O Céu e a Pirâmide

Prezado colega de trabalho,

O céu claro e azul é um símbolo maravilhoso da mente que está plena de espírito. Uma ideia ou uma revelação, coberta com riquezas invisíveis e vibrante de poder, pode aparecer dentro de sua extensão ilimitada como "algo inesperado". Como o dia dá lugar à noite, o azul que inspira dá lugar ao índigo que absorve - sintetizando a terra no quadro maior dos céus estrelados. Da mesma forma, no final de cada dia, a mente espiritual absorve os aspectos redimidos da personalidade, sintetizando-os no quadro maior da Alma.

O céu está cheio de simbolismo, mas, é claro, precisamos olhar para cima se quisermos apreciar o que ele tem a dizer. Nesta época, é muito fácil para o nosso olhar ser atraído para baixo e preso em um estado de fascinação com os produtos da tecnologia, por exemplo. Seja no mundo virtual das realidades geradas pelo computador ou no vício mais difundido dos smartphones, nas mensagens eletrônicas e nas mídias sociais, um equilíbrio precisa ser restaurado. Embora possamos estar nos comunicando de forma mais ampla e abundante, interações de baixa qualidade estão causando uma infinidade de males sociais. Nas calçadas e nos sistemas de transporte de nossas grandes cidades, é irônico que tantas pessoas sejam como ilhas, fechadas em seus próprios mundos privados.

A tecnologia fornece ferramentas maravilhosas que podem melhorar a interação humana e a tendência para a unidade, mas também pode nos atrair mais profundamente para a matéria e a divisão. A "realidade virtual" descreve apropriadamente o glamour e a ilusão que existem ao longo deste último caminho. A energia mental da humanidade está aumentando rapidamente e requer direção, não menos importante quando se trata de ciência e tecnologia aplicadas, que podem preencher nossas mentes com conhecimento, mas não com sabedoria.

Instruções espirituais antigas descrevem o direcionamento correto da mente para aqueles que buscam a verdade. Um desses textos diz respeito a mentes fortemente influenciadas pela ciência ou conhecimento concreto, mas no momento em que a ciência aplicada está tendo efeitos de longo alcance, a história que conta é relevante para toda a humanidade:

"No fundo do interior de uma pirâmide ladeada por uma estrutura de pedra, na impenetrável obscuridade desse maravilhoso lugar, uma mente e um cérebro - personificados num homem - trabalhavam. Fora da pirâmide estabelecera-se o mundo de Deus. O céu era azul; os ventos sopravam livremente; as árvores e as flores abriam-se ao sol. Mas na pirâmide, em baixo, no seu obscuro laboratório, encontrava-se um Trabalhador em exaustiva atividade. Utilizava com destreza as suas provetas e aparelhos delicados. Fileiras e fileiras de retortas para fundir, misturar cristalizar e para o que procurava dividir, alinhavam-se, com os seus fogos chamejantes. O calor era intenso. A tarefa árdua...

Passagens obscuras, rampas inclinadas, conduziam para o topo. Ali, por uma vasta janela, aberta para o azul do céu, passava um raio de luz até abaixo, onde o trabalhador, nas profundidades, trabalhava... Trabalhava e fatigava-se. Avançava lutando pelo seu sonho, a visão da descoberta final. Às vezes encontrava o que buscava, outras fracassava; mas nunca encontrou desespero, deplorava a Deus que o tinha esquecido: 'Dá-me a chave. Sozinho não posso fazer nada de bom. Dá-me a chave'. Depois remou o silêncio...

Através da abertura do alto da pirâmide, descendo do azul do céu caiu aos pés do trabalhador desalentado uma chave. A chave era de ouro puro; o raio de luz; na chave estava fixa uma etiqueta escrita em azul, onde se liam estas palavras: 'Destrói o que construíste e volta a construir de novo. Mas só construí quando tenhas ascendido pelo caminho que sobe, atravessando a galeria da tribulação e penetrado na luz do interior da câmara do rei. Construí falando das alturas e assim, mostra o valor das profundidades'.

O Trabalhador destruiu então os objetos de seu duro trabalho anterior reservando três tesouros que sabia serem bons e sobre os quais a luz poderia bilhar. Subiu penosamente até à câmara do rei. E ainda continua a lutar." (1)

Os três tesouros mencionados no final desta estrofe provavelmente estão relacionados com as forças redimidas dos aspectos mental, emocional e físico da personalidade. E a luta neste caminho de redenção que leva ao cume da pirâmide e à câmara do rei - a alma - está atraindo um número cada vez maior de pessoas. À medida que entramos na era de Aquário, um grande impulso é fornecido nessa busca e as lições estão chegando abundante e rapidamente quanto a orientação apropriada, mas errada quanto a energia. Aquário traz a energia da ciência do conhecimento concreto para aplicar a Vontade de Deus - a força de Shamballa - que direciona nossa evolução planetária. É “a vontade que produz concreção e, ao mesmo tempo, constitui o ponto em que espírito e matéria se equilibram e se igualam”. (2)

Na medida em que entramos na era de Aquário, a influência de seus dois regentes planetários, Júpiter e Urano, pode fornecer energia para transformar a forma como usamos a tecnologia da informação e da comunicação. Júpiter confere uma sensação de elevação e expansividade, enchendo o coração de alegria e elevando a mente para novos horizontes. Urano fornece grande poder e energia de organização para infundir essas qualidades na estrutura etérica do planeta. Juntos, eles mantêm a promessa de organização benéfica no plano físico. Enquanto trabalhamos juntos em meditação durante os três festivais espirituais, vamos capacitar essa visão de amor e compartilhamento, vendo a consciência da humanidade subindo em direção ao ápice da pirâmide, para banhar-se, como um todo, no céu azul e claro da mente.

Na luz, amor e poder do serviço grupal,
Grupo da Sede, Lucis Trust

________

(1) Psicologia Esotérica Vol II, pp. 169-170, A.A. Bailey
(2) Astrologia Esotérica p. 599, A.A. Bailey

Início