A Substância do Futuro

Um estado mental de estar convencido ou totalmente persuadido define a fé e, embora essa convicção interior seja geralmente considerada em termos religiosos, pode se relacionar a qualquer campo. Teorias científicas ainda não comprovadas exigem uma convicção interna, o cirurgião habilidoso tem confiança em sua habilidade de realizar uma operação e o paciente confia no médico. “A fé que encontra expressão ativa no plano físico, na cooperação e sacrifício corretos...” (1) é a evidência de uma convicção bem fundamentada, não é um desejo, nem fé cega na ausência de prova.

Os ensinamentos da sabedoria falam de um mundo de energias e forças invisíveis aos olhos e, embora carecendo de evidências físicas, são uma realidade para o pensador intuitivo. A ciência da astrologia esotérica é fundada na ideia de que o cosmos consiste em uma vasta massa invisível e incognoscível de energias - ordenada e dirigida por alguma Vida estupenda da qual nada pode ser conhecido. Através da luz da intuição ou “conhecimento direto” esta Vida pode ser vagamente sentida, um impulso vitalizando o mundo visível - o poder dos oceanos, a majestade das cadeias de montanhas e a incrível variedade dos reinos vegetal e animal. O pensador intuitivo está convencido de que essas formas tangíveis são evidências dAquele em quem vivemos, nos movemos e temos nosso ser.

Uma crença inabalável em um campo de energia universal subjacente a todas as formas objetivas em nosso planeta é vital para o trabalho dos Triângulos. Através do poder do pensamento criativo, a rede planetária da Terra é transformada e elevada porque "pensar" molda o mundo ou a energia segue o pensamento, nas palavras da máxima ocultista. Os pensamentos são poderosamente reais, mas não podem ser vistos até que se manifestem - na palavra e na fala escrita ou nas coisas que nos cercam, desde a humilde pá de jardim até os satélites artificiais que orbitam a Terra. Os pensamentos se manifestam dinamicamente em nossas atividades e por meio dos incontáveis grupos de serviço que servem a humanidade de tantas maneiras inspiradoras. De acordo com o propósito e intenção invisíveis, os pensamentos subjetivos se manifestam de forma objetiva.

À medida que entramos na Era de Aquário, a fé imposta por alguma autoridade externa está desaparecendo, e em seu lugar surge a verdadeira intuição do Eu Superior - o Deus Interior, uma convicção que não descarta o conhecimento e os fatos, mas vê a totalidade maior além das limitações da mente racional. A fé então se revela uma energia transformadora, que ajuda a Humanidade a cumprir seu destino espiritual. “É a substância das coisas que se esperam e a evidência das coisas que não se veem.” (2)

Triângilos
_________

(1) A Exteriorização da Hierarquia, p.256 (adaptado) Alice Bailey
(2) Bíblia, Hebreus 11:1

Início