A Vontade para Trilhar o Caminho Radiante
Christine Morgan (*)

Que o grupo evoque a força de Shamballa e demonstre a vontade para o bem em uma nova e potente vida – [este enunciado] reforça o apelo do Tibetano aos estudantes de seus ensinamentos a reagirem aos efeitos destrutivos da Força de Shamballa por intermédio da estimulação da renovação construtiva. Penso que todos nós concordamos que muito tem mudado no mundo desde a última vez que nos encontramos e que o primeiro raio está muito em evidência ultimamente, particularmente em eventos políticos. Estamos, portanto, consolidando o trabalho do ano passado sobre a nota-chave de "síntese subjetiva" através da demonstração da ardente vontade para o bem.

Como se sabe, a Força de Shamballa tem muitas facetas que vão desde uma força expulsiva e esclarecedora quando incita a implementar o Propósito Divino, até seu papel como a força de síntese, que mantém todas as coisas dentro do círculo do amor divino, como uma constante permeação de todos os planos e estados de consciência. Assim, enquanto as tendências destrutivas são muitas vezes mais importantes em nossas mentes, a perspectiva a partir da altitude da alma revela que ela é uma força de abstração que nos aproxima da totalidade e da Realidade. A alma tem simplicidade de propósito e impulso de Amor. Tudo que é trivial e materialista deve abrir caminho para que o espírito emita sua nota criativa, energizando a vida interior e destruindo tudo o que obstrui sua expressão. Através deste processo, a vida do iniciado é de simplicidade radiante com um propósito primordial para cumprir o Plano.

A Força de Shamballa é a força da Vontade, e há três aspectos de sua expressão humana - a vontade, como condicionante do aspecto vida; a Vontade que conquista a morte e, num aspecto mais oculto - a vontade que leva à realização. Este último aspecto - o impulso para a realização - é iniciado por "uma conquista realizada desde o início". É "a vontade divina de realizar que precede o esforço criativo. É a síntese da criação, ou esforço persistente, a adesão à visão e ao completo sacrifício, e tudo isso em termos da divina experiência experimentada" (1). Olhando para a crescente polarização nas relações humanas em todo o mundo, talvez o aspecto mais significativo da Força de Shamballa a considerar seja sua capacidade de estabelecer corretas relações. É encorajador saber que a vitória é inerente à força de Shamballa e que, através de todo este processo, corre "o fio de uma síntese realizada".

A ideia de sucesso garantido que precede o esforço criativo pode ser desconcertante no início. Mais fácil de entender é o fato de que a Vida Una vibra através de nós como parte do sistema planetário e do curso da evolução, e que gradualmente adaptamos nossa consciência para acomodar e cumprir seu propósito. Mas, se a vitória está assegurada, por que precisamos assumir um fardo tão pesado se a rota mais lenta está disponível. Por que nos colocamos neste acelerado ritmo de evolução - esse árduo processo forçado que nos sujeitamos de bom grado em uma escola esotérica? A resposta é que, no fundo do coração, temos amor pela humanidade, mesmo que não reconheçamos no começo, fixamos o objetivo e prometemos segui-lo para acabar com o sofrimento humano. A demora só prolongaria as lutas e os testes. Nosso Logos escolheu este difícil caminho de desenvolvimento através de uma sabedoria divina que não podemos entender, mas que respeitamos e nos comprometemos inerentemente. Neste caminho de dor e luta, a Vontade Divina pode ser desviada temporariamente, como nos lembra o fracasso da Cadeia Lunar. Devido ao fator de livre arbítrio humano, é claro que a experiência no tempo e no espaço pode não funcionar como previsto, mas podemos ter certeza de que o objetivo será alcançado eventualmente, independentemente dos contratempos, para que a experimentação divina seja feita pelo Logos.

O processo de aceleração começou neste planeta com a decisão de estimular artificialmente o processo de radiação humana através do método da iniciação. A maioria dos planetas não se submete a este "atalho para a purificação intensiva", mas, na Terra, este foi aberto para "qualquer pessoa disposta a passar pelo divino fogo alquímico". Um processo semelhante está ocorrendo em outros reinos da natureza e podemos nos recordar do fascinante relato em “Os Raios e as Iniciações” sobre o impacto que a guerra teve no reino mineral. Isso resultou na mônada mineral ou Vida "emergindo a partir de uma iniciação". Só podemos conjeturar o que isso significa - mas sabemos que os minerais se tornaram radioativos pela primeira vez. As conquistas do primeiro sistema solar equiparam a Natureza com uma inteligência inerente - como será a natureza quando todos os seus átomos forem radioativos e não só demonstrarem atividade inteligente, mas também irradiando amor?

Nesta fase do nosso desenvolvimento, a evocação da força de Shamballa pode parecer uma tarefa muito avançada para nossas capacidades. Pensando bem, evocamos a vontade diariamente na meditação à medida que nos conectamos com Shamballa; e como almas, "tocamos" o centro "onde a Vontade de Deus é conhecida" através do uso da Grande Invocação. Foi dada, no século passado, uma imagem mais clara desta Cidade Sagrada para que sua realidade pudesse ser formulada em nossa consciência; e mais sobre Shamballa está previsto para ser dado em breve, tornando-se um ponto de foco para aqueles que desenvolvem a mente abstrata. Paz e boa vontade são duas energias poderosas que se originam em Shamballa, pois esta cidade celestial é o único verdadeiro lugar de completa "paz" e o transmissor da ardente vontade para o bem.

Uma visão da natureza dessa energia da Vontade pode ser vislumbrada por um comentário muito perspicaz de uma estudante. Ela escreveu: "A Vontade é a potência / potencial mais recôndita em tudo. Isto pode ser comparado a um campo elétrico que é ativo assim que há tensão na rede, mesmo quando a eletricidade não é usada. O ponto central brilhante ou a essência mais íntima. É aquilo que mantém tudo o que foi, é e será. A paz realmente está relacionada com essa quietude absoluta e potente. Os campos magnéticos aparecem quando a eletricidade se move, quando estão sendo usados e, da mesma forma, o amor é ativado quando a vontade superior encontra direção".

Apesar da turbulência mundial, a vontade superior está encontrando direção e uma nova atitude está se desenrolando. O modo radiante do discípulo pode ser experimentado como um processo alegre apesar das dificuldades externas usuais. A ideia da Vontade como uma "divina experiência experimentada" traz para nossas práticas espirituais diárias a abordagem de tentativa e erro e, no laboratório interno de nossas almas, podemos trabalhar com as energias, forças e relacionamentos que compõem nossas vidas, sabendo que em última análise, teremos sucesso. A natureza experimental da escola pode ser um tanto obscurecida por suas formas estruturadas de meditação e estudo. Mas certas disciplinas e formatos garantem que seja evitado o desvio do "modo apropriado e correto de fazer as coisas" - pois, como sabemos, o caminho é estreito como o fio da navalha. Há, no entanto, espaços abertos no caminho - estágios contemplativos na meditação, onde a criatividade espiritual e experimentação podem florescer. Mas também é verdade que a vontade exige certa obediência. Mas é uma obediência que leva à transformação da mente pela vontade ativa e expectante. E é esse aspecto da vontade que traz o brilho interior na expressão criativa externa. À medida que essa experiência intensamente alegre nos desperta para a vida essencial de todas as coisas, começamos a nos perceber como um centro de energia viva dentro de um campo maior de radiação ardente.

Esta vivência radiante encontra um símbolo apropriado na estrela de cinco pontas. Considerada como um símbolo da perfeição, a estrela de cinco pontas pode atuar como um "portal magnético" para um plano mais alto de consciência. Quando mantido com propósito e concentração ante o olho da mente, ocorre uma "rasgadura dos véus" permitindo que as energias específicas passem. Esta estrela também é o símbolo dos cinco centros que controlam o ser humano perfeito - os dois centros da cabeça, o do coração, o da garganta e o centro na base da coluna vertebral. Estes, e os centros subsidiários que eles controlam, tornam-se lentamente vibrantes e radiantes ao longo da evolução até que seja dito sobre eles: "Mesclados estão e cada um com o outro trabalha ritmicamente. A força vital flui de todos os planos. O mundo está todo aberto.'' (2)

Este fluxo de força através dos centros é intensificado durante o processo de iniciação, momento em que a estrela, como se diz, aparece no plano mental acima da cabeça do iniciado. É um símbolo que se mantém entre nós e uma realidade maior que está além dele e que vela e oculta. Então, enquanto esta estrela da iniciação pode ser vista como uma entrada para a energia espiritual, como outros símbolos, também pode ser uma agência de proteção. Isso nos protege do impacto impetuoso de energia nos veículos.

Para entender isso, podemos considerar uma analogia com os diques em um sistema de canais - símbolos como comportas que permitem que a água flua de um nível mais alto até que a água no dique atinja a mesma altura e as comportas abertas permitindo um avanço seguro da água. Da mesma forma, no corpo coletivo dos iniciados, os centros através dos quais passam as energias evocadas são como comportas, deixando constantemente a luz penetrar no planeta até que o reino de Deus possa se abrir e ser totalmente revelado na Terra. A humanidade agora está no estágio em que esse processo pode ser acelerado, pois muitas pessoas no mundo estão no caminho e a iniciação grupal, com sua resultante vida radiante, agora é possível pela primeira vez na história da humanidade. Trabalhando como grupo, um progresso mais rápido pode ser feito e potentes energias podem ser represadas e distribuídas na consciência humana.

O uso de mantras é uma maneira eficaz de invocar e distribuir energias com suas palavras simples que se tornam uma fórmula para limpar a aura de impurezas. Usado por um grupo, o mantra nos afasta do egocentrismo e nos leva à identidade grupal. A aura limpa de miríades formas de pensamento que se acumularam em torno de nós faz que a luz pura dos raios monádicos, da alma e da personalidade resplandeça como descrito aqui neste antigo comentário: "Quando a estrela de cinco pontas brilhar com clareza e não forem vistas formas entre suas pontas, o caminho está livre... Quando na aura do peregrino muitas formas morrerem e se avistarem três cores, então o caminho está livre daquilo que poderia obstruí-lo. Quando os pensamentos não provocarem formas e quando não mais forem refletidas sombras, o fio indica um caminho direto do círculo para o centro." (3)

O tópico aqui referido é o caminho: é a ponte de substância mental iluminada que cada um de nós construímos através da meditação e do pensamento criativo e que nos leva ao coração do ashram e da consciência grupal. É destino humano se tornar uma estrela radiante e, através do esforço grupal, fazer parte de uma constelação de forças que transmitem certas influências, assim como fazem as constelações do céu noturno.

O poder da estrela de cinco pontas, símbolo do Cristo, foi experimentado por C.W. Leadbeater enquanto fazia alguma pesquisa ocultista em um mantra Hindu encontrado nos Upanishads de Krishna. Ele descobriu que, na medida em que alguém medita sobre esse mantra com intenção, cada sílaba forma uma linha e faz parte de uma estrela de cinco pontas. À medida que o mantra é repetido, essas estrelas se acumulam uma atrás da outra para formar um tubo, fazendo um canal para a força espiritual vinda de Shri Krishna, o mesmo grande ser espiritual como o Cristo. A primeira parte do mantra, a "semente de atração", chama a atenção da origem da força e abre uma porta ou válvula descendente; então, através do corpo do mantra, a força se derrama na forma; com o som da última palavra de poder, essa força é enviada para fazer seu trabalho. (4)

O uso da estrela de cinco pontas ou pentagrama em conexão com um mantra está associado ao Sétimo Raio do Ritual e Magia Cerimonial. Todas as práticas espirituais culminam em uma fase de distribuição, onde as energias que foram evocadas são enviadas ao serviço do mundo. A energia de todos os Raios da Vida deve ser expressa através do Sétimo Raio para que o aspecto mais elevado da luz divina penetre no plano físico. As energias que buscam a entrada no mundo devem ser organizadas e relacionadas através de um "ponto transitório de síntese", que combina as sete energias em uma grande luz energética.

Ao trabalhar unicamente na evocação da vontade, podemos participar na distribuição de sua ardente vida no mundo. E, enquanto trabalhamos dessa maneira, seja qual for nossa capacidade individual, podemos ter certeza de que, através de nossa intenção grupal, estamos ajudando a cumprir um dos maiores e conhecidos apelos invocativos conhecidos pelo mundo Ocidental: "Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu" ou, como mais recentemente se expressou: "Que a Luz, o Amor e o Poder restabeleçam o Plano na Terra".

(*) Alucução proferida na Conferência da Escola Arcana em Londres - Junho 2017

___________

1. Astrologia Esotérica, pg. 592
2. Cura Esotérica pg. 81
3. A Luz da Alma pg. 286
4. The Hidden Life in Freemasonry pg 353 C.W. Leadbeater

Início