FORÇAS CRIATIVAS E CONSCIÊNCIA GRUPAL
Mintze van der Velde

Nesta palestra, quero abordar as forças da vida criativa e a lei da elevação a partir da perspectiva do papel da ciência (e da tecnologia) na sociedade. Será uma jornada destacando alguns pensadores criativos na ciência, mas não independente do estado de consciência da humanidade como um todo - o discípulo mundial.

Na videoconferência de abril de Boa Vontade Mundial, citei uma frase do livro Problemas da Humanidade, que gostaria de repetir aqui:"A liberação da energia do átomo é definitivamente a inauguração da Nova Era; ela mudará completamente nosso modo de vida de que grande parte do planejamento atualmente realizado será de natureza provisória; simplesmente ajudará a humanidade a fazer uma grande transição do sistema materialista agora dominante para aquele em que as corretas relações humanas serão a característica básica." (1) Isso foi escrito em 1945 e você pode pensar: “Por que ter essa ideia? A energia nuclear não inaugurou um 'mundo melhor'.” Na Europa, tivemos o desastre de Chernobyl e, no Japão, em Fukushima, apenas para mencionar alguns dos problemas, além do fato de que, até o momento, não temos um método estabelecido para eliminar os resíduos nucleares de maneira sustentável.

Permitam-me continuar com outra citação, uma passagem de uma palestra de Alice Bailey, apresentada em A Consciência do Átomo: "É óbvio para a maioria dos pensadores científicos, tendo começado o estudo da radioatividade, estão prestes a descobrir qual é a natureza do poder dentro do próprio átomo; é muito provável que em breve aproveitemos a energia da matéria atômica para todo propósito concebível, aquecimento, iluminação e para o que eu poderia chamar de motivação de tudo o que é realizado no mundo. Essa força, como alguns de nós sabemos, foi quase descoberta nos Estados Unidos há cinquenta anos atrás (escrito em 1922 NT) por um homem chamado Keely, mas ele não foi autorizado a divulgá-la ao mundo por causa do perigo envolvido. Os homens são egoístas demais para serem confiáveis com a distribuição de energia atômica. Essa descoberta provavelmente será paralela ao desenvolvimento da consciência grupal." (2)

Para aqueles de nós que não sabem quem era o Sr. Keely: John Ernst Worrell Keely (1837-1898) viveu na Filadélfia e foi o inventor de um motor misterioso que ele afirmou que, uma vez acionado, funcionaria indefinidamente. Keely às vezes é chamado de "o Tesla do som" (3) e mostrou que a frequência e a vibração do som podiam ser usadas como uma ferramenta para criar energia, propulsão e efeitos antigravitacionais, como a levitação. Ele viveu na mesma época que a grande discípula Helena Blavatsky e não é de admirar que H.P.B. dedica uma seção inteira da A Doutrina Secreta ao Sr. Keely. (4) Se procurarem o Sr. Keely na Wikipedia, (5) terão outra perspectiva, porque ele é descrito na frase de abertura como "um inventor americano fraudulento". Lembrem-se de que, de acordo com Keely, sua tecnologia se baseou - dizendo em termos vagamente formulados - ajustando as vibrações ou frequências certas para explorar as forças do éter. Na época de Keely, o conceito de éter ainda não havia sido abandonado e fazia parte integrante da pesquisa científica.

Outra pessoa - digamos "controversa" -, já mencionada e sobre a qual a maioria de vocês já ouviu falar, é Nikola Tesla (1856-1943). Tesla também desenvolveu vários dispositivos que produzem grandes quantidades de energia, mas, ao contrário de Keely, Tesla também está na origem de muitos de nossos equipamentos elétricos modernos, embora isso seja pouco conhecido. As técnicas de corrente alternada e linhas de energia como as conhecemos agora derivam de Tesla, bem como de muitas tecnologias de motores elétricos. Embora Alice Bailey tenha vivido mais ou menos no mesmo período que Tesla, não há referências nos livros de AAB sobre ele. Tesla é conhecido principalmente por causa de sua famosa citação: "Se você quiser descobrir os segredos do universo, pense em termos de energia, frequência e vibração".

Esta conferência é sobre as forças da vida criativa e esse assunto será abordado de várias perspectivas, às vezes muito esotéricas. Parece-me que tanto Keely quanto Tesla sabiam, em certa medida, trabalhar com essas forças da vida criativa em uma questão prática. No momento da redação dos livros de Alice Bailey, os psicólogos eram instados a voltar sua atenção para o estudo da genialidade, em vez do estudo do cérebro e mente de milhares de pessoas que são falsas e enganosas, que estão doentes e distorcidas. Algumas das recentes cartas mensais da Escola Arcana tocam o campo da educação - um campo em que, hoje em dia, felizmente, é dada atenção às “crianças avançadas”, o que podemos considerar almas mais maduras, com a capacidade de aplicar as forças da vida criativa na prática. Mas não se esqueçam de que a educação é uma das metas mais importantes de desenvolvimento sustentável e que grande parte do mundo ainda não tem educação.

A citação de A Consciência do Átomo nos diz: "mas ele não teve permissão para divulgá-la ao mundo". Surge agora a pergunta: no mundo de 2020 existem homens ou mulheres de gênio semelhante como Keely e Tesla, e ... eles terão permissão para divulgar suas ideias ao mundo? A primeira parte desta questão diz respeito às forças da vida criativa, a segunda à lei do progresso grupal, considerando a humanidade como um grupo.

Dizem-nos que há um verdadeiro ensino oculto na declaração do Novo Testamento de que "a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles". Sua aura era de tal natureza que tinha um efeito benéfico onde e quando tocava ou entrava em contato com aqueles em seu ambiente. O controle do Cristo sobre Sua aura era tal que “Ele sabia quando a virtude saía Dele” - Ele sabia, portanto, que as energias curativas derramavam através de um de seus centros para uma pessoa ou grupo de pessoas carentes. Em menor grau, podemos supor que Keely e Tesla tinham algo em sua aura que fazia suas invenções funcionarem em sua presença, mas não necessariamente em sua ausência.

Na Internet, muitas reivindicações são feitas de pessoas ou grupos com dispositivos que alegam produzir mais energia na saída do que foi introduzida na entrada. Alguns são chamados de dispositivos de “energia de ponto zero”, dispositivos de “energia livre”, dispositivos de “campo quântico”, etc. Aqui vou usar o termo técnicas de energia hipereficiente. Existem muitos projetos, e o tempo não me permite entrar em nenhum deles, exceto um, o projeto SAFIRE, (6-7) que já foi falado várias vezes por Laurence Newey em conferências anteriores da Escola Arcana em Londres. Vocês também podem ler mais sobre os princípios subjacentes do SAFIRE na página Electric Bridge (8) do site Lucis Trust, onde a eletricidade, o que os ocultistas chamariam de Fohat, desempenha um papel central {ver este assunto}. O SAFIRE foi iniciado como um experimento para estudar a atmosfera do Sol em um experimento em escala de laboratório. Isso me permite, ao mesmo tempo, colocar as coisas em um contexto ao me referir à “natureza do poder dentro do próprio átomo” na citação anterior. Estamos acostumados à energia atômica, mas isso significa que conhecemos a força dentro do átomo? Na verdade não. É verdade que conhecemos a divisão do átomo em um reator controlado ou em uma bomba nuclear não controlada. Mas, para a fusão de átomos, sabemos apenas fazer isso de maneira descontrolada, isto é, bombas atômicas ou de hidrogênio. Meio século de intensa pesquisa ainda não permitiu a fusão nuclear controlada, como, por exemplo, a imensa cooperação internacional no experimento Iter (9) na França. Aqui o objetivo é conter plasma de alta energia. SAFIRE, pelo contrário, está usando plasma de baixa ou média energia e, para muita surpresa, o plasma parece ser auto-organizado! E sob certas condições, mais energia está saindo do que foi gasta. Finalmente, esse tipo de transmutação nuclear de plasma parece ocorrer, ou seja, novos elementos são criados a partir dos elementos existentes que foram colocados no experimento no início. Isso nos ensinaria mais sobre a “natureza do poder dentro do próprio átomo”? É muito promissor. Os alquimistas da Idade Média teriam adorado as propriedades de transmutação nuclear do SAFIRE. Mas, em vez de procurar a produção de ouro, uma aplicação da técnica SAFIRE poderia ser a neutralização de resíduos nucleares provenientes de reatores nucleares convencionais.

Concentrando-se em técnicas de energia hipereficiente, ou seja, mais energia produzida do que consumida, o SAFIRE é apenas uma abordagem - neste caso, usando eletricidade e plasma -, mas existem muitas outras com a mesma alegação, embora usando toda uma gama de tecnologias e mecanismos. Parece haver uma lacuna, no entanto, entre as promessas dos inventores desses dispositivos e o mundo da vida comum. No entanto, existem várias iniciativas tentando preencher essa lacuna, uma das quais é a NUI Foundation. (10) Nui é uma palavra havaiana que significa 'Grande', 'Imenso', 'Importante', 'Primeiro', 'Abundante', 'Grupo' e 'Grandioso' - todos os valores que resumem a visão da Fundação Nui. Um dos fundadores da NUI Foundation, John Cliss, tem doze anos de experiência na indústria de defesa do Reino Unido como cientista, engenheiro e gerente de projetos. Um estudo profundo dos trabalhos de Rudolf Steiner o fez decidir deixar seu trabalho e dedicar seu tempo e energia à Fundação NUI. Com seu equipamento de medição de alto nível e seu conhecimento científico, John revisou ou "examinou" dezenas de projetos que reivindicam energia hipereficiente: 95% não funcionaram - apesar de toda a boa vontade e sinceridade dos inventores ou grupos de inventores. Mas 10 a 15 projetos conhecidos produzem mais energia, dos quais o SAFIRE seria apenas um. (11) A missão da NUI é "Integrar harmoniosamente consciência e tecnologia - chamada Tecnologia Moral". E a visão: "Efetuar a transição efetiva da sociedade através de nossas atuais mudanças planetárias para uma nova sociedade baseada em interconexão coerente".

Nas palavras da NUI: “No futuro, o conhecimento prático, as habilidades de engenharia, a familiaridade com as propriedades dos materiais e a dependência da eletricidade não serão mais suficientes no desenvolvimento de tecnologia. O futuro da tecnologia depende do desenvolvimento nos Seres Humanos de uma nova força moral, na qual os processos espirituais internos estejam em ressonância com os processos físicos externos. É a mesma força que se manifesta na Natureza, como o crescimento das plantas. Os Seres Humanos aprenderão a utilizar essas forças morais de maneira criativa em suas pesquisas, desenvolvimento e fabricação para construir tecnologias de uma nova forma - chamada Tecnologia Moral. A sobrevivência da raça humana dependerá do desenvolvimento dessas novas Tecnologias Morais harmoniosas, nobres e belas.”

“No entanto, a Tecnologia Moral não será trazida ao mundo por um gênio solitário que trabalha em algum lugar isolado e solitário. Só pode ser trazida ao mundo por grupos colaborativos de seres humanos trabalhando juntos de uma maneira altruísta, baseada na moralidade e na integridade.”

Aqui vemos como as forças da vida criativa, neste caso expressas por vários inventores de tecnologia energética hipereficiente, podem estar ligadas à lei da elevação ou do progresso grupal. Mas, mesmo que a perspectiva de energia hipereficiente em um futuro próximo seja promissora, também está claro que isso não acontecerá “lá fora” por si só: como nós, como estudantes da Escola Arcana, estamos tentando construir o Antahkarana, onde cada vertente individual contribui para o Antahkarana grupal ou o Antahkarana da Humanidade, um processo semelhante é necessário para toda a humanidade. A lei da elevação ou do progresso grupal implica, neste contexto, que cada indivíduo em seu próprio nível de consciência, através da meditação, cooperação e serviço em seu ambiente, contribua com sua parte para a expansão da consciência desse discípulo mundial, a Humanidade.

Palestra proferida na Conferência da Escola Arcana em Genebra - 2020

____________

1 - Alice A. Bailey, Problems of Humanity, p81.
2 - Alice A. Bailey, The Consciousness of the Atom, p 130-131.
3 - https://steemit.com/ancient/@bleepcoin/john-keely-the-nikola-tesla-of-sound
4 - H.P. Blavatsky, The Secret Doctrine, Vol I, p 554ff (Theosophical University Press Facsimile 1stedition)
5 - https://en.wikipedia.org/wiki/John_Ernst_Worrell_Keely
6 - https://www.safireproject.com/
7 - https://www.aureon.ca/
8 - https://www.lucistrust.org/the_electric_bridge
9 - https://www.iter.org/
10 - https://www.thenuifoundation.com/
11 - SAFIRE has not been vetted by the NUI Foundation

Início