A Hierarquia Espiritual

O TRABALHO DA HIERARQUIA ESPIRITUAL NO PLANETA

Na época presente, a ação hierárquica tem como característica principal a preparação, já em marcha, para seu retorno à atividade no plano físico. Portanto, é importante que um maior número de pessoas conheça a existência da Hierarquia e como são realmente os Mestres de Sabedoria.

A Natureza da Hierarquia

A Hierarquia espiritual na Terra é um conjunto daqueles seres que triunfaram sobre a matéria, que conseguiram o controle de sua personalidade através do mesmo caminho que os discípulos estão trilhando na atualidade. Estes Seres espirituais lutaram e combateram para conseguir a vitória e o domínio no plano físico, enfrentando os miasmas, as brumas, os perigos, os problemas e adversidades da vida diária. Percorreram integralmente o caminho do sofrimento, conheceram todas as experiências e superaram todas as dificuldades, vencendo-as. Em tudo isto se baseia seu direito de servir e a força e a realidade de sua relação com a humanidade, que ainda está lutando. Conhecem a quintessência da dor e podem adequar primorosamente seus métodos às necessidades do indivíduo. Caracterizam-se por um amor que perdura, que atua sempre pelo bem do conjunto, por um conhecimento adquirido através de vivências, pela experiência baseada na evolução ao longo do tempo, por uma coragem proveniente de toda essa experiência, por um propósito inteligente e iluminado, que se ajusta ao propósito do Logos planetário e uma vontade dinâmica, que não permite interferência alguma com a realização definitiva do Propósito divino.

Assim, a Hierarquia espiritual é o resultado da atividade, aspiração e conquista humanos; foi criada pela e para a humanidade. Os membros da Hierarquia conseguiram um controle completo da personalidade ou eu inferior. Já não se encontram centrados na consciência individual, mas que passaram a compreender mais amplamente a vida grupal planetária, que inclui todas as etapas, que abarca desde o pequeno sentido de responsabilidade social do homem ou da mulher que dá os primeiros passos no caminho da maturidade espiritual, até a compreensão inclusiva do próprio Cristo. Assim, como os diversos graus de desenvolvimento entre os homens variam ao longo do trecho, desde o homem de tribos primitivas até o iluminado homem de Estado e o líder mundial humanitário, também existe uma ampla variedade de atitudes, habilidades e visão que constituem a capacidade hierárquica de serviço global e includente.

Mestres de Sabedoria

Os membros mais avançados, dentro da Hierarquia, são os Mestres de Sabedoria. Da mesma forma que um título de mestre em algum campo acadêmico determinado indica que se adquiriu habilidade ou domínio em algum terreno particular do conhecimento humano, um Mestre de Sabedoria é alguém que, através do domínio de si mesmo, alcançou a superioridade em todo o campo da evolução humana. Tendo feito isto, sua compreensão já não está limitada, ou circunscrita às fronteiras do reino humano. Mas que também abarca o reino da consciência pura, denominado o reino das almas, ou o reino de Deus, o quinto reino da natureza.

Por causa de uma predisposição natural e individual para certas linhas de trabalho, cada um deles contribui de uma maneira especial para o progresso humano, em cada um dos sete principais campos de trabalho mundial: político, religioso, educativo, científico, filosófico, psicológico e econômico.

Os Mestres compõem um grupo mundial de dirigentes, expertos e hábeis nos distintos campos de atuação no mundo atual, organizados numa estreita rede de comunicação em todo o mundo, com representantes em todas as nações, tanto no oriente como no ocidente, e trabalhando na mais íntima cooperação.

Todas as grandes organizações são uma réplica deste padrão hierárquico, refletido nos presidentes de organizações, juntas diretoras, diretores, comitês e agentes de relações entre a organização como conjunto e o público em geral.

A organização global da Hierarquia tem três divisões principais: Uma é responsável pelo progresso político mundial, ou do governo no verdadeiro sentido; a segunda se encarrega do ensinamento em seus três aspectos, educação, religião e cura; e uma terceira divisão é responsável por todo o progresso econômico, indústria, trabalho e suas relações com o capital, descobrimentos científicos, economia com relação a todos os campos, cultura intelectual e as artes. Esta terceira divisão é a mais abarcante das três, com grande quantidade de diferentes departamentos de trabalho.

Os Mestres de Sabedoria são muito mais práticos e realistas que a maioria dos eficientes e grandes homens de negócios no nosso mundo atual. Possuem mais poder para influenciar os acontecimentos mundiais que os líderes mais relevantes de qualquer nação ou governo no mundo. Realizam constantes estudos sobre os assuntos humanos, observando as tendências e planos humanos para a melhoria das condições mundiais.

Os Mestres não têm tempo para se dedicarem aos indivíduos em particular, a não ser em muito poucas exceções, que surgem quando se requer colaboradores para algum trabalho. Uma pessoa não pode contatar com Eles até que possa ser de utilidade em algum trabalho. Para que isto aconteça, os indivíduos devem ter adquirido, até certo grau, um ponto de vista e escala de valores sobre Eles.

Se quisermos conseguir isto, necessitamos conhecer algo sobre o que estão fazendo e por quê. Com relação a isto, são conhecidos e podem ser afirmados alguns pontos básicos.

Existe um Plano

1 - Trabalham de acordo com um plano e são conhecidos como "Os Guardiões do Plano". Este plano é aplicável a todos os homens em qualquer lugar do mundo e funciona impulsionado pelo poder da própria evolução. Ações restritas a um só país ou raça só são realizadas se beneficiam a humanidade como um todo.

2 - Trabalham segundo a lei e nunca pressionam ou coagem a humanidade. A liberdade individual, especialmente a liberdade mental, nunca é infringida.

3 - Qualquer coisa que seja realmente benéfica para a humanidade, no conjunto, é uma ajuda proveitosa para seu trabalho e está de acordo com o propósito fundamental do próprio Plano. Por exemplo, o estabelecimento de corretas relações humanas entre raças, nações e grupos de qualquer classe; a substituição da competitividade pela cooperação em todas as facetas das atividades humanas; o crescimento, reconhecimento e uso do poder da boa vontade.

4 - Este é um Plano de longo prazo e move lentamente do nosso ponto de vista, mas suas conquistas podem ser aceleradas, encurtando assim longos períodos de dor, sofrimento e tristeza. A utilização do tempo com relação aos acontecimentos mundiais é um fator importante e os Mestres possuem uma grande destreza para utilizar, sabiamente, o fator tempo.

5 - Até o momento em que a Hierarquia se manifestar de novo abertamente no plano físico, os Mestres continuarão trabalhando através de seus discípulos. A exteriorização da Hierarquia resolverá essa limitação, mas fará emergir consigo alguns problemas, riscos e provas.

6 - O trabalho da Hierarquia recai de maneira natural em campos específicos de ação, determinados pela consciência mundial em desenvolvimento, o aumento geral da inteligência e a possibilidade de uma eficácia prática.

7 - Os principais campos de ação da Hierarquia são sete e se dividem da seguinte maneira: os três campos mais importantes são, o religioso, o científico e o político. Os demais são: o cultural, o filosófico, o psicológico e o econômico.

8 - Desde o Século XV o trabalho foi levado adiante através do envio de discípulos mais avançados, qualificados e treinados para trabalhar nestes campos específicos. Um número de tais discípulos apareceu ao redor da mesma época, algumas vezes em partes diferentes do mundo, trabalhando separadamente, mas produzindo um efeito sobre a consciência humana. Hoje em dia, todo o trabalho está inter-relacionado e coordenado pelo esforço de um grupo mundial e os membros mais avançados deste grupo, os quais são responsáveis por realizar o Plano nos diferentes campos. Este grupo se denomina "O Novo Grupo de Servidores do Mundo".

9 - Os resultados obtidos nestes sete campos podem ser verificados claramente.

A - O nível total de inteligência humana foi elevado e se conseguiu uma maior atividade nas mentes humanas de todas as raças e partes do mundo. A humanidade progrediu a um nível no qual o público inteligente pode discutir sobre os problemas mundiais.

B - Divisões básicas e separatividades ignoradas faz 500 anos são agora consideradas negativas e se busca remédio para elas.

C - Foram conseguidas uma inter-relação, uma intercomunicação e uma interdependência econômica mundiais, garantindo-se assim a essencial unidade mundial.

D - O progresso das antigas ideias e formas de atuação, para outras novas, produziu uma divisão natural de homens e mulheres inteligentes em duas atitudes básicas e gerais, a conservadora e a progressista. Isto é aplicável a todos os campos da atuação humana, produzindo comparações esclarecedoras que conduzem a oportunidades de escolha e, portanto, a possibilidades de melhoria.

E - Está sendo desenvolvida uma ampla tarefa filantrópica, totalmente desconhecida antes do ano de 1500, resultado tangível do crescimento do conceito de irmandade entre a humanidade.

10 - O trabalho Hierárquico realiza-se de uma maneira tão discreta e silenciosa, expressando tão efetivamente a expansão da consciência humana, que quando se encontra bastante avançado parece muito natural e razoável. Entretanto, nas etapas iniciais, é geralmente radical e revolucionário e em geral encontra uma oposição enérgica. O trabalho Hierárquico é sempre pioneiro ao ir à frente da consciência humana, tratando de conduzir a totalidade da família humana para diante. Portanto, os discípulos aceitos, que trabalham conscientemente com o Plano, são pioneiros espirituais e devem possuir a coragem que requer tal posição, além da perseverança necessária para produzir mudanças fundamentais.

Tudo funciona de acordo com o Plano, sob supervisão da Hierarquia espiritual. Os maiores obstáculos existentes são a ignorância e a avareza. A educação espiritual pode remediar o primeiro e a boa vontade em ação resolve o segundo.

O Trabalho dos Discípulos

Uma das etapas importantes, no desenvolvimento do trabalho Hierárquico mundial, é o reconhecimento mútuo que se deve produzir entre os discípulos mais avançados do mundo para que assim, de forma natural e produtiva, possam se apoiar e reforçar uns aos outros. Todo o campo de ação da Hierarquia pode ser coordenado externamente, tal e como é coordenado agora subjetivamente. Isto há de ser conseguido pelos próprios discípulos. Com este propósito devem ser transmitidos a eles a história da Hierarquia, seu Plano e seu método de trabalho, porque na maioria dos casos estes discípulos desconhecem todos estes dados na sua consciência no plano físico, embora obviamente possuam conhecimentos sobre isto nos planos internos.

Paralelamente a este aumento de cooperação entre os discípulos do mundo, as ações oportunas devem ser realizadas, para que os homens e mulheres inteligentes de boa vontade no mundo se familiarizem com os próprios fatos, de maneira que possam apresentar seu apoio aos diversos projetos em desenvolvimento na atualidade e àqueles outros que de pronto serão iniciados em conexão com o reaparecimento do Cristo. Um obstáculo importante, para a manifestação do Plano, é a inércia espiritual das pessoas de boa vontade.

Todo trabalho verdadeiramente espiritual encontra seu lugar num dos sete campos de ação hierárquica e todos os discípulos aceitos trabalham em algum aspecto de qualquer destes campos. Cada discípulo decide, particularmente, com qual tarefa espiritual deseja colaborar. Esta é uma escolha natural que surge das oportunidades que brindam os acontecimentos e da capacidade do discípulo, atualizada pela alma e levada a termo pela personalidade inspirada pela alma.

Quando o discípulo, que trabalha no plano físico, aceita seu trabalho conscientemente, procederá a estudar os problemas que se apresentem e se tornará inteligentemente efetivo nesse terreno. Então demonstrará, através do serviço, que é um discípulo aceito.

Duas Necessidades Básicas

As necessidades básicas na atualidade são:

1 - Trabalhadores preparados.
2 - Financiamento adequado.

A Hierarquia trabalha através de seus discípulos e colaboradores em todos os países e nunca, anteriormente, havia existido tal quantidade de gente se esforçando por adequar-se à função mundial de ser "Transmissores do Plano" e nunca existiu uma integridade interior tão marcante e uma relação subjetiva entre os trabalhadores em todos os campos e em todas as partes do mundo.

Pela primeira vez na história existe um grupo mundial coerente através do qual os Mestres podem trabalhar. Ao mesmo tempo, nunca houve necessidade mais desejada, ampla e urgente de colaboradores preparados como existe na atualidade. Quando o trabalhador hierárquico é um colaborador avançado, ele é, então, consciente da origem da força que o guia e colabora conscientemente com os planos da Hierarquia. Tais pessoas atraem para seu redor discípulos menores que trabalharão na mesma direção, por afinidade de interesses e convicção humanitária. Pode ser que sejam inconscientes da guia que lhes proporciona a Hierarquia e dos objetivos espirituais, mas reconhecerão que amam seus semelhantes e este amor condiciona e motiva todos esses esforços. Do ponto de vista dos Mestres podem ser alcançados, impressionados e dirigidos; e na verdade assim ocorre.

Uma segunda necessidade básica é o adequado financiamento do trabalho hierárquico. O problema essencial do trabalho espiritual no mundo atual é o econômico. Deveria ser reconhecido que o dinheiro é a consolidação da vivente energia divina e que quanto maior for a compreensão e a expressão do amor, mais livre será o fluxo daquilo que se necessita para levar adiante o trabalho. É preciso que este aspecto cristalizado da energia da inteligência criativa, o dinheiro, seja usado em grande escala para que se alcance o trabalho da Hierarquia espiritual. Com referência a este ponto e em conexão com o dinheiro, delineia-se a grande prova que demonstra a boa vontade nos indivíduos, grupos e nações.

A construção do Reino de Deus, a preparação para a vinda do Cristo e a salvação da humanidade exigem coragem, organização, perspicácia para os negócios, psicologia e perseverança. Necessita-se de trabalhadores treinados e muito dinheiro. Requer-se um agudo sentido dos negócios no plano físico, um bom senso prático, o cessar de uma constante apresentação de um futuro maravilhoso num paraíso mítico, de ociosidade e de inutilidade. Precisa-se de colaboradores que possuam uma visão de longo prazo, que utilizem procedimentos sensatos nos negócios e programas cuidadosamente elaborados.

Toda a humanidade, independentemente do lugar de residência, da cor da pele ou crença religiosa, está reclamando por paz, educação, justiça e segurança econômica. O uso correto do dinheiro e o reconhecimento da responsabilidade econômica de cada um, fundamentada em valores espirituais, permitiriam que tudo isso se tornasse possível muito rapidamente. Uma grande oportunidade está nas mãos daqueles que são responsáveis pelos recursos financeiros do mundo e nas de pessoas de boa vontade, que se encontram disseminadas por todo o mundo, em todas as esferas de influência. Mas, não se compreende verdadeiramente o poder do indivíduo. Há uma grande oportunidade diante de nós, mas requer-se coragem, paciência e uma compreensão amorosa para fazer o trabalho necessário.

Trabalhadores, líderes grupais, diretores de organizações, pensadores e homens e mulheres de boa vontade, em todas as partes do mundo, podem compartilhar este trabalho se possuírem mentes abertas, enfocadas para a melhoria das condições mundiais.

Um Programa de Ação

Uma opinião pública bem enfocada, inteligente e determinada, é a força mais potente que se possa ter no mundo. Não existe nada que a iguale, mas tem sido muito pouco utilizada. É bem conhecida a credulidade do cidadão médio, sua predisposição de crer em tudo aquilo que se lhe diz, se lhe é transmitido com suficiente ênfase e força de convicção. Durante séculos têm sido manipuladas a psicologia e as opiniões das massas, porque as pessoas emocionais, que não pensam por si mesmas, são facilmente influenciáveis em qualquer direção e isto tem sido aproveitado para benefício próprio por pessoas que não aspiram, interiormente, a conquista do melhor para a humanidade.

Esta receptividade negativa pode ser utilizada tanto para fins corretos como não corretos. Uma orientação planejada e um programa sabiamente delineado que considere o aqui exposto poderiam produzir a mudança necessária para construir uma opinião pública sensata e inteligente, o que seria um dos fatores primordiais na reconstrução mundial. A importância da opinião das massas é reconhecido tanto pelos homens e grupos que atuam movidos por interesses egoístas, como por pessoas inteligentes que trabalham pelo bem comum. A força da opinião geral pode ser inclinada segundo a vontade egoísta e cobiçosa de uns poucos, ou ser educada segundo uns princípios que beneficiem o conjunto. Todos nós podemos ser parte ativa na construção deste processo educativo, o que representaria uma grande contribuição de nossa parte.

Os grupos e indivíduos que são conscientes da existência da Hierarquia espiritual e da presença do Cristo podem seguir os passos seguintes para ajudar na tarefa de estabelecimento do Plano:

1 - Desenvolver um sentido de responsabilidade individual.

2 - Desenvolver o espírito de boa vontade e evocá-lo nos outros. Expressar um amor o mais puro possível em todas as relações. Reorganizar a vida para aproveitar o máximo cada dia.

3 - Estudar e refletir sobre as propostas formuladas pelos líderes e pensadores mundiais sobre os problemas da humanidade. Cultivar uma opinião inteligente, baseada na boa vontade e em nós mesmos, segundo o que temos refletido e cremos que deveria ser feito. Discutir sobre estas ideias no lar, entre amigos e em nossas diferentes relações com outras pessoas. Considerar estas discussões como um serviço. Reunir grupos de pessoas para estudar e discutir problemas atuais e necessidades futuras. Mesmo que apenas duas pessoas cooperem conosco, o esforço será um meio de nos ajudar a mudar o pensamento mundial.

4 - Averiguar e estudar os métodos, técnicas e objetivos dos diversos grupos e organizações relacionadas com a reconstrução mundial. Estabelecer, na medida do possível, relações de amizade e colaboração com eles. Descobrir os homens e mulheres de boa vontade em nossas comunidades e cooperar no que eles estão fazendo. Dever-se-ia ser espiritualmente agressivo neste ponto.

5 - Estender os nossos interesses a diversos países; tratar de compreender os problemas destes países. Promover o contato com as pessoas de outras terras através do pensamento, da oração, do contato e da comunicação direta.

6 - Por trás do padrão mundial encontra-se Aquele que o Originou, seu Planejador, sua Energia motivadora, sua Vontade central, seu Criador vivente, seu Deus. A oração e a meditação são um meio para alcançar-se esse Ponto Central da Vida e unificar nosso ser com o objetivo divino percebido.

7 - Começar a economizar alguma quantidade de dinheiro, da qual podemos prescindir, e dedicá-la ao trabalho Hierárquico. Esta economia planejada e organizada nos permitirá assumir nossa parte no trabalho, sem colocar carga excessiva em outras pessoas. Isto nos permitirá responder, imediatamente, às necessidades reais à medida que forem aparecendo.

A Oportunidade Atual

O trabalho Hierárquico se realiza tão discretamente e tão em consonância com a expansão da consciência humana que, quando se encontra num estágio avançado, parece realmente lógico e razoável. Ao contrário, em suas etapas iniciais pode parecer radical e revolucionário, o que lhe acarreta oposições. O trabalho Hierárquico pretende conduzir toda a família humana para diante, portanto, é uma tarefa pioneira que vai à frente do nível da consciência humana.

Uma das técnicas principais, empregada pela Hierarquia, é uma estimulação constantemente aplicada. O efeito que o sol produz sobre as formas de vida é um símbolo disto. Seu problema consiste em determinar os meios que se devem empregar para produzir os resultados desejados, de tal maneira que pessoas, organizações e nações possam ser impressionadas e preparadas para afrontar as novas responsabilidades e os novos conhecimentos, sem um sofrimento desnecessário, ou essas dolorosas divisões que acompanham as mudanças mundiais. Cada vez que se produz um movimento, para uma compreensão mais completa e uma unidade mundial, cada vez que o inferior se funde com o superior e a parte se une com o todo, cada vez que conceitos amplos e universais fazem seu impacto sobre as mentes das massas, sobrevêm o consequente desajuste e ruptura dos aspectos da forma, que poderiam impedir que tais conceitos se manifestassem como fatos no plano físico. Este é o problema que se apresenta aos trabalhadores Hierárquicos: como fazer frente aos efeitos imediatos e evitar o sofrimento, enquanto as novas energias espirituais vão chegando ao mundo e realizando o trabalho necessário.

Os Mestres trabalham pausadamente e com deliberação, livres de qualquer pressa, dirigindo-se para seu objetivo. Mas convém ter em conta, porque nos afeta nestes momentos, que também estão submetidos a uma limitação de tempo baseada nas leis dos ciclos. Existem períodos de maior oportunidade que a Hierarquia aproveita para avançar no trabalho e a época atual é uma delas.

Os Objetivos da Boa Vontade Mundial

Estimular e animar os homens e mulheres de boa vontade em todas as partes para estabelecer corretas relações humanas entre raças, nações e classes através de uma compreensão inteligente e uma comunicação adequada.

Ajudar os homens e mulheres de boa vontade em seus estudos dos problemas mundiais e na aplicação efetiva da boa vontade, na colaboração e distribuição de recursos para resolver estes conflitos.

Cooperar com outras organizações, realizando ações construtivas que contribuam para a unidade mundial, para a estabilidade e corretas relações humanas.

Proporcionar informação atualizada sobre as ações que estão se realizando nas principais áreas da vida humana, através da publicação de um boletim trimensal.

Estabelecer um comentário de boa vontade sobre temas de interesse mundial.

Ajudar no estabelecimento da boa vontade como característica principal da nova civilização.

Criar uma lista de endereços, de alcance mundial, de homens e mulheres de boa vontade.

Apoiar o trabalho das Nações Unidas e suas Agências Especializadas, ao representar a melhor esperança de criar um mundo unido e pacífico.

Início