Navegação

Página Inicial
Livros de Alice Bailey

Astrologia Esotérica


Capítulo V - As Três Maiores Constelações do Zodíaco
1 - Leão, Capricórnio e Peixes
2 -As três maiores influências planetárias

Existe atualmente uma inter-relação entre três das constelações, e sobre isto gostaria de estender-me um pouco, porque a potência desta inter-relação está atingindo o clímax nesta época. A partir de 1975, sua potência diminuirá bastante até esgotar-se. O período de interação entre as três energias, com seu potente efeito sobre o nosso planeta, começou em 1875, alcançou o seu momentum em 1925, alcançará sua máxima expressão (para o bem ou para o mal) em 1945 e começará então a declinar em 1975. Estas três constelações são Leão, Capricórnio e Peixes, as quais estão curiosa e muito misteriosamente relacionadas com o quarto reino da natureza e, portanto, com a evolução e o destino da família humana. Juntemos a essas a energia emergente de Aquário, e encontramos quatro energias atuando sobre os veículos dos homens e produzindo efeitos peculiares - tanto destrutivos, quanto construtivos.

Esta relação e intensificação de vibração já ocorreu duas vezes antes. Uma vez com a chegada dos Filhos da Mente à Terra, durante a era lemuriana e outra vez, no período atlante, no clímax do conflito entre os Senhores de Face Escura e os Senhores de Rosto Luminoso (Ver Vol. II de A Doutrina Secreta ou o Vishnu Purana - AAB.). No primeiro caso, a quarta constelação ativa era Gêmeos, e no segundo, era Sagitário. O efeito, neste último, foi sentido no plano físico (o primeiro foi no plano mental) produzindo o grande Dilúvio que a Bíblia registrou, o qual provocou a destruição da humanidade da época, mas liberou a vida que nela morava para maior experiência e desenvolvimento.

Voltar ao início


1 - Leão, Capricórnio e Peixes

Os efeitos produzidos são sobre a massa e os regentes destas constelações que entram em atividade nesta época são aqueles já listados anteriormente.

LEÃO - Regente: o Sol, que vela Urano, o planeta do ocultismo e que governa as relações grupais, as organizações e a 11a. casa, e relaciona a influência de Leão a Aquário.

CAPRICÓRNIO - Regente: Vênus, que governa a 2a. casa, concerne à economia, à distribuição de dinheiro e metais, e que rege Touro, a "casa semente" da iluminação e da nova luz emergente. Exotericamente, Vênus também rege Libra e a 7a. casa, onde os inimigos são reconhecidos e as uniões e amizades são alcançadas.

PEIXES - Regente: Plutão, que governa a 8a. casa, a casa da morte, da dissolução, do desapego, e que governa Escorpião, o signo da prova e do discipulado.

Esta tabulação e as relações que daí se deduzem exigem um estudo cuidadoso à luz dos assuntos modernos e da presente situação mundial. Do ângulo das energias de raio envolvidas e que procuram controlar a vida humana, temos a influência do 7° Raio da Lei Cerimonial, Ordem e Magia; o 5° Raio do Conhecimento Concreto ou Ciência, e o 1" Raio da Vontade, os quais, em conjunto, estão provocando mudanças fundamentais e introduzindo a nova era. Esta combinação é terrivelmente potente e provoca a precipitação de forças internas, um aumento de atividade da mente inferior e o jorrar da força de Shamballa - as três funcionando no campo da vida planetária hoje como jamais se vira antes.

Deve-se esse efeito maior ao grande aumento de sensibilidade da humanidade, em comparação com as duas ocasiões anteriores, quando (na evolução cíclica) essas três constelações estiveram ativas. A combinação desses fatores demonstra-se nos assuntos humanos hoje e é responsável pela organização que está por trás da Guerra Mundial - uma organização envolvendo todos os três níveis nos três mundos da evolução humana e que afeta também os três reinos da natureza, mas principalmente o quarto. É responsável pelo uso do poder mental em grande escala, notadamente no sentido material como no presente e para a satisfação do desejo humano, mais a vontade pessoal de uns poucos indivíduos malignos, que, por possuírem em sua própria natureza as sementes do mal, respondem aos aspectos inferiores desta força. Mas, é também responsável pela crescente boa vontade de muitos que estão despertando.

Uma análise cuidadosa destas constelações, dos seus regentes planetários e das forças de raio que eles transmitem, juntamente com apreciação das casas onde estes efeitos serão principalmente sentidos, esclarecerão os problemas mundiais de modo assombroso. A seguinte tabulação, ainda que dada anteriormente, será útil:

Constelação Regente Raio Casa
Leão Sol (Urano) 11ª
Capricórnio Vênus 2ª e 7ª
Peixes Plutão

Por isso, as energias que afluem serão sentidas principalmente naqueles aspectos da vida humana que são influenciados pelos regentes de certas casas.

O 7° Raio da Ordem Cerimonial ou Organização é sentido na casa dos relacionamentos, das organizações, do esforço mútuo e da aspiração (seja para o bem ou para o mal). As forças deste raio trabalham sobre o 7° plano, o plano físico - o plano onde são feitas as principais mudanças em todas as formas, e onde o discípulo tem que posicionar-se com firmeza ao receber a iniciação.

Este 7° raio arrasta o mundo das forças para uma atividade organizada e direcionada na esfera externa da manifestação, e provoca a precipitação do carma, o que, neste caso, conduz ao seguinte:

1 - A expressão de todo mal subjetivo da vida da humanidade, assim provocando a guerra mundial.

2 - A iniciação do Logos planetário e - com Ele - a de todos aqueles que estão ao lado das forças da Luz. Isto toma várias formas, no que concerne à humanidade:

a) A iniciação da consciência das massas de homens na Era de Aquário, submetendo-as às novas influências e potências, e tornando-as capazes de dar a elas uma reposta que de outro modo não seria possível.

b) A iniciação dos aspirantes do mundo no Caminho do Discipulado Aceito.

c) Certas iniciações maiores no caso de discípulos mundiais já suficientemente fortalecidos e preparados para recebê-las.

Apesar da enorme destruição por toda parte, o trabalho do 7° raio faz-se sentir de forma crescente; a destruição das forças do mal prossegue, ainda que a grande custo para as Forças da Luz; simultaneamente há um reagrupamento e re-arrumação das atitudes e do pensamento humanos, Isto é o resultado da enorme demanda por direção e orientação dirigida aos pensadores do mundo. Assim, a nebulosa estrutura e indistinto contornos da civilização na Nova Era podem já ser vistos.

O espírito subjacente da liberdade triunfará à medida que ele se organiza em revolta contra a escravidão. Para este fim contribuirá cada vez mais o 7° raio.

Leão, cuja nota chave é a plena autoconsciência, domina cada vez mais. Os assuntos envolvidos na presente situação estão se tornando mais claros nas mentes das massas, as quais podem - e assim o farão - agir com plena percepção e propósito intencional e consciente quando a hora chegar e compreenderão as implicações e o preço envolvidos, de um modo até agora impossível. É este o significado de minha insistente afirmação de que as questões e determinações da presente situação estão nas mãos da própria humanidade. As "estrelas no seu curso" ajudarão a humanidade ou trarão a destruição, segundo as determinações humanas. Os homens podem alcançar a liberdade e organizar-se para a Nova Era com sua civilização ímpar e síntese construtiva, ou poderão cometer suicídio (se assim posso falar simbolicamente) e entregar seu futuro imediato às forças do mal e da morte, cujo trabalho visa à aniquilação de todos os verdadeiros valores pelos quais o espírito humano tem lutado.

O aspecto auto-consciência do ser humano está sendo firmemente expandido sob esta importante interação e pelas forças transmitida por Urano, através da 11a. casa, o que levará finalmente à consciência, relações e trabalho grupais. É a isto que devemos a atual tendência à amalgamação, à federação às esferas de ação e aos inúmeros grupos que cada vez mais marcam o intercâmbio humano. O espírito de grupo e as formas através das quais ele se expressa demonstram-se de modo crescente, e isto constitui para a raça, uma verdadeira iniciação. É o surgimento da Glória do espírito humano de um modo mais definido e impressionante, e envolve uma orientação para a liberdade que futuramente será registrada na História como a característica mais marcante desta era de grande conflito. A humanidade está hoje participando nos testes preparatórios para a iniciação do discípulo mundial. É grande o privilégio de tomarmos parte nisto. Não nos esqueçamos que onze é o número do iniciado e que atualmente a casa onze é a dominante, e que Aquário -o 11° signo - é o signo dos relacionamentos universais, da interação e da consciência. Para tudo isto, a combinação dos signos de Leão, Capricórnio e Peixes está preparando a raça.

Os homens malignos que guiaram o destino da Alemanha falavam de grupos mundiais e da Ordem das Nações Europeias, mas era um agrupamento tendo a Alemanha como centro e para os egoístas interesses da Alemanha. O agrupamento que é parte do Plano divino não é feito ao redor de qualquer nação, mas sim baseado no ideal da fraternidade, da vontade-para-o-bem e na liberdade do todo. Um agrupamento expressa a distorção materialista egoísta, e o outro, um objetivo espiritual,

Capricórnio, como já foi dito, está relacionado com a iniciação, é também o signo do vindouro Salvador mundial, e estes aspectos superiores das influências capricornianas poderão ser potentemente demonstrados e a humanidade assim o desejar e aproveitar a influência de Vênus usando a mente como refletor do propósito da alma. Se tal não ocorrer, a situação atual se converterá em algo muito pior - uma situação onde as massas serão "reiniciadas na Terra e forçadas a voltar as costas para a luz que desponta". Seguir-se-á um período escuro de civilização. Em vez da caverna escura da iniciação onde a luz da própria natureza do iniciado ilumina a escuridão e assim demonstra seu comando da luz, a caverna escura do materialismo e do controle físico, animal, tomará o lugar do Caminho Iluminado". O aspecto terreno de Capricórnio, o aspecto mais inferior da mente concreta e um crescente controle pelo espírito taurino em sua pior forma tomarão o lugar da possibilidade divina de entrar na luz maior, a manifestação da natureza da alma e o reconhecimento da luz que e encontrada no olho do Touro".

Essas são as possibilidades que confrontam hoje o mundo dos homens; o resultado depende do triunfo final das Forças da Luz (trabalhando através das Nações Aliadas) ou do controle das forças do materialismo. A Alemanha representou o materialismo no Ocidente e o Japão, no Oriente. Diria também que aqueles que, em ambas as nações - e são muitos -e representam o "Caminho iluminado", foram de tal modo aprisionados em seu meio ambiente e de tal modo suas personalidades foram dominadas pelo pensamento-forma de seus governantes que a ação correta se lhes tornou impossível, e é por esta razão que a Hierarquia se sente impelida a um renovado esforço.

As Forças da Luz reconhecem o bem espiritual de todos os povos, e para ele trabalham, independente de suas relações nacionais. Elas estão trabalhando para que a Alemanha se liberte da miragem que desceu sobre seu povo. A Hierarquia distingue a massa desnorteada, a Juventude equivocadamente educada e os líderes obsedados em todos os setores do governo. Estes últimos são "conchas" obsedadas por entidades malignas e daí sua potência dinâmica e uni-direcionada, e sua extrema habilidade e astúcia, fruto de longa experiência a serviço do mal, e daí também a falsidade quase ridícula de sua propaganda. Eles são a encarnação do espírito do materialismo, despojado de todo verdadeiro sentimento e percepção, faltando-lhes a luz do amor e da compreensão, porém poderosamente animados pela energia da própria substância.

Está na hora dos homens acordarem para a natureza destes seres que procuram (sob o presente grupamento de constelações) escravizar a raça. A influência terrena de Capricórnio tornou possível essa atividade; eles próprios foram evocados de seu passado maligno pelo lado material da própria humanidade e pela potência do egoísmo da massa dos homens. Da mesma maneira, as Forças da Luz podem ser evocadas com tremendo poder pela aspiração da massa e o desejo espiritual dos povos da Terra. Já há sinais desta evocação.

A influência venusiana - como devem ter notado - traz igualmente as influências de Libra. Vemos hoje um ciclo onde encontramos um ponto de equilíbrio que corresponde ao grande ponto de equilíbrio no Caminho da Involução quando o espírito e a matéria se contrabalançaram e tornaram possível o passo seguinte, ou seja, o arco ascendente da evolução. Agora, o equilíbrio é em níveis mentais, enquanto que na crise anterior foi no plano físico. Agora, este ponto de equilíbrio é para a humanidade - para os Filhos da Mente - o que o anterior ponto de crise foi para o Logos planetário. Este é um fato que deve ser lembrado e ao qual devemos dar a devida atenção. O problema que espera solução é: qual aspecto da humanidade triunfará por fim, e ao predominar, romperá o equilíbrio - o espírito ou a matéria, a alma ou a personalidade? É esta a natureza dos pontos de crise. Tal como na crise planetária, se o espírito triunfar, uma nova característica, função ou qualidade da divindade começará a manifestar-se: a mente superior. Na crise humana, a mesma coisa é possível. Se o espírito do homem triunfar, então o aspecto do verdadeiro amor em sua natureza divina e com sua ênfase grupal será possível. São estas as questões.

Para provocar a plena apresentação da escolha e indicar o modo pelo qual o espírito do homem pode triunfar, foi chamada, ou melhor, evocada a influência de Peixes. As condições evocam, ajudadas em certos momentos pelas Palavras de Poder pronunciadas pela Hierarquia. Peixes, por meio de seu regente, Plutão, que esotericamente rege tanto a massa quando os discípulos, necessitava do triunfo da morte - não necessariamente a morte física - que conduz à dissolução da forma do homem. Frequentemente é a morte ou fim de velhas formas de civilizações que ciclicamente aparecem e desaparecem; de ensinamentos religiosos, quando eles não mais atendem à necessidade da natureza espiritual do povo, como é atualmente o caso; de processos educacionais que falham na educação da natureza em desenvolvimento do homem e servem apenas para enganar e aprisionar. Ao dizer isto, não me refiro à morte da religião ou de formas de pensamento Refiro-me à morte como a Grande Libertadora, que destrói as formas que estão provocando a morte daquilo que nelas está encamado. E a esta morte filosófica em seu aspecto mais baixo que a Alemanha respondeu. A destruição da religião que a Alemanha tentou provocar não é um prelúdio para o estabelecimento de uma melhor aproximação à divindade, mas sim o esforço para evocar os antigos deuses, para deificar as formas da matéria para tornar o Estado o fim supremo da vida dos homens; o espírito de amor e de corretas relações individuais, que são tão basicamente características do Reino de Deus, não são conhecidos.

O enfoque totalmente ateísta dado pela Rússia ao problema religioso antes e durante o período da revolução, é muito mais saudável do que o enfoque dado pela Alemanha. Podemos ter certeza que o espírito do homem em sua divindade essencial pode erguer-se incólume da experiência, em resposta ao chamado do espírito imortal. Este chamado é capaz de soar claramente no vazio e ser evocado pelo tempo e circunstâncias, sem oposição - se a única dificuldade com que se depara é o espírito agnóstico e uma atitude de incredulidade. Porém, a imposição de mitos antigos, num esforço para deter a demanda da verdade, e um ataque cuidadosamente planejado sobre o Cristo mundial, é perigoso, maligno e causará um retrocesso. Disto foram culpados os governantes da Alemanha.

Eles não conseguiram extinguir a vida espiritual da nação porque a religião na Alemanha não estava tão corrompida quanto na Rússia, e não precisava de uma purificação tão drástica. Estes pontos devem ser lembrados pelos pensadores. Na mística Rússia, estão emergindo para uma nova beleza as sementes da vida espiritual e um ideal religioso triunfante está a caminho da manifestação; na Alemanha, as velhas crenças cristalizadas são confrontadas com algo ainda mais antigo, e a combinação do repúdio mundial e de formas decadentes tornará a sorte do povo alemão uma tragédia. Na luta que se seguirá por aquilo que está espiritualmente vivo, no esforço por recuperar a crença nas realidades da revelação divina, e na determinação em corrigir o mal trazido ao mundo por seus dirigentes, a Alemanha pode, algum dia, tornar a expressar a vida da alma. Para tal, primeiro é preciso que ela seja libertada do governo do mal, e depois ajudada a recuperar sua posição espiritual.

Plutão, portanto, atinge plena força e expressão a fim de encenar as provas do discípulo mundial, e para esse fim traz a potência de Escorpião, o signo do discipulado. Sob o efeito destas influências será forçosa a morte das formas, deixando o discípulo livre; a dissolução da velhas estruturas de pensamento grupal que incorporam ideias e ideal ultrapassados, terá que sobrevir; velhas formas cristalizadas têm que ser dissolvidas e desaparecer, porém em seu lugar o espírito imorredouro- impressionado pela revelação e sensível aos emergentes novos conceitos da verdade - criará as necessárias novas formas para sua apropriada expressão.

Tais são as influências que estão hoje dominando o mundo e que encontram expressão de acordo com o tipo de veículo que reage ao seu Impacto. O tipo de resposta consciente e a atividade resultante dependem -:- como bem sabe o ocultista - da qualidade do veículo que é receptivo a aproximação deste ou daquele tipo de energia. A interação entre a energia e o veiculo produz então algum tipo de consciência. Esta é uma lei básica e inalterável.

Nas poucas coisas que lhes pude dizer sobre estas constelações e suas relações com nosso planeta na época atual, espero ter tornado claro e prático algo que os astrólogos esotéricos têm sempre que lembrar-se - o fato de que uma vez determinadas quais as constelações e quais planetas - esotéricos e exotéricos - estão influenciando a Terra num dado momento e, consequentemente, quais os raios em atividade deveria ser possível comprovar o fato dessas energias distribuídas pelo aparecimento, na Terra e entre os homens, de seus resultados apropriados e da resposta esperada.

Voltar ao início


2 - As Três Principais Influências Planetárias Atuais

Dentro do próprio sistema solar, três dos planetas sagrados estão peculiarmente ativos. São eles:

1 - Urano. Este planeta é o regente exotérico de Aquário; é também o regente esotérico de Libra e o regente hierárquico de Áries. Está peculiarmente ativo nesta época e transmite a energia do 7° raio. A circulação de suas energias pode ser representada pelo seguinte símbolo ou diagrama:

Este tríplice influxo da energia do 7° raio, colorido pela força de três grandes constelações, é potente para efetuar importantes mudanças em nosso pequeno planeta. É interessante compreender que Áries, o Inaugurador, exerce seu efeito na Terra através da potência organizadora de Urano. Áries é a fonte, o começo e o iniciador da Nova Era e das vindouras civilizações, do aparecimento do Reino de Deus sobre a Terra, e também do indivíduo iniciado nos Mistérios. Aquário é o atual Determinador do futuro. Aquilo que é agora iniciado em Áries virá à manifestação em Aquário, e Libra imporá um ponto de equilíbrio ou (falando esotericamente) Libra proverá a forma de "escapar das forças em oposição num ponto intermédio entre a fonte e a meta."

2 - Mercúrio. É a expressão do 4° raio, e este é, como sabemos, peculiarmente relacionado do 4° reino da natureza, o reino humano. É o regente esotérico de Áries (dai "conduzir para os mistérios ) e é também o regente exotérico de Gêmeos, o qual é o signo dos grandes opostos no que se refere à humanidade, porque ele significa alma e personalidade, consciência e forma. É, finalmente, o regente hierárquico de Escorpião, o signo do discipulado.

Isto, portanto, coloca em estreita relação quatro grandes constelações, cada uma das quais tem uma peculiar relação com as dualidades que definidamente dizem respeito à evolução do homem. Estas dualidades expressam-se de modo ímpar para a humanidade através de Áries, Gêmeos, Virgem e Escorpião. O diagrama descreve a natureza de tal relação:

Ao visualizar estes diagramas, o símbolo deve ser visto em rápida revolução. Mercúrio, o Mensageiro dos Deuses, leva para a humanidade um certo tipo de força, e isto precipita um ponto de crise; provoca a grande revolução seguinte que conduzirá a humanidade a uma nova experiência, e à revelação da divindade, que o homem tem como destino revelar.

3 - Saturno. Este planeta aplica as provas e é escolhido ou invocado para este fim porque o 3° raio é não só o seu raio particular, mas também o raio do nosso planeta, a Terra. As duas notas se sincronizam. Saturno é também o regente hierárquico de Libra e portanto, traz para a manifestação da humanidade, e para as várias hierarquias envolvidas, um ponto de crise, cuja chave e resultado residem no reconhecimento do equilíbrio. Como Saturno também controla Capricórnio em duas de suas três expressões ou campos de influência, ele é poderoso nos três campos - exotérico, esotérico e hierárquico - e se vocês relacionarem o que está dito aqui com o que anteriormente foi dito sobre Capricórnio, verão como o signo da iniciação paira sobre o nosso planeta, assim como sobre o destino do discípulo individual. Temos, pois, uma expressão da força do 3° raio, que o diagrama torna clara:

Isto torna claro que, atualmente, os signos de equilíbrio e iniciação podem ser inteligentemente utilizados para produzir efeitos sobre a Terra, e isto eles o fazem imutavelmente.

Estas declarações finalizam o que achei necessário dizer por enquanto. A iniciação -caracterizada pela autoiniciação - é a demanda do homem hoje. As estrelas assim o proclamam e decretam. Por conseguinte, a Hierarquia intencionalmente colabora. O grito de demanda e as aspirações do homem indicam que a oportunidade está sendo valorizada e reconhecida sua comprovada necessidade. O Espírito da Vida compele a isso.

Início