Navegação

Ensinamentos de I-EM-HOTEP


Saúde

Hoje, falar-lhes-ei de um fator muito importante em suas vidas: saúde do seu corpo. Gostaria de fazer-lhes compreender que, elevando-se ao plano da consciência superior, podem obter o controle de cada célula de seu corpo.

No Oriente, o guru ensina a seu chela (discípulo), desde o início, que ele é o guardião das pequenas vidas - as células - que compõem o seu corpo. Inculca-lhe o sentido da responsabilidade, em sua qualidade de dirigente dessas diferentes células. Quando levarem em conta que em cada polegada de sua corrente sanguínea há oitenta e cinco bilhões de células, compreenderão como é incalculável o pequeno exército que cada um de vocês está controlando. Isso não é um exagero, como estão pensando; pelo contrário, esse número pode ser ainda inferior à quantidade real. Queria que pensassem nessas células como seres vivos compondo sua pele, seus cabelos e unhas, suas veias e nervos, e cada parte anatômica do seu corpo; compõem os corpúsculos vermelhos e brancos, assim como o plasma no qual flutuam. Queria, também, que pensassem nesses pequenos seres, como constituindo cidades ou comunidades. Cada uma dessas cidades ou comunidades tem seu senhor, e este é uma das glândulas das quais falamos. As glândulas pineal e pituitária, anterior e posterior, governam certas células mentais; a tiróide e o timo governam outras, e assim por diante.

Quando no homem desperta o interesse pela vida espiritual, começa a perguntar a si mesmo qual é a parte dele, quando enterrado, que se desintegra e qual a que continua a viver nos mundos espirituais. No túmulo, o corpo humano é lentamente desintegrado. Algumas células permanecem adormecidas, outras voltam ao mundo mineral, vegetal ou mesmo animal, para lá continuar sua existência e evoluir. Porém, a parte espiritual do homem, o átomo permanente, continua a adquirir experiências, aperfeiçoando os átomos astrais, mentais e espirituais, até que se torne pronto para encarnar de novo, dessa vez já num corpo muito mais rarefeito e aperfeiçoado.

Como, enquanto na Terra, purificar seu veículo? Esse é o problema que ocupa o iogue, o aspirante e o Iniciado. Os sábios, através de todos os séculos, procuravam aperfeiçoar e purificar seus átomos. Isso foi realizado pelos Seres dos quais antes lhes falei e que são capazes de ser ativos tanto na Terra como nos planos espirituais - os Irmãos da Grande Loja Branca. Eles superaram a mudança que chamam de morte. Começando do ponto onde vocês se encontram hoje, Eles, esforçando-Se durante longo tempo em todos os planos de consciência, mudaram lentamente a totalidade de Suas vibrações. Pelo uso de Suas faculdades, aprenderam a elevar-Se aos planos superiores de consciência e tornaram-Se dirigentes de Suas glândulas. Transmutando todas as vibrações desarmônicas, purificaram Seus corpos, tornando-os livres de toda doença. Podem me dizer que tudo isso soa muito bem, mas como fazê-lo?

Começamos a purificação pelo esforço e aspiração. Devemos também aprender a alcançar um perfeito relaxamento. Não há nenhum de vocês tão ocupado que não possa achar um momento para aprender a . relaxar-se profunda e totalmente. Relaxando-se completamente, vocês se tornam ativos no plano mental superior. Então, ao voltarem ao estado consciente, estarão alimentados com novo entusiasmo, nova energia e nova capacidade,. Assim começa o processo de transmutação para qualquer parte do corpo que esteja cansada ou doente. Aprendam, pela astrologia, quais os signos zodiacais que governam as diferentes partes do corpo; aprendam suas freqüências vibratórias pelo número que pertence a determinado signo; aprendam suas cores - pois cada signo tem também uma cor - e, com esse conhecimento, comecem a prática de retirar-se internamente e tornar-se ativos no plano mental superior. Aprendam, também, a distinguir as diferentes células, pois cada célula de seu corpo tem sua própria forma, sua própria freqüência vibratória e sua própria cor. Vocês são como uma harpa na qual devem aprender a tocar sua canção da vida, e devem aprender a tocá-la bem, para que não seja discordante, mas harmoniosa e uníssona. Então, essa harmonia vibrará através do plano mental para o psíquico; através do astral para o corpo físico, e cada minúscula célula responderá harmoniosamente à nota mental enviada a ela e, sendo um trabalhador obediente, de imediato começará o seu trabalho de transmutação.

Vocês possuem dentro de si células carregadoras e mensageiras, trabalhadoras e governantes e, enquanto na fonte que as dirige há harmonia, cada uma delas cumpre sua tarefa particular. É bem conhecido o fato de se poder andar no meio de uma atmosfera carregada de micróbios sem perigo de infecção ou doença, isto sucedendo, enquanto houver harmonia no corpo. Toda doença é devida à falta de harmonia. Os casos de deformação ou reação pré-natal do corpo são doenças cármicas e devem ser pacientemente suportadas. No entanto, mesmo sendo assim, deve-se fazer o esforço para a transmutação dos átomos adoentados.

Hoje lhes falo somente no que se refere ao seu sistema nervoso e às deficiências glandulares. Esses males podem ser curados e, nesse caso, vocês não mais estarão sujeitos às infecções ou ao perigo de se tornarem pilhas de nervos ou farrapos humanos.

A maioria das doenças vem da mente. Vocês vivem numa época em que cada um procura constantemente obter maior êxito na vida do que seu vizinho. Em pensamento cada um cobiça juntar ao redor de si as coisas materiais e, sacrificando muito tempo aos problemas que são do mundo, negligencia os obreiros de seu corpo. Por causa dessa negligência, têm lugar certas formas de congestão. Vocês ficam expostos a diversas infecções e, como as células lutam vigorosamente para viver, aparece às vezes um estado febril.

Assim, a primeira coisa que devem fazer é aprender a praticar um relaxamento completo. Devem, também, procurar compreender melhor a si mesmos e seu ambiente. Não acusem como causa de sua irritação ou depressão sua mulher, seu marido, seus filhos, empregados, ou outras pessoas. Procurem achar, dentro de si mesmos, o que deu início à sua irritação ou depressão. Procedendo assim, acharão que as duas coisas mais comuns da sua época a irritação e a depressão -, vêm da congestão do fígado, pois esqueceram de tocar a nota harmoniosa. Cada época e cada civilização trazem seus males particulares e estes - a irritação e a depressão - são as características de seu tempo.

Logo que acordarem, quando passam do estado inconsciente para o semiconsciente, em vez de continuarem sonolentos e virarem para o outro lado, fiquem alertos e, deitados de costas, apertem com uma das mãos o plexo solar e com a outra - o fígado. Nessa posição, transmitam, a todas suas células a ordem de ficarem atentas e vigilantes e, mantendo firmemente essa atitude mental, mandem os doze raios de luz do plexo solar ao fígado, para limpá-lo e purificá-lo. Em seguida, enviem-nos a toda corrente sanguínea, para que seja também purificada. Ao fazê-lo, tomem três respirações profundas, cada uma correspondendo à lenta contagem de três para a inspiração, três para a retenção e três para a expiração. Todo este exercício não lhes levará mais do que três a cinco minutos. Se o fizerem diariamente, praticando também o relaxamento do qual falei antes, constatarão que, depois de um mês deste tratamento, serão uma criatura renovada. Não lhes acontecerá mais começarem o dia com um urro de urso para sua família, não estarão mais irritados ou deprimidos e terão força para enfrentar com calma tudo o que a vida lhes traz.

Não censurem a Deus, pensando que estão sendo injustamente tratados. Pelo contrário, procurem convencer-se de que Ele lhes deu dons maravilhosos e, se aprenderem a usá-los, tornar-se-ão senhores de seu mundo e de todos seus reinos. Terão a saúde do corpo, a intuição, a clareza da mente, da visão e da audição. Se projetarem no éter pensamentos puros, fortes e concentrados, purificarão a totalidade do seu campo áurico. Estes pensamentos são como o vento para uma árvore: passando através de seus galhos, ele os sacode e faz cair as folhas secas, deixando lugar para os novos brotos. Se não houvesse vento, as folhas ficariam, e os brotos levariam mais tempo para aparecer. Vibrando em harmonia com sua própria nota, enviem uma irradiação poderosa que se eleva em espirais e se expande sempre mais, até alcançar sua contraparte nos mundos espirituais. Virá um dia em que conhecerão a tremenda experiência de sentir-se uno com Deus. Terão penetrado finalmente em seu Ser Interno e saberão que vocês e seu Pai são Um; que caminham na Terra cercados de Seu poder, para que possam purificar até a poeira debaixo de seus pés e lhe transmitir a vida.

Perguntas e Respostas

P. Se alguém não sabe o que tem, mas sente que está doente, o exercício do qual o senhor falou ajudaria?

R. É um exercício para a purificação geral do sangue. Sendo a parte doente também nutrida pela corrente sanguínea, com o tempo se limpará e curará. Se têm uma fraqueza em alguma parte - suponhamos que sintam uma dor nos braços - procurem achar a causa. Os braços são regidos por Gemini e o Senhor de Gemini é Mercúrio. A dor pode ser causada por uma tensão nervosa. Talvez que, sendo contrariados, tenham o hábito de apertar as mãos, interrompendo assim a força vital, e uma congestão se instala. A conseqüência disso pode ser reumatismo ou nevralgia no braço. Procurando a causa e fazendo um retrocesso com a mente nos atos do dia, acharão a emoção ou o pensamento que causou um involuntário aperto das mãos e interferiu no fluxo magnético.

P. Mas, se a causa do mal ocorreu muito tempo atrás?

R. Procurem lembrar-se. Agora, isso que direi, referir-se-á exclusivamente a você, minha filha. Não estou bem certo da época, mas, entre seis e oito anos atrás, houve um período de grande tensão mental por causa de um mal-entendido com alguém da sua família. Você, sentindo-o profundamente, suprimiu uma grande parte de sua reação externa. Sua fraqueza de hoje é a conseqüência dessa inibição. Havia, nessa época, uma condenação ou uma grande incompreensão, que provocou em você uma forte reação e sofrimento, mas, obrigou-se a manter a calma exteriormente. Foi isso que iniciou sua fraqueza. Peço que me desculpe por não ser capaz de lhes dar a data exata desses acontecimentos.

P. Compreendo perfeitamente. Obrigada.

R. Se você pudesse, minha filha, construir claramente, pela concentração mental, a imagem dos que a feriram, e envolvê-los com Amor e Perdão, veria que sua saúde iria melhorar. Vejam, poder-se-ia dizer que, em geral, sua atitude convencional é um dos castigos de sua civilização. Acham que demonstrar as emoções é uma falta de educação e sofrem por causa das supressões. Guardar ressentimento, devido a uma incompreensão, é sempre um erro, pois provoca uma reação física maléfica. É essencial que amem e tenham sentido fraterno, uns para com os outros. Se há alguma incompreensão entre duas pessoas, o certo é sempre esclarecer as coisas com harmonia e amizade. No caso em que não possam aceitar o ponto de vista do outro, pelo menos permanecerão amigos, com a decisão de que cada um seguirá seu caminho. A amargura desaparecerá e a supressão também.

Vindo aqui ou indo a um outro lugar semelhante, procurem aperfeiçoar-se em todos os planos de consciência. O desenvolvimento psíquico trar-lhes-á uma certa afinidade com os mundos astrais. Sua sensibilidade será maior. Sentirão a dor mais profundamente, amarão mais intensamente e maior será o sofrimento. Tudo, por um curto espaço de tempo, estará intensificado e fora do lugar. É muito importante que saibam isso e que, na calma da concentração, aprendam a achar equilíbrio. Então, passando através do plano astral ao mental inferior, comecem sua criação de imagens. Aprendendo o uso da cor, apliquem sempre a cor do Amor aos que os feriram, injuriaram ou causaram sofrimento. Verão, então, que os centros que governam as células começam a se harmonizar. O que lhes falta muito, hoje em dia, é o sentido de comunidade. São tão rígidos e desconfiados uns dos outros. Vivem lado a lado e, no entanto, separados. Penso, às vezes, que se vocês se reunissem de vez em quando e escutassem uns aos outros, rindo como crianças de seus erros nos atos da vida, isso melhoraria sua saúde. Tomem a vida mais alegremente, lembrando que construíram muitos falsos valores e que não poderão levar consigo a maioria daquilo atrás do que estão correndo e que os prende. Não poderão levar nada do que é falso quando passarem pelo grande portão. A única coisa que encontrarão do outro lado são suas boas ações, sua simpatia e seus pensamentos não egoístas. Estes constroem para vocês uma habitação de grande alegria e felicidade e lhes fazem muitos amigos no mundo espiritual.

P. Acostumei-me a criar em redor de mim um invólucro de proteção quando estou entre pessoas das quais tenho medo. Isso age também como supressão?

R. Minha filha, no Amor perfeito não há lugar para medo. Fico triste vendo que você, com seu grande poder imaginativo e sua capacidade de contatar os planos superiores, se fecha num invólucro mental! Cria um obstáculo para a penetração da Luz Divina. Você deve ter fé em Deus, nosso Pai. Deve sentir a força do Anjo Guardião e envolver-se fortemente com a vestimenta rosada do Amor. Então, onde quer que você vá, aqueles com quem entrar em contato, poderão receber o calor a beleza de sua emanação. Nenhum mal pode acontecer aos que amam a Deus e que estão vibrando em Seu Amor. Nenhum mal, de nenhuma fonte, qualquer que seja - da terra, do astral ou do mental. Nunca devem sentir a necessidade de se fechar assim. Possuem seu ritual purificador, seu ritual protetor. Podem fazê-lo de forma a serem envolvidos no Amor Divino e irradiá-lo a outros. Devem sempre repartir tudo com os seus semelhantes.

P. Fi-lo de acordo com uma indicação do plano invisível.

R. Quando começam a entrar em contato com o mundo astral, encontram espíritos que lhes ensinam, às vezes, como proteger-se das influências astrais. Devem, mesmo na presença desses espíritos, saber proteger-se deles mesmos. Não foi Paulo quem disse: "provai os espíritos se eles são de Deus"? Devem sempre subir um grau mais alto. Precisam compreender que, quanto mais elevado for o plano que alcançarem, mais aptos estarão para purificar os planos abaixo. Há também no mundo elemental espíritos que são simplesmente brincalhões e que gostam de divertir-se com um ser humano. Se vocês, porém, permanecem na Mente Divina, envolvendo-se de raios cósmicos, então reconhecem que têm poder sobre eles e começam a obedecer-lhes.

P. O que se entende por "corpo etérico solto"?

R. Não sei em que sentido essa expressão foi usada, mas geralmente, quando se fala do "etérico solto", significa que, pelos exercícios respiratórios ou outros, o corpo etérico pode facilmente separar-se do denso. Um etérico fixo significa que ele está preso ao físico. Alguém que possui um corpo etérico "elástico" é capaz, durante o sono, de ir aos mundos espirituais e ali receber instruções, enquanto o etérico fixo plana apenas sobre o corpo denso.

P. Há certo período crítico para a mulher, durante o qual ela fica deprimida e nervosa. Pode-se fazer alguma coisa para evita-lo?

R. Se, antes de chegar a esse período, ela praticar o relaxamento e a purificação dos átomos, passará essa época como uma criança que vai de um estágio a outro, quase sem percebê-lo e sem ser perturbada. Se, porém, chegar essa época, sem que ela se prepare, então poderá ajudar-se favoravelmente, utilizando seu poder de transmutação e tornando ativas as várias glândulas cujas secreções diminuem. A mulher é essencialmente emotiva e criadora. Quando não pode mais criar - no sentido de ser mãe - e quando, olhando-se no espelho, vê que não é mais atraente, torna-se deprimida. É necessário ela saber que a idade madura tem sua beleza e que aí, às vezes, a mulher se torna mais bela. Suas faculdades criativas podem ser dirigidas ao plano mental. Ela pode ajudar muitos e ter filhos da mente. Geralmente, dispõe de mais liberdade e, calma e equilibrada, pode tornar-se inspiradora de outros e aumentar sua família mental. A isso chamamos de transmutação.

P. Hoje no mundo inteiro, sente-se a depressão. Seria isso a conseqüência do Carma passado ou a influência dos pensamentos errôneos que dominam a humanidade atual?

R. Não é o Carma. E a influência direta das correntes mentais criadas pelos pensamentos humanos. O homem sente que se acha à beira de um precipício e não sabe para onde se dirigir. Isso causa, por um lado, a depressão, e por outro - a irritabilidade, das quais lhes falei.

Início