacionado com o corpo físico e a perpetuação da vida - o centro sacro. Assim como o verdadeiro esoterista considera que o corpo físico não é um princípio, também o centro sacro é considerado como "a evocação necessária entre o superior e o inferior e entre o que tenha sido emitido do centro laríngeo e o que corresponde a uma profunda nota emitida".

A esse respeito, há um interessante triângulo de energia formado:

1 - Pelo lótus egoico
2 - Pelo centro laríngeo
3 - Pelo centro sacro

Este triângulo, quando está ativo, produz um triângulo subsidiário de força formado:

1 - Pelo centro laríngeo
2 - Pelo centro sacro
3 - Pelo corpo físico - simbolizado pelos órgãos genitais

Nós nos deteremos aqui por um momento para assinalar que neste estudo dos Triângulos unicamente podemos estudar alguns dos mais importantes grupos de triângulos e uns poucos dentre os principais triângulos que dizem respeito à própria humanidade. É importante para os seres humanos compreender que há outras evoluções e formas de expressão logóica, que têm a mesma importância que a sua própria. Na verdade, existe uma verdadeira multiplicidade de triângulos; pois o triângulo é a forma geométrica básica de toda manifestação e segundo se pode ver (os que têm olhos de ver) subjacente a toda a trama da manifestação, quer seja um sistema solar, quer uma ronda zodiacal, as triplicidades cósmicas ou o minúsculo reflexo dessa divina triplicidade a que chamamos homem. Quando o ser humano está latente, porém ainda não se manifestou verdadeiramente, o triângulo que simboliza esta manifestação é constituído pelos dois olhos e pelo terceiro olho:

1. O olho direito - o olho de budi, da sabedoria e da visão.
2. O olho esquerdo - o olho da mente, do sentido comum e da visão.
3. O olho de Shiva - o olho que tudo vê, que dirige a vontade e os propósitos da Divindade.

Os três, na realidade, são:

1. O olho do Pai - que traz a luz da Ursa Maior.
2. O olho do Filho - que traz a luz de Sirius.
3. O olho da Mãe - que traz a luz das Plêiades.

e é esta última "energia de luz" que está necessária e peculiarmente ativa quando o signo de Touro se acha em qualquer horóscopo planetário ou individual.

De alguma maneira pouco comum (sob o ponto de vista humano), tudo o que diz respeito ao desenvolvimento da humanidade foi expresso - no transcurso das épocas - em termos de iluminação e conhecimento, de visão e de entrada de luz, conduzindo assim à revelação e, incidentemente, ao verdadeiro tema da interpretação astrológica. Portanto, sob esse ângulo particular, podemos encarar os grandes Triângulos que agora nos dizem respeito, e nos ocuparemos com seu significado em termos de Luz, significado e aproximação resumidos nas passagens do Velho Comentário que - se estudado com cuidado - lançará muita luz sobre o tema desse particular tópico:

I

"A sétupla luz do Pai tirou do caos e levou ao dia designado, Seu propósito e Seu plano. Os sete Deuses supremos se dobraram a esse propósito e com vontade unida ordenaram o Plano.

A Ursa e o Leão se uniram e projetaram seus planos de acordo e propósito de seu Senhor controlador. Recorreram ao Pai Tempo (Saturno, AAB) em busca de ajuda e força, o qual respondeu ao seu triplo chamado. Também a este chamado respondeu o Jovem Eterno (Sanat Kumara, Senhor de Shamballa); Ele pôs-se novamente a estudar o plano, ajudado pelo Pai Tempo, sem ser afetado pelo Senhor do Tempo, porque Ele mesmo era eterno, se bem que não o eram as Vidas que Ele desenvolvia em Seu pensamento e Plano...

Logo a tripla luz, que provinha da Ursa Maior em Seu elevado lugar, de Leão, em seu lugar inferior e de Saturno em seu pequeno lugar, afluiu o lugar planetário de poder. Deu forma a Shamballa. O Senhor da Vida e do Mundo entrou em atividade...

O pequeno ser no grande Todo (o discípulo humano individual - AAB) respondeu também à tripla luz, mas não o fez senão depois que os ciclos se repetiram repetidas vezes. Ao entardecer de um dia de certa época, Shamballa enviou um chamado, retransmitido de voz a voz e levado adiante pelo O.M. O discípulo, ao ouvir esse som, elevou a cabeça; fez um impulso, a partir da base, ascendeu no tempo e no espaço. Leão, no coração e na cabeça, gritou e permaneceu enquanto Saturno fez seu trabalho...; dessa maneira os dois foram um.

II

A luz central de Sírio brilhou através do olho do Filho: veio a visão. A luz da sabedoria penetrou nas águas e lançou o esplendor dos Céus às profundidades. A esse chamado atraente, a deusa veio à superfície (as deusas-peixes, o símbolo de Peixes -A.A.B) e deu as boas vindas a luz nas profundidades, considerando-a como sua. Viu o Sol, tendo Visto a seu Filho e, desde esse dia, o Sol nunca a abandonou. Não existe a escuridão. Há sempre luz.

Logo os céus 'dentro do círculo-não-se-passa' responderam à luz de Sirius que, passando através do mar de Peixes, elevou os peixes a esfera celestial (Urano), aparecendo assim numa tripla luz menor, o radiante Sol dos sóis, a luz aquosa de Peixes, a luz celestial de Urano. Esta luz desceu sobre a esfera expectante e acendeu sobre a Terra a galáxia de pequenas luzes. Uma Hierarquia de luz emergia do seu próprio lugar; o planeta foi iluminado .

III

O pequeno ser, naquele diminuto mundo, respondeu lentamente a essa luz, até que hoje o pequeno mundo dos homens começa a palpitar em ritmo uníssono. Produzem-se mudanças. O coração cósmico, o coração do sistema e o pequeno coração do homem, começam a bater como um único e à medida que este batimento pulsar com maior força, ele mescla uma nota mais baixa (a do plexo solar - AAB) dentro de si mesmo, suaviza sua aspereza e sua nota de temor, pondo assim fim à ilusão. E então, novamente, os dois são um.

IV

As sete Mães fundem sua luz e se transformam em seis (refere se à Plêiade perdida -AAB) e, todavia, as sete ainda estão ali. Sua luz é diferente das demais luzes. Esta luz evoca resposta daquele que clama em voz alta: Sou o ponto mais denso de todo o mundo concreto (Capricórnio - AAB). Sou uma tumba e também a matriz. Sou a rocha que submerge na profundeza da matéria. Sou o topo da montanha sobre a qual nasce o Filho de onde se vê o Sol e aquele que capta os primeiros raios de luz.

Apresenta-se a Mim um Mensageiro (Mercúrio - AAB) e diz "A Aurora do dia está no Caminho do alto, enviada pelo Pai à Mãe". Em seu caminho para essa estrela inferior denominada Terra, se deteve em um radiante sol, onde brilha a luz do amor (Sirius - AAB), recebendo o abraço do amor. Assim traz ao homem radiantes dons. Pois ele é o próprio homem, e desses três (As Plêiades, Capricórnio, Mercúrio - AAB) o Homem adota uma natureza que lhe pertence. Filho das Mães, nascido da tumba, manifesta, depois do nascimento, a luz que recebeu de todos eles.

Então se dirige aos três inferiores, convertendo-se com o tempo no Mensageiro dessas almas aprisionadas. Desse modo o Senhor de Mercúrio se repete a si mesmo. O Filho desce novamente ao lugar da terra e do ferro. Novamente conhece Sua mãe.

E assim o pequeno ser, na menor esfera, se transforma no maior Deus. Do centro diretor de sua vida na Terra, se esforça, trabalha e leva a cabo o Plano. (O centro ajna é o centro dirigente - AAB). Ele também desperta para a necessidade e, do lugar escolhido (o centro laríngeo, - AAB), emite o Som que com o tempo se converte no Verbo. Logo os três são dois e estes são Um."

Contínua e repetidamente os estudantes, devem recordar que estamos considerando o impacto da energia sobre as unidades de energia (todas qualificadas e que produzem aparecimentos) e com a resposta dessas unidades de energia às correntes de força que lhes chegam do "centro mais afastado". Produz-se a sensibilidade necessária quando se desenvolve a resposta aos pontos distantes de contato e fontes emanantes de energia. Geralmente, a sensibilidade é de natureza tripla:

1. Sensibilidade ao que há dentro de si mesmo. Quando a consciência é adequadamente autossuficiente, abre uma porta para a entrada das energias que provêm do "Centro do meio". Falo de maneira Simbólica e para aqueles cujo conhecimento do lugar cósmico e dos pontos no tempo e espaço lhe permitirá compreender; ao não iniciado direi simplesmente, "responda ao impacto da alma".

2. Sensibilidade ao que emana, dos "Centros que foram transcendidos" ou àquelas corrente de energia vital que estão ativas e enfocadas abaixo do umbral da consciência incipiente. Elas agitam os fios da memória; fazem olhar retrospectivamente (e há magia subjacente na energia do olho) para o ponto que avança - o Peregrino em seu caminho - e condicionam mediante o antigo hábito de responder que possuem as unidades da forma.

3. Sensibilidade desenvolvida que emerge do "Centro mais afastado", a princípio inconscientemente dirigida e sintonizada - uma sensibilidade completamente magnética atraente. Não se esqueçam de que a verdadeira interação impõe como condição a reciprocidade e que os dois pontos ou terminais de uma linha vibram (finalmente em uníssono).

Uma consideração de um indício dado anteriormente com respeito ao simbolismo e significado dos três olhos disponíveis para uso do homem, será tida como iluminadora, e sua relação com o coração e a garganta evocará conhecimento. Estes se relacionam com os três centros acima referidos e em sua mais ampla acepção se relacionam com os três centros planetários: Humanidade, Hierarquia e Shamballa; existe uma relação posterior com os centros cósmicos da Ursa Maior, Sirius e das Plêiades. Entre estes centros planetários, aos quais me referi, e seus arquétipos cósmicos distantes, há três centros do sistema que na atualidade, e de acordo com a lei cíclica, são Saturno, Urano e Mercúrio.

Entre eles também se encontra um triângulo zodiacal: Leão, Peixes e Capricórnio. Para o propósito de nossa imediata consideração temos, em consequência, os três triângulos seguintes:

Quando o significado disso for alcançado, surgirão os seguintes pontos interessantes. Dou-os para vocês pelo valor que possam ter, o qual depende da meta que tenham diante de si, e onde vocês permanecem atualmente no tempo e no espaço.

O Terceiro Triângulo descreve a interação das três correntes de força que, neste particular ciclo mundial, condicionam e basicamente influem sobre a humanidade comum. Lembrem-se de que a própria humanidade constitui um grande centro na vida do Logos planetário:

a - Capricórnio significa densidade, bases firmes, concretização, a montanha do carma que mantém submissa a alma lutadora, ou a montanha da iniciação que deve ser escalada e oportunamente superada. Significa, pois, a grande força de libertação que impele para a experiência e conduz a seu fim, do ângulo da humanidade, sendo hoje a principal corrente de força nesse triângulo particular.

b - Mercúrio traz essa mente rápida e intuitiva que Interpreta a experiência, fomenta o desenvolvimento da intuição e relaciona de tal maneira o homem espiritual interno com o ser humano externo que sua futura unidade de propósito, plano e esforço fica assegurada. Mercúrio, traz essas mudanças na percepção mental que oportunamente permite à humanidade atuar como intérprete mediador entre os mundos superiores e os três reinos inferiores da natureza; assim Mercúrio institui a tripla atividade desse centro no corpo do Homem Celestial, que nos esforçamos por perceber e consideramos como formando as três fases da mente:

1. A mente abstrata - manas puro.
2. O Filho da Mente - alma, manasaputra
3. A mente concreta - o corpo mental

e suas correspondências na substância-energia:

1. O olho direito
2. O olho esquerdo
3. O terceiro olho

Nesse particular ciclo mundial, é Capricórnio que produz o momento de crise - uma crise de iniciação mais uma crise de destruição (relacionada principalmente com o reino mineral) ao mesmo tempo que uma crise de percepção mental precipitada por Mercúrio, somada à participação mundial na "derrubada da montanha do carma", anuncia a visão do novo dia do cimo da montanha.

Aqui, em linguagem pictórica, me esforcei por descrever as três correntes de energia que se unem no centro denominado Humanidade envolvendo, portanto,

1. A inteligência ativa do homem, latente no centro humano
2. A atividade iniciática de Capricórnio
3. A radiação iluminadora de Mercúrio

Esta combinação de energias produz uma triplicidade de atividade de suprema Importância hoje.

O Segundo Triângulo foi chamado de "o triângulo do homem avançado , esta associado com o reino das almas, com o quinto reino da natureza, assim como ele está relacionado com o quarto. É esta triplicidade de forças que, atuando sobre o Terceiro Triângulo, extrai dele essas unidades de energia que (como resultado das atividades de Capricórnio, Mercúrio e a Humanidade) estão prontos para se submeter à influência hierárquica e serem desviados, por consequência, por distintas correntes de força, para os que até agora evocam resposta:

a. Peixes é hoje particularmente potente na vida da Humanidade, devido ao fato que este signo está perdendo sua influência à proporção que progredimos na grande roda do zodíaco. Tal signo, com sua combinação de energias, produziu uma atividade vibratória tão potente na Humanidade que finalmente poderá atuar com êxito como Salvador Mundial. Peixes é o signo da salvação, mas também o signo da morte, como bem sabem, e em seu aspecto morte vemos a analogia pisciana com o primeiro aspecto, o aspecto destruidor do Logos. Esse aspecto morte está naturalmente ativo no final da era de Peixes e, em consequência, produz a atual morte da forma nos três mundos.

b. Urano é o planeta do ocultismo porque "oculta o essencial; esconde o que deve ser descoberto e, no momento próprio, transmite o conhecimento do mistério oculto". Atualmente, o ocultismo não significa nada para a massa humana, porém para o aspirante e o discípulo se está convertendo rapidamente em uma fonte e sistema de revelação à medida que penetram na sabedoria da Hierarquia.

O triângulo Peixes - Urano - Hierarquia está-se tornando magneticamente atraente para o triângulo da Humanidade. Urano e Mercúrio combinados formam uma dualidade que o discípulo aprende a resolver, e durante tal processo muda seu enfoque, do reino humano para o quinto reino, a Hierarquia de almas. Peixes e Capricórnio produzem em uníssono essas mudanças que "elevam o discípulo das águas que o afogam rapidamente, levando-o para o topo da montanha de onde pode observar a recessão das águas. Assim ele sabe que é um iniciado".

Na atual crise mundial deve ver-se, e se verá, numa estreita e muito poderosa fusão dos dois triângulos, e esta sincronização parcial (por mais estreita que possa ser, não construirá, todavia, um processo de identificação geral) produzirá a sétupla energia necessária para trazer a nova sexta raça e o novo período mundial, em que o companheirismo e a fraternidade se manifestarão em todas as relações humanas.

O Primeiro Triângulo é produzido pela inter-relação de energias proveniente de Leão, Saturno e Shamballa. Logicamente, sua potência se sente mais diretamente no triângulo da Hierarquia do que no da Humanidade.

Essas três energias são às vezes denominadas (num esforço para tornar a compreensão mais fácil e para simplificar a compreensão) a "tripla energia da VONTADE":

1 - a vontade de autodeterminação - Leão
2 - a vontade do sacrifício - Peixes
3 - a vontade de escolher - Capricórnio,

porque a força de Shamballa se acha por trás dos outros dois triângulos, sendo receptora da energia proveniente das três constelações já citadas, mescladas na expressão conjunta da vontade, provando ser, assim, a guardiã do propósito divino. Os triângulos que expressam a Hierarquia e a Humanidade estão-se tornando capazes de responder a Shamballa - amplamente o centro hierárquico e gradualmente o centro humano. O primeiro, o triângulo fundamental, se acha oculto, no mais verdadeiro sentido da palavra, mesmo para o ocultista treinado e para a maioria dos membros da Hierarquia. Por conseguinte, somente alguns poucos pontos podem ser mencionados em conexão com ele, como pouco pode contar ainda o discípulo avançado para chegar a uma real compreensão. A informação deve permanecer forçosamente acadêmica e teórica.

a. Leão constitui a vontade da Entidade de se manifestar auto conscientemente e contém a pista ou chave, de todo o problema de uma entidade autoconsciente, quer seja a vontade-de-ser de um Logos planetário, quer seja a de um grupo ou de um homem. A autoconsciência do homem é inerente ao próprio planeta, o qual é a expressão da vida de um ser plenamente autoconsciente. O emprego da vontade, por intermédio do centro de Shamballa, envolve o emprego consciente dessa energia, pelo Logos planetário; isto está evocando resposta hoje do mundo dos homens em termos de vontade, tanto superior quanto inferior. O homem mundano e voluntarioso (com vontade própria) é mais propenso a responder a esta força de Shamballa que o discípulo e o aspirante, porque estes estão mais sintonizados com a suave vibração da Hierarquia. Anteriormente disse-lhes que essa força de Leão, proveniente de Shamballa, está entrando diretamente no centro da humanidade, em lugar de fazê-lo indiretamente através da Hierarquia, como tem acontecido até agora. As implicações disso são óbvias.

b. Saturno. Esta energia se ocupa principalmente com a apresentação da oportunidade da Hierarquia e aos seus discípulos afiliados. A frase "Saturno é o planeta do discipulado" é basicamente verdadeira, porque o homem comum, exceto de forma grupal, não está tão potentemente sob sua influência. A Hierarquia - como grupo - está enfrentando uma grande crise de aproximação a Shamballa, análoga à que hoje enfrenta a Humanidade, quando trata de se aproximar da Hierarquia e fazer contato com Ela. Em consequência, há duas crises inter-relacionadas que afetam à Humanidade e à Hierarquia e devem produzir -se levadas a efeito corretamente - o que se chama alinhamento ou integração, dando como resultado um influxo muito mais livre de energia divina. Ambas as "aproximações" (que são simplesmente magnéticas e atrativas) são condicionadas por Saturno; no caso da Humanidade esta atração vem através da Hierarquia e - à parte dessa Hierarquia - a humanidade não pode hoje superar nem manejar apropriadamente a crise. Isto deve estar presente a fim de acelerar o trabalho dos discípulos e aspirantes do mundo que lutam pela libertação humana e por lograr essa intervenção divina, o que deveria ocorrer através da Hierarquia, para que não seja demasiadamente destrutiva em seu efeito. A última e principal intervenção nos dias atlantes se produziu através de Shamballa e deu como resultado a destruição parcial de continentes e países inteiros.

Portanto, esses três triângulos de energia podem ser considerados básicos e determinadores e produtores dos assuntos e acontecimentos planetários. Por isso dediquei meu esforço para que compreendam esta fundamental ciência astrológica.

Voltar ao início


2. Triângulo de Força - Planetas.

Ao mesmo tempo, ficará evidente que, em relação a estes triângulos simples, surgem também certos triângulos entrelaçados, como por exemplo, o triângulo zodiacal Leão - Peixes - Capricórnio e o triângulo planetário similar Saturno - Urano - Mercúrio. Ambos os triângulos atualmente vertem suas seis correntes de força para nossos três centros planetários, vitalizando e estimulando o triângulo planetário Shamballa - Hierarquia - Humanidade. Por trás desses três se acha um triângulo cósmico do qual emanam três correntes de energia que afluem aos três triângulos menores, e através dos mesmos, afetando poderosamente cada reino da natureza. Esse triângulo cósmico é o formado pela Ursa Maior - Sirius e as Plêiades. Este parágrafo simplesmente resume as páginas precedentes e indica a relação que existe entre os quatro triângulos de energia.

Há um ou dois pontos subsidiários que são de interesse para o astrólogo esotérico, e poderíamos enumerá-los brevemente em relação com esses triângulos efetivos, empregando a palavra "efetivo" para significar resultantes condicionantes e potentes. No atual ciclo mundial, todos os resultados têm um significado pouco comum e se acentuam extraordinariamente na consciência humana.

1. Saturno, através do qual a energia flui de Leão, via Shamballa, para a Humanidade, governa dois decanatos em Capricórnio. Dar, sua extrema potência, hoje, no triângulo da Humanidade. Saturno rompe as condições existentes pela força do impacto de sua energia, assim capacitando Mercúrio a expressar com maior plenitude sua influência. A visão pode então ser intuitivamente percebida após as obstruções terem sido removidas.

2. Leão é um dos signos de nascimento do zodíaco; ele conota o nascimento da consciência pessoal, como vocês sabem. Capricórnio também é um signo do nascimento, porque ele também é um aspecto ou um dos braços da Cruz Cardinal - a Cruz daquele que inicia ou traz à existência. Isto tem uma peculiar relação com a Humanidade. É o nascimento de dois tipos de consciência - a consciência pessoal e a consciência do Cristo -que são trazidos à atenção da humanidade pelo fato dessa força de Leão, derramando-se através de Saturno para a Humanidade e assim trazendo Shamballa e a Humanidade a uma relação mais íntima, por intermédio de Capricórnio, ativo através de Mercúrio.

Neste ponto gostaria de fazer uma pausa por um momento e interpolar uma palavra para responder a uma pergunta perfeitamente normal e que deve surgir nas mentes dos estudantes e aspirantes de hoje, que pensam. Para que servem todas essas abstratas informações a um mundo em agonia e um mundo tão perturbado? A maior utilidade dessas informações que condicionarão a astrologia do futuro estará bem à frente, no período de após-guerra quando novamente o campo do serviço mundial se abrir e os homens terão tempo para pensar e adequada reflexão. O serviço mundial está prosseguindo agora talvez em um volume maior do que jamais antes, mas ele está restrito ao campo da libertação da escravatura e ao alívio da dor e do sofrimento, e, porém, às mais estritamente físicas formas de ajuda. O serviço ao qual aqui me refiro é o do processo educacional que produzirá a futura civilização e a cultura que dela se espera. Esta será baseada em todos os processos culturais do passado e do presente, mas deixará para trás tudo o que produziu os desastres da atualidade, na medida do possível. Isto significa uma gradual futura utilidade do conhecimento das potências subjacentes, pois elas podem indicar as linhas de menor resistência ao bem emergente e às crises em desenvolvimento que inevitavelmente virão no período de reconstrução. Mas um bem potente pode emergir mesmo atualmente através do estudo desses assuntos, desde que o estudante do esoterismo não se satisfaça apenas com o estudo (usando isso como uma fuga ao desastroso presente - DK se refere às condições reinantes desde o fim da Segunda Guerra Mundial - N. do T) mas em paralelo com sua compreensão das causas e condições, dedica-se com intenso esforço a ser útil num sentido prático e definidamente físico.

Esse é o fato emergente dominante, do qual tudo o que até agora disse dá testemunho: as condições mundiais atuais - precipitadas como são, pela ambição e ignorância humanas - estão, contudo, basicamente condicionados pela vontade-para-o-bem que é a qualidade primária das energias e forças vindo das Grandes Vidas nas quais tudo que existe vive, se move e tem sua existência. A Lei do Universo (e que é a lei, se não a execução dos propósitos dessas Vidas Todo-abarcantes, de Seus impulsos e Seus planos?) é para toda a eternidade o bem do todo e nada pode impedir esse acontecimento; pois quem pode conter o impacto dessas energias que atuam sobre e através de nosso planeta?! Quando digo isso, destacaria a esta altura que a atitude de muitos estudantes, inevitavelmente participantes nos acontecimentos mundiais, que "tal é a Lei e tal é o Carma dos povos e nações e tal é o destino predeterminado" é uma expressão que está longe de ser correta. Eles acreditam - algumas vezes sinceramente - que tudo a ser feito é simplesmente esperar pelos resultados que virão e que o carma e o destino se cumpram por si mesmos. Então, e não antes, tudo ficará bem. Mas eles se esquecem que o carma se cumpre em relação com a natureza forma sobre qual ele despende sua energia e que onde há uma condição estática e uma atitude passiva, o processo só se move lentamente; a vida dentro da forma, então, não experimenta o necessário e forçado despertar; inevitavelmente então se apresenta à frente uma repetição do processo até que chegue o tempo em que a atividade e resposta são evocadas. Isso então leva à resistência à aparente necessidade cármica e isso traz consigo a libertação. Somente através da resistência ao mal (e neste período mundial e neste Kali-Yuga, como os instrutores orientais o chamam, é uma atitude básica essencial) pode o carma ser esgotado. A lei da matéria ainda governa nos três mundos da experiência humana e o "fogo por fricção" deve consumir aquilo que vela o firmemente crescente brilho do fogo solar. É o reconhecimento do "fogo solar" - tal como ele se mostra num idealismo transcendental e irradiação - pelo idealista sem inteligência, e sua simultânea recusa em cooperar neste período de necessidade cármica, que está prolongando a cruel e difícil situação e o conduzindo individualmente a se afundar na miragem. A simplificação do problema mundial em termos da matéria vem através de um reconhecimento do dualismo essencial que subjaz aos acontecimento. Eu ofereço este pensamento a todos os estudantes, sugerindo que eles alimentem o otimismo no decorrer da visão mais distante, endossada pelos seus e corroborada pela atividade das estrelas, e assim tendo certeza do final desta imediata trágica situação.

É interessante registrar que o sétimo Raio da Lei e Ordem Cerimoniais atua através de Urano que é hoje o transmissor da força de Sírio através de Peixes para a Hierarquia.

Daquele "centro do meio" ele passa para aquele grupo de discípulos, aspirantes e trabalhadores sensíveis, a cujas correções e mãos está acometida a pesada tarefa, incidente à reorganização e reconstrução da esmagada estrutura mundial. O sétimo Raio foi algumas vezes denominado de maneira curiosa pelos Conhecedores. Ele é considerado como o "Raio da Decência Ritualística". Ele ajuda e inaugura o aparecimento de uma nova ordem mundial, baseada numa orientação e aspiração espirituais, liberdade mental, compreensão amorosa e um ritmo no plano físico que provejam oportunidade para plena expressão criativa. Para conseguir isto, a energia de Shamballa (corporificando a vontade-para-o-bem) se funde com a energia da organização do sétimo Raio e então é trazida à humanidade segundo a corrente de amor que encarna da própria Hierarquia. Peixes governa esse esforço da Hierarquia porque o aspecto mais elevado de Peixes que a humanidade pode atualmente de qualquer maneira alcançar e o de Mediação. Essa é a energia da mediação, da correta relação. Hoje, como nunca antes, a Hierarquia se comporta como um "transmissor de mediação" entre:

1. A Humanidade e a vontade de Deus. A revelação do verdadeiro significado e propósito daquela vontade ao permanecer por trás de todos os acontecimentos mundiais é agora necessária, mais do que nunca.

2. A humanidade e seu carma, pois é igualmente essencial que as leis para a transmutação do carma em um bem presente ativo sejam claramente compreendidas.

3. A humanidade e o mal cósmico, focalizando por muitos milhares de anos no que tem sido chamado de Loja Negra. Uma especulação quanto a essa Loja e suas atividades é tão inútil quanto perigosa.

Este último fato é responsável pelo generalizado ataque à Maçonaria feito durante este século. A Maçonaria - inadequada e corrupta como tenha sido e culpada de exagerar certas formas de símbolos - é contudo um germe ou semente do futuro esforço hierárquico quando esse esforço for em alguma data futura - exteriorizado na Terra. A Maçonaria é governada pelo sétimo raio, e quando certas importantes mudanças tiverem sido feitas e o espírito da Maçonaria for alcançado em vez da letra, então veremos uma nova forma do esforço hierárquico surgir para ajudar na restauração dos antigos e sagrados Mistérios entre os homens.

A energia de Urano, derramando-se sobre e na humanidade, produz o impulso para melhorar as condições e prover melhores formas para a vida ocultista e esotérica e para fundir de maneira mais adequada o homem exterior e o homem interior. Essa é uma das razões pelas quais se diz tão frequentemente que a Lua está encobrindo Urano. Frequentemente se usa a Lua como um biombo quando se faz referência a Urano. Hoje a Lua é um mundo morto e a razão é que o impulso uraniano se tornou tão forte naquele distante tempo em que havia formas vivas na Lua que ele levou à completa e final evacuação da Lua e à transferência de sua vida para nosso planeta. Tal transferência não é necessária, hoje, uma vez que a consciência da humanidade é tal que as modificações necessárias podem ser produzidas sem tal drástico procedimento. E, todavia, essa influência de Urano que se encontra por trás da presente transferência de população através da Europa e da Grã Bretanha e que é responsável pela forte movimentação de pessoas de Oriente para o Ocidente, da Ásia para a Europa nos períodos anteriores da história daquele continente e da Europa para o hemisfério Ocidental em tempos mais modernos.

No estudo do entrelaçamento desses triângulos, tornar-se-á evidente para o estudante que a combinação das influências de Sirius, Leão e Urano foi muito necessária atualmente para iluminar e criar as condições que capacitarão a humanidade, sob a firme influência da Hierarquia, para receber a primeira iniciação e "dar nascimento ao Cristo", assim revelando e trazendo à luz do dia o Homem espiritual interno, oculto. É em Leão que o homem se submete aos estágios preparatórios desta primeira iniciação. Ele se encontra consigo mesmo e se torna autoconsciente; depois ele chega ao estágio do discipulado inteligente; ele formula um programa ou propósito interior consciente sob a firme pressão da vida do Cristo interno; ele começa a exaurir e negar as demandas e desejos da natureza inferior.

Esse ciclo de experiência é seguido por uma vida dolorosa de consciente reorientação - um ciclo em que ele alcança o equilíbrio e começa a "permanecer no Ser espiritual" como um resultado de constante tentativa e teste. Finalmente ele fica pronto para a prova e o cerimonial de fogo, precedendo a primeira iniciação. Naquela fase final, a Humanidade hoje permanece. Quando (como é hoje o caso) a influência de Urano é acrescentada às demais influências e o sétimo raio está ao mesmo tempo entrando num ciclo maior de atividade na Terra, então está presente a energia necessária para precipitar a crise da iniciação e produzir um grande despertar rítmico. Os astrólogos achariam interessante anotar semelhantes combinações no horóscopo individual.

Não se deve esquecer que Leão marca a altura da conquista espiritual para a alma humana, e isso é hoje estimulado pela força de Shamballa agora fluindo para o centro da humanidade. Esse influxo continuará seu trabalho crítico até que na Era de Aquário, tão rapidamente Vindo à expressão, a atitude uni-direcionada da pessoa de Leão (ou a chamarei autocentralização?) se torna a consciência expandida e a atitude descentralizada do homem de Aquário. Vocês poderão, portanto ver quão cheio de promessa é o futuro.

Na Era de Aquário, o poder do planeta Vênus se torna um fator dominante no último decanato. Isso eu já disse quando estudamos aquele signo. Na roda reversa no caso do homem espiritualmente orientado e do discípulo, é o primeiro decanato sob cuja influência ele vem que é governado por Vênus: isso deveria ser lembrado. Vênus foi o planeta que, segundo nos .foi dito, foi responsável pelo aparecimento da consciência individualizada no homem - isso em combinação com outras influências e forças. Na Era de Aquário, Vênus voltará a ter uma influência análoga somente com esta diferença que a emergência na manifestação de um individualismo aumentado e a realização autoconsciente estarão subordinadas ao aparecimento dos primeiros estágios de uma consciência expandida através de toda a humanidade - a consciência da responsabilidade grupal. Será talvez melhor expresso como uma forma de individualismo de grupo.

Portanto: por trás de todos esses acontecimentos o tênue esboço de um triângulo de energia menor pode ser visto; esta é uma fusão da energia dos três planetas:

Eles produzem uma combinação de energias:

Raio 3 - da inteligência Ativa
Raio 7 - da Ordem Cerimonial ou magia
Raio 5 - da Mente Concreta

Pode-se notar como essa combinação de energias, ao atuar sobre o raio da Harmonia através do Conflito da alma da Alemanha e sua personalidade do primeiro raio, o Raio do Poder, e o destruidor (que responde a Shamballa) é responsável por grande parte do atual conflito, pela razão de que a reação daquele país sob a influência dos seus atuais dirigentes (a autora se refere à 2ª. Guerra Mundial - N. do T) tem sido em termos do aspecto material e não do espiritual.

Seria útil se os estudantes relessem algumas das instruções seguintes, dizendo respeito aos signos Leão - Peixes - Capricórnio, de modo a se familiarizarem com a natureza, qualidade e influências que este grande triângulo expressa e através das quais a humanidade está sendo atualmente conduzida adiante pelo caminho de volta. Nessa conexão é bom também lembrar que os triângulos com que temos lidado se referem às mudanças produzidas na consciência humana. Uma outra série de triângulos também foi dada envolvendo a Ursa Maior, Sírio e as Plêiades. Esses triângulos dizem respeito ao aspecto espiritual da vida planetária e da humanidade, assim como de outros reinos da natureza. A humanidade é de especial importância em relação a esses triângulos porque é o destino da humanidade transmitir vida aos reinos subumanos. Com esses triângulos de forças sublimes não lidarei porque uma resposta consciente à sua influência não será possível enquanto não chegar o ciclo de tempo da terceira iniciação. Eu simplesmente menciono esta influência para que vocês se deem conta de que não há qualquer discrepância ou contradição. Ainda uma outra enumeração dos triângulos de energia emanando das três principais constelações é dada antes por mim e isso novamente é correto e não uma contradição. Nesse grupo de três jogos de triângulos - fazendo nove ao todo - com suas analogias entrelaçadas e menores relacionamentos triangulares e também com seus pontos de fusão, vocês tiveram no "mistério de potências" a história inteira - passada, presente e futura - da evolução humana. Dela decorre a mudança da ênfase desta estória, seu caleidoscópio modelo de mudança, seus recorrentes pontos de fusão e seu firme progresso, através de um processo mutante, para uma derradeira revelação.

Muito brevemente eu gostaria de destacar o fato de que, como se poderia esperar, as influências de Leão - Peixes - Capricórnio que dominarão a presente situação mundial, através de Shamballa, da Hierarquia e da Humanidade, são potentes em seu efeito tantas vezes não conscientizado sobre os indivíduos. Eles causam mudanças em seu foco de vida e em seus centros assim como eles trouxeram mudanças correspondentes nos três centros planetários. Em vista disto certas ideias básicas podem ser aqui enfatizadas:

1. A influência de Capricórnio, por intermédio de Mercúrio, terá um efeito dominante no reino humano - ele próprio um centro planetário.

2. O discípulo individual responderá, portanto, com mais facilidade a essa influência capricorniana. Ela constituirá uma linha de menor resistência, oferecendo oportunidade, assim como a oportunidade de um possível desastre se erradamente manipulada. A resposta correta levará o discípulo para mais perto da porta da iniciação; a resposta errada o levará de volta às profundezas da cristalização e da concreção.

3. Os discípulos que responderem às influências acima mencionadas serão necessariamente em grande parte condicionados por seus raios, egoico e pessoal. Os discípulos do primeiro raio responderão, por exemplo, à influência de Shamballa, transmitida de Leão e Saturno, mais facilmente do que os discípulos do segundo raio o farão. Estes, por sua vez, reagirão mais rápida e conscientemente à Hierarquia, transmitindo energias de Peixes e Urano.

4. Os fatos acima demonstrarão a natureza e qualidade da resposta dos discípulos nos Raios 1, 3, 5, 7 e Raios 2, 4, 6, e isto deve ser sempre tido em mente como sendo verdadeiro quanto aos discípulos, a todos os homens e também às nações.

5. De acordo com a resposta, assim será a evocação da atividade dos centros, ou um centro. Mas - e esse é um ponto de maior importância - todos os discípulos devem, na atualidade, procurar encontrar sua reação dominante numa resposta planejada à influência da Hierarquia e das energias transmitidas por ela. Como uma regra geral, o impacto da força de Shamballa (particularmente no caso de um discípulo nos Raios 1, 3, 5, 7) será da natureza de uma personalidade. É a estimulação do centro do coração com um consequente controle do plexo solar que deveria ser o resultado planejado. O coração deve dominar o plexo solar pela retirada de suas energias para o coração.

6. Ainda não chegou o tempo em que seja seguro para o aspirante ou o discípulo correlacionar o centro da cabeça e a base da coluna em resposta a uma apropriação definida e consciente da força de Shamballa. Qualquer coisa nesse sentido que ocorra naturalmente, automática e normalmente, e através do desenvolvimento do discípulo, pode e deve ser permitida, desde que não haja uma intenção proposital e que haja também um íntimo e cuidadoso escrutínio e controle da vida da personalidade.

7. O despertar do centro ajna com o consequente e subsequente controle do centro da garganta deverá inevitavelmente ocorrer desde que o discípulo cumpra duas condições. Ele pode então tornar-se consciente, segura e corretamente criativo. Essas duas condições são:

a. Uma orientação consciente na direção da alma e da Hierarquia.

b. Um profundo amor pela humanidade, presente e baseado na percepção mental e compreensão intuitiva e não na reação emocional.

8. Onde as condições acima estiverem cumpridas, então o Impacto das energias fluindo produzirá a requerida estimulação e o despertar.
Isto é tudo o que tenho a dizer sobre a resposta dos centros no ser humano, à atividade dos centros planetários sob estimulação sistêmica e zodiacal. Não estou aqui escrevendo um tratado sobre o treinamento individual do discípulo e sim, tentando demonstrar o fato do intercâmbio cósmico, zodiacal, sistêmico, planetário e humano que, por sua vez, constitui um Todo grande e vivo - a expressão da Vida de um Ser de Quem só sabemos que o amor e a vontade para-o-bem expressos através da Mente Universal, são as principais características e que estas estão firmemente emergindo para uma crescente radiância.

Voltar ao início


3. Os Triângulos e os Centros

É necessário lembrar que todas as influências impingidas sobre o indivíduo ou sobre a humanidade como um todo, passam através de algum dos centros planetários ou são por algum deles transmitidos. Falei pouco a respeito desses centros salvo para me referir aos três centros principais a que chamamos de Shamballa, Hierarquia e Humanidade. Nós os reconhecemos como:

1.Shamballa. Poder. Propósito Centro da cabeça planetário. Vontade Diretora.
2. Hierarquia. Amor. Sabedoria Centro do coração planetário. Amor Dirigido.
3. Humanidade. Inteligência Centro ama planetário. Mente Dirigida.

Quatro outros centros ficam por serem considerados: o centro laríngeo, o plexo solar, o centro sacro e o centro na base da coluna.

Na vida logoica planetária - como é também o caso com o homem individualmente considerado, o microcosmo do Macrocosmo - certos centros estão mais despertados do que outros e vibram em uníssono com o impulso sistêmico mais plenamente do que outros. No caso do Logos planetário de nossa pequena esfera, o centro da cabeça, o centro ajna, os centros do coração e do plexo solar e o centro laríngeo são os cinco pontos focais de energia que estão mais vivos e vibrantes. O centro sacro está lentamente caindo abaixo do limiar da consciência logóica ao passo que o centro na base da coluna está praticamente inteiramente desativado, exceto em conexão com seus efeitos prânicos sobre a Vida da forma, engendrando a vontade para viver, o impulso para a sobrevivência e a vitalização das formas. Esses fatos lhes darão uma ideia de nosso status planetário na grande família do sol central e indicam porque nosso planeta não é um planeta sagrado. Nenhum planeta é sagrado, a não ser que o centro na base da coluna (falando simbolicamente) seja erguido e a grande fusão das energias disso resultante tenha ocorrido. Eu me refiro a este particular ciclo e período mundiais e ao estado de coisas nesta quinta raça-raiz, ou Ariana. Os estudantes de meus livros e de A Doutrina Secreta devem lembrar-se de que quaisquer contradições que possam aparecer serão somente contradições no Tempo e que quando este fator tempo for devidamente compreendido e o estudante souber a qual específico ciclo a informação deveria ser aplicada, essas aparentes inexatidões desaparecerão.

O que é verdade com relação à humanidade, por exemplo, durante a 3a raça-raiz, pode não ser verdadeiro na 5a. raça-raiz. Portanto, tudo o que pode ser feito é estudar e relatar, refletir e aplicar a Lei da Analogia, sabendo que quando a consciência mais expandida e mais inclusiva do iniciado treinado tomar o lugar da atual capacidade de percepção humana, então esses pontos debatidos serão esclarecidos; eles assumirão uma verdadeira consistência e as contradições desaparecerão.

O centro planetário que corresponde ao da base da coluna no ser humano não será despertado antes da sétima raça-raiz e isso somente quando um correto relacionamento se estabelecer entre o centro sacro planetário (que está relacionado com o terceiro reino da natureza, o reino animal) e o centro laríngeo planetário, funcionando de maneira apropriada e em uníssono.

No primeiro volume deste tratado, certos indícios foram dados sobre os centros planetários e os raios de energia se derramando através deles. Gostaria de aqui me referir a eles porque estão ligados à Ciência dos Triângulos. Vocês poderiam observar que os três reinos inferiores da natureza constituem, em si mesmos, um triângulo de força e são essencialmente um reflexo de um particular triângulo planetário. Poderia ser aqui de utilidade se eu tornasse a tabular aqui para vocês algumas dessas principais inferências - porque por enquanto não passam disso. Um ponto é de real interesse aqui. Afirmei que a Humanidade é a correspondência na Vida planetária, do centro ajna do homem, considerado individualmente. Antes eu lhes dissera que o quinto Raio do Conhecimento Concreto está relacionado com o centro ajna e, portanto, neste presente ciclo mundial, vocês têm:

Humanidade ... centro ajna planetário .... 5° Raio do Conhecimento ... 5a. raça-raiz

Portanto cinco centros no homem estão despertando rapidamente.

Cada um desses relacionamentos comprova o outro mas somente quando vistos em relação ao ciclo maior. A Humanidade foi em alguma época a correspondência ao plexo solar planetário e algum dia transferirá o foco de sua receptividade para o centro do coração planetário; quando isso ocorrer a Hierarquia transferirá seu foco de receptividade para a esfera de influência de Shamballa. Dessa transferência, a presença do lótus de doze pétalas no centro mais elevado da cabeça (o ponto de relação entre o centro do coração e a alma em seu próprio plano) é a garantia. As seguintes relações devem, em consequência, ser tidas em mente.

I. Centro da cabeça ... Shamballa ... 1° raio ... 1 e 7a. raças .. Vontade; a meta.

Energia da Vida. Síntese.
Sete centros despertados e em atividade.
Na primeira raça-raiz vivo e vibrando fracamente.
Na sétima raça-raiz plenamente despertado.

II. Centro do coração ... Hierarquia ... 2° raio ... 6a. raça-raiz ... Amor; a meta.

Energia da Identificação. Conquista da fusão.
Seis centros em atividade.
O ponto focal da consciência egoica da divindade.
O quinto reino. O Reino de Deus.

III. O Centro ajna ... a Humanidade ... 5° raio ... 5ª. raça-raiz ... Intuição; a meta.

A energia da Iniciação. Desenvolvimento da inclusividade.
Cinco centros rapidamente despertando.
O ponto focal da personalidade.
O reino humano, o quarto reino da natureza.

IV. O centro laríngeo ... Animal. .. 3° raio ... 3a raça-raiz .... Intelecto; a meta.

A energia da iluminação. Criando na luz.
Quatro centros em atividade.
Ponto focal da consciência instintiva.
O terceiro reino na natureza.

V. Plexo solar .. Vegetal... 6° raio ... 4a. raça-raiz ... Instinto; a meta.

A energia da aspiração. Desenvolvimento da sensibilidade.
Três centros em atividade.
Ponto focal de resposta psíquica.
O segundo reino da natureza.

VI. Centro sacro ... evolução dévica ... 7° raio ... 2a raça-raiz ...

Capacidade de resposta; a meta.
A energia do Magnetismo; Poder de construir.
Dois centros em atividade; centros do coração e sacro.
Ponto focal de resposta vibratória ao "olho de Deus".

VII. Base da coluna ... Mineral... 4° raio ... 7a raça-raiz. Síntese; a meta.

A energia da Síntese fundacional. Completação.
Todos os centros atuando como um.
Ponto focal da evolução.
O primeiro reino na natureza.

Esta tabulação pode servir para tornar um pouco mais claro o presente plano geral ou projeto do desenvolvimento evolutivo da consciência. Outros desenvolvimentos estão ocorrendo simultaneamente, tais como o desenvolvimento da capacidade de resposta do aspecto forma e a evolução do deva, ou anjo, linha que corre paralela à humana e à qual me refiro no Tratado sobre o Fogo Cósmico. Um terceiro grande esquema da evolução está ocorrendo, e a ele só podemos fazer referência quanto ao desenvolvimento do propósito divino em si; disso a humanidade não tem, por enquanto, a menor ideia porque a sua consciência ainda se mantém nos limites de seu próprio reino na natureza; a Hierarquia está tentando tornar-se capaz de responder a essa forma de energia.

Há um outro ponto de interesse ao qual desejo me referir, do qual o estudante comum do ocultismo pouco se dá conta. Refiro-me às passagens para a energia planetária por intermédio da qual grandes e generalizados efeitos são produzidos na vida planetária, externa. Nesta quinta raça-raiz, há somente cinco de tais passagens, no que diz respeito aos efeitos sobre a humanidade; a capacidade de resposta a eles, se demonstra pelo fato de sua relativa importância no condicionamento dos acontecimentos e assuntos mundiais. Sempre que se encontre uma dessas passagens, também se achará uma cidade de importância espiritual no mesmo local. Esses cinco pontos são.

1. Londres - para o Império Britânico
2. Nova York - para o Hemisfério Ocidental
3. Genebra - para toda a Europa, inclusive a União Soviética (ou todas as nações em que a mesma se subdividiu - N. do T.)
4. Tokio - para o Extremo Oriente
5. Darjeeling - para toda a Ásia Central e Índia.

Mais tarde, mais dois pontos ou saídas de energia serão acrescentadas a estes, mas a hora para isso ainda não chegou. Através desses cinco lugares ou áreas em sua vizinhança, a energia dos cinco raios se derrama, condicionando o mundo dos homens, conduzindo a efeitos de significação planetária e determinando a direção dos acontecimentos. Um estudo da história e dos assuntos atuais produzirá alguma compreensão de sua importância em conexão com quatro deles. O efeito da força fluindo através do centro de Darjeeling não é tão imediatamente aparente mas ele é da maior importância como um agente de distribuição para a Hierarquia e particularmente para os Membros da Hierarquia que estão lidando com ele e influenciando os atuais assuntos mundiais neste tempo de tão importante crise.

Esses cinco pontos de energia condicionante produzem dois triângulos de força em sua inter-relação:

1. Londres - Nova York - Darjeeling
2. Tokio - Nova York - Genebra

Genebra e Darjeeling são dois centros através dos quais a pura energia espiritual pode ser dirigida com mais facilidade do que através das outras três e eles, por isso, constituem os pontos mais altos de seus respectivos triângulos. Eles são mais subjetivos em sua influência do que Londres, Nova York ou Tokio. Juntos, eles formam cinco centros de energia "impulsionadora" hoje.

Poderia também ser-lhes de interesse conhecer os raios governantes e signos astrológicos desses cinco lugares, tanto quanto possam ser dados atualmente e durante este atual ciclo. Não se esqueçam de que os raios da personalidade mudam de período a período relativamente a países e cidades, tal como ocorre com indivíduos:

RAIOS
Cidade Alma Personalidade Signo
1. Londres Gêmeos
2. Nova York Câncer
3. Tokio Câncer
4. Genebra Leão
5. Darjeeling Escorpião

Se os estudantes estudarem essa informação, ligando-a ao que já foi dado em relação às outras nações e cidades, as inter-relações agora emergindo nos assuntos mundiais serão vistas como o resultado do jogo dessas forças e energias e, por isso, inevitáveis. O uso dessa energia pode seguir linhas erradas, produzindo separação e perturbação, ou seguir linhas certas, levando à harmonia e compreensão finais, mas a energia esta lá e deve produzir seus efeitos de qualquer maneira. Como na vida individual, nos resultados do jogo da vida da alma sobre o aspecto forma, alguns dos raios dominará e controlará. Se a pessoa ou Nação for espiritualmente orientada, o resultado do impacto da energia será bom e conduzira à elaboração do plano divino e assim será totalmente construtivo. Onde a força da personalidade dominar os efeitos serão destrutivos e bloqueadores da emergência do propósito divino. Contudo, mesmo a força destrutiva pode trabalhar para o bem e finalmente o faz, pois a direção da força evolutiva é inalterável. Ela pode ser retardada ou acelerada, de acordo com o propósito, aspiração e orientação da entidade (humana ou nacional); ela pode expressar o propósito da alma ou egoísmo da personalidade, mas o empenho para a melhoria inevitavelmente triunfará.

No estudo desta Ciência dos Triângulos, o estudante deve ter presente que sempre há um ponto do triângulo que - numa particular crise ou acontecimento na consciência" - é a energia que emana, dinâmica, condicionadora. Durante o ciclo (grande ou pequeno, maior ou menor) no qual ele assim mantém controle, os outros dois pontos expressam a receptividade e são considerados esotericamente como forças incorporadas. Todo triângulo é, portanto, a expressão de uma energia fundamental e de duas forças secundárias. Esta é uma afirmação de importância básica e a formulação de uma lei sob a qual todas as triplicidades de energia atuam no tempo e no espaço. Vocês têm, consequentemente:

1. Um centro emanador de energia.
Expressão dinâmica de propósito cíclico.
Energia de raio emitido positivo e qualificado.
Energia planetária, sistêmica, zodiacal e cósmica.
A base da expressão hilozoística (viva).

2. Um centro de força receptivo.
Uma expressão evocativa da energia inicial impulsionadora.
Uma síntese de duas forças, a emanadora e a receptiva.
Uma energia qualificada, condicionadora secundária.
Energia fundida, motivadora, nem positiva nem negativa.

3. Um ponto de resposta de energia negativa.
Um centro principal, completando a chegada da energia emanador.
Capacidade de resposta principalmente ao segundo ponto do triângulo.
Fonte de um violento intercâmbio entre os dois pontos da linha de base.

Este centro de distribuição pode ser um sistema solar, considerado como um centro cósmico, um planeta, que é um centro sistêmico, um dos centros planetários, acima referido, uma nação ou um indivíduo ou um dos centros no corpo etérico humano.

Um cuidadoso estudo dessas correntes de energia demonstrará dois movimentos principais:

I. O fluxo de descida da energia de um centro de emanação. Isso leva a

1. Sua fusão com a energia de um centro de recepção e sua consequente qualificação.

2. Sua transmissão para o seu efeito evocativo sobre um segundo ponto ou ponto focal de recepção.

Nota: Isto deixa um lado do triângulo por enquanto incompleto.

Os três tipos de energia (ou antes, uma energia e duas forças) prosseguem então com as seguintes atividades:

a. Energização evocativa de um triângulo secundário
b. Derramamento de um lado desse triângulo refletido até a expressão evocada no plano físico.
c. Produção de manifestação, qualidade e atividade.
d. Formação de um reservatório de energias descendentes e equilibradoras.

Pode-se conseguir alguma luz sobre esse assunto complexo se o estudante tentar se conscientizar do fato de que o diagrama acima e subsequente afirmação descreve sua própria história involutiva e evolutiva. Ele descreve o intercâmbio de sua vida monádica, da energia da alma e da força da personalidade, uma vez que esses três focalizam o plano físico, produzindo manifestação e aparência.

II. Um fluxo de retorno dessa energia qualificada para sua fonte emanadora ou o ponto mais elevado do principal triângulo Isso produz:

1. A contemplação dos dois triângulos - o Real e o irreal. A construção do antahkarana é um aspecto dessa completação. Isso diz respeito à construção final dos posteriores estágios do antahkarana pelo iniciado.

2. A transmissão da força do triângulo refletido ou secundário nos três mundos do empenho humano (ou nos cinco mundos, no caso da evolução de membros da Hierarquia) está no mesmo ponto focal na linha de base do triângulo superior que recebeu a energia emanadora original.

3. Há consequentemente dois pontos de principal importância no triângulo superior:

a. O ponto de emanação da energia condicionante positiva.
b. O ponto que recebe em si mesmo tanto a energia superior quanto as forças inferiores. Esse ponto é chamado o aspecto alma do triângulo e é sempre o agente registrador da consciência. Ele é, por isso, o produtor de crises, porque o ponto onde muitas energias se encontram é a fonte da crise na vida exterior.
c. Essas crises são crises de iniciação e isso é tanto verdadeiro quanto aos homens como indivíduos, quanto às nações e à humanidade como um todo.
d. O triângulo protetor é o fator que produz por seu fluxo para dentro e para fora do triângulo secundário, os "momentos no tempo e os acontecimentos no espaço que levam àqueles episódios na vida da alma em que a força se torna energia e a energia se torna vida."

Tal importante acontecimento ou crise está agora tendo lugar na vida da humanidade atual.

Nada posso acrescentar em meu ditado sobre esse assunto. O tema é muito vasto e complicado. Todavia, indiquei o suficiente para lançar luz sobre essa intrincada ciência.

Sumariando o que disse:

1. Energias emanadoras, evocativas e magnéticas são os três tipo de energia que fluem do "triângulo superior". .

2. A força receptiva, distribuidora e crítica são os três tipos de energia distribuída pelo "triângulo inferior ou refletido".

3 Dois pontos de energia são partilhados por ambos os triângulos segundo a linha de base. Quando o trabalho é concluído, a linha de base é formada por duas correntes fundidas de energia, que corporifica as energias de ambos os triângulos.

4. Um ponto de energia (o ponto magnético) produz involução e saída durante o processo de formação do triângulo inferior. Num estágio posterior ele - como numa fusão de energias - induz o retorno de todas as energias à fonte de emanação.

Ao mesmo tempo, os estudantes devem ter em mente que - graças à Grande Ilusão - pode parecer-lhes que os triângulos são incompletos durante o processo evolutivo. O fato, todavia, é que no Eterno Agora todos os três lados dos triângulos eternamente existem e persistem. O problema se acha somente na consciência do indivíduo mas não na Realidade.

5. Convém que o estudante registre que:

a. As massas dos homens expressam a energia que se derrama de cima para baixo a partir do centro magnético. Sua direção correta é atualmente para baixo na manifestação e experiência físicas.

b. Os aspirantes e probacionários expressam sua capacidade de resposta à atração do centro evocativo. Seu impulso e para o caminho de retorno.

c. Os discípulos aceitos e iniciados expressam o intercâmbio segundo a linha de base entre os ponto evocativo e magnético.

d. Iniciados Superiores e Mestres utilizam e expressam a energia fundida no centro magnético. Elas estão voltando ou respondendo ao centro de emanação.

Assim se completa o triângulo sêxtuplo - objetivo e subjetivo. Será, naturalmente óbvio para vocês que não será possível lidar com todos os vários triângulos de energia que são eficazes em sua Terra, e que, incidentalmente, afetam a humanidade exaustivamente. Seu nome é legião. Mas certas relações triangulares podem ser consideradas por tentativas e seu lugar no horóscopo planetário ou individual pode ser então mais tarde elaborado. Na nova astrologia que será a da alma, a consideração capital das doze casas (que são agora de tanta importância) será menos enfatizada e a consideração das três Cruzes emergirá em seu lugar. Essas três Cruzes compõem juntas doze braços e é a energia que flui dos doze braços e seu lugar no horóscopo da alma que assumirá a principal importância. Eu falarei mais amplamente sobre o assunto quando retornarmos ao tema das três Cruzes. As doze casas dizem respeito à personalidade. Os quatro braços das três Cruzes dizem respeito à alma e são esses doze e seu aparecimento no horóscopo, ou o fato de deixarem de aparecer, que governará o horóscopo da alma. Todas as quatro influências das três Cruzes estarão presentes na carta de um Mestre. Portanto, uma indicação de quais constelações são primariamente relacionadas com o desenvolvimento da consciência e com a evolução da compreensão espiritual tem significativo uso, aqui.

O principal Triângulo cósmico trabalha primeiramente através de seis constelações atualmente e - novamente no tempo atual - a constelação cósmica e as duas energias zodiacais focalizam através de um planeta particular, usando-o como um agente transmissor para a Terra. Portanto, vocês têm:

Essas seis influências ajudam grandemente ao desenvolvimento da consciência própria e, posteriormente da consciência espiritual no homem que foi bem sucedido em alcançar o ponto de reorientação sobre a Grande Roda. Não lido aqui com as influências, inclinações e determinações da personalidade à medida que aparecem no mapa do homem comum. Eu lido com as influências e com as energias determinantes que jorram sobre o homem que está no Caminho do Retorno para o centro de sua vida e, portanto, com os três estágios finais no Caminho da Evolução.

Nós poderíamos consequentemente estabelecer que as forças de:

1. Caranguejo - Capricórnio - Saturno (que são sua expressão da energia de Sirius) tornam o aspirante capaz de trilhar o Caminho da Purificação, da Provação. Essas energias enfocam e qualificam a energia da Grande Loja do Altíssimo naquele distante Sol. Elas jorram através da Hierarquia sobre a massa dos homens e capacitam a unidade naquela massa a "se isolar e voltar as costas para o passado e encontrar seu caminho para aquela secção do Caminho em que ele aprende a sentir. ”

2. Gêmeos - Sagitário - Mercúrio (que são uma expressão das Plêiades) capacitam o Discípulo Probacionário a passar para o Caminho do Discipulado Aceito. Ele está então se tornando crescentemente intuitivo e inteiramente uni-direcionado à medida em que a natureza dos pares de opostos se torna mais clara para ele. A relação do aspecto-Mãe (como corporificada nas Plêiades) e do Cristo menino, oculto na forma da personalidade, é conscientizada e o homem interno, espiritual, institui o processo de identificação inicial com a entidade espiritual em seu próprio plano; o pequeno ser começa a reagir conscientemente e com crescente frequência ao Eu Superior. O homem "faz pressão para diante no Caminho em que ele aprende a ver.”

3. Áries - Libra - O Sol (que são uma expressão da Ursa Maior) trazem aquela focalização de energia na vida do discípulo que torna possível a ele atuar conscientemente e com intenção no Caminho da Iniciação. Ele entra no reino dos mundos sem forma porque Áries, o signo dos começos torna isso possível; através da potência de Libra, lhe foi possível alcançar aquele ponto de equilíbrio que torna possível a escapada final dos pares de opostos. Ele agora sabe, através do sentimento transcendido e da identificação com a Visão vista, o verdadeiro significado da existência.

Este processo tríplice pode também ser coberto pelas três palavras: Sensibilidade, Iluminação e Inspiração.

Um outro grupo de energias pode ser tocado embora não seja possível qualquer efetiva elucidação. Elas dizem respeito às energias enfocadas dos sete sistemas solares um dos quais é o nosso. Essas energias (em número de seis) alcançam nosso sistema solar, através das constelações de Touro e Escorpião e do planeta Marte.

Sua particular natureza, objetivo na evolução e propósito básico só é revelado aos iniciados acima da quinta iniciação. Relacionam-se com o problema do desejo (que é para a humanidade um problema mas não em suas oitavas superiores) e com a sua transmutação em vontade espiritual e propósito divino. Elas são as originadoras do conflito, estão intimamente conectadas ao quarto Raio da Harmonia através do Conflito, e estão, por conseguinte, em uma relação especial com a quarta Hierarquia Criadora, a humana, e com nossa Terra nesta quarta ronda.

Nessas oito constelações devem-se encontrar as influências que estão principalmente ligadas à evolução da alma - no sistema solar, no planeta Terra e no homem. Elas são as "oito potências do Cristo"; elas governam o desenvolvimento psíquico da vida em todas as formas. Elas são da maior significância para o aspirante.

Leão - Consciência própria
Virgem - Consciência do Cristo
Aquário - Consciência grupal
Peixes - Consciência universal

Elas dizem basicamente respeito à expressão da consciência nos planos externos de expressão ou com a fusão da alma e da forma para demonstrar plenamente um estado de plena consciência, de estar atento e alerta. Esses fatos se tornarão aparentes se os quatro planetas esotéricos ligados a essas quatro constelações forem considerados relacionados:

O Sol - A Alma
A Lua - A Forma
Júpiter - Vida Beneficente
Plutão - Morte

Tornar-se-á também aparente para o astrólogo do futuro quais as linhas ao longo das quais o mapa da alma deverá ser traçado; os triângulos principais e as três Cruzes cósmicas controlarão suas deduções quanto ao desenvolvimento da consciência. Os triângulos indicam possibilidade; as Cruzes indicam processo e ponto de crise.

Não há, como já disse, qualquer maneira de manipular esta Ciência dos Triângulos até o limite ou exaustivamente, pois ela é a ciência do projeto geométrico universal subjacente aos mundos fenomênicos e está também intimamente relacionada com o Carma. Ela diz respeito à primeira precipitação da interação e ao efeito da dualidade da manifestação, do espírito-matéria, uma vez que constituem uma substância. Mas, em sua relação com a astrologia esotérica, é possível indicar certas interpretações fundamentais desta relação que capacitarão o astrólogo a desenvolver e a elaborar afinal a astrologia da alma, a delinear o horóscopo do ego e a traçar os novos tipos de mapas que demonstrarão o propósito da alma em seu próprio plano e as relações grupais também no plano físico e assim ser de ajuda à personalidade inteligente, dedicada. Meditem a respeito disso

Há uma tríade de energia cósmica que é de suprema importância em nosso planeta e é a influência unida de suas três constelações que finalmente permitirá a iniciação do Logos planetário; isso garantirá qualquer futura expressão planetária de Sua vida a ser denominada de "planeta sagrado". Atualmente nossa Terra não é considerada como um planeta sagrado. Mais tarde, quando essas três energias houverem produzido adequado efeito e as necessárias trocas planetárias tiverem sido produzidas, o termo "sagrado" será julgado correto e apropriado. Esta afirmação naturalmente significa pouco para qualquer estudante da atualidade. Quando, todavia, ele for capaz de efetivamente se dar conta de duas coisas, o caso será diferente. Estas são:

Primeiro, que as energias triplas que estão por trás da atividade do centro de Shamballa dizem respeito ao Logos planetário; a humanidade está lentamente se tornando sensível àquela influência, mas só na formação em massa e não individualmente. Só teoricamente pode um discípulo registrar esse fato.

Segundo, essas influências se estão exercendo sobre aquele aspecto da vida humana a que nós chamamos de Mônada; elas terão, por conseguinte, um efeito crescentemente mais firme sobre o Caminho da Iniciação.

Essas três constelações são Leão - Virgem - Peixes. Elas são citadas esotericamente como "as Produtoras daquilo que sabe, as Informantes daquilo que é despertado e as Construtoras dos modos de fundir a Sabedoria. Elas produzem uma unidade; Elas esmagam aquilo que Elas produziram para apenas tornar a produzi-lo com maior beleza e em mais alta plenitude. Essas palavras são claras. Este triângulo é, na atualidade, um triângulo invertido com as energias de Leão no mais inteiro contato com nossa vida planetária. O triângulo seguinte mostrará isso mais claramente.

Estas três estão conectadas, de maneira definitiva e crescente, com o desenvolvimento da consciência humana em três aspectos principais.

Há o desenvolvimento da consciência própria a ser promovido e esse é o principal efeito - como vocês sabem - da força de Leão. A influência desta constelação ajuda na manifestação da vontade individual, do amor individual e da inteligência individual; ela alimenta o "ahamkara" ou princípio do egoísmo; ela produz a ênfase sobre a atitude "eu sou" que é um estágio tão necessário antes que o indivíduo possa mergulhar no Todo como uma unidade consciente Auto-respeitável. Mas por trás dessa influência e pressão para se manifestar está a força de Virgem (a mãe ou guardiã da consciência do Cristo) que finalmente despedaça a síntese e a unidade inferior já produzida pela energia de Leão; ela tanto estimula a alma dentro da forma quanto a alma em cada átomo na forma, porque o gênio e a singularidade de Virgem é que ela produz tanto a forma quanto estimula a vida dentro daquela forma e, portanto, nutre e energiza duas vidas simultaneamente. Ela é uma poderosa energia dual, uma potente expressão da anima mundi ou a alma do mundo. Foi o reconhecimento disso que fez os antigos astrólogos fundirem Virgo-Leão num só signo. Então, como o dualismo do espírito humano (espírito-matéria) se tornou um fato na consciência do homem, o signo foi dividido em dois signos e a guerra dos pares de opostos se tornou uma "guerra com propósito" e está, eventualmente, alcançando seu clímax na atualidade. Este fato ficará óbvio para todos os verdadeiros esoteristas.

Uma outra corrente de energia está também abrindo caminho e produzindo efeitos sobre aquelas unidades da família humana que não somente respondem à força de Leão e são consequentemente indivíduos em sua própria consciência, como também estão respondendo à consciência do Cristo, em firme expansão; disso eles estão se tornando cada vez mais conscientes em sua própria experiência individual. Esse é o aspecto superior da energia de Peixes; é a consciência do grupo, do todo e do universo. E a energia de budi, o aspecto superior da natureza psíquica inferior; é o aspecto do mediador em oposição ao médium. É o controle intuitivo em vez do domínio absoluto intelectual de Leão e das limitações de Virgem.

Essas três energias estão hoje atuando potentemente sobre a humanidade, produzindo:

1. A consciência própria do homem, à medida que ele emerge da massa.
2. O reconhecimento da vida e da natureza do Cristo, à medida que o aspirante à primeira iniciação se destaca do grupo de indivíduos mundiais.
3. A consciência, universal em natureza, do iniciado, à medro que ele se destaca das fileiras dos discípulos mundiais.

Tudo isso é, portanto, produzido na atualidade, pelo firme influxo das energias de Leão - Peixes - Virgem e estas ficam por trás do desenvolvimento muito rápido dos três tipos de consciência a serem encontrados em vários degraus na humanidade atual.

Há, como indiquei antes, sete grandes crises em conexão com o ser humano no caminho da evolução; elas cobrem os estágios anteriores, posteriores e finais de seu crescimento. Estes, não devemos esquecer, são precipitados através das influências condicionadoras de sete grandes constelações. Vamos considerá-las de passagem. São elas

AS CRISES DA ALMA
Crise Dualidade Constelação Cruz
1. Crise da Encarnação Individualização Câncer Cardinal
2. Crise da Orientação Reversão Áries Cardinal
3. Crise da Iniciação Expansão Capricórnio Cardinal
4. Crise da Renúncia Crucificação Gêmeos Mutável
5. Crise do Campo de Batalha Conflito Escorpião Fixa
6. Crise do Lugar de Nascimento Iniciação Virgem Mutável
7. Crise da terra ardente Libertação Leão Fixa

Vocês observarão que duas das constelações que acabamos de focalizar - Leão e Virgem - se encontram nesta relação. Cinco constelações não são tão intimamente relacionadas com as crises da massa da humanidade mas são mais definidas e especificamente relacionadas com o desenvolvimento do discípulo individual. Elas são: Sagitário, Libra, Touro, Peixes e Aquário. Peixes tem, todavia, nesta época, uma relação especial com as sete constelações que produzem a grande crise humana; ela também completa o esforço unido final do Triângulo: Leão, Virgem, Peixes. Foi o firme impacto da força de Peixes que trouxe afinal a humanidade, o discípulo mundial, até o próprio portal da iniciação. Por mais de dois mil anos, a influência de Peixes se fez sentir sobre a humanidade; ela causou a exigência do ajustamento mundial; ela desenvolveu o espírito internacional e leva à formação de grupos em cada departamento da vida humana e assim lançou a base para a futura síntese em Aquário. A influência deste triângulo encontra expressão simbólica na vida do indivíduo autoconsciente que alcança a capacidade de percepção de si mesmo em Leão; no cuidadoso tratamento da Virgem e a autolibertação final em Peixes.

Poderíamos aqui dar um pouco de tempo às lições práticas a serem aprendidas das sete crises através das quais o homem, o indivíduo, e a humanidade, o todo maior, devem passar.

Ao considerar essas crises que têm lugar na história da vida da alma desde sua primeira encarnação até sua libertação final, ver-se-á que as sete principais constelações e suas influências, derramando-se através dos planetas exotéricos e esotéricos, condicionam as circunstâncias e condicionam o meio ambiente do homem espiritual, sempre se movendo para diante. Certas vidas ocorrerão em que alguma dessas constelações exercerão uma predominante influência. Elas produzirão aquela focalização de forças que - dado um particular equipamento de um homem em qualquer ocasião - evocarão dele o máximo de esforço possível, capacitando-o assim para prosseguir na direção de um estado de consciência mais iluminado. Vocês verificarão que eu não digo "capacitá-lo-ão a ser vitorioso". Um homem pode ser vitorioso em superar as condições de prova e em emergir como um conquistador sobre as circunstâncias no plano físico e ainda assim ser derrotado. A razão para isso é que a menos que a luta e a emergência produzam mudanças básicas na consciência e um horizonte grandemente ampliado, elas demonstrarão serem fúteis para cumprirem sua pretendida tarefa.

Ao estudar os momentos de crise, deve-se lembrar que eles são vividos através de aproximadamente três vezes sob o ponto de vista do ciclo de vida maior e são também recapitulados em um senso menor em alguma vida em particular ou grupo de vidas. Os três ciclos de maior relevância na consciência do ego ao reencarnar são:

1. O ciclo evolutivo desde a individualização até a libertação, do estágio do homem primitivo até a emergência no estágio dos assuntos mundiais de um Mestre de Sabedoria, um Buda ou um Cristo.

2. O ciclo de aspiração do estágio do homem inteligente integrado até o do discípulo aceito e da experiência da expressão intelectual nos três mundos até a do probacionário que está fazendo suas tentativas no Caminho e está começando a alcançar seu desenvolvimento espiritual consciente.

3. O ciclo da iniciação desde o estágio preparatório do discípulo aceito até o do Mestre e dos graus ainda mais elevados. Essas sete crises são reforçadas, cada uma, durante o processo da autoiniciação no mundo do significado e da realidade. Elas constituem a nota-chave ou o motivo de cada uma das sete iniciações. Cada uma dessas sete iniciações permite a entrada no estado da consciência divina em cada um dos sete planos de experiência e expressão divinas.

As influências dessas sete constelações são simbolizadas por três triângulos e por uma síntese final ou ponto focal. Esotericamente, esses triângulos são usualmente representados como superpostos mas para maior clareza, serão representados separadamente.

Temos aqui três triângulos mas, ao mesmo tempo, somente sete influências, pois os efeitos das forças condicionadoras dos dois triângulos predominantemente ativos nos primeiros dois ciclos estão fundidos no terceiro. Essas influências fundidas (com a ajuda das remanescentes cinco constelações: Sagitário, Libra, Touro, Peixes e Aquário) capacitam o discípulo a escapar do reino humano para o reino das almas. Temos, por conseguinte:

1. Sete constelações:
Câncer, Áries, Gêmeos, Escorpião, Capricórnio, Virgem, Leão, que levam o homem do estágio da individualização até o Caminho do Discipulado.

2. Oito Constelações (que incluem três das sete) que levam o discípulo do estágio do egoísmo até o do autoiniciado e da alma aperfeiçoada.

Não é minha intenção analisar essas crises. O estudante sério e observador pode muito bem lidar com elas por si mesmo.

Gostaria também de destacar que somente descrevi (mas uma vez necessariamente) os três triângulos numa certa ordem com os pontos inferiores expressando a energia de certas constelações. Desta maneira eles reproduzem o resultado final e os resultados finais de um particular grupo de três crises. Devemos lembrar que somente à custa de muita repetição e frequente esforço focalizado são esses resultados alcançados. Uma crise é provocada por um certo hábito mental, desenvolvido no veículo; ela só é superada no tempo por um certo hábito e ritmo do conteúdo espiritual da natureza humana. É o estabelecimento de um certo ritmo objetivo que produz uma crise; é a emergência de um particular ritmo subjetivo que torna um homem capaz de superar a crise e capitalizar sobre a oportunidade. Por favor, tenha isso sempre presente.

Essas sete crises podem também ser relacionadas com os sete centros no corpo vital ou etérico, e os estudantes avançados constatarão mais tarde que há uma íntima inter-relação cíclica entre:

1.Os sete planos de expressão divina.
2.Os sete estados de consciência resultante.
3. As sete crises, levando à expansão da consciência.
4. As sete iniciações, levando essas expansões ao clímax.
5.Os sete centros em que esses resultados são alcançados.

Vou relembrar aos estudantes que todas as doze constelações trazem o desenvolvimento evolutivo ao homem e a libertação final da Grande Roda da existência humana. Sete delas são, contudo, primariamente úteis ao provocar as sete crises da alma, enquanto cinco delas são instrumentais sobre os estágios finais do Caminho ao capacitar o discípulo ou iniciado a utilizar a experiência ganha e os valores conseguidos ao tornar efetiva a entrada no quinto reino da natureza. Vocês têm, pois, os 12+7+5, totalizando 24 e nestes se encontram os "24 episódios que marcam a Cruz da Vida".

Do ponto de vista do simbolismo cristão (ainda que a interpretação seja por enquanto inadequada) essas sete crises correspondem às sete estações da Cruz que marcam o caminho de um Salvador mundial em progressão.

Em conexão com as cinco constelações que estão especialmente ativas na vida de um discípulo avançado e de um iniciado, as influências se situam em dois triângulos de força, porque Leão - focalizando a energia das sete constelações - está incluída, assim ligando o aspecto autoconsciente com o espírito:

Não se esquivem dessas crises, por mais duras e difíceis que possam parecer. Difíceis elas são. Não se esqueçam de que desde há muito tempo existe na consciência humana o hábito de comparar crises. O homem tem o "hábito das crises", se assim posso chamá-lo. Elas são apenas os pontos de exame quanto à força, propósito, pureza e motivo e a intenção da alma. Elas evocam confiança quando superadas e produzem uma visão grandemente expandida. Elas alimentam a compaixão e compreensão, pois a dor e o conflito interno que engendravam não serão jamais esquecidas, pois elas recorrem aos recursos do coração. Elas libertam a luz da sabedoria no campo do conhecimento e o mundo é assim enriquecido.

Voltar ao início


4. Conclusões

Chegamos a um ponto em nossas considerações da Ciência dos Triângulos em podermos fazer uma pequena pausa para considerar nossa próxima abordagem deste assunto e escolher o tema através do qual podemos lançar mais luz sobre o assunto. A essa altura deve ter-se tornado óbvio para vocês que esta Ciência dos Triângulos diz respeito a beneficência da Deidade e que, através das intrincadas combinações dos triângulos cósmico, sistêmico e planetários, os propósitos de Deus se vão cumprindo. Esses propósitos são motivados pelo amor. É através desses relacionamentos que o amor se expressa e promove as necessárias mudanças para aquela expressão, e a consciência humana é levada ao requerido estágio de inclusividade.

É através dos quadrados ou da relação quaternária que o aspecto forma é posto em relação e adequação com a vontade da Deidade, expressando-se através do aspecto da consciência que se desenvolve. Explico essa situação nessas palavras simples porque deve ficar claro para vocês que somente quando a alma ilumina a mente pode o significado do ensinamento ser alcançado. Somente quando o estágio da iniciação for alcançado é que o verdadeiro sentido emergirá. Nesse intervalo, procurei despertar em suas mentes uma reação à verdade abstrata que jaz por trás das duas seguintes afirmações:

1. A Ciência dos Triângulos está relacionada com a total expressão da divina triplicidade de manifestação: vontade, amor e inteligência, ou vida, consciência e forma. Portanto, enquanto o discípulo não puder expressar em si mesmo a semelhança integrada a esses três aspectos, ele não conseguirá alcançar o significado desta ciência astrológica subjetiva.

2. Em nosso planeta, a Ciência dos Triângulos está relacionada com os três principais aspectos, na medida em que se expressam através de Shamballa, a Hierarquia e a Humanidade. Mais uma vez, portanto, nós nos deparamos com a necessidade de uma aproximação do ser humano integrado a esta ciência porque somente o homem que responde a esses três pontos focais de energia podem compreender o intercâmbio. Somente, de fato, pode o homem apreender a verdade subjacente cujos dois centros da cabeça e seu centro do coração formam um triângulo de energias fluentes.

Nesta conexão, gostaria de lhes lembrar do que eu disse antes no tratado que a Ciência dos Triângulos estava relacionada com espírito e síntese. Gostaria também de lhes lembrar que o que escrevi nesta secção astrológica do Tratado dos Sete Raios está destinado à instrução dos discípulos no fecho deste século e durante o período de após-guerra. Insisto em dizer que eu afirmei antes que esta ciência devia sempre ser abordada a partir do ângulo de três energias básicas, a saber, as que vêm da Ursa Maior, das Plêiades e de Sirius; porque (condicionadas pelo tempo e espaço) esses três tipos de energia fluem através dos três principais centros, Shamballa, a Hierarquia e a Humanidade.

Meu problema tem sido escolher quais das miríades de relações triangulares entrelaçadas eu escolheria com vocês para assim apresentar esta ciência de tal maneira que ela provasse ser de real interesse. A rede interna de luz que é chamada de corpo etérico do planeta é essencialmente uma rede de triângulos e quando o processo evolutivo se completa, ela terá sido organizada. Atualmente, um padrão de quadrados é a principal construção da rede mas isso está lentamente mudando à medida que o plano divino se cumpre. As redes etéricas dos planetas sagrados são em grande parte triângulos, ao passo que a do Sol é a de círculos entrelaçados. O esforço na Terra hoje em dia (como visto pelo Logos planetário) é promover uma transformação da rede do planeta e assim lentamente mudar os quadrados existentes em triângulos. Isso é feito pela criação da divisão, pela aplicação da Lei da Separação, mas também pelo reconhecimento, na consciência, da dualidade, da aplicação do movimento dirigido e do aparecimento de dois triângulos em lugar de um quadrado. Quando isso tiver ocorrido, a consciência capaz de perceber, reconhece a identidade e a regra do quadrado termina. Essas palavras me foram ditas um dia por um velho vidente que partiu o quadrado esotericamente, assim formando dois triângulos e os uniu numa manifestação nova por formar uma Estrela da Vida. É assunto para se pensar a respeito.

É por esta razão que os astrólogos do futuro darão ênfase à relação e inter-relação dos triângulos. O novo astrólogo, como dei uma pista antes, dará ênfase a:

1. A Ciência dos Triângulos, como resultado do crescimento da compreensão do iniciado.

2. O signo ascendente, uma vez que ele indica o caminho da alma.

3. O lugar das três Cruzes (a Cruz Cardinal, a Cruz Fixa e a Cruz Mutável) na vida da alma. Elas superarão, finalmente as casas no horóscopo e os 12 braços das três cruzes substituirão as 12 casas ao se traçar o horóscopo da alma.

Quero reiterar mais uma vez o fato de que a nova astrologia se ocupará em traçar o mapa da vida da alma. As 12 constelações, ao desempenharem seu papel na vida do discípulo por intermédio de seus agentes de distribuição, os planetas esotéricos regentes, gradualmente transformarão a forma exotérica do mapa do indivíduo. Isso será devido à focalização das várias energias no homem, consciente e intencionalmente, e não dirão respeito à sua reação negativa às energias condicionadoras.

Gostaria aqui de chamar a atenção para um interessante ponto que tem uma sustentação definida no poder do indivíduo de alcançar a nova astrologia e compreender a Ciência dos Triângulos. Os símbolos astrológicos para Virgem e Escorpião são de natureza tríplice - os dois únicos que o são. Quando o discípulo consegue alcançar o significado por trás dessa triplicidade, ele estará pronto para chegar ao significado dessa complexa ciência e para trabalhar com a nova astrologia. Virgem e Escorpião são dois signos ligados ao crescimento da consciência crística; eles marcam pontos críticos na experiência da alma -pontos de integração em que a alma está conscientemente se sintonizando com a forma e ao mesmo tempo com o espírito. Eu disse a experiência da alma e não a experiência do homem no plano físico. Quando a experiência vivenciada em Virgem é consumada em Peixes e as provas de Escorpião houveram levado à iluminação em Touro, então o efeito dessas quatro energias (Virgem, Peixes, Escorpião, Touro) será o de tornar o homem um verdadeiro triângulo, expressando as três principais constelações condicionadoras: a Ursa Maior, as Plêiades e Sirius.

Poderia encher muitos volumes com as indicações dos vários triângulos à medida em que são descobertos para serem dispostos no tempo e no espaço. Sob a vontade da Deidade e da inalterável energia da Deidade e da inalterável energia no coração do zodíaco manifestado, eles produzem as mudanças na consciência que tornam o homem divino no final do ciclo mundial. Mas o tema é muito vasto e tudo o que procuro fazer no momento é indicar o caminho para uma nova ciência e para as combinações esotéricas de energias que, quando reconhecidas, capacitarão a humanidade a fazer mais rápido progresso, fundir as energias dos três centros planetários e transformar nossa Terra (por intermédio do pensamento humano, reagindo às influências zodiacais) em um planeta sagrado. É, portanto a influência e combinação de energia na medida em que elas afetam os aspirantes e discípulos do mundo que serão suficientes para qualquer compreensão aumentada; com estas gradualmente lidarei e também, na parte final desta secção, lhes darei uma exegese da tabulação. Nessa tabulação é dada a relação entre os raios e as constelações e isso é básico em suas implicações.

Algumas das forças com as quais estamos lidando governam a humanidade de uma maneira peculiar e o efeito de sua influência é produzir a sintonização dos centros planetários.

Há quatro constelações, como sabem, que proporcionam as energias necessárias para tornarem a humanidade divina. Elas são Áries, Leão, Escorpião e Aquário. Não necessito entrar numa análise delas uma vez que isso foi coberto quando estudamos cada uma delas anterior e separadamente. Gostaria, contudo, de assinalar que cada uma dessas constelações está intimamente ligada, como um transmissor de energia, a certas estrelas, ainda que fora do zodíaco, assim ligando nosso pequenino planeta a certos grandes pontos focais de energia.

Áries, o iniciador de impulsos (seja o impulso para encarnar, seja o impulso para retornar à fonte original) está intimamente em contato com uma das estrelas na Ursa Maior à qual damos o nome de "Perdigueiro" na linguagem comum. Este Perdigueiro é uma "estrela principal da direção" porque através dela (neste ciclo mundial) flui a vontade de unificar e chegar à síntese. Esta é a força que traz a fusão ou integração da personalidade, a unificação da personalidade e da alma, a unificação da humanidade ou a Grande Aproximação da Hierarquia à Humanidade. Ela produzirá também a integração de nossa Terra ao corpo dos "planetas sagrados" e ao consequente estabelecimento de um triângulo de força composto pelo Perdigueiro, pelo Carneiro e nossa Terra. Essa relação triangular terá um efeito patente sobre o sistema solar bem assim sobre o próprio planeta e é também um dos fatores produzindo a mudança no eixo da Terra. Relacionado com este triângulo há um outro secundário, na órbita de nosso Sol, composto por Vulcano, Plutão e a Terra. Nos Arquivos da Grande Loja isso é citado simbolicamente como:

Este é um dos mais interessantes e instrutivos símbolos astrológicos que lhes dei e indica uma relação muito importante. Vocês têm aqui duas energias maiores e três menores trazidas a uma íntima relação; isso é análogo aos dois raios principais e aos três raios menores que condicionam um ser humano em manifestação. Essas são as cinco energias que dizem respeito à vida que se forma em nosso planeta. Elas produzem, na humanidade, evolução consciente, direção e a fundação de Shamballa na Terra. Elas são as cinco energias ligadas à vontade-de-ser, mas do ângulo da consciência e não da expressão material da manifestação. Sua atividade e influência unida no reino da consciência produzirá o aparecimento de um outro triângulo: Leão, Polaris e uma outra dos Perdigueiros e esses dois grupos formam um diretório entrelaçado, potentemente eficiente na evolução da consciência. Vocês têm, pois, através desses triângulos interligados, o aparecimento de Shamballa e da Humanidade - os dois polos da expressão divina - vontade e atividade.

Chegamos agora a um outro triângulo, cuja atividade produz a manifestação da Hierarquia - a intermediária entre Shamballa e a Humanidade: Escorpião, Sirius e Marte. Estes, em relação com nossa Terra, produzem as quatro correntes de energia (iniciadoras e transmissoras) que levam a humanidade ao discipulado e à iniciação.

Quando o trabalho de todas esses triângulos houver sido concluído, a humanidade (e num sentido misterioso nossa Terra) estará atuando em perfeito ritmo e responderá às energias que fluem de Alcione.

Nunca será demais repetir que a astrologia esotérica está inteiramente ligada às forças e energias que afetam o aspecto consciência do ser humano, e condicionam a vida da personalidade. Este é o ponto que, acima de tudo, deve ser considerado. Em outras palavras a astrologia esotérica está ligada à alma e não à forma e, por isso tudo o que tenho a dizer se refere à consciência, à sua expressão, a seus efeitos sobre seus veículos, à forma, e - em última análise (como será mais tarde estabelecido) - à Ciência da Iniciação. Isso eu já indiquei antes, mas a ideia é tão nova e a abordagem tão universal ou cósmica, que não é fácil para os treinados na moderna astrologia exotérica compreender verdadeiramente o significado desse ensinamento. Ao considerar os Triângulos, que escolhi para usar como o tema para elucidar esse imenso assunto, não se deve esquecer esta ênfase sobre o aspecto consciência.

Para o restante desta secção sobre a Ciência dos Triângulos, me utilizarei dos triângulos que atualmente e neste ciclo mundial estão produzindo efeitos na consciência humana.

Esses efeitos são de duas espécies: os gerais, não tão facilmente discerníveis e que afetam à grande massa da humanidade, e os que são de resultados mais específicos, mais tangivelmente efetivos e que servem para condicionar a consciência dos aspirantes mundiais, discípulos e iniciados. Hoje, esse movimento dual de energias prossegue, produzindo um lento, firme despertar da consciência das massas, de tal forma que a autoconsciência individual em larga escala será resultado e também a mais rápida autoestimulação da consciência já despertada da humanidade avançada, de modo que a iniciação será obtida.

A eficácia desse processo dual pode ser vista se se derem conta de que esses três signos - Leão, Sagitário e Aquário - estão hoje, extremamente ativos e trabalhando em íntima e recíproca relação. Eles são os três signos cujas energias estão afetando a humanidade como um todo - como um reino na natureza. Leão: o signo da autoconsciência individual é potente em seu efeito de massa e hoje, através do estresse da circunstância e dos horríveis resultados de certos acontecimentos, milhares de homens e mulheres estão saindo das fileiras do rebanho da consciência de massa e do profundo sono da irresponsabilidade e se tornando conscientes de si mesmos, como entidades destacadas, atuantes. Sagitário está afetando poderosamente os aspirantes mundiais e os conduzindo para aquelas atitudes de mente que produzirão uma firme obediência aos valores espirituais e uma inalterável adesão ao bem da humanidade. Aquário está - com igual potência - afetando os discípulos e iniciados mundiais - levando-os para o serviço mundial em larga escala, produzindo atividade grupal e aquela viva utilidade que é a marca do discípulo aceito. A influência dessas três constelações é sentida através de seus planetas esotéricos, e o movimento de massa na consciência (pelo qual Leão é o responsável) pode ser observado como possível mesmo por um novato quando ele se dá conta de que os planetas regentes em Leão são, de todos os três ângulos - exotérico, esotérico e hierárquico - o Sol. O movimento de massa na direção da autoconsciência é hoje enormemente intensificado como também é o movimento individual na direção da iniciação.

Leão aparece novamente em um outro importante triângulo: Áries, Leão, Virgem - um triângulo que potentemente ajuda na inauguração da Nova Era. Essa Nova Era se distinguirá por uma humanidade verdadeiramente autoconsciente, condicionada por uma consciência crística. A potência de Áries, ao iniciar aqueles acontecimentos que porão em movimento as causas que produzirão a Nova Era, pode ser vista hoje na tendência de todos os novos movimentos, nas descobertas da ciência e na emergência dos novos tipos nos diferentes reinos da natureza. Essa atividade só foi sentida a partir de 1835; o poder de Leão pode ser rastreado desde então, no vasto número de pessoas que estão conquistando a integração da personalidade e se tornando autoconscientes, bem assim, na emergência de milhares de aspirantes mundiais autoconscientes que estão subordinando gradualmente suas personalidades integradas ao bem do grupo. A influência de Virgem aparece nas múltiplas organizações e movimentos religiosos, espirituais e mentais que indicam tão diretamente o despertar da consciência crística na humanidade. Esses triângulos podem assim ser vistos como vibrantes fatores vivos, produzindo mudanças mundiais e dando um tremendo impulso em favor do desenvolvimento humano.

É interessante ter presente que assim como cada signo é dividido em três decanatos que são regidos por planetas específicos, também o próprio zodíaco é uma parte de um zodíaco ainda maior e é também dividido em três partes. A divisão tríplice do zodíaco é regida por três constelações que são para esse zodíaco maior o que os planetas são para os decanatos. As três constelações regentes são Escorpião (na Cruz Fixa), Touro (também na Cruz Fixa) e Peixes (na Cruz Mutável). Isso teria de ser forçosamente assim porque a prova, a tentativa, o desejo, a iluminação, a matéria, a forma e a salvação são as notas-chaves de nosso sistema solar e de nossa Terra em particular. Este sistema solar é um sistema que está expressando o segundo aspecto da divindade e daí a ênfase sobre as forças que se derramam através de Escorpião, Touro e Peixes. Reflitam sobre isso. Uma pista é dada aqui relacionada com nosso zodíaco, de suprema importância para o astrólogo do futuro. Nos decanatos cósmicos aos quais aqui me refiro, ver-se-á que três grande filhos de Deus expressaram para nós a qualidade, a nota-chave e o desenvolvimento que é expressão de cada decanato:

Hércules - Escorpião - Força através da prova.
Buda - Touro - Iluminação através da luta.
Cristo - Peixes - Ressurreição através do sacrifício.

Num sentido peculiar, esses três constituem um triângulo de iniciação e são de capital potência no processo de iniciação. Eles expressam força, iluminação e amor em toda a plenitude.

Leão aparece novamente nessa situação mundial como uma parte de um triângulo de crises, pois a combinação das três constelações envolvidas invariavelmente produz crises. Essas três são Leão, Libra e Capricórnio. Leão, quando dominou o triangulo, produziu no passado a crise da individualização. Mais tarde na história da humanidade, quando o ponto de equilíbrio foi alcançado, Leão estava novamente potente. HPB assinalou que chegou um tempo em que o equilíbrio foi alcançado entre espírito e matéria e a partir de então a tendência da humanidade foi para a evolução para sair da matéria e não involução para a matéria; a humanidade voltou-se para o Caminho do Retorno e não o Caminho de Partida; isto se tornou cada vez mais aparente. Hoje, Capricórnio está produzindo uma terceira crise na longa, longa história da humanidade - uma crise de iniciação, e a possibilidade desta crise demonstrar ser efetiva e capaz de produzir o aparecimento de um novo reino na natureza na Terra está se tornando, seguramente, cada vez mais possível. Gostaria de recordar que em anterior referência citei ainda outro triângulo no qual Leão está ativo e um outro dos grandes triângulos condicionando a humanidade: Touro, Leão, Aquário. Touro incita à experiência e ao ganho do conhecimento; Leão conduz à expressão da experiência na vida diária e ao esforço em justificar o conhecimento; Aquário toma aquela experiência e o conhecimento assim ganho, e o transforma em uso consciente no serviço do grupo. Poderíamos parafrasear assim:

Touro - no estágio final do desenvolvimento demonstra- se como a consciência iluminada;

Leão - produz o homem verdadeiramente auto- consciente;

Aquário - é o homem do espírito, da vida, e da consagração à expressão divina do serviço.

É aqui que a importância dos regentes esotéricos pode ser vista. Esses triângulos, compostos de três constelações são (de acordo com a lei cíclica) dominantes em qualquer tempo, por uma das três, as outras duas estando subordinadas a ela. Esses triângulos são chamados os Arquivos da Loja "Triângulos em Revolução"; num dado tempo, numa das três constelações será o fator controlador; em outro tempo, outra assumirá a função e mais tarde a terceira. Cada uma delas, a seu turno, derrama sua força através de seu regente esotérico e as outras duas energias se tornam de importância secundária. Quando essa informação é conectada com o ensinamento sobre os raios, tornar-se-á aparente quão necessário é saber qual dos triângulos é o ponto focal de transmissão, porque desta maneira descobrir-se-á qual energia de raio está em maior ou menor expressão.

Leão, como vimos, é por exemplo um agente transmissor da maior importância na atual crise mundial. Isto significa, portanto, que os Raios I e IV estão extraordinariamente ativos; significa, em segundo lugar, que a influência do Sol é potente, quer exotérica, quer esotericamente. Significa também que os planetas que estão relacionados com esse dois raios estarão muito ativos e, portanto, que Plutão e Vênus estão dominantes na produção de resultados mundiais. Cito isso como um exemplo da inter-relação dos planetas, constelações e raios; um cuidadoso estudo da crise mundial indicará a plausibilidade da premissa quanto a atividade de Leão como uma força principal no triângulo atualmente responsável pela produção da situação mundial.

Em outra parte deste tratado, forneci a relação entre os raios e as constelações e afirmei que cada um dos sete raios se expressava através de três constelações ou através de um triângulo de energias. Essa relação é a base de toda a Ciência dos Triângulos e, portanto, da própria astrologia; está também relacionada com os raios, as constelações, seus planetas regentes e nossa Terra numa grande síntese de energias; ela relaciona nosso sistema solar com o todo maior e nosso pequenino nao-sagrado planeta com o sistema solar. Vou repetir aquela afirmação e assim lhes indicar alguns fatos vitais relativamente a este mundo de energias entrelaçadas. Os Raios jorram, expressam-se e são transmitidos através das seguintes constelações:

Raio I Áries Leão Capricórnio
Raio II Gêmeos Virgem Peixes
Raio III Câncer Libra Capricórnio
Raio IV Touro Escorpião Sagitário
Raio V Leão Sagitário Aquário
Raio VI Virgem Sagitário Peixes
Raio VII Áries Cânce Capricórnio

Certos fatos interessantes emergem se esta tabulação for cuidadosamente estudada. Vou relatar alguns, deixando que apliquem a informação como lhes pareça melhor.

1. Esta inter-relação atua neste ciclo mundial e assim permanecerá até o final da Era de Aquário. Por isso quero dizer, que estes sete triângulos de energia estão hoje derramando sua força através de uma das constelações em cada triângulo.

2. Hoje, os seguintes pontos dos triângulos de energia ou as seguintes constelações nos triângulos são os fatores controladores:

Raio I - Áries: Esta constelação, como se poderia esperar, é a fonte de energia inicial produtora da Nova Era.

Raio II - Virgem: Esta constelação produz a atividade aumentada do princípio Crístico no coração da humanidade

Raio III - Câncer: O movimento de massa pela liberdade, e luz, tão dominante hoje, é causado pela energia deste raio.

Raio IV - Escorpião: Através desta constelação vem a prova da humanidade, o discípulo mundial.

Raio V Leão. Este signo produz o crescimento do individualismo e da autoconsciência, tão prevalecente hoje numa escala mundial.

Raio VI - Sagitário: Este signo produz o esforço uni-direcionado focalizado do aspirante mundial.

Raio VII - Capricórnio: Esta energia capricorniana produz a iniciação e a superação do materialismo.

3. Ver-se-á nesta tabulação que muitas das constelações se encontram em mais de um dos triângulos de energia evidenciando portanto, que:

a. O Raio IV está relativamente inativo.

b. O Raio VII como o Raio I está ativo através dos três pontos embora Áries seja o mais potente e ativo.

c. O Raio VI como se poderia esperar, está igualmente expressivo e presente.

4: Cinco das constelações - Touro, Gêmeos, Libra, Escorpião e Aquário - só sao encontrados em um dos vários triângulos.

a. Touro (Raio IV) não está ativo exotericamente como o quarto raio não está em manifestação atualmente.

b. Através de Escorpião, o raio IV está focalizando esotericamente o trabalho dos discípulos mundiais, preparando-os para a iniciação.

c. Gêmeos só é encontrada no triângulo do Raio II e atualmente, Virgem e Peixes estão cumprindo a tarefa principal de transmitir a energia do segundo raio. Hoje o mundo está focalizado (espiritual ou materialmente) e as flutuações dos pares de opostos estão muito diminuídas temporariamente. Gêmeos, por conseguinte, é o ponto inativo do triângulo, embora ainda potente do ângulo esotérico do discípulo individual ou iniciado.

d. Libra é também encontrada relativamente inativa no triângulo do Raio III. Hoje não há verdadeiro equilíbrio mas a oposição do espírito e matéria é tão violenta que a força de Libra está relativamente imóvel. O Raio III está-se expressando através de Câncer, na medida em que a massa da humanidade é considerada e através de Capricórnio, numa escala muito menor, em relação aos discípulos mundiais. Capricórnio esotericamente conduz para a exteriorização dos Mistérios.

e. Aquário não é hoje o ponto ativo para a transmissão da energia do Raio V. Contudo, em breve, quando o Sol passar mais plenamente para o signo de Aquário, o triângulo novamente se movimentará e trará o ponto de Aquário para posição de controle.

5. É interessante ter presente que o Raio V governa a evolução da consciência através da revolução de seu triângulo: Leão, Sagitário e Aquário. Isso é do ângulo do esforço hierárquico, como indiquei antes. Ao longo da evolução humana, este triângulo principal governa a relação da humanidade, através da mente, com a Hierarquia e a aproximação da Hierarquia ao centro humano de energia.

Eis os pontos que dizem respeito ao assunto:

Sagitário Aproximação da Hierarquia Nos tempos de Lemúria sempre prosseguindo com firmeza
O PASSADO Ímpeto então dado ainda persiste.
Desenvolvimento Mental Instinto. Intelecto. Intuição.
O trabalho do Mestre Maçon Elevar a humanidade ao topo da montanha da iniciação.
Leão O Trabalho da Hierarquia Elevar a consciência da massa.
O PRESENTE Capitalizar sobre o ímpeto original deste signo.
Desenvolvimento psíquico O crescimento do equipamento de resposta e a síntese da conscientização interna.
O trabalho do Aprendiz Aceito Aprender e adquirir conhecimento.
Aquário A realização espiritual da Hierarquia A autoconsciência de Leão dá lugar à consciência grupal de Aquário.
O FUTURO A fusão do centro da Humanidade e a Hierarquia.
Expansão da alma Reconhecimento da relação.
O trabalho da humanidade comum A construção e serviço do templo da humanidade.

Do ponto de vista de nosso tema (a evolução da consciência) nunca se deve esquecer que o alvo é trazer o Anjo Solar, o Filho da Mente (Chamado em A Doutrina Secreta, o Manasaputra Divino) para o assento do poder. Esta tarefa é predominantemente confiada às três grandes vidas Que atuam através de Gêmeos - Libra - Aquário.

Um ponto surge aqui, de real importância ou talvez, eu devesse dizer que se poderia perguntar: Como é que um planetinha não-sagrado pode ser considerado de tal importância para que essas grandes vidas se preocupem com o desenvolvimento da mente na humanidade? A resposta é que elas não estão. A humanidade é que - sob o impulso do grande fluxo de entrada e saída de energias - está preocupada com o problema do desenvolvimento mental. Em última análise, o problema de responder a, e a interpretação dos contatos ambientais deve ser encontrado em cada planeta e em particular nos planetas não-sagrados. Essa resposta deve ser evocada, não só no quarto reino da natureza, mas em todos os reinos. Em nosso sistema solar a sensibilidade ao contato é a qualidade dominante; ela está em processo de se tornar consciente cosmicamente; ela é dirigida pela necessidade e pela circunstância cósmica circundante para desenvolver amor-sabedoria e ambas estas palavras são descritivas e expressivas do aspecto consciência.

O amor é a resposta ao contato e isso - no ser humano - significa compreensão, inclusividade e identificação. A sabedoria conota habilidade em ação como o resultado do amor desenvolvido e a luz da compreensão, é a conscientização dos requisitos e habilidade para reunir um relacionamento em que se fundem a necessidade e aquilo que vai ao encontro da mesma. O Serviço é essencialmente um modo científico de expressar o amor-sabedoria sob a influência de um dos sete raios, de acordo com o raio da alma do discípulo servidor, O problema todo diz respeito ao nosso Logos planetário. Poder-se-ia dizer (para tornar nosso tema mais facilmente compreensível) que o processo evolutivo - do ponto de vista do ser humano comum - é tornar o planeta não-sagrado, nossa Terra, capaz de responder aos impactos cósmicos assim estabelecendo maior integração interna e inter-relação ao corpo logoico de expressão. Há outros propósitos, mas é somente após a terceira iniciação que um homem começa a compreendê-los.

Essas três constelações, cíclica e eternamente, conduzindo o "Eterno Peregrino" pelo caminho do desenvolvimento mental, produzem nele um estágio final da evolução mental no Caminho da Iniciação. Iluminação, o termo aplicado a esse estágio final, é uma síntese do instinto, Intelecto e intuição. Os estudantes deveriam ter em mente que:

1. Gêmeos - expressa a relação dos pares de opostos ao lançarem o homem à atividade e evocarem sua percepção mental. Com a ajuda dos planetas regentes (Mercúrio e Vênus) a mente começa a funcionar e quando o planeta esotérico começa a se expressar e a transmitir a potência "o Mensageiro e o Anjo intercambiam sua compreensão" (Vênus e os divinos Manasaputras estão intimamente ligados. A.A.B.)

2. Libra - expressa o ponto de equilíbrio alcançado, anterior a uma atividade secundária e ao período de assimilação pela mente da experiência passada. Esses processos, quando desenvolvidos com êxito, evocam a intuição e isso põe em atividade o que é chamado de super-mente que é a resposta da mente iluminada à Mente de Deus.

3. Aquário - expressa a atividade da mente que foi iniciada nos propósitos da Mente Universal. É o signo que põe a alma em cooperação ativa com o plano interno de Deus. A isso chamamos Serviço.

Há, portanto, grandes Triângulos de energia que afetam o equipamento de resposta mental da humanidade e ao triângulo acima que diz respeito ao desenvolvimento da mente, dois outros podem ser acrescentados:

I
1. Touro Desejo o incentivo ao desenvolvimento evolutivo no reino de Deus.
2. Escorpião Aspiração a chave para a prova do discípulo.
3. Capricórnio Iluminação a libertação do iniciado.
II
1. Sagitário Direção expressão da intuição.
2. Câncer Encarnação experiência da conscientização.
3. Leão Autoconsciência modo de desenvolvimento.

Há outros triângulos maiores que são chamados "triângulos na consciência" e, como vocês bem sabem, o mais importante desses para a humanidade é o triângulo de Câncer, Leão e Aquário. Eles são hoje importantes porque as influências que fluem através desses três são basicamente responsáveis pelo crescimento da compreensão humana e pelo desenvolvimento não só do equipamento de resposta do homem, da natureza forma, mas também de sua crescente percepção do que é contatado. Esse processo tríplice sob essas três constelações produz finalmente a identificação com o que é percebido como sendo a divina essência, subjacente à forma. Essa identificação com o Ser subjetivo e real e a consequente retirada do que é o não-Eu é a nota-chave da quarta iniciação.

Da consciência da massa, em Câncer, o homem se torna um indivíduo em Leão e a lenta não-inteligente consciência do rebanho se torna a autoconsciência do homem desenvolvido em Leão. A reação instintiva dá lugar à atividade consciente, intelectual. Essa atividade dual, por sua vez, dá lugar à consciência do grupo que é o dom conferido pela atividade aquariana; o homem divino super-consciente então transcende sua limitada autoconsciência e a intuição se superpõe ao intelecto.

Nesse estágio no desenvolvimento da consciência humana, há pouco que eu ainda possa acrescentar à Ciência dos Triângulos. Dei pistas sobre a estrutura inteira dos triângulos transmissores, vivos, móveis, focalizadores, que deveriam ser subjacentes (e finalmente o serão) ao universo manifestado. Indiquei certas relações entre as várias constelações, os planetas esotéricos e nossa Terra. Transferi a abordagem do estudante de astrologia do mundo dos acontecimentos tangíveis, dos acontecimentos precipitados, e das características pessoais (que são distintivas da moderna astrologia exotérica) para o mundo das energias condicionadoras, dos incentivos controladores, impulsos e causas, e assim lancei as bases de uma astrologia esotérica interna que deverá governar esta antiga ciência no futuro. Dei ênfase, em suas consciências, à rede de luz e energia que é o recipiente das forças zodiacais e outras extra sistêmicas e dei indicações para o primeiro tênue esboço da astrologia da alma e do desenvolvimento da consciência do homem. Apresentei-lhes alguns fato esotéricos que deverão por algum tempo permanecer como hipóteses e teorias para o astrólogo comum e provavelmente nem sempre bem recebidos por isso; fiz afirmações que são necessariamente de natureza revolucionária e, portanto, perturbadoras, se não aparentemente irreais ou baseadas em premissas que negam tudo que o moderno astrólogo elaborou e por isso considerava tão caro. A esse respeito duas dessas ideias são básicas no que diz respeito à astrologia da alma:

1. A reversão da vida do discípulo na Roda da Vida, por meio da qual, seu avanço se torna contrário à direção dos ponteiros do relógio.

2. A influência do signo ascendente que é sustentado pelo astrólogo esotérico para indicar a possibilidade e direção da alma, versus a oportunidade da personalidade, oferecida pela natureza do veículo de resposta.

Essas duas ideias são obviamente revolucionárias e quando a elas adicionamos os novos conjuntos de regentes planetários que eu lhes dei, não será surpresa se vocês sentirem a vastidão do tema astrológico.

Essa, contudo, foi a primeira reação que eu esperava obter de vocês. A astrologia deve agora raciocinar do universal para o particular porque ela deve no futuro lidar com o desenvolvimento da alma e não com o horóscopo da personalidade, como até agora.

Neste ponto, lembrar-lhes-ia que nada do que eu tenha dito nega o mapeamento do horóscopo da personalidade como é feito no presente no caso do homem comum que avança segundo a direção dos ponteiros do relógio seguindo a Roda da Vida. Apenas trouxe para o seu campo de pesquisa astrológica, a astrologia da consciência humana, do anjo solar, do filho da mente, do homem espiritual.

No final deste século a verdade do que lhes dei será demonstrada; isso acontecerá onde discípulos aspirantes altamente desenvolvidos e iniciados estiverem envolvidos. A velha astrologia exotérica ainda persistirá, provará a sua utilidade quando estiver em questão o homem comum, focalizado em sua vida da personalidade e orientado para o mundo material.

Muito progresso no tocante à correta compreensão da astrologia virá mais tarde quando certas novas meditações sobre os doze signos do zodíaco se tornarem disponíveis. Quando o mundo novamente se estabelecer em uma vida mais calma e as condições estiverem ajustadas em um ritmo mais estável, essas novas meditações poderão formar uma poderosa fonte de utilidade em "abrilhantar a rede da vida" e produzir uma vida espiritual mais presente entre os homens.

O problema de todos os discípulos permanece o mesmo: Viver simultaneamente a agudamente sensível vida interior do Peregrino no caminho da vida, de um ser humano no mundo dos acontecimentos humanos; viver a vida grupal do discípulo aceito e da vida da massa da humanidade; cumprir seu próprio destino espiritual, por intermédio de uma personalidade controlada e, ao mesmo tempo, participar plenamente na vida da humanidade sobre a Terra - isso não é uma tarefa fácil.

Completamos o que sinto possível comunicar sobre a Ciência dos Triângulos - uma ciência que diz respeito ao padrão subjetivo de manifestação inteira e a significância do que é intimamente inter-relacionado com a Trindade da manifestação. Um outro nome para esta ciência é a Ciência da Estrutura ou Substância Etérica. Sendo assim, aquela ciência lida com a vida, qualidade, e aparência nos três mundos do divino Propósito e Vontade e, por essa razão, tudo o que posso fazer nesse tratado é fornecer-lhes certos "pensamentos sementes" que - em algum dia no futuro - florescerão como a básica Ciência das Relações. Essa relação subjetiva será tanto vertical como horizontal, particular e universal, específica e geral. Com o atual equipamento mental da humanidade, tudo que é possível ao homem é alcançar certos fatos e vagamente sentir certas implicações intuitivas e ideias. Mais tarde, ele perceberá intuitivamente a estrutura subjacente de ideias e sentirá a síntese básica que a própria vida contém. Portanto, além não posso hoje avançar mais do que lhes dei até agora.

Mas a guerra mudará tudo isso. Uma vez que haja uma medida de libertação nervosa da tensão, e uma vez que a oscilação do movimento mundial se tenha estabilizado novamente, a humanidade transcenderá a si mesma. Os valores espirituais emergirão com maior clareza, o fato do mundo interior não será mais questionado uma vez que a sensibilidade aumentada do homem o capacita a responder à impressão superior e à inspiração interna; sua habilidade em viver a vida vertical do espírito e a vida horizontal do relacionamento crescerão com cada década.

Então a relação da vida com a forma, do espírito com o corpo, da alma com a personalidade demonstrar-se-ão no reino da qualidade e a do aspecto divino imediato, a consciência crística, emergirão de uma maneira nem sonhada hoje por qualquer um de vocês - mesmo os mais avançados pensadores. É inútil tentarem especular. Só o tempo servirá para demonstrar a veracidade do quadro que eu descrevo e a validade da estrutura espiritual interna. Essa estrutura esteve sempre presente mas ela foi pesadamente sobrecarregada pelos desejos matérias da humanidade. Uma crosta espessa (se é que posso usar esta palavra) de pensamentos-forma vela e oculta o reino interno de beleza e de significado, de qualidade e de consciência espiritual. Essa crosta está sendo removida pela atual condição catastrófica do mundo. Os homens sentirão, no fim da atual guerra (Guerra Mundial) como se nada lhes tivesse sido deixado e que estarão sem coisa alguma e desnudados de tudo que fizera a vida digna de ser vivida, - tão dependente eles se tornaram do assim chamado alto padrão de vida. Mas essas atitudes servirão de degraus para uma nova vida e uma maneira de viver melhor e mais simples; novos valores serão liberados e compreendidos entre os homens e novos alvos serão revelados. E o dia virá, na experiência da humanidade, quando os homens olharão para trás para os séculos de antes da guerra e se admirarão de sua cegueira e ficarão chocados por seu passado egoísta e materialista. O futuro brilhará com uma glória acrescentada e, apesar das dificuldades e dos problemas incidentes ao ajustamento mundial e os novos relacionamentos entre o homem espiritual e seu ambiente material serão encontrados, o futuro provar-se-á como o melhor, embora não desvelado. 'Haverá dificuldades em todos os planos até a última iniciação mas a qualidade de destruição do processo da vida jamais voltará a ser tão potente. A razão para isso é que a humanidade está definitivamente emergindo da escravidão da matéria e em tais casos a destruição faz paralelo com o impacto do espírito que desce sobre a oposta matéria. Reflitam sobre esta afirmação.

Início