Desejo e Liberdade
The Beacon

De todas as necessidades mundiais prementes que a humanidade enfrenta, talvez aquela que oferece aos esoteristas a maior oportunidade de serviço seja a dissipação da miragem mundial – aquela densa ‘névoa’ criada pelo pensamento egocêntrico da personalidade, com todos os seus desejos e medos. O Tibetano descreve as forças que fluem através deste plano do desejo como “um panorama ilusório” através do qual cada um de nós deve encontrar o fio que nos levará à luz da clareza e do discernimento, livre da tendência de nos identificarmos com o desejo, nosso próprio assim como o dos outros. Neste momento da história planetária, no entanto, há um número crescente que está lentamente começando a se libertar das nuvens de formas-pensamento desejosas que aprisionam a maioria das pessoas no plano astral e escondem a verdadeira natureza das coisas.

Muitas das formas de pensamento de massa que pairam sobre a consciência humana são uma mistura de desejo tingido com a mente e preocupado com a vida política da humanidade. São difíceis de serem desconectados e detectada a sua verdadeira natureza, porque se tornaram muito potentes através do pensamento de massa. Assumem a forma de ideologias políticas de esquerda e direita, de ditadura e democracia liberal, que em seu tempo e lugar foram úteis para levar a humanidade adiante, passo a passo, para estados de consciência mais inteligentes.

Cada passo à frente, no entanto, requer quebrar as formas-pensamento de massa predominantes para criar outras novas e mais apropriadas. Tal desconstrução está atualmente começando no exame atual das democracias liberais e no sentido de “individualismo possessivo” que reside em seu coração. Isso levou a uma forma econômica de globalização que não resultou na libertação das pessoas da maneira que foi imaginada. Ver além das teocracias e do totalitarismo é relativamente fácil para aqueles que entendem o princípio espiritual da liberdade, mas é mais difícil quando as sociedades estão passando por um período de fixação com direitos e liberdades individuais que não são equilibrados com um senso correspondente de responsabilidade e retribuição para a sociedade. Além disso, a atual mentalidade econômica da humanidade, impulsionada pelo desejo de crescimento contínuo da riqueza material, é agora reconhecida como insustentável para um planeta com recursos finitos.

Na natureza, o sol nascente causa névoas e nevoeiros que distorcem nossa percepção do mundo. Da mesma forma, a alma ascendente, evaporando as águas do plano astral, cria os encantos e ilusões que nos cercam. No entanto, isso realmente indica o despertar da alma e o avanço do estado de evolução da humanidade. Embora precisemos convocar grande força espiritual para dar o próximo passo em direção a uma visão mais clara, as névoas acabarão por ceder sob o fogo penetrante e brilhante do sol plenamente nascido da consciência humana.

Para a libertação do plano astral, tanto o amor quanto a mente devem agir em conjunto. O amor liberta a consciência da mente inferior separativa para perceber a vida como um todo. Quando as formas-pensamento são construídas em um espírito de síntese e em direção a objetivos e valores universais, elas podem servir para dissipar a miragem e trazer a renovação psicológica individual e nacional.

Início