A "VIDA DO PROJETO"
Christine Morgan (*)

Que o grupo evoque a força de Shamballa e demonstre a vontade para o bem em uma nova e potente vida.

Queridos amigos, aqui estamos mais uma vez participando de outra conferência da Escola Arcana - o segundo dos três fins de semana de trabalho intenso, mas de prazeroso trabalho esotérico. Através da meditação, das conversas e da discussão em grupo, estaremos construindo uma forma-pensamento grupal que, com a sua conclusão, estará cheia da energia vital do Plano Divino - energia que podemos aproveitar para o resto do ano em todo o nosso trabalho de prestação de serviço. Os fundamentos dessa forma-pensamento grupal já foram estabelecidos através dos nossos preparativos para as conferências. Desde o início do ano, a carta da escola tem explorado tópicos relacionados com a nota chave com o objetivo de exercitar vigorosamente a mente abstrata do grupo; pois é pensando na substância dos níveis superiores do plano mental que a ponte da consciência para a alma é construída.

Uma maneira útil de considerar a nota chave é como um projeto grupal, ou mais literalmente, uma projeção grupal. Que é um projeto senão a projeção de uma ideia no tempo e espaço? Quando projetada pela natureza da vontade e infundida com energia do desejo, a projeção se manifesta nos planos etérico e físico em movimento de algum tipo. Pode ser a montagem de uma estrutura - uma invenção, obra de arte, empresa ou organização - a lista é infinita. Alternativamente, pode simplesmente funcionar como a expressão enérgica de uma qualidade como a que se destaca na nota chave - a demonstração da vontade para o bem em uma nova e potente vida. Seja qual for o formato que a ideia projetada tome e quaisquer as energias do Raio envolvidas, o projeto sempre começa com o primeiro Raio da Vontade e termina com o sétimo Raio da Organização que governa o movimento e a aparência no plano físico.

O Tibetano refere-se à projeção de uma ideia no tempo e espaço como A Vida do Projeto. E isso é o que eu gostaria de abordar nesta palestra. Nós abordamos isso em uma recente carta da escola onde consideramos todas as formas de vida como esferas de fogo projetadas: "Dos átomos e células até as plantas e os animais, dos seres humanos até os grupos de Anjos solares, dos reinos da natureza até os reinos do espírito, juntos, todos constituem um majestoso sistema de rodas de fogo entrelaçadas, que giram, irradiam e se transformam mutuamente em uma insondável peregrinação através do ESPAÇO. No centro de cada uma destas rodas cintilantes permanece o aspecto Vontade, dirigindo suas rotações e conectando-as à Vontade divina focada no centro da grande roda do sistema planetário".

Quando o Logos Solar projeta a Vontade Divina no tempo e no espaço, o resultado é a criação de uma esfera ardente de certa massa, velocidade e trajetória através dos céus. Mencionei na palestra do Festival Wesak em Nova York, que as anomalias no movimento das estrelas são um fenômeno de toda a galáxia de acordo com dados acumulados pelo observatório espacial Gaia. Isso levou o Dr. Greg Matloff, uma figura líder na navegação espacial, a concluir que as estrelas são entidades conscientes, mantendo sua posição galáctica e determinando suas próprias trajetórias no espaço por sua própria vontade. Esta é uma bela afirmação da Divina Vontade das estrelas. Considerando-se como um pensador conservador, o Dr. Matloff diz que um verdadeiro cientista não pode ignorar dados observacionais e deve basear hipóteses e teorias sobre tais resultados, não em experiências anteriores, ideologia ou dogma. Em seu livro, "Starlight, Starbright: Are Stars Conscious" O Dr. Matloff pergunta: É correta a doutrina filosófica do pampsiquismo? São as estrelas e o Universo inteiro conscientes em algum sentido? Ampliando essa hipótese, ele afirma que agora é possível construir modelos simples de consciência universal e testá-los em comparação com evidências observacionais. Se estamos entrando em uma era em que a evidência observacional pode ser mostrada para suportar a visão esotérica de que as estrelas demonstram vontade e volição, um marco importante terá sido alcançado. Isso nos leva a refletir sobre o que, então, pode ser a volição - a Vontade Divina de nosso próprio Sol? E, o que então poderia ser a vontade dos planetas que se espiralam em torno dessa vida majestosa?

Por questão de interesse, procurei a velocidade e a trajetória de nossos próprio Logos Planetário e o Logos Solar através do espaço. Citando a revista Scientific American como uma das fontes mais confiáveis, a Terra está girando em seu eixo a 1.600 quilômetros por hora (medida no equador). Ao mesmo tempo está orbitando o Sol a 108 mil quilômetros por hora. Todo o sistema solar, a Terra e tudo, giram em torno do centro da nossa galáxia a quase 800.000 quilômetros por hora. Se você ainda não está tonto, a Via Láctea como um dos nossos grupos locais de galáxias está a caminho de uma estrutura misteriosa nos céus chamada Great Attractor que se encontra na direção da constelação Hydra a mais de 3,5 milhões de quilômetros por hora. Se isso for verdade, no tempo que levamos para ler essas estatísticas, viajamos mais de 50 mil quilômetros pelo espaço.

Seja qual for a precisão dessas estatísticas, há uma quantidade impressionante de movimento acontecendo e a questão filosófica é: para onde vamos e por que vamos lá? A resposta de acordo com a filosofia esotérica pode ser que, apesar de todo esse movimento, não vamos a lugar nenhum. Tudo faz parte da Grande Ilusão de tempo e espaço e a maneira como maya, a força da substância, afeta nossos sentidos físicos. O Tibetano insinuou isso, dizendo que "O espaço é de natureza etérea ... Nós falamos em momentos de um universo em expansão, mas o que realmente queremos dizer é uma consciência em expansão". As observações dramáticas de Rudolf Steiner nos dão uma perspectiva diferente sobre todo esse movimento aparente de tempo/espaço. Ele escreve:

Quando você observa o azul do céu você está olhando para o espaço vazio e realmente percebendo o fim do éter ... [E] cada estrela que vemos brilhando nos céus é na realidade um portão de entrada para o Astral ... Olhe para o céu estrelado na sua variedade múltipla; em uma parte, as estrelas estão reunidas em montes e aglomerados, ou em outra estão espalhadas e distantes. Em toda essa maravilhosa configuração de luz radiante, o corpo astral invisível e supersensível do Cosmos se torna visível para nós ... Pense em como tudo isso se torna quando sabemos que as estrelas são uma expressão do amor com que o Cosmos astral trabalha sobre o Cosmos etéreo.

Esses comentários apresentam um modelo muito diferente do modelo predominante do espaço exterior como um vácuo próximo, ocupado por estrelas - bolas explosivas de gás quente. Como Helena Blavatsky comentou: o Sol não tem mais calor do que a lua ou o espaço repleto de estrelas brilhantes ... A filosofia oculta nega que o Sol seja um globo em combustão, o Sol visível [é] apenas uma janela no verdadeiro palácio solar e presença, que reflete, no entanto, fielmente o trabalho interior.

E assim, dos céus, através das janelas das estrelas, a Vida de inúmeros projetos irradia sobre nós seu amor e propósito, oferecendo a cada um de nós a inspiração para nossos próprios projetos. No que diz respeito ao nosso projeto com a nota-chave, refere-se à vontade de nosso próprio Logos Planetário - a força de Shamballa. Essa energia da vontade é "a mais potente energia em todo o esquema da existência planetária. É chamada a "Força de Shamballa", e é ela que mantém vivas todas as coisas. É, na realidade, a própria vida. Esta força de vida ou vontade divina (implementando a intenção divina) é aquela por cujo intermédio Sanat Kumara atinge Seu objetivo. Em uma pequena escala, é o uso de um dos aspectos inferiores da vontade (a vontade humana) que permite ao homem realizar seus planos e atingir seu fixo propósito - se ele o tiver. Onde faltar a vontade, o plano morre e o propósito não é alcançado. Mesmo em relação à vontade própria, ela é, realmente, a "vida do projeto". (1)

A inspiração da força de Shamballa que circula pela aura grupal de cada estudante determinará o sucesso desse projeto, ou seja, a demonstração da "vontade para o bem em uma nova e potente vida". Podemos visualizar a vontade coletiva do grupo da escola concentrada no centro de uma roda em chamas, evocando a força de Shamballa, mantendo a roda girando e irradiando seu calor espiritual no meio ambiente. Esse calor espiritual é a vontade para o bem - um poder transformador que sintetiza e simplifica todos os relacionamentos no fogo do amor. Todas as barreiras de separação derretem-se à medida que o fogo se encontra com fogo misturando-se em movimento unificado e harmonioso.

Sabemos que há uma necessidade urgente que os grupos esotéricos provejam acesso para que a força Shamballa possa circular como deve. Discutimos nas recentes cartas da escola como o grupo da Escola Arcana pode servir desta maneira, pois a aura de cada estudante começa a refletir o movimento do corpo causal como uma roda de fogo flamejante. Isso ocorre quando a aura do discípulo é submetida a um processo de aclaração espiritual, expelindo impurezas até que o superior e o inferior se reflitam entre si, girando em movimento empático. A aclaração espiritual exige um trabalho árduo da parte do discípulo; limpando a mente dos pensamentos ilusórios, limpando o corpo astral de desejos e emoções do glamour e limpando o corpo etérico das forças de maya que enganam os cinco sentidos.

A remoção dessas obstruções para o movimento livre e rítmico apresenta uma série de crises - cada uma exigindo um período de ajuste psicológico. Os estados de consciência peculiares parecem surgir do nada, forçando o estudante a separar sua consciência da mente e das emoções inferiores para observá-las e tentar entender por que várias aberrações psicológicas estão ocorrendo. Os ajustes são feitos e a harmonia é temporariamente restaurada à medida que o discípulo avança para a próxima crise. Cada vez mais através da aplicação da vontade para o bem, são feitos ajustes que harmonizam o ritmo de movimento do discípulo com o todo maior. Neste contexto, lembramos que"a vontade não é, como muitos acreditam, uma expressão vigorosa de intenção, não é uma determinação fixa de fazer assim ou assim ou fazer certas coisas. É fundamentalmente uma expressão da Lei do Sacrifício, sob esta lei, a unidade reconhece a responsabilidade, se identifica com o todo e aprende o significado esotérico das palavras: "Não tendo nada (sacrifício) e mesmo assim possui todas as coisas (universalidade)." (2) Essencialmente, tudo é então abandonado para que tudo possa ser mantido em confiança e usado para o bem de todos. A vontade para o bem domina.

Através da vontade para o bem, a clarificação espiritual da aura está completa. Ao permitir que a energia do Plano Divino e o propósito Logoico que o leva a assumir o comando, o discípulo não gera mais formas de pensamento autorrelacionadas e a aura está desimpedida da obstrução das forças da personalidade de uma vez por todas. A porta da iniciação então se abre e a energia da alma e da personalidade flui com intensidade mútua, combinando em um movimento energético harmonioso. A vida do projeto agora é plenamente realizada - duas rodas de fogo estão girando em movimento empático e o iniciado se movimenta no mundo, demonstrando as recompensas do sacrifício - a vontade para o bem em uma nova e potente vida.

Este processo de esclarecer espiritualmente a aura é lindamente descrito na Sabedoria Eterna nas seguintes palavras:

"Quando a estrela de cinco pontas brilhar com clareza e não forem vistas formas entre suas pontas, o caminho está livre.

Quando o triângulo contiver apenas luz, o caminho está livre para a passagem do peregrino.

Quando na aura do peregrino muitas formas morrerem e se avistarem três cores, então o caminho está livre daquilo que poderia obstruí-lo.

Quando os pensamentos não provocarem formas e quando não mais forem refletidas sombras, o fio indica um caminho direto do círculo para o centro."

Cada um de nós está aqui hoje porque nos sentimos tocados pelo trabalho do Tibetano. É a vida de seu projeto que está fluindo através de nós. Isso exige que estabeleçamos nossos objetivos elevados e confiemos em que podemos enfrentar os desafios que nos são colocados - pelo bem da humanidade. O Tibetano considerou a demonstração da vontade para o bem como um objetivo alcançável para todos os que são tocados por esses ensinamentos. E ao refletir sobre a vontade para o bem como o sacrifício de tudo o que se encontra no caminho da posse da universalidade, retornamos à vigorosa vida do universo - a abóbada dos céus acima em que as grandes estrelas giram e derramam suas influências amorosas no universo físico.

À medida que nos dedicamos a este excelente trabalho durante o período da conferência, mantenhamo-nos abertos à força de Shamballa que derrama a energia do nosso Logos solar em nossos corações e mentes, transformando nossa roda de serviço grupal em irradiadora de luz, amor e poder na consciência humana. Esta é a vida do projeto.

____________

(*) Alocução proferida na Conferência da Escola Arcana em Genebra em Junho de 2017

1 Os Raios e as Iniciações
2. Discipulado na Nova Era, Vol. II

Início