Navegação

Página Inicial

A GRANDE INVOCAÇÃO


O Poder da Grande Invocação

Durante esta época do ano - período dos Três Festivais Principais - podemos imaginar a grande intensidade da vida mental do grupo produzindo um som que se eleva aos planos internos, a fim de atrair a atenção das grandes Vidas espirituais e, assim, provocar um fluxo cada vez maior de luz e de amor ao nosso mundo conturbado. À medida que avançamos para a culminância deste intervalo no Dia Mundial de Invocação (Lua Cheia de Gêmeos), podemos enriquecer ainda mais esta busca espiritual através do poder da Grande Invocação, até que a consciência grupal pulse de uma maneira tangível com a nova vida que está tentando entrar nos assuntos humanos.

Claro que, nas mãos de um praticante treinado, a Grande Invocação é muito mais do que uma oração, no sentido tradicional da palavra, é um instrumento de grande poder oculto. A mente que pode penetrar na forma mental que está por trás da Grande Invocação encontrará nesse "depósito revelador de energia, conhecido como "a nuvem de coisas conhecíveis", a causa imediata de todos os acontecimentos na Terra e que indica o surgimento do novo, o melhor e o progressivamente correto... Esta nuvem é formada pela ação conjunta do Sol Espiritual Central, que atua por intermédio de Shamballa e da própria humanidade, que até agora tem agido clamando a Hierarquia, mas que cada vez mais faz o seu próprio chamamento diretamente."

Dado o imenso poder criativo envolvido nesta linha de descida de energia, não é de estranhar que "o principal resultado do uso correto da Grande Invocação (no que diz respeito à humanidade) é a aceleração." O Tibetano diz que muita confusão pode acontecer no caminho dos aspirantes e discípulos que usam a Grande Invocação, mas que, através deste processo, eles "estão aprendendo a salvar o mundo, capacitando-se aos poucos para ocupar o lugar de salvadores do mundo e serem quem absorve o mau karma." Ele continua: "Por isso, quando eu exorto os aspirantes e discípulos do mundo a usar a Grande Invocação, também os exorto a "confraternizar com os sofrimentos de Cristo", que é sempre preliminar à ressurreição ou a libertação da consciência humana para reinos mais elevados de percepção espiritual."

Às vezes, o ritmo acelerado de vida do Século XXI parece deixar o aluno girando em círculos cada vez maiores, mas o desafio espiritual é reverter esta condição, voltando para o olho da tempestade - a joia central de fogo em cada um dos centros maiores do lótus. Aqui desenvolve-se um sentido dinâmico de paz e quietude com o movimento acelerado de rotação das pétalas exteriores que, como os raios de uma roda que gira rapidamente, desaparecem da vista a uma certa velocidade, dando a aparência de uma abertura imóvel.

Neste momento, os centros tornam-se aberturas transparentes para o reino da alma, através das quais fluem as qualidades redentoras em serviço ao mundo. As qualidades de amor, compaixão e inofensividade são geralmente consideradas leves, no entanto, são de natureza dinâmica. E a substância dos centros deve alcançar uma vibração de alta frequência, para que possa se expressar.

A luz que está contida nestas qualidades dinâmicas não é fácil de absorver, como diz o Tibetano, "Não é fácil para o aspirante médio compreender que os estágios progressivos no caminho indicam a capacidade progressiva "para receber a Luz." Quando o aspirante diz na Grande Invocação "Que a Luz desça à Terra", está invocando algo que a humanidade terá que aprender a manejar, e isso é uma das coisas para as quais os discípulos do mundo devem começar a preparar a raça dos homens... Todos estes desenvolvimentos planetários apresentam riscos, e nenhum é tão grande como a absorção de luz pela humanidade em escala global, resultando em ação reflexa nos três reinos subumanos".

Tão grande é o poder da Grande Invocação que seus efeitos se manifestaram em Shamballa, onde o aspecto vida foi "quase violentamente estimulado através da ação dos Senhores da Libertação Que ... se lançaram à atividade planetária, por causa do uso da segunda Estrofe da Grande Invocação ... pelos membros da Hierarquia. Por outro lado, Eles não a usaram somente em benefício da humanidade ou para a libertação do gênero humano, havia também implicações hierárquicas e era, em parte, uma demanda da Hierarquia por permissão para prosseguir no Caminho".

Esta passagem nos mostra o poder da Grande Invocação quando exercido por mentes treinadas. Então este pensamento deve permanecer na consciência do grupo na medida em que o trabalho continua a crescer em força nos momentos das Meditações, e especialmente no Dia Mundial de Invocação, que é precisamente quando podemos fazer mais do que o que podemos imaginar para a regeneração do espírito humano e a fim de acelerar o reaparecimento do Instrutor Mundial.

Início