Cristo como Ele É - Um Supremo Executivo Espiritual

Mary Bailey

Se procurarmos Cristo como Ele era dois mil anos atrás, falharemos em reconhecê-Lo.

Ele vem para estabelecer os princípios e valores, incluindo as técnicas, sobre os quais a vida deve se basear durante a Era de Aquário, e estimular a incipiente tendência para as corretas relações humanas - trazendo paz à Terra - conforme vai se desenrolando o atual ciclo de dois mil anos.

Estamos realizando este seminário hoje porque o reaparecimento do Cristo é “iminente”, e muito encantamento, confusão e falsas alegações estão atreladas a esta ideia. Se, no debate e meditação de hoje, pudermos ignorar o encantamento e a ilusão em volta do Cristo e da Hierarquia e mostrarmos a realidade do Cristo “como ele é” em Seu serviço planetário, lançaremos luz na inteira situação e criaremos uma forma pensamento mais em conformidade com a verdade.

O reaparecimento do Cristo é “iminente” somente na acepção de tempo da Hierarquia, que pode significar décadas ou séculos para nós, que não temos noção real da eternidade registrada pelo marcador de tempo celestial. Entretanto, na realidade, o evento é mensurável em nossos termos como “futuro próximo”. Mas, para alguns pode ser não mais do que amanhã ou o próximo ano; enquanto outros ocupam suas mentes e suas atenções criativas com o novo mundo do século XXI, e ainda outros com os 2.500 anos da Era de Aquário. Assim o momento real do reaparecimento do Cristo continua desconhecido para a humanidade, exceto que nós sabemos as condições que devem prevalecer no mundo antes que o Cristo, sob a lei, pode reaparecer.

Foi dito no livro de Alice Bailey, O Reaparecimento do Cristo, que se procurarmos Cristo, como Ele era dois mil anos atrás, falharemos em reconhecê-Lo quando Ele reaparecer para continuar Seu trabalho na Era de Aquário. Isso nos dá uma pista preciosa, porque, como nós mesmos e todas as outras formas de vida, o Cristo está sujeito às Leis da Evolução e, portanto, à inevitável transformação e desenvolvimento. Pode nos parecer que o que já é perfeito não pode melhorar. Mas, perfeição é relativa; e mesmo nosso Logos planetário, nosso Deus, Se desenvolve em Seu próprio nível cósmico e em relação às Suas responsabilidades dentro do sistema solar e no universo.

A humanidade evoluiu em consciência durante os últimos dois mil anos de forma evidente e extraordinária: o Cristo, também evoluiu, e tanto Ele quanto Seu trabalho durante o período de Sua próxima encarnação - se longa ou curta - vai refletir essa mudança na consciência. Quando Ele retomar Seu contato direto com os assuntos humanos, deixará de ser confinado a uma pequena área do planeta, ou para a função de ensinar o que parecia ser sua principal avenida de serviço na Palestina. Sua visão, Sua influência e Suas atividades serão planetárias, e afetarão o pensamento humano e a atividade em todas as principais áreas da vida humana, embora Ele possa concentrar Sua atenção maior e energia em uma ou outra das vias específicas da vida diária.

É neste sentido que se deve reconhecer o desenvolvido estado de consciência do Cristo no mundo moderno - pela potência de Sua influência mundial e habilidade na ação de dirigir Suas energias. Somos chamados para “ver o Cristo como ele é” e, no trabalho de preparação para o Seu reaparecimento, revelá-Lo em Seu verdadeiro papel como o servidor mundial em Aquário, exercendo influência através de Seus discípulos em todas as partes do mundo e em todas as áreas da vida. Relativamente a este novo papel planetário, e neste dramático e decisivo momento da história, Ele precisa da cooperação de cada mente esclarecida e de todo coração amoroso em qualquer lugar.

Há muitos hoje que aceitam a ideia básica do reaparecimento do Cristo como uma poderosa influência na consciência humana, afetando o comportamento humano e o mundo dos negócios, mas que colocam-Lhe uma limitação de suas próprias mentes, recusando-se a aceitar a possibilidade de um ser físico real - um ser humano, como nós somos. Mas nós sabemos que o Cristo é tanto humano e divino, o primeiro membro da raça humana para conciliar essa dualidade em Si mesmo, e tornar-se Deus/homem em manifestação. Daí o seu papel único nos assuntos do planeta. E nós somos definitivamente dado a entender que o reaparecimento do Cristo incluirá não apenas os planos mental e emocional, o estímulo das mentes e corações humanos, mas também o plano físico. De acordo com os livros de Bailey, foi decisão da própria humanidade decidir pela guerra mundial (1914-1945) no plano físico, ao invés de no nível mental das ideias e ideologias, onde ela poderia ter sido contida, que determinou a decisão do Cristo para incluir o plano físico em Sua esfera de operações de Aquário. Muitas vezes esquecemos como absolutamente interligada e interdependente toda a vida é, e da medida que nossos próprios pensamentos, sentimentos e ações determinam o resultado dos maiores problemas do planeta, dos quais podemos sequer ser conscientes.

O método do tríplice reaparecimento do Cristo nos é colocado com estas palavras (do livro Os Raios e as Iniciações):

Primeiro. Ele reaparecerá por um envolvimento e influência telepática nas mentes dos discípulos preparados e iniciados. Esta será Sua principal obra no plano mental e o método mais eficaz para a Sua “interferência espiritual” nos assuntos mundiais. Assim, ele terá postos de sua consciência em cada nação.

Segundo. Ao estimular a vida ou consciência crística, nas massas da humanidade, levando a uma reorientação do desejo humano, o que implica o plano astral, ou emocional. Como a boa vontade é liberada para os corações da humanidade, eles tornam-se mais dispostos a criar corretas relações humanas, que é o principal objetivo da atividade tríplice do Cristo.

E em terceiro lugar. Por Seu aparecimento físico, isso cria um potente ponto de energia hierárquica na Terra de uma forma que não era possível anteriormente. A localidade deste ponto focal ainda não está determinada, mas depende dos efeitos das duas primeiras fases, e também do meio que Ele irá utilizar para implementar Seu novo propósito: se política, religião, economia, ou ciências sociais. O fator determinante “será o número, e a habilidade, e o status dos discípulos encontrados ativos no campo escolhido.”

Então, vamos supor, pelo menos, a possibilidade de uma pessoa física, o Cristo, trabalhando na cena mundial para introduzir os valores, as orientações e o modus operandi da era de Aquário.

Isto significa um desenvolvimento totalmente novo na experiência humana e planetária. Houve avatares em encarnação por breves períodos várias vezes ao longo dos séculos. Hermes, Krishna, Buda e o Cristo de dois mil anos atrás, são alguns dos que trouxeram luz e mudança ao mundo, manifestando um aspecto da divindade durante um período mundial de anarquia, ilegalidade e degeneração. Mas o Cristo já alcançou um estado de desenvolvimento espiritual que, pela primeira vez, permite a um Filho de Deus manifestar todos os três aspectos da Divindade simultaneamente - luz, a luz da inteligência criativa desenvolvida no passado; o amor, a maior influência e energia exercida pelo nosso Logos planetário para o desabrochar da vida manifestada no presente; e poder, o poder da vontade para o bem, motivando toda a atividade Logoica e infundindo em todas as almas humanas a qualidade a ser revelada no futuro.

Nota-chave do Cristo para a próxima era

Então, hoje, em Seu planetário papel como representante do "Pai", o Cristo une o passado, o presente e o futuro; o todo e a parte; o Uno e os muitos; a vida subjetiva, espiritual e seu objetivo, a expressão concretizada. O Cristo encarna, portanto, a essência e o significado das corretas relações humanas, e esta é a Sua principal nota-chave para a época vindoura, assim como o tema das RELAÇÕES é, inevitavelmente, a causa dominante de nossa Vida planetária, com a qual o Cristo é identificado e Quem ele representa.

Isto pressupõe uma função única dentro de toda a estrutura planetária. O "escritório" do Cristo é um grupo e centro estável, o “coração de Amor” dentro da Hierarquia, o coração do planeta. No entanto, Sua função é tanto "cabeça" como "coração" deste centro, o grande Ashram de Sanat Kumara. Ele estabelece o alinhamento e o ponto de tensão dentro da Hierarquia, provendo os três aspectos da Divindade focada em Shamballa com receptivos e sensíveis pontos de transmissão de energia. A Sua relação esotérica com todas as formas de vida e a Sua identificação com a energia de vida que anima essas formas, ativaram um centro permanente na Hierarquia e fez desaparecer uma lacuna no alinhamento planetário, que só um executivo da estatura espiritual do Cristo - Deus/homem - poderia realizar. Este é o Seu "escritório" num sentido espiritual e subjetivo.

É um escritório (dado o nome do "Cristo"), assim como o do Presidente de uma empresa é um escritório, constituído por pessoas diferentes em momentos diferentes. A função do ponto focal no centro de cada um dos quarenta e nove ashrams dentro da Hierarquia - o Presidente - também é similar a função de vários chefes de departamentos de uma organização. Todos são pontos de recepção e distribuição de energia dentro das áreas de responsabilidade aceita em relação ao trabalho a ser feito.

Qual é o trabalho externo do Cristo entre os homens; como é, ou será, a Sua humana manifestação divina e como se preparar para ver o Cristo, “como ele é”?

A Inclusividade do Desenvolvimento Espiritual

Uma das características marcantes de todo o desenvolvimento espiritual é a sua inclusividade. Nada de valor é deixado para trás ou descartado, tudo de grande importância para o processo de evolução é construído na consciência, ou o banco de memória, enquanto que apenas os efeitos nocivos, os indignos e os desnecessários são descartados e deixados para trás, tendo servido aos seus propósitos temporários na dualidade da experiência humana. Isto significa que um indivíduo se torna mais “espiritual”, mais em sintonia com o princípio divino animando-o; torna-se também mais humano, um exemplo mais preciso do que um ser humano redimido e iluminado é destinado a ser.

Em Cristo, espírito e matéria convergem e alcançam a sua identidade comum. Portanto, como um perfeito “Filho de Deus”, o Cristo também aperfeiçoou a Sua natureza humana e será capaz de demonstrar perante os olhos e ouvidos do mundo, à medida que Ele reaparecer, o que significa ser verdadeiramente humano. E isso, eu sugiro, é a diferença básica entre a vida e a obra do Cristo há dois mil anos e Sua vida e trabalho, nos próximos anos. Na Palestina, na era de Peixes, Ele precisou demonstrar sua divindade e poder, hoje não há necessidade de milagres ou de manifestação de poder mistificador da humanidade. Para os homens e mulheres de Aquário Ele irá demonstrar a sua humanidade perfeita para expressar a vontade e a finalidade da divindade, simbolizando a capacidade da humanidade de hoje “para restaurar o Plano na Terra”. A Sua chegada afetará e influenciará toda a humanidade e Seu campo de serviço incluirá assuntos mundiais e os problemas globais. Diz-se que o principal foco de atenção do Cristo ainda não foi determinado - por Ele; e isso dependerá, não sobre o que nós, a humanidade, poderia considerar como área de maior miséria e de necessidade, mas sobre a extensão da preparação do trabalho realizado em algum aspecto vital da vida humana, e sobre o número de discípulos preparados disponíveis nesse campo.

Ao contrário da crença popular, o Cristo não vem para corrigir os nossos erros e cuidar dos resultados terríveis de nossa própria separatrividade e do egoísmo voluntarioso. Ele não está retornando como um grande líder religioso. As religiões do mundo estão muito divididas e fracionadas para aceitar o Cristo de inclusividade e de amor para toda a humanidade. Ele vem para estabelecer os princípios e valores, incluindo as técnicas, sobre os quais a vida deve se basear durante a Era de Aquário, e estimular a incipiente tendência para as corretas relações humanas - trazendo paz à Terra - conforme vai se desenrolando o atual ciclo de dois mil anos.

O Cristo agirá sempre que esses objetivos puderem ser nutridos. Obviamente, portanto, ele pode emergir como uma força vital em qualquer campo: na educação, no governo - legislativo, judiciário ou executivo - na ciência, nos negócios, na economia, nas questões sociais, na religião. Ele pode ser preto, marrom, verde-oliva, amarelo ou branco, homem ou mulher. Nós não sabemos ainda. Sabemos apenas que uma preparação adequada deve ser feita para a Sua próxima obra em todos os domínios; criando um equilíbrio, tanto nos relacionamentos e assuntos do mundo em matéria econômica e política e nas mentes dos seres humanos. Um certo grau de paz mundial deve ser estabelecido como demonstração de um ganho de “sabedoria” nas relações humanas, e deve haver um número suficiente de discípulos treinados, dedicados, servindo e dispostos a agir como Seus colaboradores e colegas de trabalho. Aqui está uma verdadeira definição do Novo Grupo de Servidores do Mundo, que de fato funciona hoje em dia como o precursor do Cristo.

Ele não será publicamente anunciado como o Cristo, antes ou após o seu aparecimento na cena mundial, e Ele Mesmo, não reclamará essa distinção. Ele agirá como um indivíduo iluminado e capaz de visão e propósito, e será reconhecido pelo seu "próprio povo".

O Cristo será precedido por certos membros da Hierarquia espiritual, membros de alguns dos quarenta e nove ashrams, que também irá ajudar a concluir os preparativos finais para Sua obra futura. Esta fase do processo de exteriorização, nos é dito, deve ser concluído até o ano de 2025; após isso, devemos estar atentos para reconhecer o Cristo - onde quer que Ele possa escolher para reaparecer - por seu trabalho, pela influência mundial que Ele exercer, e pelo efeito irradiante e magnético da verdadeiramente única e extraordinária presença de Deus/homem, que será visto e ouvido em todo o mundo através do rádio e da televisão, evocando o reconhecimento e a resposta das mentes e corações perspicazes.

Este é o Cristo “como Ele é”, não como ele era há dois mil anos. Ele é um servidor do mundo, um executivo do mundo espiritual, envolvido nos assuntos complexos de nossa sociedade contemporânea, em processo de grande mudança, suportando crises e tensões de uma transformação na consciência, que o Cristo também experimentou em Si Mesmo. Ele retorna como um representante da grande Vida que anima o planeta, trazendo consigo o Poder, o Amor e a Luz da Divindade, habilmente adaptados à capacidade humana de receber e utilizar, juntamente com as detalhadas complexidades da vida na Terra como um ser humano.

O Cristo é na verdade um executivo espiritual supremo. Faríamos bem concentrarmos nossa atenção no mais íntimo dEle e Sua missão, pois nossas mentes e corações virão conhecê-Lo como Ele é, fornecendo-Lhe as ligações diretas para a cena contemporânea que garantirá o sucesso resultante do seu serviço planetário nos próximos anos. Reconstrução mundial e transformação do mundo dependem do trabalho cooperativo de homens e mulheres sensíveis que trabalham com o Cristo. Nós, também, podemos tomar o nosso lugar nesse grupo de “pessoas do próprio Cristo”. Que este reconhecimento seja o objetivo.

Finalmente, deixemos as palavras do Mestre Djwhal Khul reforçar a nossa compreensão do inevitável efeito da lei:

É para todo o mundo que Cristo vem e não apenas para mundo Cristão. Ele vem para o Oriente e para o Ocidente, e previu “momento do fim” com suas catástrofes planetárias, os desastres fenomênicos, desespero e invocação - surgindo tanto do Oriente como do Ocidente. Ele sabia que em momentos de crises e tensões culminantes, a própria humanidade provocaria Seu reaparecimento (O Reaparecimento do Cristo). Chegamos agora a um ponto onde a inevitabilidade do retorno do Cristo está estabelecida, cientificamente e sob a lei; isto constitui um chamado que Ele não pode negar e que deve obedecer... Quando os corações dos homens, o coração do planeta, a Hierarquia, e o coração da Hierarquia, o Cristo, estiverem num estado de contato positivo; quando este canal for aberto e desobstruído, então o Cristo virá. Nada pode impedir o Seu aparecimento. Este alinhamento, quando efetivamente concluído, resultará em um livre canal, ou caminho de retorno, ou linha de luz, ou poder magnético entre:

1. O centro onde a Vontade de Deus é conhecida, Shamballa.

2. A hierarquia, o centro cardíaco planetário.

3. O Cristo, o coração de amor dentro da hierarquia.

4. Os iniciados, discípulos e aspirantes que formam o novo grupo de servidores do mundo, buscando incorporar o amor e a luz necessária no mundo de hoje.

5. Os corações de homens e mulheres de boa vontade em toda parte que são sensíveis ao amor, pois ele pode se expressar através de corretas relações humanas.

6. O ponto focal através do qual o Senhor do Amor trabalhará na Terra... [Assim] desde a manifestação superior da Deidade até seu aparecimento por meio de algum ponto focal em nosso moderno mundo, está sendo criada uma “estrutura de aproximação” e um “caminho de retorno” está sendo construído que trará o Cristo tão longamente esperado para o nosso meio. Nada pode interromper ou evitar o Seu retorno. (Os Raios e as Iniciações)

O Poder do Amor

Como claramente a progressão sêxtupla do amor divino nos diz o que ainda resta a ser feito através do poder e a da energia do amor, precisamos de mais amor entre os povos, o amor entre as nações - um coração “aberto ao mundo” - amor unindo os grandes centros planetários, Shamballa-Hierarquia-Humanidade. Pois, com o impacto direto da força de Shamballa para a humanidade neste século, o segundo aspecto do Primeiro Raio de Vontade ou Poder (a força de Shamballa) pode ser expressa na Terra pela primeira vez. O Cristo, com o apoio da Hierarquia, é o “Aspecto distribuidor e Fator direcionador” para esta potência - o poder da Vontade para o Bem - e é essa energia que começará a se manifestar quando Ele aparecer. Esta é a verdadeira razão para a intenção do Cristo em reaparecer, para manifestar o poder e a síntese da Vida Una. Isto revela uma clara distinção entre a vida material e a vida espiritual, que se tornarão visíveis através de uma ampla demonstração de boa vontade humana, a menor expressão do segundo raio de Amor-Sabedoria, reforçado pela Vontade para o Bem do primeiro raio.

Muito depende, portanto, de uma compreensão do uso do poder do amor, como Cristo combina Seu trabalho esotérico planetário com o Seu serviço esotérico mundial.

Podemos cooperar em ambos os aspectos da função executiva do Cristo, nos próximos anos com compreensão e empenho.

Estamos cientes da necessidade, Oh Senhor da Vida e do Amor.
Toca os nossos corações novamente com amor para que possamos também amar e dar.

Início