Navegação

Página Inicial
Livros de Alice Bailey

Astrologia Esotérica


APÊNDICE

Sugestões para os Estudantes
A Astrologia em A Doutrina Secreta
(3a edição)

1. A mitologia refere-se a lutas astronômicas, teogônicas e humanas; o ajustamento de esferas e à supremacia de tribos e nações. A "luta pela existência" e a "sobrevivência do mais apto" reinavam soberanos desde o momento em que o Cosmos veio à existência. Daí:

a. A incessante luta dos Deuses em todas as antigas Escrituras
b. A guerra no Céu, das mitologias antigas. (D. S. I., 223)

2. Por trás deste véu..., de símbolos astrológicos, encontravam- se os mistérios ocultos da antropografia e a primeira gênese do homem. (D. S. I., 250)

3. A astrologia existiu antes da astronomia. (D. S. III, 325)

4. A astrologia ou a adoração da Hoste Celeste é o resultado natural da astrologia ainda semi-revelada... Daí, ser a Astrologia divina para os Iniciados; astrologia supersticiosa para os profanos. D. S. III, 337)

5. A astrologia primitiva está tão mais acima da astrologia moderna quanto os Guias (os planetas e os signos zodiacais) estão distantes dos postes de luz nas ruas. (D. S. III, 341)

6. A astrologia deixou no mundo sua marca eterna. (D. S. III, 342)

7. A astrologia está edificada sobre a mística e íntima conexão entre os corpos celestes e a humanidade, e é um dos grandes segredos da Iniciação e dos mistérios ocultos. (D. S. II, 525)

8. As estrelas e constelações estão conectadas com os indivíduos e exercem, sobre eles, oculta e misteriosa influência. Assim sendo, por que não sobre nações, raças e a humanidade como um todo. Esta afirmação fundamenta-se na autoridade dos Registros Zodiacais. (D. S. I, 709)

a. Há registros preservados através do Zodíaco desde eras incalculáveis. (D. S. I, 709)

b. A astronomia e a astrologia pertencem ao plano físico, e não ao espiritual. (D. S. I., 667)

c. Somente os filósofos que estudaram astrologia..., sabiam que a última palavra sobre essas ciências tinha que ser buscada nas forças ocultas que emanam das constelações. (D. S. III, 214)

9....."Diante da eterna conformidade das divisões do Zodíaco e dos nomes dos planetas aplicados, sempre e em todos os lugares, na mesma ordem, e diante da impossibilidade de atribuir tal coisa ao acaso e coincidência..., temos que admitir a enorme antiguidade do Zodíaco. (D. S. I, 711)

10. A astrologia cerimonial superior..., depende do conhecimento do Iniciado sobre as Forças imateriais e Entidades espirituais que afetam e guiam a matéria. (D. S. III, 337)

11....."a nossa Terra foi criada ou formada por espíritos terrenos, sendo os Regentes (os Espíritos dos sete planetas - AAB.) simplesmente os supervisores. Isto foi o primeiro germe daquilo que mais tarde se tornou a Árvore da Astrologia e Astrolatria. (D. S. II, 26)

12. "Há sete grupos principais de Dhyan Chohans, que são os primeiros sete Raios... Por isso há 7 planetas principais, as esferas onde habitam os 7 Espíritos, sob cada um dos quais nascem os grupos humanos." (D. S. I, 626)

13. "Há somente 7 planetas especialmente conectados com a Terra e 12 casas, mas as combinações de seus aspectos são inumeráveis. Como cada planeta pode formar com cada um dos outros doze aspectos diferentes, suas combinações podem ser quase infinitas. (D. S. I, 626)

14. Aquilo que é a Entidade sobrevivente em nós é, em parte, a emanação direta dessas entidades celestiais e em parte, as próprias entidades. (D. S. I, 251)

15. A descida e a subida da mônada ou alma não podem ser desvinculadas dos signos Zodiacais. (D. S. I, 730)

16. As cinco afirmações seguintes são básicas:

1. Cada um dos Sete Primordiais, os sete primeiros raios, que formam o Logos em manifestação, é por sua vez, sétuplo.

2. Assim como as sete cores do espectro solar correspondem ao sete raios ou Hierarquias, também cada uma delas é subdividida em sete.

3. Cada uma dessas Hierarquias proporciona a essência (a alma) e é a construtora de um dos sete reinos da natureza - os três reinos elementais, o mineral, o vegetal, o animal e o reino do homem espiritual.

4. Cada Hierarquia fornece a aura de um dos sete princípios do homem, com sua cor específica.

5. Cada uma destas Hierarquias é regente de um dos planetas sagrados. Assim nasceu a astrologia, tendo uma base estritamente científica. (D. S. III, 482)

17. Todos os grandes astrólogos têm admitido que o homem pode reagir contra a influência das estrelas. (D. S. III, 339)

18. Este sistema não pode ser compreendido se a ação espiritual destes períodos ou ciclos - pré-ordenados, por assim dizer, pela lei cármica - for separada de seu curso físico. Os cálculos dos melhores astrólogos fracassariam, ou seriam imperfeitos, a não ser que esta ação dual seja levada em consideração com total competência e domínio dentro destas linhas, domínio este que só pode ser alcançado por meio da iniciação. (D. S. I, 703)

19. Os astrólogos modernos não dão as correspondências corretas dos dias, planetas e cores.

20. Existe a astrologia branca e a negra... os resultados obtidos, bons ou maus, não dependem dos princípios, que são os mesmos em ambos os casos; dependem, isso sim, do próprio astrólogo. (D. S. III, 339)

Nota: D. S.I, secção XVI e D. S.III, secção XXXVIII tratam do Zodíaco, com referências bíblicas ao Zodíaco, da astrologia e dos mistérios da Iniciação.

AS CONSTELAÇÕES

1. "Cada uma das doze constelações, quer separadamente ou em combinação com outros signos, tem uma influência oculta, seja para o bem, seja para o mal." (D. S. I, 440)

2. "Enoque, o protótipo da natureza dual do homem (espiritual e física), ocupa o centro da Cruz astronômica... que é uma estrela de seis pontas... Na ponta superior do triângulo de cima está a Águia (Escorpião); na ponta esquerda inferior está Leão; na ponta direita está Touro; enquanto que entre o Touro e o Leão... está a face de Enoque, o homem (Aquário)... Estes são os quatro animais de Ezequiel e as Revelações. (D. S. II, 561-562)
(A Cruz Fixa nos Céus)

3. As constelações da Ursa Maior e das Plêiades constituem o mais profundo mistério de natureza oculta. (D. S. II, 580)

4. Desde os primórdios da humanidade, a Cruz, ou o Homem, com os braços estendidos horizontalmente (a Cruz Fixa) tipificando sua origem cósmica, estava relacionada à sua natureza psíquica e às lutas que levam à iniciação. (D. S. III, 141)

Nota: Todas as viagens de todos os Heróis da antiguidade, através dos signos do sol e dos céus..., são em cada caso individual, a personificação dos sofrimentos, triunfos, e milagres de um adepto antes e depois da iniciação.

5. Os signos do zodíaco: cada um era um signo duplo na antiga magia astrológica -Touro-Eva, por exemplo; e Escorpião era Marte-Lupa, ou Marte-Loba... Embora estes signos fossem opostos entre si, eles se uniam ao encontrar-se no centro que os ligava. (D. S. III, 154)

Referências compiladas de Um Tratado sobre o Fogo Cósmico:

6. Enquanto não for revelado e conhecido o mistério da Ursa Maior; enquanto a influência das Plêiades não for compreendida, e enquanto não for revelado o real significado do Triângulo cósmico formado por:

1.Os 7 Rishis da Ursa Maior;
2.Os 7 Logoi planetários do nosso sistema solar;
3.As 7 Plêiades ou Irmãs,

O carma dos 7 planetas sagrados permanecerá desconhecido. Tudo que podemos ver é sua atuação no sistema solar. Torna-se evidente complexidade deste assunto quando nos lembrarmos que estes três grupos não apenas formam um triângulo, muitos triângulos menores têm que ser estudados. Qualquer um dos 7 Rishis pode formar, com uma das 7 Irmãs, um triângulo subsidiário, e todos têm que ser estudados. (F. C., 801)

7. Um outro fator na computação cúbica reside no efeito das seguintes estrelas e constelações sobre o nosso sistema e sobre qualquer planeta dentro do sistema:

1. A Ursa Maior,
2. A Ursa Menor,
3. A Estrela Polar,
4. As Plêiades,
5. A Constelação de Capricórnio,
6.O Dragão, e

todas as outras constelações e estrelas aliadas ao zodíaco. O mistério está oculto na astrologia esotérica, e enquanto não for melhor compreendido o tema da energia, atuando através do corpo etérico, da radioatividade e da transmutação de todos os corpos, de um estado inferior para um superior, o real mistério da "influência que estes vários astros exercem uns sobre os outros continuará como está no presente: um segredo não revelado." (F. C. 795)

8. A energia no universo pode ser assim diferenciada:

"1. Intercósmica - afetando as constelações.
2. Interplanetária - afetando os planetas.
3. Intercadeias - afetando as cadeias de um ciclo planetário.
4. Interglobular - produzindo intercâmbio de força entre os globos de uma cadeia.
5. Interseccional - afetando a transferência de força entre os reinos da natureza.
6. Inter-humana - interagindo entre homens.
7. Interatômica - passagem de força entre os átomos". (F. C., 1029)

9. "Temos também de considerar a ação da energia que emana de qualquer uma das doze constelações ou signos zodiacais, com a qual a astrologia se ocupa. Este tipo de força concerne principalmente estimulação planetária, aos Logoi planetários, e está oculta no carma cíclico dos Mesmos - carma esse que incidentemente envolverá aquelas mônadas e devas que formam Seus corpos e centros." (F. C., 1052)

10. Estes três grupos de corpos celestes (a Ursa Maior as Plêiade e Sirius) são de suprema importância no que concerne à espiral de atividade cíclica de nosso sistema. Assim como no átomo humano a espiral da atividade é egóica e controlada pelo corpo egóico, também em conexão com o sistema solar, estes três grupos estão vinculados à Tríade Espiritual Logóica - atma-budi-manas - e sua influência é predominante em relação à encarnação, evolução e progresso solares." (F. C. 1058)

OS PLANETAS

1. "Há 7 planetas principais, as esferas habitadas pelos 7 Espíritos São eles:

a. Os 7 principais grupos de Dhyan Chohans.
b. Os 7 Raios Primordiais". (D. S. I, 626)

2. "Há somente 7 planetas especialmente conectados com a Terra e 12 casas, mas as combinações possíveis de seus aspectos são incontáveis... Cada planeta pode apresentar-se, a cada um dos outros, em 12 aspectos diferentes." (D. S. I, 626)

3. "Os nomes dos planetas são sempre os mesmos; e na mesma sequencia em toda a parte."(D. S. I, 711)

4. "Os 7 Regentes Planetários (os Logoi Planetários) são 'os 7 Filhos de Sophia (sabedoria)' ". (D. S. II, 221. Nota)

5. "Para Pitágoras, as forças eram Entidades Espirituais, Deuses, independentes dos planetas e da matéria, tal como os vemos e conhecemos na Terra, que regiam o Céu Sideral." (D. S. 1,535)

6. "Os 7 Filhos da Luz - tinham o nome de seus planetas e frequentemente até se identificavam com eles: Saturno, Júpiter, Mercúrio, Marte, Vênus e, presumivelmente, Sol e Lua". (D. S. I, 628)

7. "Os planetas têm seu próprio crescimento mudanças, desenvolvimento e evolução gradual." (D. S. I, 667)

8. "Platão representava os planetas como sendo movidos por um Reitor intrínseco..., uno com a sua morada, como "um barqueiro dentro de seu barco". (D. S. I, 535)

a. "Os planetas não eram massas inanimadas, mas sim corpos vivos e ativos."
b. "Os planetas eram inteligências racionais circulando ao redor do sol." (D. S. I, 535)

9. "Os planetas têm por Espíritos supremos a Fortuna e o Destino, os quais mantêm a eterna estabilidade das leis da natureza através de toda a incessante transformação e perpétua agitação. O éter é o meio pelo qual isto é realizado." (D. S. I, 735)

10. "Os 7 Deuses foram divididos em duas tríades e o sol.

a. Tríade inferior - Marte, Mercúrio e Vênus
b. Tríade superior - Lua, Júpiter e Saturno (a Lua representando um planeta oculto) (D.
S. II, 484-5)

11. "Os quatro planetas exotéricos - Saturno, Júpiter, Mercúrio e Vênus - e três outros que não devem ser mencionados (Plutão e dois outros ocultos A. A. B.) foram os corpos celestes em comunicação astral e psíquica direta - moral e fisicamente - com a Terra, seus Guias e Observadores. As órbitas visíveis forneceram à nossa humanidade suas características externas e internas, e seus Regentes forneceram nossas Mônadas e faculdades espirituais. (D. S. I, 628)

12. "A Trindade foi representada pelo Sol (o Pai), Mercúrio (o Filho) e Vênus (o Espírito Santo)". (D. S. II, 569)

13. "Havia 7 tabernáculos prontos para serem habitados pelas Mônadas, sob 7 diferentes condições cármicas." (D. S. II, 223)

14. "Em sua evolução, cada raça nasce sob a influência de um dos planetas." (D. S. II, 27)

15. "A Tradição dos 70 planetas que presidem o destino das nações baseia-se no ensinamento cosmogônico oculto, o qual diz que, além das cadeias sistêmicas de Planetas Mundiais, há muito mais no sistema solar. (D. S. I, 718. Nota)

16. "O espírito do planeta é tanto um criador no seu próprio reino, quanto o Espírito o é nos céus (isto é, a vida da forma e a vida da alma do planeta. A. A. B.). (D. S. II, 500)

17. "Os 7 planetas são os irmãos do Sol, e não seus filhos." (D. S. I, 483)

18. "Os Espíritos Planetários são os espíritos que dão a forma estrelas em geral, e especialmente aos planetas. Eles regem os destino dos homens que nascem sob esta ou aquela de suas constelações" (D. S. I, 153)

19. "Cada um dos planetas (dos quais apenas 7 são sagrados porque regidos pelos mais elevados Regentes ou Deuses)... é um setenário" (D. S. I, 176)

20. A tabulação seguinte é sugestiva:

a. Deus, o Pai - 1° Logos - Fogo Elétrico. Grande Ursa. Sol.
b. Deus, o Filho - 2° Logos - Fogo Solar - Sirius. Vênus Mercúrio.
c. Deus, o Espírito Santo - 3° Logos - Fogo por Fricção - plêiades. Saturno (F. C., 96)

21. "O Espírito planetário é um outro nome para o Logos do planeta que é um dos '7 Espíritos diante do trono de Deus'," e portanto, um dos 7 Homens Celestiais. Ele está no arco evolutivo do Universo e já ultrapassou muitas etapas além da humana. A Entidade planetária está no arco involutivo e é uma entidade de grau muito baixo. É a soma total de todas as vidas elementais do planeta. (F. C. 105, nota)

22. "Os 7 planetas sagrados são compostos de matéria do quarto éter, e os Logoi planetários (os 7 Homens Celestiais) cujos corpos são os planetas, funcionam, normalmente, no quarto plano do sistema, o plano búdico." (F. C., 121)

23. "Certos planetas representam para o Logos o mesmo que os átomos permanentes representam para o homem, isto é, eles personificam princípios. Porém, certos planetas podem abrigar estes princípios apenas temporariamente, e esta é uma das distinções entre um planeta sagrado e um não-sagrado." (F. C. 299)
24. A Terra, Marte, Júpiter, Saturno e Vulcano estão ainda desenvolvendo o principio mental. (F. C., 403)

25. "Aqueles que trabalham nos esquemas de Urano, Netuno e Saturno funcionam de modo um tanto diferente daqueles que atuam no esquema de Vênus, Vulcano, Marte, Mercúrio, Júpiter, Terra, e no esquema exotérico de Saturno, e assim também os Manasadevas (os Anjos Solares) da ronda interna. Devemos notar aqui novamente uma triplicidade de forças, que nos dá uma pista... Nos outros, o grupo superior e o do meio dominam, uma vez que esses planetas são os mais ocultos e sagrados por manifestação, e concernem a egos que estão no Caminho, e que, por conseguinte estão voltados para a atividade grupal. Em conexão com Urano, Netuno e Saturno isto é de se esperar, uma vez que eles são os esquemas planetários Sintetizadores e oferecem condições adequadas apenas para as etapas muito avançadas. Eles são chamados os planetas ceifadores'." (F. C., 777)

26. "Mercúrio e Vênus, o Sol e a Lua constituem os 'Anjos Guardiães dos quatro cantos da Terra'."

Nota:

a. (O Sol e a Lua velam planetas ocultos)
b. Estes quatro são os Maharajas, conectados com o carma, a humanidade, o cosmos e o homem.
c. Eles são o Sol ou seu substituto - Miguel
Eles são a Lua ou seu substituto - Gabriel
Eles são Mercúrio ou seu substituto - Rafael
Eles são Vênus ou seu substituto - Uriel (D. S. III, 459)

27. "Saturno - governa as faculdades devocionais.
Mercúrio - governa as faculdades intelectuais.
Júpiter - governa as faculdades simpáticas.
Sol - rege as faculdades governantes.
Marte - governa as faculdades egoístas.
Vênus - governa as faculdades tenazes.
Lua - governa as faculdades instintivas." (D. S. III, 463)

28. "Os 7 Anjos Que presidem os 7 planetas são os Construtores do Universo. São os Guardiães das 7 regiões do nosso sistema planetário. (D. S. III, 115)

29. "Os 7 Construtores enxertam as forças divinas e benéficas na grosseira natureza material dos reinos mineral e vegetal, a cada segunda ronda." (D. S. III, 162; Nota, I)

30. "Os 7 Anjos ou Espíritos planetários... , são idênticos aos Dhyan Chohans da doutrina esotérica e foram transformados em Arcanjos e Espíritos da Presença, pela Igreja Cristã." (D. S. III, 160)

31. "As 7 Deidades principais... são os raios da Unidade Una Infinita" ... (D. S. III, 229)

32. "Cada uma das sete câmaras da Pirâmide era conhecida pelo nome de um dos planetas." (D. S. III, 247)

33. "Os Kabiri foram sempre os 7 planetas... que juntamente com seu Pai, o Sol... formavam um poderoso óctuplo. (D. S. III, 316)

34. "Os antigos conheciam os 7 planetas, além do Sol... O sétimo, e outros dois, eram planetas misteriosos." (D. S. III, 316; Nota)

35. "Visto dos planos cósmicos superiores, o sistema solar é um imenso lótus azul, e assim também na escala decrescente; até mesmo o pequenino átomo da substância pode ser assim considerado... O sistema solar é um lótus de 12 pétalas, cada uma delas formada de 49 pétalas menores. Os lótus planetários diferem em cada esquema, e um dos segredos da iniciação é revelado quando for confiado ao iniciado o número de pétalas.

a. do nosso planeta Terra.
b. do nosso oposto polar planetário, e
c. do nosso planeta complementar equilibrador." (F. C., 1018)

36. "Na Câmara da Sabedoria, existe um departamento do qual as organizações astrológicas modernas são um pálido e impreciso reflexo. Os Adeptos ligados a ele não trabalham com a humanidade: ocupam-Se especificamente em 'fazer os horóscopos' das várias grandes vidas que dão forma..., aos reinos da natureza, em determinar a natureza das influências cármicas que atuam na manifestação dos três Logoi planetários (mencionados no item 35 acima)... Eles foram a progressão destes vários horóscopos para o ciclo seguinte indicado e Seus registros são de profundo interesse. Aconselho os estudantes a fugir da tentação de formular computações cíclicas de qualquer espécie, porque até o momento as muitas constelações que existem apenas em matéria física etérica são desconhecidas e invisíveis. São, não obstante, de poderosa influência e, enquanto a visão etérica não estiver desenvolvida, todos os cálculos estarão incorretos." (F. C., 1057)

37. "Um Logos planetário é o lugar de encontro de dois tipos de força: a espiritual ou logóica, que O alcança... vinda dos 7 Rishis da Ursa Maior no Seu próprio plano, e a força búdica que é transmitida via as 7 Irmãs ou Plêiades, vinda de uma constelação chamada O Dragão, de onde se originou a denominação 'O Dragão da Sabedoria'. "(F. C., 1162)

TABULAÇÕES RELACIONADAS À ASTROLOGIA
OS RAIOS E OS PLANETAS (segundo A. Besant)

Raio Método Planeta Cor
I. Vontade ou Poder Raja Ioga Urano (representando o Sol) Chama
II. Amor-Sabedoria
Intuição
Raja Ioga Mercúrio Amarelo. Rosa
III. Mente superior Alta matemática
Filosofia
Vênus Índigo. Azul.
Bronze
IV. Conflito
Nascimento do homem
Tensão
Hatha Ioga
Saturno Verde
V. Mente inferior Ciência prática Lua Violeta
VI. Devoção Bhakti Ioga Marte Rosa. Azul
VII. Magia Ritual Júpiter Azul vivo

38. "Os planetas exotéricos não-sagrados são chamados, em linguagem ocultista, "a ronda exterior" ou círculo externo de iniciados. Nossa Terra é um deles, porém estando alinhada de forma peculiar com certas esferas (ou planetas), na ronda interna, existe para a humanidade uma oportunidade dupla que facilita, embora complique, o processo evolutivo Os planetas sagrados são frequentemente chamados 'os sete graus do conhecimento psíquico' ou 'as sete divisões do campo do conhecimento' ." (F. C., 1175)

A classificação seguinte, extraída de A Doutrina Secreta III, página 455, Diagrama II, é sugestiva, embora exotérica e deliberadamente enganosa, uma vez que os planetas sagrados e não-sagrados estão misturados entre si e muitos planetas foram omitidos:

Planeta Principio humano Cor Dia da semana
1. Marte Kama-rupa Vermelho Terça-feira
2. Sol Prana. Vida Laranja Domingo
3. Mercúrio Budi Amarelo Quarta-feira
4. Saturno Kama-manas Verde Sábado
5. Júpiter Envoltório áurico Azul Quinta-feira
6. Vênus Manas. Mente superior Índigo Sexta-feira
7. Lua Linga-Sharira Violeta Segunda-feira

Tais "antolhos" são frequentes e necessários no ensinamento oculto, porém serão cada vez menos utilizados à medida que a humanidade se torne mais espiritualmente perceptiva.

Sete grandes Vidas psicológicas, qualificadas por sete tipos de força de vida, estão manifestando-Se por intermédio de sete planetas. Cinco outras Vidas expressam-Se por meio de cinco planetas, dois dos quais não foram ainda descobertos.

l . Sol (substituído por Vulcano)
2. Júpiter
3. Saturno

I. 4. Mercúrio
5. Vênus
6. Marte
7. Lua (substituída por Urano)
8. Plutão

II. 9. Netuno
10. Terra
11. Ainda não descoberto

III. 12. Ainda não descoberto

Esta é uma divisão Exotérica.

Os Reinos da Natureza e os Planetas (no ciclo atual)

1. Reino mineral - Plutão e Vulcano
2. Reino vegetal - Vênus e Júpiter
3. Reino animal - Lua e Marte
4. Reino humano - Mercúrio e Saturno
5. Reino das almas - Netuno e Urano
6.Síntese desses cinco – Sol

OS RAIOS E OS PLANETAS

Cada um dos sete planetas sagrados (entre os quais não se inclui Terra) é uma expressão de uma das influências dos 7 raios. Mais diante, enumeraremos os planetas, e os raios que atuam por meio deles serão dados com exatidão. Contudo, há três coisas que o estudante deve lembrar:

1. Que cada planeta é a encarnação de uma Vida, Entidade ou Ser.
2. Que cada planeta, tal como um ser humano, é a expressão de duas forças de raio - o da personalidade e o egoico.
3. Que, por conseguinte, dois raios estão em conflito esotérico em cada planeta.

Há que notar-se também, que enquanto não for revelado o mistério da constelação da Ursa Maior, enquanto não compreendermos a influência das Plêiades e o verdadeiro significado do triângulo cósmico formado

a. pelos 7 Rishis da Ursa Maior,
b. pelos 7 Logoi Planetários do nosso sistema solar,
c. pelas 7 Plêiades ou Irmãs,

o destino e verdadeira função dos 7 planetas sagrados permanecerão desconhecidos. Dentro deste triângulo cósmico há muitos outros menores. Cada um dos 7 Rishis com um dos nossos Logoi planetários e uma das 7 Irmãs pode formar triângulos subsidiários, e as combinações são muitas e intrincadas.

Nota: Nos livros de ocultismo há muitas enumerações dos planetas, mas em sua maioria são simplesmente "antolhos", além de se misturar deliberadamente os planetas sagrados e não-sagrados. Nos livros do Tibetano há várias enumerações desse tipo, por exemplo, as duas anteriormente apresentadas e a seguinte:

Os sete Planetas, Centros ou Esquemas

1. Vulcano o Sol, considerado exotericamente
2. Vênus
3. Marte
4. Terra
5. Mercúrio
6.Saturno
7.Júpiter

Os Três Planetas Sintetizadores

1. Urano - 8.
2. Netuno - 9.
3.Saturno

O Uno Resolvente

O Sol.

A primeira lista acima pode ser considerada como exata para este período mundial e será a base para o nosso ensinamento astrológico. As Vidas que dão forma aos 7 planetas sagrados são conhecidas pelos seguintes nomes:

1. Os 7 Logoi Planetários.
2. Os 7 Espíritos Diante do Trono.
3. Os 7 Kumaras.
4. As 7 Deidades Solares.
5. Os 7 Primordiais.
6. Os 7 Construtores.
7. Os sete Alentos Intelectuais.
8. Os 7 Manus.
9. As Chamas
10. Os Senhores do Amor, do Conhecimento e do Sacrifício.

AS PALAVRAS PARA OS SIGNOS DO ZODIACO

A partir do ângulo da forma. Ordem natural. Regressão através dos signos.

De Peixes a Áries através dos signos

1. Peixes ....E a Palavra disse: Penetre na matéria
2. Aquário . E a Palavra disse: Que o desejo seja o regente na forma.
3. Capricórnio. E a Palavra disse: Que a ambição governe e a porta permaneça aberta.
4.Sagitário E a Palavra disse: Que o alimento seja buscado.
5. Escorpião E a Palavra disse: Que Maya floresça e o engano domine.
6. Libra......E a Palavra disse: Que a escolha seja feita.
7. Virgem .. E a Palavra disse: Que a matéria reine.
8. Leão ......E a Palavra disse: Que outras formas existam. Eu governo.
9. Câncer ... E a Palavra disse: Que o isolamento seja a regra; e contudo, a multidão existe.
10. Gêmeos E a Palavra disse: Que a instabilidade faça seu trabalho.
11. Touro .. E a Palavra disse: Que a luta seja sem esmorecimento.
12. Áries .... E a Palavra disse: Que a forma novamente seja buscada.

A partir do ângulo da alma. Ordem espiritual. Passagem correta através dos signos.

De Áries a Peixes através dos signos

1. Áries.........Eu chego, e do plano da mente, eu governo.
2. Touro .... Eu vejo, e quando o olho está aberto tudo se ilumina.
3. Gêmeos . Eu reconheço meu outro eu, e no declínio desse eu, Eu cresço e brilho.
4. Câncer ... Eu construo uma casa iluminada e nela habito.
5. Leão ......Eu sou Aquele, e Aquele sou eu.
6. Virgem .. Eu sou a Mãe e o Filho. Eu Deus. Eu sou matéria.
7. Libra .....Eu escolho o caminho que conduz entre as duas grandes linhas de força.
8. Escorpião Guerreiro eu sou, e da batalha saio triunfante.
9. Sagitário Eu vejo a meta. Alcanço a meta e vejo outra.
10. Capricórnio. Perdido estou na luz celestial, e ainda assim, a essa luz volto as costas.
11. Aquário ..... Água da vida eu sou, derramada para os homens sedentos.
12. Peixes . Eu deixo a Casa do Pai, e ao voltar, eu salvo.

ENERGIAS ORIGINADAS DENTRO DO SISTEMA SOLAR

O Sistema Solar

Entidade em manifestação - O Logos Solar
Corpo de manifestação - o sistema solar
Centro receptor - polo do Sol central
Radiação ou emanação de superfície - prana solar
Movimento produzido - rotação sistêmica
Efeito distribuidor - radiação etérica solar (sentida cosmicamente)

O Planeta

Entidade em manifestação - um Logos planetário
Corpo de manifestação - um planeta
Centro receptor- um polo planetário
Radiação ou emanação de superfície - prana planetário
Movimento produzido - rotação planetária
Efeito distribuidor- radiação etérica planetária (sentida dentro do sistema).

O Ser Humano

Entidade em manifestação - o Pensador, um Dhyan Chohan Corpo de manifestação - o corpo físico Centro receptor - o baço
Radiação ou emanação de superfície - aura da saúde Movimento produzido - rotação atômica
Efeito distribuidor - radiação etérica humana (sentida no meio ambiente).

AS 7 ESTRELAS DA URSA MAIOR

Referências extraídas de A Doutrina Secreta e do Tratado sobre o Fogo Cósmico

1. "Os 7 Rishis são os regentes das 7 estrelas da Ursa Maior e portanto, da mesma natureza que os Anjos dos Planetas ou os 7 grandes Espíritos planetários." (D. S. II, 332. Nota)

2. "São os 7 Rishis aqueles que marcam o tempo e a duração do eventos em nosso setenário ciclo de vida. São eles tão misteriosos quanto suas supostas esposas, as Plêiades." (D. S. II, 579)

3. "As primeiras '7 estrelas' não são planetárias. São as estrelas regentes das 7 constelações que giram ao redor da Ursa Maior". (D. S. III, 197)

4. "No Egito, a constelação da Ursa Maior..., era chamada a Mãe das Revoluções, e o Dragão de sete cabeças foi atribuído a Saturno, que era chamado o Dragão da Vida." (D. S. III, 195)

5. "No Livro de Enoque, a Ursa Maior é chamada Leviatã." (D. S. III, 195)

6. "Nosso sistema solar forma, juntamente com as Plêiades e uma das estrelas da Ursa Maior, um triângulo cósmico ou um agregado de três centros no Corpo d'Aquele sobre o Qual Nada pode ser Dito... As 7 estrelas da Ursa Maior correspondem aos 7 centros da cabeça desta Grande Entidade." (Fogo Cósmico, 182)

7. "As vibrações (energias) chegam ao nosso sistema solar vindas dos 7 Rishis da Ursa Maior e principalmente dos dois que são os Protótipos do 7' e 5° Raios ou Logoi planetários". (F. C., 553)

8. "Os Avatares Cósmicos 'representam a força personificada de Sirius e de uma das 7 estrelas da Ursa Maior que é animada pelo Protótipo do Senhor do 3° Raio, o 3' Logos planetário' ." (F. C., 723)

9. Do ponto de vista do nosso planeta, o mal cósmico consiste na relação entre essa Unidade espiritual, inteligente ou Rishi da Constelação Superior - a Vida que dá forma de uma das 7 estrelas da Ursa Maior - nosso protótipo planetário e uma das forças das Plêiades... É nesta relação, á qual atualmente falta um perfeito ajustamento, que reside o mistério do mal cósmico... Quando o triângulo celeste estiver devidamente equilibrado, e a força circular livremente através de uma das estrelas da Ursa Maior, da Plêiade em questão e do esquema planetário envolvido, então o mal cósmico será anulado e atingida uma relativa perfeição." (F. C., 990)

10. "Grandes ondas de energia provenientes das 7 estrelas da Ursa Maior varrem, ciclicamente, todo o sistema solar. A força dessas vibrações depende da proximidade da conexão e da exatidão do alinhamento entre qualquer um dos Homens Celestiais e Seu Protótipo." (F. C., 1052)

AS SETE IRMÃS. AS PLÊIADES
Referências extraídas de ”A Doutrina Secreta”

1. "As Plêiades são as supostas esposas dos 7 Rishis da Ursa Maior. São também as "amas de leite" do Deus da Guerra, Marte, o comandante dos exércitos celestiais." (II, 579)

2. "As Plêiades formam o grupo central do sistema da astronomia sideral.

a. Encontram-se no pescoço do Touro, a constelação de Touro.
b. Encontram-se, portanto, na Via Láctea.
c. São consideradas (especialmente Alcione) o ponto central ao redor do qual gira o nosso universo de estrelas fixas." (II, 582)

3. "O número sete está intimamente relacionado com o significado oculto das Plêiades, as seis presentes e a 7a. oculta." (II, 654)

4. "Em outra época, as Plêiades foram as Atlantes e estavam relacionadas com a Atlântida e suas sete raças." (II, 811)

5. "Um dos ciclos mais esotéricos baseia-se em certas conjunções e nas respectivas posições de Virgem e das Plêiades." (II, 454)

Extratos de ”Um Tratado sobre o Fogo Cósmico”

6. "As Plêiades são, para o sistema solar, a fonte de energia elétrica; assim como o Sol é a corporificação do coração ou aspecto amor do Logos (sendo Ele próprio o coração d'Aquele sobre o Qual Nada pode ser Dito), as Plêiades são o oposto feminino de Brahma." (O 3° aspecto, p. 156)

7. "Nosso sistema solar, com as Plêiades e uma das estrelas da Ursa Maior, formam um triângulo cósmico ou um agregado de centros no corpo d'Aquele sobre o Qual Nada pode ser Dito." (182)

8. "Dois outros sistemas, quando aliados ao nosso sistema solar e às Plêiades, formam um quaternário inferior." (182)

9. "O Sol, Sirius, é a fonte da mente logóica (manas), no mesmo sentido em que as Plêiades estão vinculadas à evolução da mente nos 7 Homens Celestiais, e Vênus foi responsável pela chegada da mente à Terra." (347)

10. "Sirius, as Plêiades e o nosso Sol formam um triângulo cósmico." (375)

11. "As Plêiades estão negativamente polarizadas com nossos 7 esquemas." (377)

12. "Nossos 7 Logos planetários são transmissores, via Seus 7 esquemas, para as 7 estrelas das Plêiades." (378)

13. "Três constelações estão vinculadas ao quinto princípio logóico em sua tripla manifestação: Sirius, duas das Plêiades, e uma pequena constelação cujo nome deve ser determinado intuitivamente." (699)

14. "Três grandes ondas de energia derramam-se ciclicamente por todo sistema solar... vindas das 7 Irmãs, as Plêiades, particularmente daquela que é ocultamente chamada 'a esposa' do Logos planetário, cujo esquema receberá eventualmente as sementes de vida do nosso planeta, que não é considerado um planeta sagrado." (1052)

15. "O mal cósmico..., consiste na relação existente entre aquela unidade espiritual inteligente ou 'Rishi da Constelação Superior' - como é chamado Aquele que é a Vida que dá forma a uma das 7 estrelas da Ursa Maior - nosso Protótipo planetário e uma das forças das Plêiades... As 7 Irmãs são chamadas, ocultamente, 'as 7 esposas dos Rishis'." (990)

SIRIUS

Extratos de "A Doutrina Secreta "e "Tratado sobre o Fogo Cósmico”

1. "Sirius foi chamado 'Estrela do Cão'. Era a estrela de Mercúrio, ou Buda, chamado 'o Grande Instrutor da Humanidade'." (D. S. II, 391)

2. "O sol, Sirius, é a fonte da mente logóica (manas), no mesmo sentido em que as Plêiades estão vinculadas à evolução da mente dos 7 Homens Celestiais, e Vênus é responsável pela chegada da mente à cadeia terrestre." (F. C., 347)

3. " Sirius, as Plêiades e o nosso Sol formam um triângulo cósmico." (375)

4. "Nosso sistema solar está negativamente polarizado em relação ao Sol Sirius, o qual influencia psiquicamente todo sistema, via os três esquemas sintetizadores: Urano, Netuno e Saturno." (378)

5. "Vibrações vindas de Sirius chegam a nós, via o plano cósmico mental." (553)

6. "Os Senhores do Carma de nosso sistema são regidos por um Senhor do Carma maior de Sirius. Somos governados pelo Senhor do Carma de Sirius". (570)

7. "A consciência do plano mental cósmico é a meta a ser alcançada pelo nosso Logos solar. O Logos de Sirius representa para o nosso Logos solar o mesmo que o Ego humano (ou alma) é para a personalidade humana." (592)

8. "Três constelações estão vinculadas ao quinto princípio logóico, em sua tripla manifestação: Sirius, duas das Plêiades, e uma pequena constelação cujo nome tem de ser identificado intuitivamente." (699)

9. Os Avatares Cósmicos "...representam forças corporificadas dos seguintes centros cósmicos: Sirius e aquela das 7 estrelas da Ursa Maior que é animada pelo Protótipo do Senhor do 3° Raio, e o nosso próprio centro cósmico."

a. Somente uma vez um Ser de Sirius visitou nosso sistema: na época da
individualização.
b. Esses seres costumam aparecer somente na iniciação de um Logos solar. (723)

O PLANETA JÚPITER
Extratos de "A Doutrina Secreta"

1. "Júpiter... é a deidade símbolo e protótipo do culto ritualístico. Ele é o sacerdote, o sacrificador, o suplificante e o intermediário através do qual as preces dos mortos chegam aos Deuses." (II, 49. Nota)

2. "Júpiter é considerado 'o trono de Brahma'." (II, 829)

3. "Júpiter é a personificação da lei cíclica." (II, 830)

4. "O sol costumava ser chamado 'o olho de Júpiter." (III, 278)

5. "Platão dizia que Júpiter era o Logos, a Palavra (o Verbo) do Sol" (III, 279)

6. "Os Mistérios..., eram presididos por Júpiter e Saturno."

7. "O ocultismo considera Júpiter azul, porque ele é o filho de Saturno."

8. "O sinal da vinda do Messias é a conjunção de Saturno e Júpiter no signo de Peixes." (III, 152)

Extratos de "Um Tratado sobre o Fogo Cósmico”

9. "Vênus, Júpiter e Saturno podem ser considerados, do ponto de vista do tempo atual, os veículos dos três princípios superiores... Mercúrio, Terra e Marte estão intimamente aliados a estes três, porém nisto reside um grande mistério." (299)

10. "Vênus e Júpiter estão intimamente vinculados à Terra, e formam eventualmente um triângulo esotérico." (370)

11. "No esquema de Júpiter, os Filhos da Mente estão começando agora o seu trabalho." (742)

O PLANETA MARTE
Extratos de ”A Doutrina Secreta”

1. Perguntam-nos: "Quais planetas dentre os que a ciência comum conhece, além de Mercúrio, pertencem ao nosso sistema mundial... A resposta é: Marte, e quatro outros planetas que a astronomia desconhece. Deduz-se que esses planetas, A. B. e Y. Z., existem em matéria etérica.

2 "Quanto à relação que existe entre Marte, Mercúrio e os 'outros quatro planetas' e a Terra, é algo sobre o qual Mestre algum... falará" ... (I, 187)

3. No presente, Marte está num estado de obscurecimento:

a. Marte tem dois satélites, aos quais não tem direito. (astral e mental. AAB.)
b. Marte é uma cadeia setenária. (I, 188-189)

4. Marte era o Senhor do nascimento, da morte, da geração e da destruição. (II, 410)

5. Marte era chamado o planeta de seis faces. (II, 399)
Extratos de Um Tratado sobre o Fogo Cósmico

6. Há... "um triângulo formado pela Terra, Marte e Mercúrio. A analogia com este triângulo reside no fato de que Mercúrio e o centro na base da coluna estão estreitamente ligados." (181)

7. "Mercúrio, Marte e a Terra estão estreitamente ligados a esses três (Vênus, Júpiter e Saturno)". (299)

O PLANETA MERCÚRIO
Extratos de "A Doutrina Secreta"

1. "Mercúrio está apenas começando a sair do estado de obscurecimento.

a. Mercúrio não tem satélite.
b. Mercúrio é uma cadeia setenária." (I, 188-189)

2. "Mercúrio é muito mais antigo do que a Terra." (I, 180)

3. "Mercúrio é chamado o primeiro dos Deuses celestiais, o Deus Hermes... ao Qual se atribuiu a invenção da Magia e a primeira iniciação dos homens a ela.... Mercúrio é Buddhi, Sabedoria, Iluminação ou "o redespertar na ciência divina." (I, 513)

4. "Mercúrio é o Senhor da Sabedoria." (II, 31)

5. "Mercúrio é ainda mais oculto e misterioso do que Vênus.
Ele é:

a. Idêntico a Mithra.
b. O perpétuo companheiro do Sol da Sabedoria
c. O condutor e evocador de almas
d. Uno com o Sol." (II, 31)

6. "Mercúrio cura a cegueira e restaura a visão, mental e física." (II, 571)

7. "Mercúrio é às vezes representado por

a. Três cabeças, pois é uno com o Sol e Vênus.
b. Um cubo, sem braços, porque 'o poder da palavra e a eloquência podem prevalecer sem a ajuda de braços e pés'." (II, 572)

8. "A quinta raça nasce sob Mercúrio" (a raça ariana. A. A. B.) (II, 32)

9. "Mercúrio é o irmão mais velho da Terra." (II, 48)

10. "Mercúrio recebe sete vezes mais luz do que qualquer outro planeta." (II, 570)

11. "Buddhi corresponde a Mercúrio e ambos são de cor amarelo dourado radiante. No sistema humano, o olho direito corresponde a Buddhi e o esquerdo a Manas e Vênus ou Lúcifer". (III, 447-448)

12. "Mercúrio é chamado Hermes; Vênus, Afrodite e esta conjunção no homem, no plano psicofísico, toma o nome de Hermafrodite." (III, 458)
Extratos de "Um Tratado sobre o Fogo Cósmico”

13. "Vênus, Júpiter e Saturno podem ser considerados... como os veículos dos três principias superiores. Mercúrio, a Terra e Marte estão intimamente vinculados a estes três; porém, nisto esconde-se um mistério." (299)

14. "A segunda indicação que desejo fazer diz respeito ao triângulo formado pela Terra, Marte e Mercúrio. Neste caso, a analogia reside no fato de que Mercúrio e o centro na base da coluna no ser humano estão estreitamente ligados. Mercúrio demonstra kundalini na atividade inteligente, enquanto que Marte demonstra kundalini latente." (181)

15. "Na metade da quinta ronda, o Senhor de Mercúrio formará, com o Logos do esquema de Vênus e o da nossa Terra, um temporário triângulo de força." (371)

O PLANETA LUA (velando um planeta)
Extratos de ”A Doutrina Secreta”

1. "A lua é hoje o frio resíduo, a sombra arrastada por um novo corpo, para o qual seus poderes viventes são transfundidos. Está condenada a perseguir a Terra, por muitas e muitas eras; a ser atraída a Terra, por muitas e muitas eras; a ser atraída para ela e, por sua vez, atrair sua progênie. Constantemente vampirizada por sua filha, vinga-se dela encharcando-a com a nefanda, invisível e peçonhenta influência que emana do lado oculto de sua natureza. Ela está morta, contudo é um corpo vivo. As partículas de seu cadáver em decomposição estão repletas de vida ativa destrutiva, embora o corpo que elas um dia formaram, esteja sem alma e sem vida." (I. 180)

2. "A Terra é um satélite da Lua." (I, 212)
(Isto é, assim como a alma, hoje, é o satélite da forma)

3. "A Lua é o símbolo do mal." (I, 246)

4. "A Lua não é um planeta sagrado." (II, 36)

5. "A Lua é o rei dos planetas." (II, 401. Nota)

6. "A Lua é o soberano do mundo vegetal." (II, 520)

7. "A Lua é um corpo inferior." (II, 48)

8. "A Lua é a mente, e o Sol é a compreensão." (II, 675. Nota) (Citando Shankaracharya)

9. "A Lua é um planeta morto do qual se retiraram todos os princípios. Substitui um planeta que parece ter desaparecido da vista." (III, 459)
Extratos de "Um Tratado sobre o Fogo Cósmico”

10. "A Lua está morta, e não pode conter vida porque a humanidade e os devas construtores foram retirados de sua esfera de influência." (93)

11. "A Lua está em processo de desaparecer e dela resta somente um corpo em decomposição. A vida do segundo e primeiro Logos foram retiradas, permanecendo apenas a vida latente da própria matéria." (415)

12. "A Lua foi:

a. O lugar onde o sistema falhou.
b. Vinculada aos princípios inferiores.
c. A fonte dos infortúnios sexuais experimentados no nosso planeta.
d. Detida em sua evolução pela oportuna interferência do nosso Logos solar.
e. A origem da contenda entre as forças da luz e das trevas... a qual remonta a lua." (985. Nota)

O PLANETA NETUNO
Extratos de ”A Doutrina Secreta” e de "Um Tratado sobre o Fogo Cósmico”

1. "Netuno não pertence realmente ao nosso sistema, apesar de sua aparente conexão com o Sol. A conexão é imaginária" (D. S. I, 129 Nota)

2. "Entre as orbes secretas ou Anjos estelares... Netuno não foi incluído." (D. S. I, 629)

3. "Netuno é o Deus do raciocínio." (D. S. II, 840)

4. "Sirius influencia psicologicamente o sistema solar inteiro, via os três esquemas sintetizadores - Urano, Netuno e Saturno." (F. C., 378)

5. "Existe um peculiar grupo de Seres ligados a uma determinada constelação e o Dragão menor que possuem seu habitat em Netuno e que trabalham com o sexto princípio no sistema solar." (F. C., 534)

6. "A Lei do Sacrifício e da Morte é... de modo misterioso, o reverso da primeira Lei, a da Vibração. É Vulcano e Netuno em oposição, o que por enquanto, é algo quase incompreensível para nós. (F. C., 597)

7. "Homem algum começa a coordenar o seu veículo búdico até estar submetido à influência de Netuno... Quando isto acontece, o mapa de sua personalidade indicará a predominância desta influência." (F. C., 899)

8. "O esquema de Netuno governa um dos três caminhos de retorno, e eventualmente reúne em si mesmo todos os egos que alcançaram a realização, principalmente manejando a energia do 6° raio." (F. C., 899)

9. "Netuno -

a. Preside e torna possível a 2Ê iniciação
b. É um dos principais planetas sintetizadores
c. É um planeta absorvente ou abstrativo
d. Está vinculado ao processo de aperfeiçoamento." (F. C., 899)

10. "Netuno é o depositário das 'chamas solares'." (F. C., 1154)

O PLANETA PLUTÃO
Extratos de "A Doutrina Secreta”

1. "Plutão é uma deidade com os atributos da serpente. É um curador, um doador da saúde física e espiritual e da iluminação: (II, 30. Nota)

2. -Segundo a lenda, Orfeu procura no reino de Plutão, por sua alma perdida. Krishna resgata, de Plutão, seus seis princípios, (II, 30) sendo Ele próprio o sétimo... Ele é o iniciado perfeito, a totalidade dos seis princípios fundindo-se no sétimo: (III, 142)

O PLANETA SATURNO
Extratos de "A Doutrina Secreta”e de "Um Tratado sobre o Fogo Cósmico”

1. "Saturno, o pai dos Deuses, foi transformado da duração eterna para um período limitado." (D. S. I, 451)

2. "Jeová foi identificado com Saturno e Vulcano." (D. S. I,632)

3. "Eventualmente, Saturno foi vilipendiado por aqueles que adoravam outros Deuses." (D. S. I, 631)

4. "Saturno estava vinculado á Lemúria." (D. S. II, 812)

5. "Segundo o ponto de vista dos tempos modernos, Vênus, Júpiter e Saturno podem ser considerados como os veículos dos três princípios superiores. Mercúrio, a Terra e Marte estão estreitamente ligados a esses três, porém nisto está oculto um mistério." (F. C., 299)

6. "Vênus, a Terra e Saturno formam presentemente um triângulo de grande interesse:

a. Está sendo vivificado.
b. Está fazendo aumentar a capacidade vibratória dos centros planetários e
individuais." (F. C., 181-182)

7. "Há algum tempo a atenção do Logos solar está voltada para a Terra e para Saturno, enquanto Urano está sendo estimulado." (F. C., 357)

8. "O ocultismo precisa triunfar antes que a era atual alcance... o triplo setenário de Saturno do ciclo da Europa ocidental - antes do fim do século XXI A. D." (D. S. III, 23)

9. "Saturno é um dos mais poderosos entre os sete Anjos criadores da terceira ordem, o gênio que preside o planeta e o Deus dos hebreus... isto é, Jeová... a quem é dedicado o sétimo dia ou Sabbath, Saturday ou Dia de Saturno." (D. S. III, 115)

10. "O sinal da vinda do Messias foi a conjunção de Júpiter e Saturno no signo de Peixes." (D. S. III, 152)

11. "Saturno foi chamado o Dragão da Vida". (D. S.III, 195)

12. "Saturno, Shiva e Jeová são um só." (D. S. III, 195)

13. "Saturno é o esquema sintetizador para os quatro planetas que pura e simplesmente personificam manas, e é a resolução para os quatro Inferiores e, eventualmente, para todos Os Sete." (F. C., 370)

14. " Sirius influencia o Sistema Solar inteiro, via os três esquemas sintetizadores: Urano, Netuno e Saturno." (F. C., 378)

15. "Saturno é o ponto focal para a transmissão da mente cósmica para todos os sete esquemas planetários." (F. C., 378)

16. "O esquema de Saturno é considerado esotericamente como aquele que absorveu 'os fogos por fricção' do espaço solar." (F. C., 1154)

O PLANETA SOL
Extratos de ”A Doutrina Secreta”

1. "O Sol é uma estrela central e não um planeta. (I, 126. Nota.) Portanto, quando é incluído entre os planetas, como geralmente se faz, é simplesmente porque ele representa ou vela um planeta oculto).

2. O Sol é meramente um daqueles sóis que... "são como girassóis seguindo uma luz maior.' Ele "habita o veiculo de um Deus ou de uma hoste de Deuses, como milhares de outros sóis." (I, 319)

3. "O Sol é o armazém da força vital que é o 'noumenon' da eletricidade." (I, 579)

4. "O Sol não é um planeta sagrado." (II, 26)

5. "O Sol... cresce, muda, desenvolve-se e evolui gradualmente." (I, 667)

6. "O Sol é matéria, e o Sol é espírito." (I, 820)

7. "O Sol é um imenso ímã." (I, 541)

8. "A substância solar é imaterial." (I, 542)

9. "O Sol (isto é, o Sistema Solar) tem Alcione, nas Plêiades, como centro de sua órbita." (I, 545)

10. "O Logos com as sete hierarquias formam um Poder; assim, no mundo da forma, o Sol e os sete planetas principais constituem um potência ativa." (II, 27)

11. "O Sol, a Lua e Mercúrio formaram a primitiva trindade dos egípcios (Osíris, Ísis e Hermes)" (II, 640)

12. "Os 7 raios do Sol têm seu paralelo nos 7 mundos de todas as cadeias planetárias, e nos 7 rios do céu e da erra." (II, 640)

13. "Os 7 raios do Sol expandir-se-ão, quando do pralaya final, em 7 sóis e absorverão o material do universo inteiro." (II, 647)

14. "A Lua é a mente, e o Sol é a compreensão." (II, 675)

15. "A Trindade é simbolizada pelo Sol:a. O sol central espiritual - Deus, o Pai

b. O coração do Sol - Deus, o Filho
c. O Sol físico - Deus, o Espírito Santo".

16. "É no Sol, mais do que em qualquer outro corpo celeste, no nosso sistema solar, por exemplo, que o Poder desconhecido fez a sua morada." (III, 213)

17. "O Sol central espiritual é refletido pelo... Sol. "(III, 214)

18. "O Sol é uma das nove deidades que testemunham todas as ações humanas." (III, 271. Nota)

19. "O Sol era a imagem da inteligência divina ou sabedoria... A palavra 'sol' é derivada de 'solus', o Uno ou Ele só, e o vocábulo grego 'Helios' significa o Altíssimo." (III, 279)

20. "O Sol visível é apenas a estrela central, mas não o Sol central espiritual." (III, 280)

21. "O Sol foi o luminar doador da vida e da morte." (III, 288)

22. "O Sol é o substituto do planeta inter-Mercurial invisível" (III, 459)

23. "A pura energia de inteligência solar emana da luminosa sede, ocupada pelo nosso Sol, no centro dos céus, energia essa que é o Logos do nosso sistema." (II, 213)

24. Existe "o Sol da iniciação numa forma tríplice - dois são o 'Sol do Dia' e o outro é o 'Sol da Noite'." (III, 212)

25. "Todos os iniciados são 'sintetizadores da história do Sol', síntese essa que é, por si só, um mistério dentro do mistério." (III, 140)

26. "O mistério do Sol é o mais grandioso de todos os inumeráveis mistérios do ocultismo." (III, 212)

27. O Sol:

a. "Costumava ser chamado 'o olho de Júpiter'." (III, 278)
b. "Platão referia-se ao Logos-Júpiter, a Palavra ou Sol." (III, 279)
c. "A verdadeira cor do Sol é o azul." (III, 461)
d. "O Sol foi adotado como planeta pelos astrólogos pós cristãos que não haviam sido iniciados." (II, 461)

28. "Este Ser, o mais elevado, o uno e o universal, foi simbolizado no plano dos mortais pelo Sol, e seu esplendor que dá a vida sendo, por sua vez, o emblema da alma - que mata as paixões terrenas que sempre têm constituído um empecilho á reunião do Ser individualizado (o Espírito) com o Ser Total. Daí o mistério alegórico... estabelecido pelos Filhos da Névoa Ígnea e da Luz." (III, 271)

O PLANETA URANO
Extratos de "A Doutrina Secreta" e de "Um Tratado sobre o Fogo Cósmico”

1. "Urano era conhecido pelos antigos sob outro nome." (D. S. I, 126)

2. "Cronos (o Tempo)... é representado mutilando Urano... O tempo absoluto foi tornado finito e condicionado." (D. S. I, 450)

3. "Entre as três orbes secretas ou Anjos Estelares, Urano não estava incluído." (D. S. I,

4. "Urano... personificou todos os poderes criativos e é sinônimo de Cronos." (D. S. II, 281-282)

5. "Os antigos desconheciam Urano e foram forçados a considerar o Sol como um planeta... Urano é um nome moderno, porém uma coisa é certa: havia um planeta misterioso cujo nome jamais era mencionado pelos antigos. Este sétimo planeta não era o Sol, mas sim o oculto Hierofante divino." (F. C., 357)

6. "Urano está sendo agora estimulado." (F. C., 357)

7. "É um dos três planetas sintetizadores e Sirius influencia todo o sistema solar, via Urano, Netuno e Saturno." (F. C., 378)

8. "Urano é o lar do 'fogo elétrico'." (F. C., 1154)

O PLANETA VÊNUS

Extratos de ”A Doutrina Secreta” e de ”Um Tratado sobre o Fogo Cósmico”

1. "Vênus... não possui satélite... , e é muito mais velho do que a Terra." (D. S. I, 180, D. S. II, 35)

2. Vênus é "o pequeno sol no qual a orbe solar armazena suas luzes." (D. S. II, 27)

3. "A luz vem por intermédio de Vênus, que recebe um suprimento tríplice e dá um terço à Terra.

a. Por isso, são chamadas 'Irmãs Gêmeas'.
b. O espírito da Terra está subordinado a Vênus." (D. S. II, 33)

4. "Entre todos os planetas, Vênus é o mais oculto, potente e misterioso.

a. Sua relação com a Terra é a mais destacada.
b. Preside a geração natural do homem.
c. É chamada 'o outro sol'.
d. É o protótipo espiritual da Terra". (D. S. II, 33-35)

5. "O Logos planetário de Vênus amava a Terra a tal ponto que nela Se encarnou e lhe deu leis perfeitas, que foram desprezadas e rejeitadas." (D. S. II, 38)

6. "Cada pecado cometido na Terra é sentido em Vênus. Cada mudança em Vênus, reflete-se na Terra." (D. S. II, 35)

7. "Vênus... é o portador da luz da Terra, tanto no sentido físico quanto místico." (D. S. II, 36)

8. "É com o Regente de Vênus (o Logos planetário) que o misticismo ocultista tem que lidar." (D. S. II, 36)

9. "Diz-se que a Humanidade (que surgiu na época lemuriana) está sob a influência direta de Vênus." (D. S. II, 27)

10. "O sol Sirius é a fonte da mente Logóica (manas) no mesmo sentido em que as Plêiades estão vinculadas à evolução da mente nos 7 Homens Celestiais, e Vênus é responsável pela implantação da mente na cadeia terrestre." (F. C., 347)

11. "Existe um vínculo psíquico entre o Logos planetário de Vênus e o da Terra.

a. O esquema de Vênus é mais ativo do que o nosso.
b. Sua humanidade é mais avançada do que a nossa.
c. Sua radiação inclui o plano búdico, no que diz respeito à sua humanidade.
d. Por isso, através de estimulação, poderá abrir esse mesmo plano para a humanidade da Terra." (F. C., 367)

12. "Vênus é o segundo ou o sexto esquema, dependendo de se contarmos os esquemas de forma mística ou ocultista." (F. C., 595)

13. "Vênus é negativamente polarizada, por isso foi possível a misteriosa absorção, pela Terra, da força venusiana... o elo cármico entre os dois Logoi planetários (um, em encarnação positiva, e o outro, em encarnação negativa) causou uma aliança planetária. A luz brilhou." (F. C., 323)

14. "O Senhor de Vênus:

a. Tem lugar no Quaternário Logóico.
b. Vênus está na quinta ronda, e portanto, mais avançada que os demais planetas." (F. C., 300)

15. "No atual estágio de evolução nos centros sistêmicos (os planetas) Vênus, a Terra e Saturno formam um triângulo de grande interesse.

a. Está sendo vivificado.
b.Está fazendo aumentar a capacidade vibratória dos centros planetários e individuais." (F. C., 181)

16. "Vênus, Júpiter e Saturno podem ser considerados - do ponto de vista da época atual - os veículos dos três princípios superiores. Mercúrio, a Terra e Marte estão intimamente aliados a esses três, porém aqui reside um mistério oculto." (F. C., 299)

17. "No sistema humano, o olho direito corresponde a Buddhi e Mercúrio, e o esquerdo, a manas e Vênus." (D. S. III, 447-458)

18. "Na metade da quinta ronda, o Logos de Mercúrio, o Logos de Vênus e o da Terra formarão, temporariamente, um triângulo de força." (F. C., 371)

19. "Vênus e Júpiter estão estreitamente ligados à Terra e formam um triângulo esotérico." (F. C., 370)

20. "Vênus, que se encontra na quinta ronda, já coordenou desenvolveu o principio da mente, tendo sido sintetizados quatro aspectos mentais menores e fornecido ao aspecto búdico um meio de expressão por intermédio do quinto principio: (F. C., 376)

21. Há três esquemas planetários...: nos quais manas se manifesta, e dois nos quais Budi se está manifestando manasicamente. Destes dois um é Vênus." (F. C., 377)

22. "Vênus está na sua última ronda e está prestes a trazer o 4° reino à perfeição." (F. C., 742)

O PLANETA VULCANO
Extratos da "Doutrina Secreta" e de "Um Tratado sobre o Fogo Cósmico”

1. "Jeová foi identificado com Saturno e Vulcano." (D. S. I,632)

2. "Vulcano está dentro da órbita de Mercúrio." (F. C., 206. Nota)

3. "A lei do Sacrifício e da Morte é, 'de modo misterioso', o reverso da 1^ lei, a da Vibração. É Vulcano e Netuno em oposição, uma ideia, por enquanto, incompreensível para nós: (F. C., 597)

4. "Em Vulcano, os filhos da Mente praticamente já completaram seu trabalho: (F. C.,

CAPRICÓRNIO - 0 10° SIGNO DO ZODÍACO
Extratos de ”A Doutrina Secreta”

1. "Os Dhyanis estavam relacionados com o Crocodilo e sua moradia era em Capricórnio." (I, 239)

2. "Capricórnio é o 10° signo do zodíaco... e nele há 28 estrelas." (II, 609-612)

3. "Há uma conexão mística entre os nomes Makara e Kumara.

a. Significa o pentágono e com ele está ligado
b. Representa o homem quíntuplo e portanto os 5 kumuras.
c. Está relacionado com o Deus Oceano.
d. Personifica o fogo solar." (II, 609-610)

4. "Capricórnio está relacionado ao nascimento do microcosmo espiritual e à morte do universo físico." (II, 612)

5. "Quando o Sol ultrapassar o 30° grau de Capricórnio e não mais chegar ao signo de Peixes, então terá chegado a noite de Brahma." (II, 612)

6. "O mistério de Capricórnio está oculto nestes cinco (o homem espiritual, o aspirante, o discípulo, o iniciado e o adepto) e nas palavras bíblicas 'os cordeiros e os bodes'. "(II, 706)

7. "Uma vez na história de cada esquema, aparece, nos níveis mentais, um avatar da constelação de Capricórnio. Este é o nível mais baixo em que estas deidades interplanetárias podem aparecer. Nada mais pode ser dito sobre este assunto. Reside aqui oculto o mistério do bode. Este Avatar aparece na 3° ronda da 3° cadeia e desaparece na 5° ronda da 4° cadeia." (727)

GÊMEOS - O 3° SIGNO DO ZOOIACO
Extratos de ”A Doutrina Secreta”

1. "Castor e Pollux, o brilhante gêmeos, nasceram do ovo de Leda." (I, 392)

2. "A lenda de Castor e Pollux refere-se à metade mortal do homem, a personalidade, e à parte imortal, o ego ou indivíduo espiritual. A personalidade nada tem em si mesma que sobreviva; a outra metade torna-se imortal em sua individualidade por causa do 5° princípio que é trazido à vida pelos Deuses Que Dão Forma, deste modo ligando a Mônada à Terra. Esta metade é Pollux, enquanto Castor o homem pessoal, mortal - um animal, nem mesmo de espécie superior - quando desligado da Individualidade divina." (II, 130)

a. "Castor deve sua imortalidade a Pollux.
b. Pollux sacrifica-se por Castor." (II, 130)

LEÃO - O 5° SIGNO DO ZOOIACO
Extrato de ”A Doutrina Secreta”

1. "O esoterismo da 1° Hierarquia Criadora (na realidade a 6°, A A B.) está oculto no signo zodiacal de Leão." (I, 234)

PEIXES - O 12° SIGNO DO ZODIACO
Extratos de ”A Doutrina Secreta”

1. "No judaísmo e no cristianismo o Messias está sempre relacionado à água e ao batismo." (II, 413) ,

a. A 2a. iniciação racial.
b. A 1 iniciação planetária.

2. Peixes... "brilha como símbolo de todos os Salvadores espirituais do passado, presente ou futuro." (I, 717)

3. "Kepler afirma que no momento da Encarnação (do Cristo) todos os planetas estavam em conjunção no signo de Peixes... a constelação do Messias." (I, 717)

4. Os pórticos dos templos budistas destinados às oferendas em intenção aos mortos, são ornamentados com uma "cruz formada por dois peixes." (III, 151)

5. "O sinal da vinda do Messias é a conjunção de Júpiter e Saturno no signo de Peixes." (III, 152)

TOURO - O 2° SIGNO DO ZODIACO
Extratos de ”A Doutrina Secreta”

1. "Todos os Deuses-Sol... têm estado misticamente relacionados com a constelação de Touro e foram chamados 'Os Primeiros'. "(I, 720)

2. Considera-se Touro como o grupo central da Via Láctea.

Nota: Considera-se as Plêiades como o grupo central de Touro e Alcyone - uma das 7 Plêiades - como a estrela ao redor da qual gira o nosso universo.

VIRGEM - O 6° SIGNO DO ZODIACO
Extrato de ”A Doutrina Secreta”

1. "Um dos civlos mais esotéricos baseia-se em certas conjunções e respectivas posições de Virgem e das Plêiades." (II, 454)
"Virgem é Inseparável de Leão, das Plêiades e das Hades."

VÊNUS

No 2° sistema solar, e em conexão com o método lá empregado, há um outro ponto que merece atenção. O fogo da mente tem sua origem numa constelação até recentemente não reconhecida pela ciência exotérica como tendo qualquer influência sobre a natureza íntima do nosso Sistema Solar, devido à tremenda distância em que se encontra. O Sol Sirius é a fonte de manas logóico, no mesmo sentido em que as Plêiades estão relacionadas com a evolução de manas nos 7 Homens Celestiais, e Vênus foi responsável pela chegada da mente à cadeia terrestre. Cada uma foi a base para a outra, ou o agente que produziu o primeiro bruxuleio da consciência nos grupos em questão. Em todos os casos o método foi um lento crescimento evolutivo até que, repentinamente, a consciência se Incendiou, devido à intervenção dá força aparentemente vinda de uma fonte externa.

1. O Logos - Sistema Solar. Sírio.

2. 7 Homens Celestiais - Esquema Planetário. Plêiades.

3. Homem Celestial - Cadeia Terrestre. Vênus. (F. C., 347)

O 4° Reino e a Hierarquia do Planeta

O estudante ocultista comum, que tenha refletido com cuidado sobre este ensinamento, já terá captado e compreendido certos fatos. Estará ciente de que a junção de Espírito-matéria-mente, ou manas, foi efetuada durante a 3a. raça-raiz, e que a família humana se fez definitivamente presente na Terra a partir dessa data. Saberá que isto foi provocado pela chegada, em Presença física, de certas grandes entidades, e já aprendeu que essas Entidades vieram da Cadeia Venusiana; que Elas alcançaram a necessária junção; que Elas assumiram o governo do planeta; que fundaram a Hierarquia oculta, e que -embora algumas permaneçam na cadeia terrestre - as demais retornaram à Sua fonte de origem. Isto, de muitas maneiras, resume a totalidade do conhecimento atual. Vamos desenvolvê-lo um pouco, corrigir certas interpretações errôneas, e determinar um ou dois fatos novos.

Primeiro, o estudante de ocultismo precisa ter em mente que:

a. Este advento sinalizou a tomada de um veículo físico pelo Logos Planetário, e foi literalmente a vinda do Avatar.
b. Este advento foi provocado por um definido alinhamento sistêmico que envolveu: o esquema venusiano do sistema a cadeia venusiana do esquema terrestre o globo venusiano da cadeia terrestre.
c. O Logos planetário não veio do esquema de Vênus, mas sim da cadeia venusiana .de Seu próprio esquema, o esquema terrestre. Graças ao alinhamento sistêmico, a kundalini logóica pode fluir através de um certo triângulo, dois pontos do qual eram Vênus e a Terra. Isto acelerou a vibração, e permitiu ao Homem Celestial do nosso esquema receber uma iniciação menor, e começar Sua preparação para uma iniciação maior.

Segundo, é preciso lembrar também que, ao considerarmos este assunto, é preciso observá-lo não apenas no seu efeito sobre o nosso globo e a humanidade atual, mas também sob o ângulo de sua importância para um Logos planetário e um Logos solar. Daí a afirmação de que este evento resultou não só da iniciação menor recebida pelo Logos da Terra como também no esquema de Vênus isso foi assinalado pela iniciação maior que o Logos de Vênus recebeu na Sua 5a. cadeia. No que diz respeito a um Logos solar, seguiu-se a estimulação de um de Seus centros e a progressão geométrica do fogo através do Triângulo já mencionado.

Afirma-se que 104 kumaras vieram de Vênus para a Terra; literalmente foram 105, se contarmos a Unidade sintetizadora, o próprio Senhor do Mundo. Permanecem ainda com Ele, os 3 Budas de Atividade. Chama a atenção para o significado dual desse nome, "Buda de Atividade", que expressa a realidade do fato que as Entidades na Sua etapa de evolução são amor-sabedoria ativos e incorporam em Si mesmas os dois aspectos. Os três Budas de Atividade correspondem às 3 pessoas da Trindade." (F. C., 386-387)

"O Logos planetário deste esquema é chamado 'o Primeiro Kumara' o Iniciador Único, e afirma-se que veio de Vênus para este planeta, sendo Vênus 'o primário da Terra'. Isto pede alguma elucidação, embora somente algumas alusões à verdade nos sejam permitidas. Este fato é um dos mais misteriosos no desenvolvimento do nosso esquema, e nele está oculto o segredo deste ciclo mundial. Não é fácil transmitir a verdade com palavras que parecem velá-la e ocultá-la.

Talvez possamos dar uma pista indicando que há uma analogia entre a chegada definitiva do Ego e o seu domínio em certos períodos na vida de um ser humano. Diz-se que, aos 7 anos, o Ego "toma posse", e também na adolescência; aos 21, essa "posse" torna-se mais firme. De novo, à medida que as vidas se sucedem, o Ego (em conexão com o ser humano) aferra-se a seus veículos e os submete ao seu propósito cada vez mais firmemente.

O mesmo procedimento é observado em relação ao Homem Celestial e Seu corpo de manifestação, um esquema. É preciso lembrar que cada esquema tem 7 cadeias, cada cadeia tem 7 globos, num total de 49 globos; por sua vez, cada globo é ocupado pela vida do Logos durante o que chamamos 7 rondas, o que literalmente totaliza 343 encarnações, ou renovados impulsos para manifestar-se. Devemos acrescentar a essas manifestações principais, outras menores como as raças-raízes, as sub-raças, e ramificações das raças, deparando-nos assim com tal complexidade que deixa tonto o estudante comum. A roda da vida planetária faz girar em sua escala menor a roda da vida do pequeno peregrino chamado homem; à medida que gira impele a vida do Logos planetário em evolução sempre para novas formas e experiências, até que o fogo do Espírito incendeie todos os fogos menores.

Como foi dito antes, cada Homem Celestial está vinculado a um de Seus Irmãos sob a Lei da Atração Mútua, que se manifesta no plano físico, ainda de forma tão degradante através da vida da unidade humana, aprisionada na forma física. Psiquicamente o vínculo é de natureza diferente, e é este vínculo que liga o Logos planetário do esquema de Vênus ao Logos do nosso esquema. Esta interação psíquica tem seus ciclos de fluxo e refluxo assim como flui e reflui toda a força da vida. Na época lemuriana houve um período de íntima interação que provocou a encarnação, no planeta físico, do Iniciador Único. Isto não teria acontecido se o Logos planetário do esquema de Vênus não estivesse em posição de vincular-se intimamente com o nosso." (F. C. 366-367)

O Cosmos. Nosso sistema solar, com as Plêiades e uma das estrelas da Ursa Maior, formam um triângulo cósmico, ou um agregado de três centros no Corpo d'Aquele sobre o Qual nada pode ser dito. As 7 estrelas na constelação da Ursa Maior correspondem aos 7 centros no corpo daquele Ser, maior que o nosso Logos. Por outro lado, dois outros sistemas, quando aliados com o sistema solar e as Plêiades, formam um quaternário inferior que, no devido tempo, são sintetizados nos 7 centros da cabeça, da mesma forma como o que ocorre no ser humano após a 4a. iniciação." (F. C., 182)

"Uma pista para a correta compreensão esconde-se nas palavras 'Vênus é o primário da Terra'. Não é permitido dizer muito sobre o mistério de que "Vênus é o alter ego da Terra", nem sequer é aconselhável; porém, podemos sugerir certas ideias que se meditarem sobre elas podem resultar numa maior compreensão da beleza da síntese da natureza, e da maravilhosa correlação de tudo que está em processo de evolução

Talvez compreendamos melhor se nos lembrarmos que, em sentido oculto, Vênus é para a Terra o mesmo que o Eu superior é para o homem

A vinda dos Senhores da Chama à Terra foi toda feita segundo a lei, e não um feliz, porém acidental acontecimento; foi um assunto planetário que tem sua correspondência na conexão entre a unidade mental e o átomo manásico permanente. Assim, tal como o antahkarana é construído pelo homem entre esses dois pontos, também no - sentido planetário - é construído um canal, pela humanidade do nosso planeta, para o seu primário, Vênus.

Em relação a estes dois planetas, é preciso lembrar que Vênus é um planeta sagrado, enquanto a Terra não o é. Isto significa que certos planetas são para o Logos o mesmo que os átomos permanentes são para o homem. Eles incorporam princípios. Certos planetas servem, apenas temporariamente, de lar a esses princípios. Outros persistem durante todo o mahamanvantara, Vênus é um desses." (F. C., 298)

"Será conveniente estendermo-nos um pouco sobre a conexão entre Vênus e a Terra, que é insinuada em alguns livros ocultistas e ligeiramente abordada nesta obra. Declarei que a interação entre os dois esquemas é grandemente devida à sua polaridade positiva e negativa; destaquei que uma relação similar subjaz na relação entre as Plêiades e os 7 esquemas do nosso sistema solar, e também a relação entre Sírio e o próprio sistema. Isto, portanto, traz em íntima interação três grandes sistemas que formam um triângulo cósmico:

1. O sistema de Sirius.
2. O sistema das Plêiades.
3. O sistema que tem como ponto focal o nosso sol.

Dentro de nosso sistema existem vários destes triângulos, que variam em diferentes etapas. De acordo com a relação existente entre eles, a força diferenciada dos diversos esquemas pode passar de um esquema para outro, e assim, as unidades de vida que se encontram nos diferentes raios ou correntes de força misturam-se temporariamente. Em qualquer destes triângulos (cósmicos, sistêmicos, planetários e humanos), dois de seus pontos representam as duas polaridades e o terceiro representa o ponto de equilíbrio, ou síntese ou fusão. E preciso que isto seja lembrado ao estudarmos os centros macro e microcósmicos, porque nisto está a explicação da diversidade na manifestação, nas formas e na qualidade.

Podemos apresentar a seguir uma analogia que poderá esclarecer aqueles que possuam olhos de ver.

O Esquema de Vênus, estando na 5- Ronda, coordenou desenvolveu o 5° princípio de manas, foram sintetizados os quatro aspecto manásicos menores, e o aspecto búdico estava sendo provido de um meio de expressão através do 5° aspecto aperfeiçoado. Na 5-ronda, o nosso Homem Celestial terá alcançado um ponto de evolução análogo, e o 5° princípio não mais será objeto de Sua atenção, no que concerne às unidades humanas." (F. C., 375-376)

Assim como Vênus está negativamente polarizada em relação à Terra, também as 7 estrelas das Plêiades estão negativamente polarizadas em relação aos nossos 7 esquemas.

Cabe aqui uma pergunta bastante pertinente, relativa à polarização negativa de Vênus e das Plêiades. Por que razão são consideradas negativas, se são elas as doadoras e não as receptoras, pois ser negativo seguramente significa ser receptivo. De fato assim é, porém a pergunta surge em nossa mente devido à falta de informação, e consequentemente, má compreensão. Vênus realmente teve muito a ver com os estímulos que resultaram em importantes eventos na Terra, via a cadeia venusiana de nosso esquema, porém o nosso esquema, de forma misteriosa, deu mais do que recebeu, embora o que deu fosse de natureza diferente. A chegada da influência venusiana à nossa cadeia e ao nosso planeta, com a consequente estimulação de certos grupos da 4a. Hierarquia Criativa, a humana, causou um evento paralelo, de magnitude ainda maior, no esquema de Vênus. Isto afetou a 6a. Hierarquia, uma das Hierarquias dévicas vivendo no esquema de Vênus.

Esta estimulação, emanou via a 6a. cadeia (ou a 2a. dependendo do ponto de vista) e afetou a cadeia correspondente no esquema de Vênus. Vê-se a magnitude da diferença no fato de que, no nosso caso, somente um globo foi afetado, enquanto que a influência do nosso esquema sobre o venusiando foi tal que uma cadeia inteira foi estimulada. Isto foi provocado pela polaridade positiva do Homem Celestial do esquema terrestre. (F. C., 377378)

A afirmação de que o grande Kumara, o Iniciador Único, chegou a este planeta vindo de Vênus é verdadeira, no sentido em que ela exprime o fato de que Ele veio para este planeta denso (o 4°) na 4a. cadeia do nosso esquema, chamada cadeia de 'Vênus' e que é a 2a. cadeia. Ele aqui chegou, via o 2° globo de nossa cadeia; Sua quase imperceptível vibração foi sentida (ocultamente) na 2a. ronda, porém, somente na 3a. raça-raiz da 4a. ronda foi possível Sua encarnação física e vinda como Avatar. Com grande reverência, podemos dizer que as três primeiras rondas e as duas raças-raízes subsequentes nesta cadeia correspondem ao período que antecede o nascimento; e que Sua chegada na 4a. ronda, com o consequente despertar de manas nos seres humanos, tem sua analogia no despertar do princípio da vida no feto aos quatro meses." (F. C., 371)

ALGUMAS IDÉIAS SOBRE A CIÊNCIA DOS TRIÂNGULOS

"Ofereço aqui dois indícios que devem merecer cuidadosa consideração. Em relação a um dos Homens Celestiais (que não pode ser revelado ainda), temos um triângulo de força formado pelos seguintes centros:

a. O centro de força do qual o Manu e Seu grupo são a expressão.
b. O centro do qual o Bodhisattva ou o Cristo e Seus seguidores são o ponto focal.
c. O centro do qual o Mahachohan e seus seguidores são os expoentes.

Estes três grupos formam os três centros de um grande triângulo - um triângulo que não está ainda totalmente vivificado nesta etapa do desenvolvimento evolutivo.

Um outro triângulo relacionado ao nosso Logos planetário é aquele formado pelos 7 Kumaras - os quatro Kumaras exotéricos correspondendo aos quatro centros menores da cabeça, e os três Kumaras esotéricos correspondendo aos três centros principais da cabeça.

O segundo indício que quero oferecer está no triângulo formado pela Terra, Marte e Mercúrio. No que tange a este triângulo, a analogia reside no fato de Mercúrio e o centro na base da coluna no ser humano estarem intimamente vinculados. Mercúrio demonstra em kundalini atividade inteligente, enquanto Marte demonstra a kundalini latente. A verdade permanece oculta em seus dois símbolos astrológicos. Quanto da transmutação e da geometrização planetária, o segredo será revelado."

..."Assim como em relação ao nosso Logos planetário, os três planetas etéricos de nossa cadeia - Terra, Mercúrio e Marte - formam um triângulo de excepcional importância, também podemos dizer que no presente ponto de evolução dos centros logóicos, Vênus, Terra e Saturno formam um triangulo bastante interessante. É um triângulo que está presentemente sendo submetido à vivificação através da ação de kundalini, que consequentemente está aumentando a capacidade vibratória dos centros, os quais estão lentamente tornando-se quadrimendisionais. Por enquanto, não é permitido indicar outros dos grandes triângulos..." (F.C., 180-182)

"Existe uma razão ocultista definida, segundo as Leis da Eletricidade, por trás do fato conhecido que, ao ser apresentado ao Iniciador, o iniciado é acompanhado por dois Mestres, um de cada lado. Os três formam um triângulo que torna o trabalho possível." (F.C., 210)

..."Em todos estes triângulos (cósmicos, sistêmicos, planetários e humanos) dois pontos do triângulo representam cada um, uma polaridade diferente, e o outro representa o ponto de equilíbrio, de síntese ou de fusão." (F. C., 375)

"Outro fato a ser observado sobre estes grandes Seres é que, considerados em Seus sete grupos, Eles formam:

a. Pontos focais para a força ou influência que emana de outros centros solares ou esquemas.
b. As 7 divisões da Hierarquia oculta.

Eles existem, tal como o próprio Homem Celestial, em matéria etérica, e são, literalmente, grandes Rondas ou centros de Fogo vivente, manásico e elétrico. Eles vitalizam o corpo do Homem Celestial e mantém tudo unido como uma totalidade objetivada. Eles formam um triângulo planetário dentro da cadeia, e cada um d'Eles vitaliza um globo." (F. C., 388)

1. "São necessários dois princípios vinculadores. Isto exige o Fogo espiritual vivente do princípio médio que parte do quinto e terceiro estados do Pleroma. Este Fogo é propriedade dos Triângulos." (F. C., 681)

2. "Assim como no caso do homem, certos triângulos encontram-se em diferentes etapas de evolução ou, em outras palavras, diferentes centros se tornam geometricamente ligados, como, por exemplo:

a. Base da coluna dorsal,
b. Plexo solar,
c. Coração;

ou

d. Plexo solar,
e. Coração,
f. Garganta;

assim, algo semelhante ocorre no caso do Homem Celestial. Isto aconteceu nesta ronda em relação ao centro que nosso Logos planetário incorpora. Ele vinculou-se geometricamente a dois outros centros, sendo Vênus um deles, e a kundalini logóica - circulando através deste Triângulo com tremenda força - provoca a intensificação da vibração na família humana que resultou na individualização." (F. C., 368-369)

"Darei aqui uma indicação para aqueles que têm o poder de ver Três constelações estão vinculadas com o quinto princípio Logóico, em sua tripla manifestação: Sirius, duas das Plêiades, e uma pequena constelação cujo nome deve ser intuído pelo estudante. As três governam a apropriação, pelo Logos, do Seu corpo denso. Quando o último pralay terminou, e fora coordenado o corpo etérico, de acordo com a lei, formou se nos Céus um triângulo que permitiu o fluir da força, fazendo vibrar o quinto plano sistêmico. Este triângulo ainda perdura, e é a causa da contínuo emanação da força manásica; está ligado às espirilas da unidade mental logóica e, enquanto Sua Vontade-de-ser persistir, a energia continuará a fluir. Na 5a. ronda, atingirá o seu ápice." (F. C., 699)

"O coração do Sol e sua relação com o corpo mental superior e inferior, produz aquela peculiar manifestação a que chamamos corpo causal. Em relação a isto é preciso lembrar que a força que flui do coração do Sol trabalha por meio de um triângulo formado pelo esquema venusiano, a Terra e o Sol.

De acordo com a lei, era de esperar-se que fosse formado outro triângulo, envolvendo dois planetas. Os triângulos variam segundo o esquema envolvido." (F. C., 664)

"É preciso reconhecer um outro triângulo dentro do nosso esquema, das cadeias chamadas da Terra, de Vênus e de Mercúrio, porém este triângulo concerne totalmente aos centros do Logos planetário de nosso esquema. Devemos destacar que, na próxima ronda, uma formação sistêmica colocará três esquemas:

da Terra,
de Marte e
de Mercúrio,

numa tal relação entre um e outro que propiciará os seguintes resultados:

Formar-se-á um triângulo sistêmico. (F. C., 390)

"Devemos lembrar que três dos planetas sagrados são o lar dos três Raios principais, as formas personificadas dos três aspectos ou princípios logóicos. Outros planetas personificam os quatro raios menores. Podemos considerar - do ponto de vista do tempo atual - que Vênus, Júpiter e Saturno são, hoje, os veículos dos três princípios superiores Mercúrio, a Terra e Marte estão intimamente aliados a estes três, porém há, aqui oculto, um mistério. A evolução da ronda interna tem estreita conexão com este problema. Talvez possamos lançar alguma luz sobre este obscuro assunto, se compreendermos que assim como o Logos tem (nos planetas não-sagrados) a correspondência aos átomos permanentes no ser humano, assim também a evolução intermediária que se processa entre estes dois (Deus e o homem) é o Homem Celestial, cujo corpo é composto de mônadas humanas e dévicas, e que tem igualmente Seus átomos permanentes. Os três princípios superiores sempre se distinguem, pela sua importância, dos quatro inferiores." (F. C., 299)

"Aqueles que trabalham nos esquemas de Urano, Netuno e Saturno, atuam de modo um pouco diferente daqueles que estão funcionando nos esquemas de Vênus, Vulcano, Marte, Mercúrio, Júpiter, Terra e do esquema exotérico de Saturno, assim como os Manasadevas da ronda interna. É preciso notar que, mais uma vez, temos aqui uma triplicidade de grupos, representando a triplicidade da força (reflitam sobre esta ideia). Na lista central de esquemas, o grupo do meio superior e o do meio dominam, porque estes planetas são os mais ocultos e sagrados em manifestação, e ocupam-se somente dos egos que estão no Caminho, e portanto, estão grupalmente ativos. No que toca a Urano, Netuno e Saturno, isto é de se esperar, uma vez que eles são esquemas planetários sintetizadores, e oferecem condições somente adequadas às etapas muito avançadas. Eles são os planetas 'da colheita'. " (F. C., 777)

"Os planetas Vênus e Júpiter estão muito intimamente ligados à Terra, e formam, eventualmente, um triângulo esotérico." (F. C., 370)

Cada um dos planetas - dos quais apenas sete são chamados sagrados - sejam eles conhecidos ou não, constitui um setenário, tal como a cadeia à qual pertence a Terra..." (D. S. I, 176)

OS PLANETAS FÍSICOS DENSOS
Terra 4ª cadeia 4º Globo
Júpiter 3ª cadeia 4º Globo
Saturno 3ª cadeia 4º Globo
Marte 4ª cadeia 4º Globo
Vulcano 3ª cadeia 4º Globo
Vênus 5 ª cadeia 5º Globo
Mercúrio 4ª cadeia 5º Globo

PLANETAS, RAIOS E O ENSINAMENTO ESOTÉRICO

URANO(7°) - A ESCOLA DE MAGIA da 10- ordem. É às vezes chamado "o planeta da força violeta", e seus graduados manejam o poder do prana etérico cósmico.

TERRA (3°) - A ESCOLADA RESPOSTA MAGNÉTICA. Um Outro nome dado aos seus discípulos é "Os graduados do penoso esforço" ou "os vinculadores entre os pares de opostos". Diz-se que seus graduados são submetidos ao exame no 3° subplano do plano astral.

VULCANO (1°) - A ESCOLA DAS PEDRAS ARDENTES. Há uma curiosa conexão entre as unidades humanas que passam pelas suas câmaras e o reino mineral. No esquema da Terra, os seres humanos são chamados "as pedras viventes"; no de Vulcano, eles são chamados "pedras ardentes".

JÚPITER (2°) - A ESCOLA DOS MAGOS BENEFICENTES. Este planeta é, às vezes, chamado, na linguagem das Escolas, o" Colégio das Unidades da Força Quádrupla", porque os seus membros manejam quatro tipos de força, no seu trabalho construtivo mágico. Um outro nome dado às suas câmaras é "O Palácio da Opulência", porque seus graduados trabalham com a lei do "suprimento", e são frequentemente chamados "os semeadores".

MERCÚRIO (4°) - Os discípulos desta escola planetária são chamados "Os Filhos da Aspiração" ou "Os Pontos de Luz Amarela". Eles têm estreita conexão com o nosso esquema terrestre. Não se dá o nome desta escola.

VÊNUS (5°) - A ESCOLA COM CINCO ESTRITOS GRAUS. Também este é um esquema estreitamente relacionado ao nosso. Seu Logos planetário está num grupo de discípulos cósmicos mais avançados que o nosso. A maioria dos instrutores hierárquicos vêm do 5° plano cósmico.

MARTE (6°) - A ESCOLA DOS GUERREIROS, ou os graus abertos aos soldados. Quatro destas escolas planetárias são responsáveis pela energia que flui através das "quatro castas" em todas as partes do mundo. Seus instrutores são chamados "Os Graduados da Chama Avermelhada" e frequentemente são representados usando mantos vermelhos... Eles trabalham sob o 1° aspecto logóico e dão treinamento aos que trabalham segundo as linhas do destruidor.

NETUNO (6°) - Esta escola ocupa-se do desenvolvimento do elemento desejo e seus graduados são chamados "Os Filhos de Vishnu " (F. C., 1177-1179)

Não são dadas as escolas de Saturno, do Sol, da Lua e de Plutão, porém completam os doze planetas.

Início