Perspectiva Esotérica da Epidemia
Dos escritos de Alice Bailey

A atual pandemia de coronavírus está naturalmente levantando muitas perguntas de estudantes da Sabedoria Eterna e, portanto, compilamos uma seleção de citações relevantes dos escritos de Alice Bailey sobre o assunto. Há muito sobre o assunto de doenças de trato respiratório e pulmões no livro Cura Esotérica, e o coronavírus se encaixa nessa categoria; no entanto, não incluímos passagens especificamente relacionadas à influenza e tuberculose, mas esses assuntos podem ser pesquisados on-line. Embora o coronavírus compartilhe alguns dos mesmos sintomas da gripe, uma clara diferenciação entre os dois é feita neste relatório de comentários de Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde. Estamos focando aqui o que é dito especificamente sobre epidemias e, em seguida, deixando os estudantes da Sabedoria Eterna formularem seus próprios pensamentos sobre a pandemia atual.

Um comentário geral é feito na seguinte passagem sobre a relação das epidemias com a condição da substância etérica do planeta:

“... as enfermidades grupais e as ondas de epidemias de qualquer tipo são resultado de alguma condição na substância etérica do planeta. As doenças que são gerais, nacionais, raciais e planetárias alcançam o indivíduo via seu corpo etérico, mas não são tão pessoais em suas implicações.” Cura Esotérica p. 25

A Hierarquia Espiritual é capaz de desempenhar um papel no controle de epidemias, até certo ponto, dependendo de uma ampla variedade de fatores, como o karma e o livre arbítrio da humanidade:

“Há ... um significado secreto ... que se relaciona com os sete raios na medida que eles se expressam no reino humano; o conhecimento desse segredo permite que um Mestre controle epidemias e doenças generalizadas; mas não nos diz respeito neste momento. Aliás, a relativa liberação das pragas e epidemias que geralmente se seguem à esteira da guerra se deve, em parte, ao uso desse sétuplo conhecimento pela Hierarquia, além do conhecimento científico da própria humanidade.” Cura Esotérica p. 598

Embora não possamos saber até que ponto a Hierarquia Espiritual pode controlar essa pandemia atual, é um consolo saber que ela colabora com a humanidade tanto quanto a lei espiritual permite. No entanto, os próprios membros da Hierarquia ainda estão aprendendo sobre os segredos dos processos da natureza, incluindo o segredo mencionado na passagem acima:

“... existem duas autoridades hierárquicas - o Mahachohan e Seu Representante no sétimo raio - que hoje possuem este segredo em sua totalidade, e são auxiliados por outros cinco Mestres na aplicação do conhecimento adquirido. Esses cinco Mestres estão trabalhando principalmente com a evolução dévica, e isso é, como sabem, conectado à forma e, neste caso particular, aos devas curadores. Esses sete Membros da Hierarquia são auxiliados, por sua vez, por um dos Budas de Atividade, e também pelo representante do Espírito da Terra. Isso novamente torna os dois, os cinco e os sete - uma enumeração diferente, e uma que, quando reunida, é igual a nove, que é o número da iniciação. Esse relacionamento numérico leva o homem a um ponto em que ele é "iniciado no reino da perfeição e não conhece mais dores ou sofrimentos, e sua mente é desviada do que está abaixo para o que está acima".

Mencionei esta fase da relação da humanidade com o tema da saúde, a fim de mostrar como são sutis e esotéricos os assuntos com os quais estamos lidando e, assim, dar ao paciente individual um sentido de proporção, onde estão os seus males corporais ou mesmo a sua morte.” Cura Esotérica p. 598-9

Alguns curadores iniciados trabalham com epidemias:

"Certos curadores - poucos ou raros - estabeleceram uma relação com o espírito da terra, o Regente de todos os senhores lunares. Sob certas fórmulas e com certa prática, esses curadores podem invocar sua ajuda e - de fato - comandá-la. Não aconselho nenhum estudante interessado a ponderar demais ao longo desta linha ou a tentar estabelecer um contato ou a invocar sua ajuda. Somente iniciados de alto grau podem lidar com segurança com este poderoso Elemental involucionário; eles fazem isso apenas em conexão com epidemias e catástrofes internacionais, como a Guerra Mundial, na qual milhares e milhares de corpos estavam envolvidos. Um indivíduo não altamente desenvolvido que se esforçasse em estabelecer contato provavelmente só conseguiria estimular os senhores lunares de seu pequeno sistema a tal ponto que sua natureza inferior seria indevidamente energizada - às vezes até o ponto da morte." Cura Esotérica p. 646-7

O poder do planeta de absorver as forças negativas que resultam da condição psicológica da humanidade geralmente se decompõe após as guerras.

“O poder de absorção com que o planeta é dotado, dentro de certos limites, é enorme, são estas limitações, por exemplo, que promovem epidemias como consequência da guerra. Tais epidemias têm um sério efeito sobre a raça humana depois de terminado o ciclo da guerra e depois que a consequente epidemia é debelada. A humanidade, particularmente na Europa Oriental, ainda não se recuperará completamente das epidemias que se seguiram à primeira parte da Grande Guerra, quando irrompeu a segunda parte. Os efeitos psicológicos continuam, as cicatrizes e os resultados da segunda fase da guerra mundial persistirão por cinquenta anos, muito embora – graças ao maior conhecimento científico do homem – o fator epidêmico possa ser, surpreendentemente, mantido sob controle. Isto, contudo, ainda é incerto. Somente o tempo dirá se a humanidade terá êxito em contrabalançar as penalidades que a natureza ultrajada poderá impor.” Cura Esotérica p. 248-9

Somos informados que uma epidemia pode ser utilizada pelas grandes Vidas Espirituais para extrair o bem do mal:

"Um dos propósitos que estão por trás do atual holocausto (Segunda Guerra Mundial) foi a necessidade da destruição de formas inadequadas. Esta destruição poderia ter sido provocada por um ato de Deus, como uma grande catástrofe natural ou uma epidemia mundial, e essa fora a intenção original. A humanidade foi, porém, varrida pelas forças que carregavam em si mesmas, as sementes da destruição, e havia aquele algo na humanidade que respondia a essas forças. Por conseguinte, foi permitido à Lei de Destruição trabalhar através da própria humanidade, e os homens estão agora destruindo as formas através das quais grandes massas de homens estão funcionando. Visto sob o ângulo evolutivo, isto é tanto bom quanto mau. É, não obstante, um fato que não pode ser contestado, e o problema, portanto, com que se deparam os Guardiões da Vontade, trabalhando através dos Guardiões do Plano, é extrair o bem do mal que o homem forjou, e assim ajustar acontecimentos a termos maiores." Os Raios e as Iniciações p. 75-6

A relação das epidemias com o corpo etérico:

“1. Que a doença, em sua causa imediata, pode ser rastreada até o corpo etérico individual, quando a dificuldade é puramente local, ou até o corpo etérico planetário (em particular, o corpo etérico do quarto reino da natureza) quando se trata de epidemias, ou a uma condição tal como a guerra, que afeta grandes massas humanas.

2. Que o corpo etérico ainda não foi considerado um fato real, pela medicina ortodoxa, embora haja uma tendência moderna a enfatizar a vitalidade, as qualidades vitais dos alimentos, e o uso de vitaminas para criar uma reação vital. Esta é a primeira indicação de uma necessidade ainda não conscientizada de aumentar a potência do corpo vital.

3. Que a condição do corpo etérico predispõe o indivíduo às enfermidades, ou o protege delas, tornando o homem resistente ao impacto de fatores deteriorantes ou epidêmicos, ou deixa de fazê-lo devido à inerente fraqueza etérica.

4. Que o corpo etérico é o mecanismo da vida prânica vital, e subjaz ao familiar equipamento exterior do sistema nervoso, que alimenta e aciona todas as partes do organismo físico.

5. Que são duas as principais causas das doenças:

a. Encontram-se, primeiro que tudo, na estimulação ou não dos centros. Implica simplesmente na hiper ou hipo-atividade de qualquer centro em qualquer parte do corpo. Quando o fluxo de energia é proporcional à demanda do corpo físico em qualquer etapa do desenvolvimento, haverá uma relativa imunidade à enfermidade.

b. Em segundo lugar, encontram-se no efeito cármico das três doenças planetárias: câncer, tuberculose e sífilis. Algum dia, a medicina verá que por trás de cada doença (sem levar em consideração os resultados de acidentes ou guerra) encontram-se no corpo humano, estas três tendências. Esta é uma importante afirmação básica.” Cura Esotérica p. 274-5

A relação entre o estado em desenvolvimento da humanidade e doença:

“Somente quando a alma, conscientemente e com a cooperação da personalidade, construir o templo do corpo, e então o mantiver cheio de luz, é que a doença desaparecerá; esta construção é, porém, um processo científico, e nas etapas iniciais do discipulado (que é quando a alma começa a apossar-se de seu instrumento, a personalidade), isto leva inevitavelmente ao conflito, à crescente tensão e frequentemente ao agravamento da doença e desarmonia. Esta desarmonia e doença levam necessariamente a dificuldades e consequentes efeitos indesejáveis, os quais serão superados, mas — durante o período de ajustamento — enquanto eles estão sendo registrados e expressados, haverá muito sofrimento físico e psicológico, e todas as grandes e pequenas dificuldades que a humanidade parece ter herdado.

Na humanidade não desenvolvida, o conflito (do ponto de vista da alma) é praticamente nulo; há menor susceptibilidade às doenças mais sutis que emanam dos três sistemas interligados, mas ao mesmo tempo, há uma maior resposta às três doenças inatas, às doenças infecciosas, e às grandes epidemias que varrem nações e grandes áreas planetárias. À medida que a humanidade se vai desenvolvendo, as doenças tornam-se mais pessoais (se é que posso expressar-me assim) e não tão nitidamente relacionadas à condição de rebanho ou massa. Elas surgem do interior das próprias pessoas, e embora possam estar ligadas às doenças da massa, baseiam-se em causas individuais.” Cura Esotérica p. 192-3

Várias doenças são ambientais e epidêmicas:

“... numerosas doenças são ambientais e epidêmicas; na sintonização do indivíduo com correntes venenosas emanando do mundo do ódio, ou de complexos psicológicos sobre alguns dos quais já falamos, e nas doenças (se é que podem ser assim chamadas) que são inerentes à matéria que a humanidade escolheu para construir seu corpo físico, isolando-a e separando-a da substância geral da manifestação, e assim criando um tipo de matéria que está consagrada para a tarefa de formar a expressão exterior da realidade interna. Esta matéria constitui, portanto, um aspecto único e peculiar da substância universal, aperfeiçoada até um certo ponto no último sistema solar, e de uma ordem necessariamente mais elevada do que a substância que vibra criativamente em resposta ao chamado dos três reinos subumanos da natureza.

Em toda consideração ocultista da doença é preciso que se aceite como proposição básica que toda doença é o resultado do mau uso da força em qualquer vida anterior ou nesta vida. Isto é fundamental.” Cura Esotérica p. 111-2

As doenças se enquadram em cinco categorias principais, uma das quais é a seguinte:

"Doenças contagiosas (epidêmicas ou endêmicas) que têm origem no grupo e envolvem o homem como uma parte do carma grupal, mas frequentemente sem relação com o seu carma pessoal.” Psicologia Esotérica II p. 547

Efeitos do estágio de evolução do nosso Logos Planetário:

“O problema da humanidade quanto à imperfeição, é complicado, não apenas pelo fato de que as sete Energias vitalizadoras e animadoras estão “contaminadas pela imperfeição”, mas também pelo fato de que o Senhor do Mundo está, Ele próprio, sob o ângulo do Logos Solar, por exemplo, longe de ser perfeito; esta é a razão porque o nosso planeta, a Terra, não é um planeta sagrado. Dizem-nos que Sanat Kumara é o divino prisioneiro deste planeta, mantido aqui “até que o último cansado peregrino encontre o caminho de casa”. Este é o Seu pesado carma, embora seja isso uma expressão de Seu desejo e de Seu júbilo; “os cansados peregrinos” são os átomos (humanos ou não) no Seu corpo, e eles estão contaminados com imperfeição devido às Suas imperfeições; sua completa “cura” marcará o momento de Sua liberação.” Cura Esotérica p. 298

A estrofe abaixo, número 4 de sete, indica a qualidade das energias descendentes e as amarras que essas energias carregam e transmitem a todas as formas que são vitalizadas pela vida de nosso Logos planetário.

O Senhor do Quarto Raio:

“IV 'O Grande Ser batalhou e entrou no combate. Tudo com que Se deparou parecia-Lhe motivo para exibição de poder. Dentro do 4o, Ele encontrou um campo de batalha e preparou-se para a luta. Viu o correto e conheceu o errado, e vibrou entre os dois, lutando primeiro com um e depois, contra o outro, mas perdendo, o tempo todo, aquele ponto no meio do caminho onde a batalha é desconhecida. Lá, encontram-se a harmonia, a tranquilidade, o repouso e a paz do silêncio. Ele enfraqueceu todas as formas que usaram Sua força e poder. Contudo, o tempo todo Ele buscava a beleza; procurava a graciosidade; ansiava por paz. Em Suas andanças, foi tomado pela desesperança, e sem a esperança, a vontade de viver não sobrevive. E no entanto, o tempo todo a beleza estava lá'.

Temos aqui uma forte indicação quanto à razão por que a humanidade (o quarto reino da natureza) sucumbe à doença com tamanha rapidez e facilidade. Os conflitos a que a humanidade é tão constantemente chamada, seja em forma grupal ou individual, conduzem — enquanto não forem compreendidos e usados como um meio de triunfo e progresso — a uma condição de constante desvitalização. Quando o conflito está presente, a resistência às doenças se esvai, e praticamente todas as formas de mazelas corporais se tornam possíveis. A difusão da energia leva a uma constante diminuição desta resistência, e como resultado aparecem a debilidade, a rápida e má reação às doenças inerentes ao próprio planeta, e um rápido avanço das infecções e das doenças contagiosas. É esta a energia que está por trás do que chamamos epidemias, e a gripe é uma de suas principais expressões.” Cura Esotérica p. 301-2

Embora não sejam especificamente aliada a epidemias, doenças de preocupação e irritação decorrentes do corpo astral estão envolvidas nos casos de "influenza planetária" e também precisam ser consideradas.

“Por que são estas dificuldades do corpo astral tão perigosas e tão sérias? Preocupação e Irritação são perigosas porque:

1 - Elas reduzem a vitalidade do homem a tal ponto que ele se torna suscetível à doença. A praga da influenza tem suas raízes no medo e preocupação, e uma vez que o mundo se liberte desta “medonha” condição, a doença desaparecerá.

2 - Elas são tão altamente infecciosas sob o ponto de vista astral, que elas reduzem a atmosfera astral de tal maneira que se torna difícil para as pessoas — no sentido astral — respirar livremente.

3 - Devido às condições astrais do medo, a preocupação e a irritação estão tão disseminadas hoje que podem ser consideradas epidêmicas, num sentido planetário.

4 - Porque a irritação (não falo aqui da preocupação) é inflamatória em seus efeitos — e inflamações são difíceis de suportar — e leva a muitas dificuldades. É interessante notar que certas formas de problemas nos olhos são causadas por isto.

5 - Porque a preocupação e a irritação impedem a verdadeira visão. O homem vítima destas condições nada vê a não ser a causa de seus queixumes, e está tão imerso em autopiedade, autoconsideração, ou numa focalizada condição negativa, que sua visão se estreita e seu grupo é prejudicado. Lembrem-se que existe o egoísmo grupal assim como o egoísmo individual.

Citei razões suficientes para os efeitos da Preocupação e da Irritação que demonstram a vastidão da dificuldade. Não adianta muito, por enquanto, falar sobre o remédio. Não dizemos a um paciente com gripe (quando ele está nos momentos agudos da doença), “Isso não é nada. Não dê atenção. Levante-se e vá cuidar da vida”. Não adianta dizer aos homens hoje, “Não tenha medo. Deixe de se preocupar. Tudo ficará bem”. Eles não acreditarão — felizmente — pois isso não é verdade. As coisas não vão bem e a humanidade e a vida planetária não estão bem. Isto a Hierarquia sabe e está trabalhando para melhorar as condições. Quando passarem os paroxismos da “influenza planetária” (e o paciente não morra), então a investigação pode ser feita e produzido o esforço que pode impedir a recaída. Atualmente, tudo que se pode fazer é manter quieto o paciente e fazer baixar a febre. Este é o trabalho do Novo Grupo de Servidores do Mundo e dos homens inteligentes de boa vontade. Seu nome é Legião.” Cura Esotérica p. 69-71

Para terminar, uma tônica com base no poder da boa vontade:

“Pelo desenvolvimento da boa vontade, que é a vontade da boa intenção e motivo, virá a cura das doenças do trato respiratório, pulmões e garganta, a estabilização das células do cérebro, a cura das insanidades e obsessões, e a conquista do equilíbrio e do ritmo. Disso resultará a longevidade, porque a morte deverá ser o reconhecimento, pela alma, do trabalho consumado e do pralaya ganho. Ela somente acontecerá mais tarde após longos e separados períodos, será controlada pela vontade do homem. Ele cessará de respirar quando tiver terminado seu trabalho, e então enviará os átomos de seu corpo para pralaya. Esse é o sono do físico, e o fim da manifestação, e o significado oculto disto ainda não é compreendido.” Cura Esotérica p. 108

Início