Navegação

Página Inicial

O Caminho da Iniciação


Certos Grandes Reajustamentos Planetários

Impressão sobre a mente do discípulo de intento hierárquico.

Isto é algo muito maior e mais inclusivo do que a habilidade da mente do discípulo para registrar o conteúdo das mentes dentro do Ashram com o qual ele está filiado ou mesmo a mente do Mestre. O aspecto propósito do Plano começa a impressionar sua mente abstrata agora grandemente iluminada, pois o propósito integrado - no que diz respeito à Hierarquia - começa lentamente a impressioná-lo. Pouco a pouco, ele começa a registrar impressões vindas de Shamballa. Disto não tratarei, pois diz respeito ao crescimento que segue à quarta e quinta iniciações, e pois o treinamento dado ao Mestre. E com isto nada temos a ver.

Sua principal tarefa, como aspirantes, é cultivar a sensibilidade superior; tornarem-se tão puros e altruístas que suas mentes permaneçam imperturbáveis diante dos acontecimentos nos três mundos; procurar aquele atento senso espiritual que os capacitará a serem impressionados, e então, a interpretar corretamente a impressão recebida.

Eu disse que iniciação é, na realidade, um grande experimento com a energia. A vida do estudante ocultista é vivida conscientemente no mundo das energias. Essas energias têm estado sempre presentes, pois o todo da existência em todos os reinos da natureza é energia manifestada, porém, os homens não têm consciência disso. Eles não têm consciência, por exemplo, de que quando sucumbem à irritação e se encontram dando vazão a ela aos berros ou em zangados pensamentos, eles estão tomando de energia astral e usando-a. O uso desta energia leva-os facilmente a um nível de vida astral que não é adequada para eles; o uso continuado desta energia provoca aquilo que Mestre Morya chamou "hábitos de residência que põem em perigo o residente". É quando o aspirante reconhece que ele próprio é composto de unidades de energia - mantidas em coerente expressão por uma energia ainda mais forte, a da integração - que ele começa conscientemente a trabalhar num mundo de forças similarmente composto; ele, então, começa a usar energia de certa espécie, e seletivamente, e dá os passos iniciais para tornar-se um verdadeiro ocultista. Este mundo de energia no qual ele vive, move-se e tem a sua existência é o vivo e organizado veículo de manifestação do Logos planetário. Através dele, energias estão circulando o tempo todo e estão em constante movimento, sendo direcionadas e controladas pelo centro da cabeça do Logos planetário. Elas criam grandes vórtices de forças ou grandes pontos de tensão por todo o Seu corpo de manifestação. A Hierarquia Espiritual do nosso planeta é um desses vórtices; a própria Humanidade é outro, e um que está hoje em uma condição de quase violenta atividade por estar tornando-se um foco de atenção divina.

Certos grandes reajustamentos prosseguem nesse centro, pois ele está começando a conformar-se, após longo tempo, com a divina intenção. Já salientei antes que, pela primeira vez na longa história do desenvolvimento humano, a energia de Shamballa fez um impacto direto sobre este terceiro centro planetário. Isto não é devido inteiramente ao ponto de evolução alcançado pela humanidade; este processo é somente uma razão ou causa secundária. É devido à vontade do Próprio Sanat Kumara ao preparar-se para uma certa iniciação cósmica. Esta iniciação exige a reorganização de energias fluindo através de e compondo aquele "centro que nós chamamos a raça dos homens"; isto cria uma recomposição dentro do próprio centro, e assim traz à expressão manifestada certos aspectos e qualidades - sempre inerentes nessas energias - que até então não haviam sido reconhecidas. Esta crise criativa foi tornada possível por três importantes acontecimentos:

1. A conclusão de um ciclo de vinte e cinco mil anos ou movimento ao redor daquele que é chamado o zodíaco menor. Isto significa um importante ciclo de experiência na vida de nosso Logos planetário. Está relacionado à interação entre o Logos planetário e o Logos solar à medida que este último responde às energias que emanam das doze constelações zodiacais.

2. O fim da Era de Peixes. Isto significa simplesmente que as energias oriundas de Peixes durante os últimos dois mil anos estão agora sendo rapidamente substituídas pelas energias vindas de Aquário. Estas resultam em grandes mudanças na vida do Logos planetário e afetam potentemente Seu corpo de manifestação por intermédio de Seus três grandes centros: Shamballa, a Hierarquia e a Humanidade.

3. A crescente dominante atividade do sétimo Raio da Ordem ou Magia Cerimonial, como ele é um tanto erroneamente chamado. Este raio está agora entrando em manifestação e está em estreita cooperação com os dois fatores acima; ele produz também a diminuição do poder do sexto Raio do Idealismo. Este tem tido um longo ciclo e tem grandemente acelerado o processo evolutivo; ele demonstra seu trabalho efetivo na emergência hoje das grandes ideologias mundiais. Estou, necessariamente, considerando essas energias somente em relação à consciência humana.

Há outros fatores presentes em nosso planeta hoje, mas estes são os que, num vago sentido, significarão algo para vocês enquanto pensam e procuram compreender.

A grande iniciação cósmica pela qual nosso Logos planetário está passando (não esqueçam minhas palavras, "processo iniciatório") produz uma total reorganização de todas as energias das quais Seu corpo de manifestação é composto; ele eleva a qualidade ou a vibração de certas energias de raio, e diminui a potência de outras. A direção também entra; certos centros planetários tornam-se os recipientes, em uma nova e vital maneira, de potências de raio redirecionadas. Entre estes, nesta época, a família humana, ou o terceiro centro vital, torna-se um objetivo primordial. Os três grandes centros no corpo do Logos planetário são:

O centro da cabeça Shamballa......... 1° Raio da Vontade
O centro do coração Hierarquia........ 2° Raio de Amor-Sabedoria
O centro da garganta Humanidade.... 3° Raio da Inteligência Ativa

O impacto das novas energias entrantes sobre a Humanidade resultará de um redirecionamento planejado. Isto introduzirá uma era de intensificada atividade criativa; será uma atividade tal como jamais vista antes, e que se expressará em cada um dos departamentos da vida humana.

Em relação a isto, quero lembrar-lhes a relação existente entre o centro sacro, o centro físico criativo, e o centro da garganta, e lembrar-lhes também do ensinamento sobre a elevação das energias do centro inferior para o centro da garganta. Pode ver-se isso acontecendo no ser humano à medida que ele progride pelo Caminho da Evolução, e está igualmente presente na vida e experiência do Logos planetário.

Esta progressiva "elevação criativa" necessariamente produz um ciclo de tremenda dificuldade na vida do aspirante à iniciação, pois o microcosmo - em seu minúsculo processo vital - sofre o que o Logos planetário sofre em um processo cósmico. Quando - como é o caso hoje - a própria humanidade se está tornando criativa no sentido superior, e quando isto se sincroniza com a maior atividade planetária criativa, então surge um ciclo de grande perturbação que necessariamente afeta cada indivíduo dentro da "raça dos homens". Daí a perturbação sexual vista em toda parte, com a licenciosidade presente em todos os países e o aparente colapso da relação conjugal. Isto indica, eventualmente, a emergência de uma criatividade de tão maravilhosas dimensões que o mundo ficará estupefato; nada semelhante terá sido visto antes. Um planejamento criativo para o bem-estar humano e uma expressão política, implementando este planejamento, demonstrar-se-ão em todos os países; será visível um modo de pensar criativo que se expressará na prosa e na poesia; a imaginação criativa produzirá a nova arte, as novas cores, a nova arquitetura e a nova cultura; uma capacidade de resposta criativa à "música das esferas" introduzirá a nova música. Tudo isto será em resposta à reorganização criativa e às energias recentemente direcionadas que estão prendendo a atenção do Logos planetário nesta época.

Toda esta reorganização e direção de energias está sendo realizada no reino do terceiro aspecto divino, o da inteligência ativa divina. Por conseguinte, o centro humano registra este aspecto maior e torna-se intensamente invocativo; este apelo invocativo, sendo unificadamente direcionado para o segundo centro maior, a Hierarquia, inevitavelmente evoca uma resposta. A invocação, acompanhada pela imaginação criativa, produzirá aquela nova atividade criativa que trará à existência "os novos céus e a nova terra".

Aqui, gostaria de salientar três pontos que têm uma definida significação para o nosso assunto:

1. Esta intensa atividade criativa tem duas partes:

a. Um ciclo destrutivo, onde a velha ordem desaparece e aquilo que foi criado - a civilização humana com as instituições que a acompanham - é destruído. Com esta ação destrutiva é que a Humanidade se ocupa hoje - em grande parte inconscientemente. Os grandes agentes criativos são a intelligentsia da raça.

b. Um ciclo de restauração, acompanhado de muitas dificuldades, no qual a massa dos homens toma parte sob a influência e inspiração da regenerada intelligentsia.

2. Este processo recebeu seu impulso inicial como resultado de uma decisão grupal dentro da própria Hierarquia. Certos Mestres Que estavam enfrentando a sexta Iniciação de Decisão na época - um grupo relativamente pequeno, mas poderoso - decidiram juntos palmilhar o Caminho do Serviço Terrestre (tecnicamente compreendido) com o fim de provocar as mudanças que Eles sentiam ser desejáveis e já existentes dentro da consciência do Iniciador Único, o Logos planetário. Foi a decisão Deles, tomada no inicio do século vinte, que precipitou - no centro que chamamos "a raça dos homens" - aquelas potências e energias estimuladoras que provocaram aquele grande agente destrutivo, a guerra mundial (1914-1945). À medida que estas energias "caíram no centro", o efeito produzido foi tanto bom quanto mau. A unidade humana e a unanimidade, o planejamento humano para bem-estar do grupo, e a criatividade humana (expressa primariamente através da ciência) receberam uma tremenda estimulação. Simultaneamente, a entrada de forças liberadas por esta decisão produziu uma nova onda do mal nos corações dos homens a ele inclinados, levando a uma análoga ou paralela unidade, unanimidade e atividade criativa de separativo e odioso mal. Isto, por sua vez, "abriu a porta onde mora o mal" e deixou à solta na terra toda a fúria da Loja Negra. Quando tomaram esta decisão, os Mestres sabiam que este seria o resultado; Eles, conscientemente, desferiram um golpe ao materialismo que estava prendendo a humanidade e aprisionando o espírito humano. Isto evocou uma pronta reação das Forças do Mal que tinham criado e "mantido em existência" o mundo materialista moderno, com sua ênfase sobre formas e dinheiro. Os Mestres tinham confiança de que o espírito humano seria capaz de atravessar o período de cataclismo e emergir eventualmente em uma nova era, pronto para construir o novo mundo e reorganizar todos os recursos humanos - material, mental e espiritual.

3. A resposta da humanidade, sob o ângulo de uma realização espiritual da oportunidade apresentada, foi o surgimento do Novo Grupo de Servidores do Mundo. Eles apareceram em todos os países, conscientes de sua tarefa de cristalizar e tornar efetiva a boa vontade humana, embora, de um modo geral, inconscientes de sua relação hierárquica. Seu aparecimento evocou uma imediata reação da Hierarquia Espiritual, e discípulos experientes apareceram nas fileiras do Novo Grupo de Servidores Mundiais, direcionando seus esforços, proclamando suas metas e estimulando sua compreensão. O novo grupo trabalhou em e através de cada departamento do pensamento humano, bem-estar humano e planejamento humano; como resultado, e quase imediatamente, os homens de boa vontade em todas as partes do mundo tomaram coragem (uma expressão bastante apropriada) e tornaram-se ativos.

Os três pontos indicados aqui demonstrarão o fato da circulação de energias. Todos estes acontecimentos são parte de um processo de iniciação planetária; tal iniciação não pode ter lugar sem importantes efeitos, tanto na Hierarquia quanto na família humana. Nos velhos dias de Atlântida, foram os Mestres (diante da mesma sexta iniciação) Que "decidiram" dar um fim àquela antiga civilização; Eles sacrificaram o aspecto forma da manifestação e criaram uma situação na qual a alma da humanidade foi liberada da prisão em que se encontrava. Hoje, uma catástrofe material, como foi o dilúvio, não foi considerada necessária; acredita-se que a humanidade pode encontrar seu caminho para livrar-se das dificuldades mundiais.

Início