Navegação

O Ar Que Respiramos
Boa Vontade Mundial


A combinação invisível de gases que chamamos de ar é um dos fundamentos da vida na Terra. A Circulação na atmosfera é a base da vida; assim como os ventos sopram livremente em toda a superfície da Terra, da mesma forma o ar circula nos pulmões, e o sangue nas veias. Isto simboliza a verdade universal que a livre circulação em todos os aspectos da vida é o caminho para a saúde e o sentido de unidade e totalidade.

E deste coquetel de gases que chamamos ar, há três gases em particular que estão intimamente ligados aos processos da vida - oxigênio, dióxido de carbono e vapor de água. O oxigênio é o principal ingrediente que, quando combinado com combustível e calor, fornece as chamas bruxuleantes que tem ajudado a humanidade a transferir de moradia em cavernas para a superfície da Terra. O dióxido de carbono é produzido quando o combustível de origem orgânica, como a madeira, o carvão ou o petróleo, é queimado. E o vapor de água também é muitas vezes um produto de tal queima. Por mais estranho que possa parecer, uma reação química muito semelhante também está acontecendo o tempo todo em humanos e animais - mas esta reação é controlada de tal forma que nenhuma chama ou grande calor é necessário. Em vez disso, as maravilhas da bioquímica fazem com que os carboidratos que ingerimos se combinem com o oxigênio que inspiramos para produzir dióxido de carbono e água. O dióxido de carbono é então exalado pelos pulmões. A bela reciprocidade entre os reinos da natureza significa que este dióxido de carbono pode se tornar o combustível para ainda mais carboidratos e oxigênio, por meio dos processos nos vegetais conhecido como fotossíntese. Assim, o oxigênio e o dióxido de carbono na atmosfera estão constantemente se reciclando nos e através dos reinos da natureza (incluindo também o reino mineral), e retornando para a atmosfera. Alguns escritos espirituais sugerem que o processo de transformação que o reino vegetal realiza - por meio da água e da luz - com o dióxido de carbono proveniente dos reinos humano e animal, simboliza a transformação dos desejos materialistas em uma perspectiva mais iluminada.

Infelizmente, esta imagem de equilíbrio e livre intercâmbio não contam toda a história. Como sabemos, quando a queima é feita de forma incorreta, ou com os combustíveis errados, o resultado é uma fumaça sufocante. "Fumaça" pode servir como um rótulo simbólico para todos os diferentes tipos de poluição que são despejados na atmosfera, como resultado da corrida imprudente da humanidade por explorar a Terra. A chuva ácida, a destruição da camada de ozônio e a neblina fotoquímica são apenas alguns dos sintomas de um sistema de circulação gasosa que está doente e em más condições em todas as escalas. Os níveis de dióxido de carbono na atmosfera vêm aumentando durante os últimos sessenta anos. Até agora, a vontade das nações para combater a poluição atmosférica tem sido, com uma ou duas exceções, insuficiente para produzir muito impacto. Isso pode ser atribuído a um erro fundamental da percepção de valores - do lucro em contraste com a vida humana, do ganho fácil de curto prazo em contraste com maior benefício no envolvimento de longo prazo, da dominação impensada da natureza em contraste com a cooperação sensível com ela. Nestes textos, vamos examinar algumas das dimensões individuais e coletivas do ar e da respiração, para entender melhor a responsabilidade de todas as pessoas de boa vontade em contribuir para a grande mudança coletiva de coração e mente que vai trazer o equilíbrio de volta para uma prática circulatória mais saudável.

Início