Navegação

Página Inicial

O Aspirante Determinado a Serviço do Plano


APRESENTAÇÃO

"...o verdadeiro método no futuro será desenvolver no discípulo o sentido de síntese e de ‘localização’ no Mundo Uno. O tema sobre a direção subjaz no sistema de instruir." (Discipulado na Nova Era, Vol I pág. 267)

“Hoje os grupos esotéricos estão lentamente despertando para a ideia de que o seu principal serviço a ser prestado à humanidade consiste em cristalizar o imaterial, enunciar e evocar os silenciosos e invocativos reconhecimentos das massas e transformar-se num grupo militante entre a atenta Hierarquia e a humanidade esperançosa e sofredora.” (Carta do Tibetano à Escola Arcana em setembro de 1947)

Estes estudos são apresentados como um programa de treinamento para ajudar os “aspirantes determinados” a se tornarem discípulos conscientes, a ajudar a cada um a descobrir o seu próprio campo de serviço em relação com o trabalho hierárquico no mundo. A Hierarquia funciona através de três aspectos maiores ou departamentos e cada um deles tem a sua contrapartida no mundo dos assuntos humanos. Esses três são o Departamento de Governo, o Departamento da Religião e o Departamento da Educação. Cada departamento contém diversos aspectos que por sua vez têm também sua correspondência nos assuntos mundiais.

Já que todos os discípulos encontram-se em treinamento para o serviço mundial, em termos do Plano hierárquico, é necessário que comecemos a ampliar a nossa consciência ao contato e à resposta da alma que nos relaciona com o centro hierárquico. Também devemos começar a estabelecer uma relação mental que responda ao campo hierárquico mundial, ali onde estamos destinados a servir por afiliação ashramica. Nestes estudos são apresentados sete cadernos relacionados com os três departamentos do trabalho hierárquico, mostrando as leis e princípios, as energias e forças, assim como os principais pontos de energia que existem no interior de cada departamento. Isto deve estar associado ao estudo das tendências existentes e das possibilidades que exigem o conhecimento das condições contemporâneas e a avaliação dos acontecimentos em curso. Jornais, periódicos e revistas especializadas proveem este gênero de notícias e de informações. À margem disto, o aspirante deve ser capaz de treinar-se a si mesmo para uma melhor aplicação da lei espiritual, do princípio e da intenção ashramica no campo da sua escolha ou sua reconhecida responsabilidade de discípulo para com o Ashram.

Há que ter em conta que o Departamento Hierárquico da Educação, sob o controle do Senhor da Civilização, está envolvido no processo evolutivo da civilização através da ciência, da filosofia, da psicologia, da cultura e das artes, assim como através da educação em si mesma. O estudo é apresentado do seguinte modo:

1 – Departamento Hierárquico do Governo.

Um caderno que trata dos três aspectos maiores deste departamento:

a – Política – Ciência do Governo.
b – Lei – Legislação.
c – Economia – Finanças.

Pela correta orientação e a meditação oculta, nosso trabalho esotérico deverá nos ajudar a vivificar os fatores subjetivos subjacentes ao governo interno.

2 – Departamento Hierárquico da Religião.

Novamente, um caderno dividido em três partes apresentadas do seguinte modo:

a – A nova religião mundial e a Universalidade da vida.
b – O processo de iniciação na vida de Deus.
c – A ciência da invocação e evocação.

3 – Departamento Hierárquico da Educação.

Subdividido em cinco cadernos, um para cada uma das principais áreas de trabalho deste departamento:

a – Educação: Técnicas universais de correto desenvolvimento do ser integral.

b – Ciência: Revelando a estrutura oculta subjacente ao fato científico.

c – Filosofia: Os princípios espirituais e as ideias-semente que deverão condicionar o pensamento e as atitudes mentais na nova era.

d – Psicologia: A constituição do homem considerado como um ser tríplice, feito à imagem de Deus, com o subsequente campo de relações.

e – Arte e Cultura: Treinamento do espírito criador para refletir a beleza e a harmonia do universo que pode oferecer a vida cotidiana.

A escolha entre esses sete estudos é dada ao aspirante quando ele começa a identificar o seu próprio campo de serviço ou para ajudá-lo neste objetivo, estimulando sua capacidade de reconhecimento e de resposta sensível. O aspirante pode escolher um só caderno ou estudar vários deles ou todos, antes que a visão do seu trabalho de discípulo comece a aclarar-se nele.

Além do material de estudo colocado à disposição em cada caderno, espera-se do aspirante a busca de informação dos acontecimentos correntes por si mesmo. As informações contemporâneas que são a causa da rapidez das mudanças operadas nestes anos de transição se desfazem rapidamente e, portanto, não podem ser dadas aqui. Este estudo inclui uma boa parte do ensinamento de base dado nas obras do Tibetano. Nossa tarefa consiste em compreender o ensinamento, as leis e princípios, os valores e a significação do mundo das causas, pondo-as em relação com as tendências e acontecimentos correntes e começar a ter uma visão do futuro e das possibilidades imediatas.

Assim a mente começa a funcionar como uma ponte, um canal de comunicação da energia entre o Plano, tal como existe na intenção Hierárquica, e os assuntos mundiais, que devem mudar adaptando-se ao propósito planetário que é mantido “em solução” pela Hierarquia. Desta maneira o discípulo coopera na tarefa de estabelecer a forma mental da solução e também treina-se a si mesmo para o serviço ativo nos assuntos humanos.

Este Caderno apresenta o ensinamento esotérico de base no "Departamento do Governo" e seus três aspectos principais nos assuntos humanos - política, lei e economia. É importante recordar que se a Hierarquia e os assuntos humanos funcionam através destes três departamentos, eles são, de toda maneira, interdependentes e interativos. A Educação e os educadores são indispensáveis para uma inteligente compreensão dos justos procedimentos de governo e participam dele. O mesmo pode ser dito com relação aos verdadeiros valores espirituais que o domínio religioso tem e como deve ser apregoado ao povo. Todos os aspectos da vida humana atuam uns sobre os outros com efeitos tanto bons como maus.

Os ashramas da Hierarquia estão também tratando de fundirem-se e unir seus trabalhos de uma maneira nova e como fator de base para estabelecer uma síntese de pensamento e ação na manifestação do Plano na Terra. Assim, cada departamento, embora responsável por um aspecto maior do Plano Divino, inclui e é incluído nos demais.

“Notarão quão esgotante é o trabalho para derrubar o isolamento e a separatividade dos grupos nacionais que requer a unificação das energias dos três grupos de trabalhadores para se obter os resultados desejados. Os sete grupos de trabalhadores estão para isso organizados da seguinte maneira:

1 – No setor político – primeiro, sexto e sétimo raios.
2 – No setor religioso – segundo e quarto raios.
3 – No setor da educação – terceiro e quinto raios.

Recordem que embora o trabalho seja conduzido nos três campos do pensamento e atividade humanos, o resultado obtido é o dum esforço único, numa só direção, para produzir uma síntese e um grande movimento preparatório que levará a uma revelação que não posso detalhar”. (Psicologia Esotérica I, pág. 152)

Quando buscamos desenvolver nossas técnicas de serviço – esse fator de síntese e de interação é uma delas e importante – a fim de que nossa visão seja ampliada e nossos horizontes vastos, quando concentrarmos a energia numa área específica de nossa responsabilidade aceita.

O Tibetano disse que:

“Os servidores da Hierarquia espiritual e os discípulos do mundo encontram-se em todas as nações; são leais à ideologia dessa nação ou às tendências políticas de pensamento ou governo; os membros do Novo Grupo de Servidores do Mundo abraçam todos os credos políticos e reconhecem a autoridade de todas as religiões imagináveis. As pessoas de boa vontade podem ser descobertas atuando em todos os grupos, qualquer que seja a sua ideologia, credo ou crença. A Hierarquia não procura cooperadores numa determinada escola de pensamento, corrente política ou governo. Ela encontra-os em todos os agrupamentos e coopera com todos. Isto tenho dito frequentemente e contudo, custa-se a acreditar, pois a maioria está plenamente convencida que a sua crença peculiar e a sua aceitação particular da verdade é indubitavelmente a melhor e mais verdadeira. Sê-lo-á para vocês, mas não para o seu irmão de outra crença, nação ou religião.

Desta forma, como sabem, encontramos membros do Novo Grupo de Servidores do Mundo disseminados por toda parte. São os únicos agentes que a Hierarquia decidiu utilizar neste momento e a eles confiou a seguinte tarefa:

1 – Restaurar o equilíbrio mundial por meio da compreensão e da boa vontade.
2 – Levar a harmonia e a unidade aos homens e às nações pela revelação da boa vontade generalizada e existente em toda a parte.
3 – Precipitar, mediante a percepção espiritual e a interpretação correta, o reino de Deus na Terra”. (Psicologia Esotérica II, pág. 553)

A Utilização da Vontade

Embora os parágrafos seguintes, extraídos de “Os Raios e as Iniciações”, fazem especial referência aos iniciados de terceiro grau, a informação dada sobre a utilização dos diferentes aspectos da vontade em relação com os três Departamentos da Hierarquia é válida para todos os estudantes:

“Com relação ao emprego pelo iniciado do que poderíamos denominar a vontade pura, deve ser recordado que esta chega à manifestação por meio de um dos três aspectos da Tríada espiritual. O raio maior ao qual pertence o iniciado, do ângulo de seu raio monádico, determina tal atividade. Todo homem espiritual pertence a um dos três raios maiores, porque os quatro raios menores de atributo eventualmente são absorvidos no terceiro Raio de Inteligência Ativa.

Se o iniciado pertence ao primeiro raio e, portanto, atua no Setor do Manu, utilizará e expressará o inato aspecto vontade por meio da natureza átmica ou pelo aspecto mais elevado da Tríada espiritual, a qual damos o nome inadequado de “Vontade divina”. Os estudantes tendem a esquecer que a Tríada espiritual, relacionada como está com a mônada, quase da mesma forma como a tríplice personalidade está com a alma, expressa os três aspectos maiores da energia Shamballica, que são expressões da Vontade do Logos planetário e Seu Propósito essencial. Se o iniciado pertence ao segundo raio, portanto atua no Setor do Cristo, empregará a vontade por intermédio de budi, segundo aspecto da Tríada espiritual. Se pertence ao terceiro raio e ao Setor do Mahachoan, o Senhor da Civilização, atuará por meio da mente superior, aspecto inferior da Tríada espiritual. Não obstante, devem recordar que nenhum destes aspectos pode ser considerado como superior ou inferior, pois todos são igualmente divinos. A compreensão destas ideias chegará quando se derem conta, por exemplo, que a expressão de budi, ou da intuição, na consciência do homem espiritual, conduzirá ao emprego da vontade para desenvolver os propósitos de Shamballa nos campos da religião, da educação e da salvação ou salvamento do aspecto vida de todas as formas nos três mundos, mas não terá relação alguma com o indivíduo e os problemas pessoais do homem. Se a expressão é a da mente superior, a vontade será empregada em relação com as civilizações e culturas, das quais é responsável o terceiro setor, cumprindo-se a vontade de Deus em amplos e gerais planos. Se é a vontade a que se expressa através do aspecto átmico da Tríada, atuará em relação com as raças, nações e os reinos da natureza e, ademais, com os Grandes ordenamentos planetários desconhecidos pelo homem na atualidade. A síntese deste panorama tornar-se-á evidente se for analisado com cuidado”. (Os Raios e as Iniciações, pág. 258-9)

NOTAS-CHAVE

“A estrutura mundial emerge dos modelos mentais internos e está construída de acordo com eles, os quais produzem a atual proliferação dos experimentos governamentais em todas as nações.” (Psicologia Esotérica I, pág 154)

“Na nova ordem mundial o grupo governante de qualquer nação deve estar composto por aqueles que trabalham para o maior bem do maior número e, ao mesmo tempo, oferecem uma oportunidade a todos, procurando com que o indivíduo tenha liberdade. Já se reconhecem hoje os homens de visão possibilitando assim a correta escolha de líderes, o que não foi possível até o Século XX.” (A Exteriorização da Hierarquia, pág. 161)

“Fundamentados nos direitos humanos universalmente reconhecidos, na urgência de uma unidade espiritual e na necessidade de lançar fora todas as atitudes e dogmas teológicos separatistas em todos os campos do pensamento, buscam um novo princípio governante na política e na educação.” (A Exteriorização da Hierarquia, pág. 316)

“Os discípulos de primeiro raio se concentram na maestria das principais correntes na cabeça de toda sociedade humana. Estas correntes englobam o governo e os movimentos internacionais, o comércio e a indústria. Os discípulos de primeiro raio se encontrarão cada vez mais nas posições chaves de autoridade e de influência. Seu trabalho será de regenerar e reorientar as energias e as atividades.” (Simon Roof, Os Discípulos Aquarianos)

O TRABALHO DOS SERVIDORES POLÍTICOS

“Recordem que o objetivo de todo verdadeiro controle governamental é a correta síntese que conduz à correta atividade nacional e grupal interna. O problema torna-se duplo. Primeiro, temos o problema dos métodos que deveriam ser empregados para que as medidas autoritárias aprovadas sejam cumpridas pelo método obrigatório, ou que seja de tal índole que evoque uma colaboração reconhecida e generosamente prestada. Estes dois métodos de trabalhar podem produzir muitas mudanças, embora o sistema de colaboração, voluntariamente prestado por uma maioria inteligente, nunca foi feito até agora. Não obstante, vamos para essa condição de consciência mundial e para a sua experimentação. Explicarei brevemente alguns dos sistemas de governo, que foram experimentados ou o serão no futuro:

Governo por uma Reconhecida Hierarquia Espiritual. Esta Hierarquia estará relacionada com a massa humana mediante uma cadeia de homens e mulheres evoluídos que atuarão como intermediários entre o grupo espiritual regente e o povo orientado para um mundo de corretos valores. Esta forma de controle mundial está ainda muito distante. Quando for possível tal governo, a Hierarquia planetária terá feito uma grande abordagem na Terra e milhares de homens e mulheres estarão em contato com Sua organização, porque terão evoluído suficientemente para serem sensíveis aos Seus pensamentos e ideias.

Governo por uma Oligarquia de Mentes Iluminadas reconhecidas e escolhidas para governar por um conjunto de pensadores. Governarão educando os pensadores da raça sobre ideias grupais e sua correta aplicação. O sistema de educação, então prevalecente, será empregado como meio para chegar às massas, alinhando-as com as ideias principais, não pela força, mas pela correta compreensão, análise, debate e experimento. De forma curiosa (do ponto de vista da maioria) a Hierarquia espiritual trabalhará, em geral, por meio dos cientistas do mundo, que terão se convencido da efetiva realidade da alma. Serão expertos no emprego das forças da alma e da natureza e constituirão um grupo vinculador de esoteristas.

Governo por uma Democracia Verdadeira. Isto também será possível pelo correto emprego dos sistemas de educação e do constante treinamento do povo para reconhecer os valores sutis, o ponto de vista mais correto, o idealismo mais elevado e o espírito de síntese e de unidade cooperadora. A unidade cooperadora, onde o espírito subjetivo e a forma objetiva caminham para um fim reconhecido, difere da unidade obrigatória. Hoje não se conhece uma verdadeira democracia e a massa humana nos países democráticos está a mercê dos políticos e das forças financeiras, como também estão os povos regidos por ditaduras, iluminadas ou não. Estas últimas poderiam ser consideradas como ditaduras dos idealistas egoístas. Gostaria que observassem a palavra “idealistas”. Sem embargo, quando houver no mundo pessoas realmente mais despertas e um maior número de homens e mulheres reflexivos, veremos a purificação do campo político e a depuração dos nossos processos representativos instituídos, assim como também uma prestação de contas mais exata, exigida pelo povo que os elegeram como governantes. Deve existir oportunamente um laço mais estreito entre o sistema educativo, o sistema jurídico e o governo, mas todos realizarão o esforço para desenvolver os melhores ideais dos pensadores da época. Este período não está tão longínquo como imaginam, particularmente se o primeiro passo nesta direção for dado pelo Novo Grupo de Servidores do Mundo.

Este primeiro passo envolve a correta compreensão da boa vontade. Estes três sistemas, os principais, correspondem aos três raios maiores, de síntese, de idealismo e de inteligência, que são outros nomes para os raios de Vontade ou Poder, de Amor-Sabedoria e de Inteligência Ativa.

Governo por Ditadura. Este tipo de governo se divide em três partes:

1 – Governo exercido por uma monarquia, geralmente hoje limitada pela vontade do povo, ou melhor, pelos políticos da época, mas que simboliza o culminante governo da Hierarquia sob o reinado do Senhor do Mundo.

2 – Governo exercido pelo líder de algum país democrático, geralmente chamado presidente, ou por algum estadista (ou qualquer nome com que é designado), que é frequentemente um idealista, embora limitado por sua falível natureza humana, pela época em que lhe coube viver, por seus conselheiros e pela corrupção e o egoísmo tão prevalecentes. Um estudo de homens que exerceram esse cargo, realizado por uma pessoa neutra e de mente ampla, demonstrará geralmente que ocuparam o cargo influenciados por alguma ideia que em si era intrinsecamente correta (não importa como foi aplicada) e progressista em seu conceito e pertencia ao que então foi uma nova era. Isto os relaciona com o segundo raio.

3 – Governo exercido por ditadores, cujo princípio animador não é um dos ideais da nova era emergente em sua época particular, mas um idealismo de tipo mais material – idealismo reconhecido comumente como da época. Eles não são, em geral, reacionários nem se encontram entre os trabalhadores intuitivos de sua época, mas que tomam posse do que está arraigado, estabelecido e facilmente disponível – fato tornado possível pelos pensadores de então – e logo lhe dão um cunho e um objetivo materiais: material, nacional e egoísta e o impõem às massas mediante o temor, medidas bélicas e promessas materiais. Portanto, pertencem mais praticamente aos métodos de trabalho de terceiro raio, pois são inteligentes, práticos e materialmente construtivos. Suas técnicas carecem do verdadeiro idealismo, envolvendo os cânones da nova era e os incentivos religiosos. Não obstante, conduzem a raça a dar outro passo. Por terem o poder de produzir efeito nas massas ao evocar o pensamento, essas, às vezes, oferecem uma eventual resistência, como resultado desse pensamento.

Mais adiante estudaremos estas e outras maneiras de governar, analisaremos suas expressões modernas e comuns e suas futuras analogias espirituais, que aparecerão algum dia sobre a Terra como resultado dos numerosos experimentos que estão se realizando atualmente. Recordem isto.” (A Exteriorização da Hierarquia, pág. 47-50)

MEDITAÇÃO

“Peço-lhe que dedique quinze minutos a refletir intensamente cada dia sobre o problema do futuro, pedindo-lhe antes de tudo conseguir um alinhamento o mais estável possível e elevar a sua consciência ao nível de percepção também o mais elevado possível. Logo encare o tópico abaixo de duas maneiras:

1 – Veja o que deve ser destruído, quando deriva do passado.

2 – Como deveria evoluir no futuro, de acordo com o seu ponto de vista e como contribuiria para o período vindouro de reconstrução e proporcionaria essa nova ponte em acorde com os requisitos da nova era, conforme você o pressente e interpreta. Eis o tópico:

A índole ou tipo do futuro governo mundial, tendo em conta o que deverá surgir das principais e atuais ideologias mundiais.” (Discipulado na Nova Era I, pág. 420)

Termine este exercício de meditação pronunciando a Grande Invocação e distribuindo a energia através dos cinco centros planetários: Nova York, Londres, Darjeeling, Genebra e Tóquio:

A Grande Invocação

Do ponto de Luz na Mente de Deus
Flua luz às mentes dos homens.
Que a Luz desça à Terra.

Do ponto de Amor no Coração de Deus
Flua amor aos corações dos homens.
Que o Cristo volte à Terra.

Do centro onde a vontade de Deus é conhecida
Guie o propósito as pequenas vontades dos homens –
O propósito que os Mestres conhecem e a que servem.

Do centro a que chamamos raça dos homens
Cumpra-se o Plano de Amor e Luz.
E que ele vede a porta onde mora o mal.

Que a Luz o Amor e o Poder restabeleçam o Plano na Terra.

OM OM OM

TRABALHO RECOMENDADO

O estudo dos departamentos da Hierarquia e dos campos de serviço para o discípulo deve ser algo constante, a fim de que ao cabo de algum tempo, produza-se a revelação do real trabalho a fazer e que o servidor seja equipado para fazê-lo.

Recomenda-se ao aspirante que dê todo o tempo que puder ao estudo, assim como às vias e meios de se familiarizar com o esquema mundial contemporâneo. Não há limitação estabelecida para as fontes de estudo. Além destes cadernos e das referências dadas, que deverão ser exploradas com proveito, os livros em si mesmos contém muito ensinamento precioso, como também de outros autores.

Pode ser útil para o aspirante centrar seus pensamentos ao redor de algumas perguntas-chave:

1 – Qual parece ser o próximo desenvolvimento das relações internacionais a nível governamental? Que deveria resultar de um relação e de uma cooperação melhoradas entre as nações? Para onde deveria conduzir de imediato esta nova relação?

2 – Qual deveria ser o próximo passo adiante para a evolução do governo e a administração, da Lei e da Economia:
-do ponto de vista nacional?
-de sua própria esfera?

3 – Que forma de cooperação prática pode oferecer o cidadão médio em cada país e também o discípulo ativo?

Início