Navegação

Página Inicial

A GRANDE INVOCAÇÃO


Renascimento Espiritual

Atualmente muitas pessoas buscam uma experiência espiritual autêntica dentro dos principais credos do mundo, como também fora deles. Pensadores religiosos esclarecidos lutam para pôr fim a antigos conflitos entre seitas discordantes, focalizando a vivente realidade que reside além das formas externas. Buscam o fio dourado da verdade que se encontra no coração de cada doutrina que por sua vez afirma o valor duradouro de suas próprias tradições. Este ímpeto para uma compreensão mais profunda do que significa o impulso religioso para todos os seres humanos está conduzindo a uma unidade maior entre as diversas tradições.

Na medida em que a humanidade se distancia da ideia de que somente uma interpretação correta da verdade é concebível, podemos vislumbrar um futuro no qual todas as pessoas de inclinação espiritual respondam a uma percepção mútua da divindade interna que se oculta em cada ser humano e celebrem as festas sagradas dos demais. Isso já está acontecendo. Por exemplo, o grande festival oriental de Wesak, sagrado para os budistas e hinduístas, já está sendo paulatinamente reconhecido no Ocidente. Essas celebrações compartilhadas podem trazer consigo um acúmulo de possibilidades espirituais e um esforço espiritual conjunto, incluindo uma invocação espiritual simultânea. A potência resultante será evidente e poderá emergir daí novos festivais a celebrarem a natureza divina e espiritual da raça humana. Um exemplo destacado disso é o Festival da Boa Vontade que desde o começo da década de 1940 tem sido realizado anualmente no mês seguinte ao Festival de Wesak . É também celebrado sob o nome de Dia Mundial da Invocação, no qual é reconhecida explicitamente a importância de uma invocação mundial unida. Ao longo do ano são observados outros festivais de meditação grupal e invocação que, como Páscoa, Wesak e Dia Mundial da Invocação, se ajustam ao ritmo do calendário lunar. Na medida em que transcorrem os anos os festivais podem chegar a ser reconhecidos como uma nova aproximação religiosa com o Divino.

A crescente cooperação entre diferentes tradições espirituais pode ajudar a preparar o caminho para as novas revelações da verdade espiritual que a consciência em desenvolvimento da humanidade seguramente evocará da Fonte de toda Vida e Amor, à Qual muitas tradições outorgam o nome de Deus. Não podemos saber a forma que revestirão tais revelações, embora os maiores credos concordem que, nos tempos de profundas mudanças e incertezas, pode se esperar a vinda de um grande Instrutor espiritual. Os budistas falam da vinda do Senhor Maitreya, os hinduístas do Kalki Avatar, os cristãos do Cristo. Pode ser notada, também, uma consciência cada vez mais desperta com relação às dimensões mais sutis da vida consciente, a partir das quais os Santos, Bodisatvas e Rishis de todas as tradições trabalham constantemente para inspirar a humanidade. Uma renovada compreensão desta cadeia de hierarquia espiritual seguramente poderá insuflar vida nova a todas as religiões.

Os mecanismos de Deus são diversos e operam por intermédio de muitos credos e organismos religiosos. A plataforma universal da religião do futuro pode ser erigida mediante a ênfase sobre as verdades essenciais, a unidade e o companheirismo do espírito. As ideias fundamentais mais universalmente aceitas são:

A realidade da Divindade – todos somos um em espírito.

Nossa mútua relação com os demais – a unidade humana.

A realidade da imortalidade e a persistência eterna.

A Continuidade da Revelação e as Aproximações Divinas conhecidas no Oriente como a Doutrina dos Avatares, e no Ocidente como a Doutrina Daquele que vem.

O Caminho para a Divindade, trilhado por santos de todos os credos ao longo das idades.

Uma maneira que podemos contribuir para a preparação de um enfoque religioso mais universal é mediante o emprego diário e a distribuição da Grande Invocação, uma das preces mais antigas e poderosas que jamais foi dada à humanidade. Aquele que a emprega promove mudanças substanciais, tanto em si mesmo como no seu ambiente. Milhões de pessoas a têm adotado desde 1945, e até agora já foi traduzida para mais de 70 idiomas. Constitui a mais potente ferramenta que dispomos para a transformação planetária nestes tempos de expectativa e de renascimento espiritual.

A GRANDE INVOCAÇÃO

Do ponto de Luz na Mente de Deus
Flua luz às mentes dos homens.
Que a Luz desça à Terra.

Do ponto de Amor no Coração de Deus
Flua amor aos corações dos homens.
Que o Cristo volte à Terra.

Do centro onde a vontade de Deus é conhecida
Guie o propósito as pequenas vontades dos homens –
O propósito que os Mestres conhecem e a que servem.

Do centro a que chamamos raça dos homens
Cumpra-se o Plano de Amor e Luz.
E que ele vede a porta onde mora o mal.

Que a Luz o Amor e o Poder restabeleçam o Plano na Terra.

Em todo o mundo, homens e mulheres de boa vontade empregam diariamente esta invocação no seu próprio idioma. Quer você unir-se a eles, recitando-a diariamente em pensamento e com dedicação? Ao empregar esta Invocação e encorajar noutros o seu uso, não se patrocina nenhuma organização nem nenhum grupo particularmente. Ela pertence a toda a humanidade.

Início